Rotinas de Extorno (cartão de crédito)

Bom dia, sou novato na área e preciso de alguns esclarecimentos se possível de vocês em relação a cartão de crédito.

Estou no início de avaliação de um sistema e o cliente questionou por exemplo se seria possível extornar uma venda caso ela não fosse concretizada.

Exemplo: Quantidade de pessoas compram um produto X e já é debitado esse valor do cartão sejá á vista, parcelado, porém por alguma restrição essa compra não foi efetivada (produto não pode ser entregue ou afins) nesse caso é possível extornar isso sem custo. Isso é uma melhor forma de se fazer através do número do registro da venda? Estava olhando um post no forúm de vocês “Passos para executar rotina de extorno” http://www.guj.com.br/posts/list/15/197423.java e vi que alguns levantaram a questão de depósito em conta outra opinião com NSU/DOC. Alguém teria algum material que pudesse me indicar para estudo e/ou avaliação sobre isto se é possível se praticar ou se isto é mal visto dentro das operadoras de cartões?

Isso poderá existir bastante na idéia do cliente que precisa que seja desenvolvido um comércio eletrônico com esta funcionalidade.

Peço desculpas se citei alguma informação incorreta do post que falei e agradeço a todos pela atenção.
Diego Roberto

Oi,

Não entendi sua pergunta. Você utiliza que tipo de aplicação para meios de pagamento de cartões?

Tchauzin!

Bom dia Lina,

o projeto ainda está no papel a idéia é que seja integrado Flex + Java.
E preciso entender essa parte de integração com cartão de crédito.
O E-commerce seria parecido com submarino, saraiva. Porém o que preciso identificar é que
o usuário pode comprar um produto x ou vários usuários comprarem, até aí tudo bem é identificado o produto
e debitado do cartão do usuário. Porém essa compra não é garantida no sentido de ter o produto ou não, ou
não se concretizar uma compra em grupo, ai nesse caso tem-se que realizar o estorno do valor que já foi debitado.
Preciso entender é se isso é viável de se implementar em práticas, se já com sua experiência em trabalhos realizados sugere alguma outra forma
para extorno ou indicar algum material para estudo e tudo mais.
Irei iniciar o estudo para desenvolvimento de integração de cartão.

Não sei se consegui passar o que queria para melhor explicação e desde já agradeço atenção.

a idéia é fazer algum site de compras coletivas, no esquema do peixeurbano?

olha, eu não sei te dizer como funcionaria isso na sua aplicação, mas o estorno ou desfazimento (estorno involuntário, por exemplo quando da time-out na sua transação) [e uma transação igual todas as outras. Teoricamente você pode fazer sim…

Isso mesmo. Caso não seja efetivado o número x de compradores o valor tem de ser estornado para o usuário que já pagou anteriormente.

Oi,

Existem algumas formas e tipos de cancelamento.

  • Quando por ventura uma transação de venda sai por TO (TimeOut) “*na primeira ou segunda perna”, a mesma é desfeita automaticamente pelo TEF;
  • Você poderá acessar uma função administrativa via TEF para realizar o cancelamento de uma transação (A própria administradora informa ao TEF até quando a transação poderá ser cancelada). Nesta situação, envia-se um usuário e senha para o comprador, no qual terá direitos de informar a data da transação, NSU (Número documento), Valor e o Número do cartão. Feito isso, a transação subirá a rede de forma normal (como uma venda) e fará o cancelamento.
  • Após passar o prazo de cancelamento via TEF pela função administrativa, o estabelecimento (no caso o seu site) poderá cancelar a transação via fone 0800. Para isso será necessário ter algumas informações, como CNPJ do estabelecimento, número lógico e dados da transação.

Todas as ocasiões acima, já são implementadas por um TEF Dedicado. Sua aplicação web só terá que conversar de alguma forma com o TEF (Conversar = Trafego de pacotes via TCP/IP Socket ou Arquiv).
Caso você queira desenvolver um TEF, sugiro pensar bem antes… pois não é um Software que se faz de um dia para o outro rs.

  • Primeira perna = Saida da transação do Client até o Servidor de cartão que envia a transação para a REDE.
  • Segunda perna = A Rede devolve para o Servidor de cartão se a transação foi aprovada ou não, no qual devolve para o Client.
  • Terceira perna = Confirmação da venda. Client -> Servidor -> Rede.

Tchauzin!

Olá

O caso do desfazimento não é exatamente um problema ideal para iniciantes mas as explicações da Lina e dos demais que responderam foram excelentes.

A única coisa que gostaria de acrescentar para aqueles que quiserem se aprofundar no assunto e até mesmo conhecer um pouco da história que começou com o famoso artigo do saga, as palavras chaves para googlar (em português e principalmente em inglês) são:

compensatory transactions (transações compensatórias), distributed transaction (transações distribuídas), transaction saga, long running transactions (transaçõoes de longa duração) e web service transactions

[]s
Luca