RUP vs PMP

Pessoal,

No mercado tenho visto muito a utilização desses dois “padrões de projeto”(se é a forma correta de se falar…) existe comparações entre eles?

Estive lendo sobre eles e um parece que eh da IBM e o outro foi um grupo de universitários que iniciou o projeto e hoje é bastante reconhecido no mundo.

PS: No forum nao encontrei nada discutindo sobre os dois juntos.

Não sei se Padrão de Projeto seria o termo correto!
Pelo que eu sei, o RUP é um processo de engenharia de software quanto que o PMP é gestão de projetos, as duas tratam de áreas diferentes!

A definição Padrões de Projeto para RUP e PMP está incorreta …

O RUP é um processo/metodologia da Engenharia de Software, pertencente à IBM … acho q não se enquadra nas ditas metodologias ágeis, pois até onde li é um processo um pouco ‘pesado’ …

O PMP é uma certificação para Gerência de Projetos do PMBOK, não necessariamente apenas para a área de software, q no caso seria algo do SWBOK …

Em tempo … o Google te diz bastante sobre.

[quote=Mak]A definição Padrões de Projeto para RUP e PMP está incorreta …

O RUP é um processo/metodologia da Engenharia de Software, pertencente à IBM … acho q não se enquadra nas ditas metodologias ágeis, pois até onde li é um processo um pouco ‘pesado’ …

O PMP é uma certificação para Gerência de Projetos do PMBOK, não necessariamente apenas para a área de software, q no caso seria algo do SWBOK …

[/quote]

Apenas um comentário… no wikipedia esta assim:

RUP
O RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational), é um processo proprietário de Engenharia de software…
Para a gerência do projeto, o RUP provê uma solução disciplinada de como assinalar tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software.

PMP
É provavelmente a mais reconhecida pelo mercado entre as oferecidas pelo programa de Certificações Profissionais do Instituto e também a de maior destaque mundial no que tange à Gerência de Projetos, sendo a primeira organização a ter o seu programa de Certificação homologado pelo ISO em 1999.

Como diz acima ambos citam Gerência de Projetos, cada um tendo suas particularidades.

Sim … ta certo
:slight_smile:

RUP é uma metodologia de desenvolvimento de projetos, que vem do termo Rational Unified Process. Ela define as fases de desenvolvimento de software.

Já o PMP é uma certificação de gerenciamento de projetos, baseada no guia de boas práticas de gestão de projetos (PMBoK), do PMI (Project Management Institute). O PMBoK contém 9 áreas que teoricamente são a base para gerenciar um projeto: escopo, custo, tempo, qualidade, risco, comunicação, integração, rh e aquisições. Ele é geral, não é específico para uma determinada área. Por exemplo, pode ser utilizado em um projeto de construção de uma ponte, de um navio, ou de um software.

Na combinação Pmbok e RUP, podemos ver o RUP como a forma de tocar os detalhes específicos de desenvolvimento de software e o PmBok como a forma de tocar o projeto como um todo, controlando custos, gerenciando riscos.

"

Não, passa longe de ser ágil…

Não, passa longe de ser ágil…[/quote]

nem todos pensam assim, mas a minha experiência com RUP mostra mesmo um processo engessado, talvez seja apenas a forma errada de usar…

Esse é um assunto bastante discutido. Alguns defendem que o RUP tem caracteristicas de uma metodologia ágil (pesquise no google “RUP pode ser ágil”, aparecem várias discussões sobre isso), mas a mim realmente parece um tanto burocrática.

Mas sejamos justos: Tem uma quantidade considerável de empresas que usam (erradamente) uma espécie de “RUP waterfall”, o que contribui para a má fama da metodologia.

Edit: Eu disse praticamente a mesma coisa que o André (acima), mas é porque ele respondeu enquanto eu escrevia…

E de outras metodologias tbm como XP, Scrum … são mtas vezes utilizadas incorretamente e o movimento ágil fica com má fama … ou até utilizadas em contextos errados, onde d repente nem era assim tão necessário determinada metodologia, ou optaram pela metodologia errada, por exemplo, onde seria melhor XP utilizou-se Scrum … ou vice-versa … ou outras … enfim, há q sempre saber discernir … para codificar/programar/implementar é a msma coisa … não adianta depois culpar a metodologia/tecnologia/linguagem …

Eu não conheço RUP na prática, mas o q eu vi d sua teoria não me parece enquadrar-se em uma metodologia ágil … parece msmo meio engessada, rígida, pesada …

Pelo que entendi e vejo muito no mercado… os “responsaveis” usam “coisas” para encher a linguiça ou seja… Ao invés de ter uma necessidade em mãos e aplicar uma solução, fazem o contrário, sendo assim elevam seus preços ao cliente :?

nem todos pensam assim, mas a minha experiência com RUP mostra mesmo um processo engessado, talvez seja apenas a forma errada de usar… [/quote]
Acho que sua experiência conta mais que essa fonte que citou…

outro link interessante …

"

Bom acho que o pessoal está fazendo confusão quanto a metodologias de projeto e de desenvolvimento. Apesar de uma levar a característica da outra.
O que vejo aí no momento é a discussão RUP vs XP. E cada uma com seus prós e contras.

Até onde sei o PMP é uma certificação profissional na área de gerência de projetos, emitida pelo PMI (instituto).

Temos metodologias de projetos iterativas e ágeis. A diferença entre uma e outra normalmente são os períodos das iterações. Nas ágeis são menores esses períodos.

A metodologia tradicional de desenvolvimento é a Waterfall por sinal horrível quanto a alteração de requisitos.
Já a RUP e XP se adequam melhor a aletrações de requisitos e funcionalidades, sendo a XP a melhor nesse requisito, implicando claramente na redução de riscos e custos.

A RUP é da IBM e a XP é considerada uma metodologia rápida. As iterações da XP costumam ser curtas respondendo a um amigo do fórum que levantou essa questão.

Waterfall é fora de questão.

Abraços,

[quote=Malkz]
A metodologia tradicional de desenvolvimento é a Waterfall por sinal horrível quanto a alteração de requisitos.[/quote]

Alguem acredita mesmo que, hoje em dia, nao exista uma versao de waterfall que permite alterar requisitos? :slight_smile:

Waterfall e agile nao sao apenas metodologias, mas é conveniente lembra-las porque elas sao formas de categorizar as metodologias em dois grupos principais: incrementais x iterativas E incrementais, respectivamente.

RUP pertence ao primeiro, XP ao segundo, Scrum é fora de questao porque nunca trabalhei, mas pelo que tenho visto pode se encaixar em ambos, dependendo do caso.

[quote=Malkz]
Temos metodologias de projetos iterativas e ágeis. A diferença entre uma e outra normalmente são os períodos das iterações. Nas ágeis são menores esses períodos.

Já a RUP e XP se adequam melhor a aletrações de requisitos e funcionalidades, sendo a XP a melhor nesse requisito,…[/quote]

Como falei, agile nao é uma metodologia, muito menos ser iterativo é uma metodologia!

Se a metodologia é agil ela TEM QUE SER iterativa. Waterfall necessita apenas ser incremental. Esse negocio de periodo de iteração é historinha pra boi dormir.

[quote=Malkz]
implicando claramente na redução de riscos e custos. [/quote]

Quando e quem implica isso aonde?

É o famoso “criar dificuldade para vender facilidade”.

Sim existem novas metodologias! O problema na metodologia de desenvolvimento Waterfall não é se permite ou não alterar requisitos, é o tamanho do dispêndio de alterações que que isso representa no projeto. Ainda mais nas fases como implementação e teste.

Os grupos são metodologias de projeto iterativas e ágeis. Todas as metodologias compartilham as idéias de cosntrução incremental.

Sim RUP pertence as metodologias de projeto iterativas, XP e Scrum as ágeis. O que difere as iteravitas das ágeis é o fato dos períodos de iterações serem menores nos ágeis (semanas) vs (meses) nas iterativas. Mas isso é papo pra ninar boi.

Então é o que? Até onde sei temos metodologias de projeto iterativas e ágeis. Scrum se encontra nas ágeis assim como XP.

Você disse que metodologia não era o termo certo, não entendi pq usou na frase acima, mas vamos lá… Se a metodologia de projeto é ágil, ela deve ser iterativa, uhmm. Sim! A diferença entre elas está no período de iterações. Muito menor na ágil. E “SIM” Waterfall é incremental. Não disse que não era rsrsr. para falar a verdade todas as metodologias de projeto compartilham a construção incremental.

[quote=Malkz]
implicando claramente na redução de riscos e custos. [/quote]

Quando e quem implica isso aonde?[/quote]

A RUP, XP e Scrum (tira a Waterfall desse meio), pois todas visam reduzir custos/riscos e qualidade no produto gerado. Levando como fato a questão das alterações de requisitos. Onde temos nas metodologias de projeto ágeis maior flexibilidade, como no caso Xp e Scrum.

No mais é isso!

Abraços