ola a todos !!!
tem como (se sim, como) saber se uma classe existe ?
e em qual package ?
obrigado !!!
ola a todos !!!
tem como (se sim, como) saber se uma classe existe ?
e em qual package ?
obrigado !!!
usando uma String??
Class c = Class.forName( "Classname" );
verifique a variável ‘c’
:shock:
ok… vou testar… obrigado !
e, pra saber em qual package a classe pertence ???
veja o meu bloco, mas esta sempre passando pela excecao:
//////////////////////////////// saber se a classe existe ////////////////////////////////
JOptionPane.showMessageDialog(null, "NomeDaClasse" );
Class c;
try {
c = Class.forName( "NomeDaClasse" );
JOptionPane.showMessageDialog(null, c );
} catch (ClassNotFoundException ex) {
Logger.getLogger(SystMnu.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
//JOptionPane.showMessageDialog(null, "problema em saber se a classe existe." ); // SEMPRE PASSA AKI.
}
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Ogrigado…
Tambem passo por este problema!
Mas no meu caso queria saber isso em tempo de execução, e alem de tudo queria saber se é uma classe do proprio Java ou alguma carregada no CLASSPATH ou se é uma classe construida por mim. Já tentei utilizar o ClasserLoader, mas surtiu o resultado esperado.
Poderia explicar melhor o seu problema? Acredito que para determinar se ela existe ou não, oprocedimento é este mesmo, mas vale lembrar que para criar um Class tem-se que passar o caminho completo da classe, assim, se uma classe esta dentro do pacote beans e se chama Pessoa, deveria ser feito da seguinte forma:
[code]
try{
Class classe = Class.forName(“beans.Pessoa”);
}catch(Exception e){
//Tratamento caso não exista esta classe
}[/code]
Att…
Coloquei faz algum tempo um exemplo aqui no fórum de como fazer para listar as classes utilizadas em um determinado projeto, é possível listar as classes do projeto e também as que estão no classpath.
segue o link:
http://www.guj.com.br/posts/list/127873.java
Utilizei este código para conseguir montar uma API dentro de um software, listando classes e seus métodos. Talvez ajude vocês!
att
Oi,
Apenas uma observação: Se você deseja saber se existe uma classe fora do seu package, você deverá especificar o caminho completo ao chamar a função Class.forName.
Você pode utilizar o comando Teste.class.getName() (mesmo que: package.subpackage.class que irá retornar a “estrutura” completa até chegar na classe.:
[code]try {
Class.forName(Teste.class.getName());
}
catch (ClassNotFoundException e) {
e.printStackTrace();
}[/code]
Tchauzin!
[quote=Lucas Bellin]Coloquei faz algum tempo um exemplo aqui no fórum de como fazer para listar as classes utilizadas em um determinado projeto, é possível listar as classes do projeto e também as que estão no classpath.
segue o link:
http://www.guj.com.br/posts/list/127873.java
Utilizei este código para conseguir montar uma API dentro de um software, listando classes e seus métodos. Talvez ajude vocês!
att[/quote]
OLA… eu aproveite esse codigo desse link, mas tem problemas:
mas, agora, ja estou precisando alem do tema desse topico. preciso saber tambem:
agradeco aos q ajudar.
obrigado !
humm… assim que conseguir um tempinho vou revisar aquele código e verificar isso que você disse…
quanto a saber a que classe o método pertence, tem como saber os métodos de determinada classe (todas as classes), mas acho que o caminho inverso não… ao menos não sem fazer um laço percorrendo todas as classes, mas vou testar aqui também…
Exatamente (eh inverso, sim)
acho q porque pela pelo .java e no distrib nao tem esses arquivos.
obrigado !
Up !!!