Tem como eu saber se minha aplicação Swing já está rodando na maquina.
No caso eu queria impedir que o cara abrisse mais de uma vez meu programa na mesma máquina
Tem como eu saber se minha aplicação Swing já está rodando na maquina.
No caso eu queria impedir que o cara abrisse mais de uma vez meu programa na mesma máquina
Olá
Procure aqui no GUJ. A minha solução é abrir um socket com determinada porta. Uma 2a tentativa terá sucesso. Eu até já postei um código completo.
[]s
Luca
Alguém tem esse exemplo usando Socket, tinha feito o controle usando um arquivo mas tive sérios problemas.
Nao tem muito o que exemplificar:
Predrosa,
Vc. poderia descrever seus “Sérios Problemas” ?
Em princípio, o uso de um arquivo tem até a ventagem em relação ao método do socket de não permitir a exclusividade por usuário, e não global.
A seqüência correta para implementar um lock é :
Problema adicional a ser resolvido: Se a aplicação morrer via kill, o arquivo de lock fica para trás. Solução: Usar o “evitor pattern”: Sua aplicação deve manter o lock “fresco”, atualizando seu conteúdo de tempos em tempos. Outros processos podem determinar que o processo que criou o lock morreu olhando a data de alteração do arquivo.
Então cara, meus sérios problemas ocorriam pois quando eu iniciava a aplicação criava um arquivo local e deletava ao fechar a aplicação mas a mesma quando era fechada por ctrl + alt + del não deletava o arquivo, o processo falhava.
Ao chamar a classe inicial eu perguntava existe o arquivo, caso retorna-se true eu fechava, mas achei interessante esse seu esquema, poderia dar mais detalhes com exemplos?
cv, consigo abrir uma socket mais como saber se alguém esta escutando essa porta?
Sua abordagem inicial tinha dois problemas:
O que vc. viu, ou seja, se houver crash na máquina o arquivo de lock não será removido.
Existe a possibilidade de uma “corrida” entre duas instâncias disparadas simultaneamente. A seqüência testa-se-existe-se-não-existir-roda é o caso típico para o qual foi criada a instrução TAS(test-and-set) nas CPUs… Vc. precisa executar esta seqüência de forma atômica, algo que o Java não vai te dar no contexto inter-processos. Por outro lado, a operação de rename de um arquivo é atômica e, em plataforma (win)dos, falha quando o arquivo destino já existe.
Para o evitor, use o método "setLastModified em um Timer.
Última coisa, se for usar o Socket, é só tentar criar um ServerSocket em uma porta conhecida. Se vc. conseguir criar o socket, então não havia ninguem ativo. Caso contrário já havia alguem a ouvir.
Tenta abrir uma conexao nela, uai!
O que preciso adaptar nesse método:
import java.io.IOException;
import java.net.ServerSocket;
/**
* @author fabio.pedrosa
*
*/
public class ControlaAbertura {
public static synchronized boolean isOpen() {
ServerSocket serv = null;
//Declaro a Stream de saida de dados
try {
//Cria o socket com o recurso desejado na porta especificada
serv = new ServerSocket(7000);
return true;
//Trata possíveis exceções
} catch (IOException e) {
System.out.println("Algum problema ocorreu ao criar ou enviar dados pelo socket.");
return false;
} finally {
try {
//Encerra o socket cliente
if(serv!=null){
serv.close();
}
e.printStackTrace();
}
}
}
public static void main(String[] args) {
System.out.println("isOpen " + isOpen());
}
No construtor da tela inicial da minha aplicação eu chamo esse método, mas não esta funcionando, esta sempre retornando true.
Alguma sugestão?
Voce nao esta mandando o ServerSocket escutar. Da uma lida no javadoc ou em algum exemplo por ai
Olhei o javadoc e não achei, alguém pode me ajudar, qual método devo usar para saber se uma porta do Socket esta sendo usada, o meu código sempre retorna true.
public class ControlaAbertura {
public static synchronized boolean isOpen() {
ServerSocket serv = null;
//Declaro a Stream de saida de dados
try {
//Cria o socket com o recurso desejado na porta especificada
serv = new ServerSocket(7000);
System.out.println("ISBOUND " + serv.isBound());
System.out.println("getSoTimeout " + serv.getSoTimeout());
System.out.println("getLocalPort " + serv.getLocalPort());
System.out.println("getReuseAddress " + serv.getReuseAddress());
return true;
//Trata possíveis exceções
System.out.println("Algum problema ocorreu ao criar ou enviar dados pelo socket.");
return false;
} finally {
try {
//Encerra o socket cliente
if(serv!=null){
System.out.println("serv !=NULL");
serv.close();
}
//return false;
e.printStackTrace();
}
}
}
public static void main(String[] args) {
System.out.println("isOpen " + isOpen());
}
}
Olá
Como eu já disse, este assunto já foi discutido várias vezes aqui no GUJ e você insiste em não usar as buscas.
Apesar do CV já ter explicado tudo, mesmo assim vou dar mais uma dica:
Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/30/19037.java#100341
E leia as 3 páginas do tópico
Leia também: http://www.guj.com.br/posts/list/22646.java
[]s
Luca
Show Luca, extremamente simples e muito funcional!