Ruby Servlets e RSP (Ruby Server Pages)

Existe implementação de servlets (ou algo parecido) para Ruby ?

Forwrad, Redirect, RSP ?

Obs: Não quero / Não posso usar RoR.

Sim. Da uma olhada no módulo CGI.

Além do RoR existem outros frameworks web para o Ruby, dê uma olhada no código fontes deles.

Da uma procurada no Google sobre os outros frameworks do Ruby.

mod_ruby

O CGI eu já vi, mas ele é bemmmmm CRU. Me lembra o CGI do Perl.

Não tem forward, controle de sessão primitivo, e RSP que é o fundamental não tem.

Forcem um pouco a mente e lembrem-se que o Java realmente decolou quando os servlets surgiram. Java no server side, melhor que PHP, Perl, ASP, etc e tal.

Isso é básico de ter para o Ruby. Acho que a comunidade do Ruby só quer saber de RoR. Assim, sem diversidade, fica difícil realmente…

[quote=saoj]O CGI eu já vi, mas ele é bemmmmm CRU. Me lembra o CGI do Perl.

Não tem forward, controle de sessão primitivo, e RSP que é o fundamental não tem.

Forcem um pouco a mente e lembrem-se que o Java realmente decolou quando os servlets surgiram. Java no server side, melhor que PHP, Perl, ASP, etc e tal.

Isso é básico de ter para o Ruby. Acho que a comunidade do Ruby só quer saber de RoR. Assim, sem diversidade, fica difícil realmente…[/quote]

Diversidade só tem sentido quando existem diferentes necessidades, que é o caso de Java, existem 1 tonelada de frameworks web pq existem necessidades diferentes. Porque com ruby seria diferente? Já existem vários frameworks web e o único que realmente decolou até agora foi o RoR. Esse mesmo fenômeno aconteceu com Java a mais de meia década, quanto framework web significava Struts e apenas Struts, pois o resto era resto.

Caso ruby venha mesmo para ficar, logo logo vão surgir outros frameworks web que vão ter outros focos, que não sites simples orientados a banco de dados (foco do RoR). Vale lembrar também que todo trabalho dificil de encontrar boas formas de desenvolver para web já foi feito pelos desenvolvedores Java, então todos frameworks novos tem muitas milhas de vantagem.

Quanto a infraestrutura que ruby tem, concordo com você que ela é bem precária. Nesse ponto Java está uns 7-8 anos a frente.

Sergio, pq vc nao pode usar Rails?

Rafael

Peraí, deixe-me entender: você quer inventar uma solução para um problema que não existe?

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Peraí, deixe-me entender: você quer inventar uma solução para um problema que não existe?[/quote]

E essa é a semente de todo mal!

[quote=Paulo Silveira][quote=Daniel Quirino Oliveira]
Peraí, deixe-me entender: você quer inventar uma solução para um problema que não existe?[/quote]

E essa é a semente de todo mal![/quote]

Quero fazer um framework MVC em Ruby. Não quero usar RoR. Isso é a semente de todo o mal?

RoR é intocável assim ? É o martelo de ouro ? Assim fica complicado…

Bom, eu vou tentar fazer de qualquer jeito, pois quero aprender Ruby. Se alguém quiser ajudar melhor ainda…

Se for para aprender tudo bem. Se for para lancar alguma coisa no mercado, tente inovar ou melhorar o que ja existe (o Rails mesmo eh um grande campo onde muitas coisas podem ser melhoradas). Existem ideias bacanas, nao tao divulgadas ou desenvolvidas quanto o Rails, como o Wee.

Outra ideia seria desenvolver essa infra que voce esta precisando. Algo que servisse como base para outros frameworks (como os Servlets do Java). Nao sei se existe alguma abstracao acima do modulo CGI.

Enfim - sucesso na empreitada. Da experiencia obtida com certeza voce obtera “insights” que poderao ser aplicados aos projetos Java (e vice-versa). :slight_smile:

Marcio Kuchma

[quote=saoj][quote=Paulo Silveira][quote=Daniel Quirino Oliveira]

E essa é a semente de todo mal![/quote]

Quero fazer um framework MVC em Ruby. Não quero usar RoR. Isso é a semente de todo o mal?

RoR é intocável assim ? É o martelo de ouro ? Assim fica complicado…

Bom, eu vou tentar fazer de qualquer jeito, pois quero aprender Ruby. Se alguém quiser ajudar a hora é essa. O bonde vai partir mais uma vez…
[/quote]

1. RoR já é MVC. Não MVC aos moldes que estamos acostumados com Java EE (que, aliás, nem MVC direito é).
  2. RoR não é intocável, mas dúvido que ele não atenda às suas necessidades (sério! Pago 2 packs de Guinness se você apontar 5 motivos pela qual RoR não atende às suas necessidades).
  3. RoR não é golden hammer, mas existe alguma demanda por algum outro framework para concorrente?
  4. Semente de todo o mal é o que você está tentando fazer: inventar uma solução sem avaliar o problema adequadamente. Se você tivesse perdido pelo menos 1 dia brincando com RoR você já deveria pelo menos ter ouvido falar do suporte a plugins que é oferecido pelo framework (http://wiki.rubyonrails.com/rails/pages/Plugins) e, ao invés de tentar aprender Ruby portando o Mentawai, tentar escrever algum plugin que solucionasse seus problemas (se é que você os tem).

É só para aprender. Claro que se der em alguma coisa melhor ainda. Mas de cada 3 projetos que eu faço um dá certo. Logo precisa fazer mais 2. Pensei em começar por esse para ter uma experiência com Ruby.

Acho que um esquema de servlets parecido com o esquema do Java ia encorajar mais gente a se aventurar com o Ruby, sei lá…

[quote=saoj]
Acho que um esquema de servlets parecido com o esquema do Java ia encorajar mais gente a se aventurar com o Ruby, sei lá…[/quote]

http://segment7.net/projects/ruby/WEBrick/servlets.html

É esse o bicho papão que irá “revolucionar” o mundo?

[/quote]

Quantas aplicações Java você já desenvolvel que usam metade da infraestrutura do Java? (EJB, JMX, JCA, JTA, J-WS, JAAS, só pra citar algumas)

[/quote]

Se você considerar a porcaria que java era em 96…

[/quote]

E o que isso tem a ver com o assunto em questão… ?

Você percebe que essa comparação Ruby = Java '96 não faz sentido né? Pois em 1996 Ruby já existia também.

Sou contra todo tipo de hype, e se fosse um profissional naquela época provavelmente esperaria o hype do Java acabar e que ele amadurecesse antes de pensar em usá-lo.

Os “early adopters” são geralmente as primeiras vítimas do marketing. As pessoas mais sensatas vêm depois.

??

E daí? Mesmo que não tenha desenvolvido nada, nada me impede de um dia fazê-lo. Você não acha que uma perspectiva de futuro é necessária quando se escolhe uma plataforma? Não apenas por questões de manutenção, mas até de novos desenvolvimentos.

Isso não significa que Java é a resposta, pois depende da situação, mas você não acha que essas “sub-features” de 10 anos atrás, CGI ou travesti de Servlet, não justificam a “revolução”?

Sejam honestos e digam: “Eu uso Ruby porque o amo de paixão!”

Isso seria honesto e gosto não se discute, cada um gosta do que quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Agora racionalizar emoções para justificar o injustificável… que feio.

Você percebe que essa comparação Ruby = Java '96 não faz sentido né? Pois em 1996 Ruby já existia também.

[/quote]

Faz sentido se você comparar o hype que Java vivia em 96 com o que Ruby vive hoje. Ruby hoje tem muito hype e muito ‘uau! uau!’ a sua volta, Java em 96.

Java em 95/96 teve um super empurrão da Sun para entrar no mainstream, Ruby não teve, então nada mais razoavel que levar 1 década para aparecer.