1 Você passa por um RH renomado, em entrevista e análise de currículo.
2 O RH todo contente o envia para o cliente.
3 Você faz uma entrevista técnica no cliente, e o idiota do gerente administrativo coloca o gerente de projeto para te entrevistar sozinho.
4 Ao mostrar interesse, entrando em contato com o RH, o mesmo informa que os dois candidatos enviados no dia foram dispensados pela empresa.
Resultado:
Você descobre que aquelas rizadinhas forçadas de simpátia do gerente de TI queriam mesmo dizer que você não passaria, e que foi em vão aceitar as merdas que ele falou durante a entrevista como opinião, pois ele já MARCOU TERRITÓRIO… ele te queima para o RH dizendo que precisa de alguem com + experiência.
Essa vai para os gerentes administrativos:
NUNCA, NUNCA PENSE QUE SEU GERENTE DE TI VAI ESCOLHER O MELHOR PARA A EMPRESA, ELE VAI ESCOLHER O MELHOR PARA ELE. ACOMPANHE A POR… DA ENTREVISTA.
Temos que nos impor: (vai me entrevistar sozinho não!!) é isso.
É perda de tempo e constrangimento. Se for pecar, melhor pecar por exigir respeito e não ter receio de corrigir tal gerente. Pois no fim; quem será queimado para o RH será você mesmo.
OBS: a empresa queria alguem para dar manutênção em um sistema em JSP de 1 camada… tudo na view, e o gerente não queria melhorar essa arquitetura…
Não adianta revolta, às vezes você pode ser muito bom tecnicamente, mas seu perfil, na opinião do entrevistador não era o que a empresa exigia. Já aconteceu comigo, também, é bola pra frente, principalmente no Brasil não é a parte técnica a mais importante para as empresas na maioria dos casos, em países da Europa ouvi dizer que você pode ter um currículo horrível, porém se você chegar na entrevista e fizer o que foi pedido você será contratado.
[quote=samuelm7]Não adianta revolta, às vezes você pode ser muito bom tecnicamente, mas seu perfil, na opinião do entrevistador não era o que a empresa exigia.
[/quote]
Olá a todos , eu também estou procurando emprego, concordo em partes com as duas respostas acima.
Entretanto , acredito que o candidato tem que falar o que eles querem ouvir, pois existe gerentes e chefes que pensam sim, se contratarem alguém com bastante conhecimento ele pode ficar em evidencia ( isso é pensamento pequeno).
Mas também existe empresas que avaliam outros fatores na parte técnica exemplo: comportamente , trabalho em equipe.
Na verdade penso que é como se fosse um jogo, o candidato não sabe exatamente o que vem na próxima fase.
Por isso acredito que é sempre melhor falar o necessário , ser educado, e concordar com muitas coisas que os entrevistadores falam.
Depois de contratado tudo muda , a gente vê que o chefe não bem como ele falou.
Desculpe, mas nunca ouvi ninguém queimar uma pessoa “por falta de experiência”. Eu, se fosse me candidatar a uma vaga de .Net, correria sérios riscos de não ser contratado por falta de experiência, mas daí a ficar queimado por isso? As empresas tem mais ou menos seu perfil de candidato ideal. Você não era o ideal pra eles. Ponto!
Sobre esse comentário:
[quote=F?io Henrique]Essa vai para os gerentes administrativos:
NUNCA, NUNCA PENSE QUE SEU GERENTE DE TI VAI ESCOLHER O MELHOR PARA A EMPRESA, ELE VAI ESCOLHER O MELHOR PARA ELE. ACOMPANHE A POR… DA ENTREVISTA.[/quote]
Lembre-se que gerentes são responsáveis por determinado departamento ou setor. E seus superiores esperam que ele atenda as metas da companhia. Então, o sucesso da companhia depende também do sucesso do gerente; que não vai ter problema nenhum em escolher um candidato que seja melhor para ele. Por que afinal, um bom candidado para ele é garantia de sucesso da sua gerencia que é garantia de sucesso para a empresa.
[quote=F?io Henrique]Temos que nos impor: (vai me entrevistar sozinho não!!) é isso.
É perda de tempo e constrangimento. Se for pecar, melhor pecar por exigir respeito e não ter receio de corrigir tal gerente. Pois no fim; quem será queimado para o RH será você mesmo.[/quote]
Se você se sentiu ofendido e constrangido. Você deveria ter reclamado isso na cara do entrevistador, do tipo: “Desculpa, mas isso me deixou constrangido.”. Não deveria ter vindo num fórum público pra lavar roupa suja, que isso sim é se queimar.
Lembre-se, você não tem que se sentir um inferior ou escravo do entrevistador, mas um parceiro dele. Se não fez isso, pena.
Como disse antes, deveria ter falado isso na cara do entrevistador. Talvez até te contrataria pela audácia.
Acredito que muitos de nós já tenhamos passado por situacoes semelhantes, e tiramos algum aprendizado de tal situacao. Há um bom tempo (5 anos) aproximadamente, participei de uma entrevista na qual o entrevistador disse que eu era super-qualificado para a funcao. Achava que se tratava de um elogio (nunca tinha ouvido tal coisa), mas ao comentar com minha família, vi que era um fator impeditivo e nao um elogio.
Esses dias em um processo seletivo eu falei que tinha conhecimento em diversas tecnologias java exemplo : Web Service, JSP, JSF , Facelets etc…
Falei também que dominava a parte de documentação UML , que conhecia alguns desiner patterns , que fui gerente de TI, já liderei equipes e etc…
A mulher da consultoria, achou que isso não era possivel e que eu deveria tirar algumas coisas do curriculum, pois se chegasse na empresa dessa forma eu não iria passar.
Segundo ela o pensamento do selecionador seria que não existe candidado que tenha esse conhecimento, tipo “faz tudo”.
Na verdade , essas coisas eu acabei aprendendo por que não tinha nínguem para fazer e fui forçado a usar e correr atrás.
Fiquei pensativo, pois no conceito do “meu novo chefe” não existe “faz tudo”.
Creio que em empresas grandes cada pessoa tem funções bem específicas , principalmente em fábricas de software.
Mas em empresas menores não é assim que a banda toca, muitos profissionais se desdobram para aquirir conhecimentos de desbravar os problemas que vão surgindo.
[quote=Leonardo3001]Desculpe, mas nunca ouvi ninguém queimar uma pessoa “por falta de experiência”. Eu, se fosse me candidatar a uma vaga de .Net, correria sérios riscos de não ser contratado por falta de experiência, mas daí a ficar queimado por isso? As empresas tem mais ou menos seu perfil de candidato ideal. Você não era o ideal pra eles. Ponto!
[/quote]
Você esta com dificuldades de enxergar a questão:
Não estou me candidatando a uma vaga na qual eu desconheça a tecnologia, como no seu exemplo.
1 - O RH te qualifica com Pleno e empresa deseja um profissional Pleno.
2 - A empresa devolve para o RH que precisa de alguem com mais experiência, re-qualificando o profissional, na verdade houve algo pessoal na não contratação.
E para constar em sua experiência: isso acontece muito quando a vaga esta marcada, e quando há concorrencia de RH’s para uma mesma vaga… alguns candidatos são entrevistados, mas já estão descartados para que o RH X ou fulano prevaleça… e muitas outras sacanagens… anota ai!
Isso é um modelo de pensamento ideal, mas na realidade, a orquestra não toca dessa forma… não é nada audácioso de dizer: é bonitinho e blasé…
Existem bons e gerentes que querem ficar sempre em evidência para não perder seu emprego no cenário PJ…
[quote=F?io Henrique]Temos que nos impor: (vai me entrevistar sozinho não!!) é isso.
É perda de tempo e constrangimento. Se for pecar, melhor pecar por exigir respeito e não ter receio de corrigir tal gerente. Pois no fim; quem será queimado para o RH será você mesmo.[/quote]
Acha mesmo que expor idéias e pensamentos em um forúm público de forma anónima é se queimar? E colocar-se em posição de discursão em uma entrevista não é se queimar? Pensamento controverso… e outra: no contexto estou citando uma futura posição quanto a entrevistas.
Pena pra você, na sua infeliz declaração, pois fiz sim! Um parceiro; expoe seus pensamentos, e não tenta enfiar goela a baixo com pretexto de se melhor… não me senti inferior, nem escravo dentro da sua conjectura.
Bola de cristal? Falei sim, o suficiente e de forma educada.
Pessoal, criei o tópico para que sejam expostas algumas experiências. Creio que a mudança ocorre se houver exposição, seja de forma anónima aqui no forum ou em qualquer lugar.
Então, tá! Pense do jeito que você quiser. Mas vou complementar uma coisa:
Se a empresa que você se candidatou é realmente desonesta, então parabéns por não estar lá dentro. Pelo menos, você não está na mesma lama. É assim que eu pensaria, é assim que você deveria pensar.
Corre o risco de você se queimar, pois muitos empregadores também leêm o GUJ. Será que ele vai te chamar pra uma entrevista sabendo que depois virá uma reclamação no fórum?
E outra, quando disse discordar, não disse bater-boca ou qualquer coisa parecida. Discordar é apenas apresentar uma opinião diferente, sem o intuito de “fazer a cabeça” do ouvinte. Quando você discorda, você está sendo melhor do que concordar com o outro quando, na realidade, não está. Pode perder a vaga? Pode, mas é a diferença entre ser honesto e conseguir emprego a qualquer custo.
Apesar de o Gerente de Área ser responsável por suas contratações, essa mensagem vai de encontro ao Empreendedor, ao maior interessado no bom funcionamento de sua empresa e Candidatos e RHs.
Sem misturar a imagem de Empreendedor com Gerente de Área, e colocar a empresa como vilã, não foi o que fiz.
Um Gerente ao ver o post, poderá dizer: “Poxa já fiz isso, preciso melhorar” ou “FP esta evidênciando demais”.
Um Empreendedor “aquele que paga por você”, certamente dirá: “Preciso ficar de olho aberto, nunca pensei que isso pode ocorrer”.
Então como vc mesmo disse: prefiro ser honesto e contribuir para corrigir certos métodos, e não empurra-los para debaixo do tapete. De uma maneira, todos perdem com isso.
Viu como o pensamento é imperativo nesse sentido? Se eu não deveria colocar meu pensamento aqui, pois “contratantes” “gerentes” podem ver e não gostar (verdade). Mas isso também não é uma cambalhota para não deixar de ser contratado, tal como não provocar antipatia com o entrevistador?
De certa forma, conclusões precipitadas podem ser tiradas ao meu respeito: mais gerente para mim é igual a pai, não deve-se expor. Sou do tipo que diz: “depois te explico algo a respeito na sala”, forneço meios para os gerentes sairem de situações constrangedoras se for o caso de uma discursão; mesmo sendo sádia…
Tente dizer que tem mestrado, doutorado, livros publicados, experiencia no exterior e etc… se vc tiver estas qualificações analise bem os requisitos da vaga fora isso veja muito bem o perfil do gerente / equipe com quem vc for trabalhar. Se vc já foi dono de empresa, diretor então tente apagar isso de sua memória, vc podera ser cortado por medo da concorrencia ou suspeita de incompetencia, de novo, analise bem o perfil da vaga.
Existem oportunidades que requerem alguem apenas para manter o que já existe, ou seja, não é pra mexer naquilo que está “funcionando”, existem outras que requerem alguem para mudar/trocar o que já está funcionando para algo melhor; esta é a mais convidativa, o problema é que muitos gerentes já perceberam isto e acaba enganando vc com promessas de mudanças só pra te pegar porque a “batata” está ficando quente ele não tem mais tempo. Discurso típico: “Vc irá atuar neste projeto por apenas 3 a 5 meses para matar umas pendencias, logo depois nós vamos reestruturar o projeto e fazer de uma forma bem melhor”. Perceba que a coisa parece bem inocente, talvez o sujeito faça por desespero ou até ignorancia mesmo; só fiquem atentos, muito embora esta também seja uma chance de vc conseguir um valor hora bem acima do esperado.
eu acho que o problema é não ter feedback das entrevistas, o que no meu ponto de vista seria muito útil para que cada um soubesse no que precisa melhorar, seja tecnicamente ou no âmbito pessoal
eu acho que se isso tivesse acontecido no seu caso talvez você não teria ficado tão p da vida…
Troquei de emprego há duas semanas, quando fiz a entrevista, falei direto com o gerente do projeto, com o gestor do projeto (cliente) e fechamos na hora, falei com o RH mas já com tudo fechado. Na última empresa que estive foi a mesma coisa, falei direto com os gestores da área e fechei com eles, mas antes disso eu já sofri um bocado com RHs.
[quote=samuelm7] em países da Europa ouvi dizer que você pode ter um currículo horrível, porém se você chegar na entrevista e fizer o que foi pedido você será contratado.
[/quote]
Quem te falou isso? Se vc tiver o curriculo horrivel eles nem terminam de ler o curriculo.
Voltando ao topico, isso que descreveram acontece em todo lugar do mundo. Empresas procuram perfis diferentes, aqui na empresa mesmo o cara pode ser ultra super fodao mas se ele nao eh uma pessoal que se “encaixa” com o resto da empresa nao eh contratado. Ja vi nego sendo rejeitado em entrevista porque era um completo nerd, nos temos a filosofia de contratar uma pessoa tecnica que da pra trabalhar e sair com a gente pra tomar uma cerveja.
Outras empresas querem pessoas tecnicas nao importando nada mais. Outras querem experiencia, cursos, certifcacoes… Tudo depende.
Nao vejo isso como uma “sacanagem” agora, na primeira empresa que eu trabalhei na vida, o gerente de informatica nao gostava de contratar mulheres e mesmo assim ele chamava mulher pra entrevista “so pra ver se era gostosa” (ouvi isso da boca do cara). Isso sim eh sacanagem!
Bom, conheci pessoas em cursos na Impacta que trabalham fora do país e/ou tem empresas lá, claro que eles dão preferencias a profissionais com currículos melhores, porém eles dão oportunidade a todos que saibam… Pelo menos foi o que eles me disseram… Mas se você mora na Europa e/ou trabalha lá eu não discuto.
Pois eh. O povo fala, fala, mas 99,9% das coisas nao sao reais.
Nao faz o menor sentido em qualquer lugar do mundo um empregador ver um curriculo ruim e chamar o fulano pra entrevista. O curriculo em qualquer lugar do mundo eh a primeira impressao, eh o que vai fazer um filtro inicial nos candidatos.