Surgiu um pequeno problema aqui na empresa, a qual eles me empurram para resolver. Estamos precisando fazer o roteamento de tarefas entre 5 diferentes máquinas de maneira transparente, simples e inteligente. Qual a melhor solução para isso? Usar alguma coisa como round-robin?
RR funciona legal somente se as 5 maquinas forem parecidas e todas tarefas exigirem recursos de forma semelhante.
Transparente? Mas de que forma? Qual o requisito de transparencia vcs precisam?
Ai vao algumas formas de ter transparencia:
Load Balancing simples, coloca uma maquina com PLB que ele te distribui a carga legal.
Usa grid computing, Sun One Grid Engine + jgrid ou globus.
Se voce ta pensando em fazer o roteamento manualmente, use algum algoritmo de fair-scheduling usado por ai. Ja testou seu google-fu nisso?
Opa, por transparente eu entendo que o usuário não deve notar em qual máquina a tarefa dele está sendo executada. Aliás, eu pensei em uma solução do tipo grid computing, mas o problema é usar algo do tipo notYET é a falta de bons recursos disponíveis (o que, infelizmente, exclui a possibilidade de usar SunONE).
com .net o grid engine nao vai rolar pq ele eh unix-only.
talvez voce consiga algo com o globus, mas vai precisar de sorte pq suporte a NT ta no cvs head
se vc precisa apenas de transparencia pro usuario, usa o modelo de federacao com HLA. E existem implementacoes windows que eu conheca.
Outra opcao, que eu nao recomendo, seria usar CORBA, com o Trading Service e afins…
Eu propus o uso do Trading Service para o pessoal aqui mas a resposta foi:
Enfim, a idéia foi criarmos um pequeno roteador. Por isso eu perguntei sobre o RR. Mas, de qualquer forma, valeu as dicas aí, louds.
desculpem!! mas esse “google-fu” do louds quase me fez cair da cadeira de tanto rir…hehe
Usa HLA Daniel, ou outro sistema de computacao distribuida por federacao, vai resolver teu problema de forma facil…
Eu acho CORBA uma tecnologia extremamente util, porque gerentes nunca querem uma unica opcao.
E o melhor de tudo, dificilmente voce vai se deparar com 1 problema onde CORBA nao tenha algumas solucoes…para se criarem novos problemas, claro.[/quote]