Com relação a custo Memória/máquina seria mentira dizer que não há. Porém em maquinas com placas de vídeo de bom performance se tira de letra a velocidade das telas. Mas no geral acredito que vale a pena.
Com relação a comparação ao swing o que posso dizer é que sou um apaixonado pelo JavaFXScript e para mim ele é infinitamente mais simples criar uma interface com ele do que com o Swing. Só o fato de não ter que trabalhar com as diversas Interfaces (escrever o método direto dentro do evento do componente) já vale.
Para ter uma ideia as telas da aplicação são todas feitas sobre gráficos SVG, seus preenchimentos (cores degradês e transparencias) são definidas no CSS.
O mais legal é manipular os Collections do JPA como Sequences do JavaFX.
Ainda a primeira carga tem um tempo ruim (baixar as bibliotecas) mas depois fica interessante (no nosso caso fazemos as inicialização de telas em background).
Conhecendo os componentes visuais bem criar telas não é uma tarefa muito complicada, mesmo com a falta de um bom editor tipo o Matise. Ainda é muito no code and view, mas com um pouco de prática fica bem facil, mais do que se fizesse o mesmo com o Swing.
obrigado Jean,
fiquei interessadíssimo com pelo FX, so pelo fato de ser mais bonito, mais maleavel, e ter uma melhor manutenção do que o Swing
sobre o fato do custo de memoria, qualquer computador hoje em dia está rodando com um desempenho gráfico consideravel,
e eu posso deixar o layout para uma equipe que “manja” bastante de layout isso é possivel por causa dos CSS’s
e as regras de negocio ficam para quem entende de regras de negocio, separando a necessidade do programador aprender layout so para ficar bonito como no Swing
[quote=Tenkara Kiddo]obrigado Jean,
fiquei interessadíssimo com pelo FX, so pelo fato de ser mais bonito, mais maleavel, e ter uma melhor manutenção do que o Swing
sobre o fato do custo de memoria, qualquer computador hoje em dia está rodando com um desempenho gráfico consideravel,
e eu posso deixar o layout para uma equipe que “manja” bastante de layout isso é possivel por causa dos CSS’s
e as regras de negocio ficam para quem entende de regras de negocio, separando a necessidade do programador aprender layout so para ficar bonito como no Swing
cara esclareceu bastante minhas duvidas, valeu .[/quote]
Para isto, com javaFXScript (1.3) há uma ferramenta que converte graficos vetorias para JavaFXScript, assim ases do abobe podem criar as interfaces (inclusive se não me engano há um plugin para os objetos tipo botões e edits) que depois são convertidos em codigo FX.
Para manutenção no JavaFX Script tem que ter um disciplina um pouco diferente do que nos códigos “Java Like”. Como tu pode na definição de um objeto colocar código e disparos por evento, bem como o Bind de valores e CSS alterando o comportamento, saber onde mexer e documentar isto fica um pouco complexo.
[quote=Tenkara Kiddo]@Jesuino Master
mais você acredita, que no futuro o FX domine toda a area desktop e web do Java ?[/quote]
Eu acredito que a oracle vai ganhar um pouco do que perdeu para o Flex e o Desktop é certeza a longo prazo ser substituído poor JavaFX no lugar de Swing. Talvez no Java 9, pois no 8 o JavaFX já vai estar na API padrão.
Eu estou com EA do novo JavaFX, e só tenho a dizer coisas boas.
O que achei de bug enviei para o JIRA deles e na nova EA muita coisa estava ajustada.
O time do JavaFX está recebendo o Feedback de todos e ajustando a API conforme as necessidades que estão aparecendo. Veja nesse post do Adam Bien, as pessoas reclamaram da complexidade da tableView. Na nova EA já tinha mudado a forma de fazer uma tableview e ficou bem melhor:
Tem tudo pra dar certo nessa vez. Eu acompanho o JavaFX há muito tempo e nunca estive tão otimista. E nem é só eu, muitos críticos estão falando bem. Só procurar pelas review do JavaFX 2 pela net pra ver.
Sendo mais direto, dominar o mercado RIA não, mas vai ser bastante usado se continuar bom como está.
Sobre o peso do novo JavaFX. Vou confessar que não é como uma aplicação levinha nativa do Windows, mas está muito rápido no startup, mas muito rápido mesmo!
O problema é que os gráficos e animações, embora muito “cabulosas”, só rodam em máquinas com aceleração de hardware. Então, no meu PC com minha NVDia e Win, o funciona perfeitamente, mas no meu note, com Ubuntu, o negócio engasga nas aplicações animações, mas aplicações só com GUI, nada a reclamar
[quote=Jesuino Master]Sobre o peso do novo JavaFX. Vou confessar que não é como uma aplicação levinha nativa do Windows, mas está muito rápido no startup, mas muito rápido mesmo!
O problema é que os gráficos e animações, embora muito “cabulosas”, só rodam em máquinas com aceleração de hardware. Então, no meu PC com minha NVDia e Win, o funciona perfeitamente, mas no meu note, com Ubuntu, o negócio engasga nas aplicações animações, mas aplicações só com GUI, nada a reclamar
[/quote]
infelizmente esse é o problema serio de todos os RIA like’s
consumo de memoria em excesso,
o lado bom dessa moeda é que o StartUp está muito mais rapido
torço muitooooo para que a Oracle vingue o JavaFx e que ele se torne melhor a cada vez mais,
[quote=Jesuino Master][quote=Tenkara Kiddo]@Jesuino Master
mais você acredita, que no futuro o FX domine toda a area desktop e web do Java ?[/quote]
Eu acredito que a oracle vai ganhar um pouco do que perdeu para o Flex e o Desktop é certeza a longo prazo ser substituído poor JavaFX no lugar de Swing. Talvez no Java 9, pois no 8 o JavaFX já vai estar na API padrão.
Eu estou com EA do novo JavaFX, e só tenho a dizer coisas boas.
O que achei de bug enviei para o JIRA deles e na nova EA muita coisa estava ajustada.
O time do JavaFX está recebendo o Feedback de todos e ajustando a API conforme as necessidades que estão aparecendo. Veja nesse post do Adam Bien, as pessoas reclamaram da complexidade da tableView. Na nova EA já tinha mudado a forma de fazer uma tableview e ficou bem melhor:
Tem tudo pra dar certo nessa vez. Eu acompanho o JavaFX há muito tempo e nunca estive tão otimista. E nem é só eu, muitos críticos estão falando bem. Só procurar pelas review do JavaFX 2 pela net pra ver.
Sendo mais direto, dominar o mercado RIA não, mas vai ser bastante usado se continuar bom como está.[/quote]
eu estou vendo o post citado, e estou achando bem simples programar com o Fx, alem da simplicidade no TableVIew.
Eu sou um grande fã de Swing. Se você programar corretamente nele, ele não é tão pesado.
Mas realmente ele está estagnado e creio que o Java FX tem tudo para substitui-lo. Até porque, essa é uma tendência também em outras plataformas, como o Air e o Silverlight, que tem ganhado força.
Além disso, as novas aplicações são bem mais desenhadas, sem tanto a cara de componentes padronizados. Some isso ao fato desse tipo de plataforma ser facilmente portada para dispositivos móveis, e você estará com a faca e o queijo na mão para destruir o Swing.
Acredita-se que num futuro próximo nenhuma máquina virá sem aceleração de vídeo. É uma tendência já atual. Os SOs já se adaptaram a essa realidade, e alguns, até recomendam. Até mesmo mobile devices já estão incorporando placas gráficas.
Mas esse problema ocorre até em java 2D nativo. Especialmente se os drivers no linux não estiverem instalados corretamente (o que é muito comum, e força a rederização por software). Em máquinas windows, mesmo onboard, o Particles chega a pegar mais de 60 FPS. Numa máquina sem driver de vídeo adequada, pode rodar a 10, 12, no máximo.
Muito boa notícia.
A descontinuação da JavaFX Script não me causou nenhuma preocupação, já que temos excelentes opções de linguagens de script para usar sobre a JVM (aka Groovy, JRuby…)
Nada impede de utilizar groovy para a montagem do leiaute usando o JavaFx. Aliás, isso seria bem interessante.
JavaFx sem dúvida caminha a um bom rítimo para substituir o swing, pois resolve vários problemas do swing, além de trazer novos paradigmas bem interessantes.
Estou fazendo um sistema para gerenciamento de joalherias e no meu cronograma acho que mais 2 meses ou pouco mais terminaria as classes de negocio e comecaria a interface grafica, que em principio seria em Swing + JGoodies. Agora sabendo que a JavaFx 2.0 esta’ saindo do forno e o fator “tempo” nao sendo problema , provavelmente vou ter que dar aquela “enrolada” para ver que rumo tomarei. Seria uma boa oportunidade para comecar com o JavaFx, so’ temo que venha com muitos bugs e documentacao fraca.
Sera’ gratuito para baixar, como o JDK do Java, ou $$$ ??
[quote=jeanlopes][quote=Tenkara Kiddo]obrigado Jean,
Para isto, com javaFXScript (1.3) há uma ferramenta que converte graficos vetorias para JavaFXScript, assim ases do abobe podem criar as interfaces (inclusive se não me engano há um plugin para os objetos tipo botões e edits) que depois são convertidos em codigo FX.
Para manutenção no JavaFX Script tem que ter um disciplina um pouco diferente do que nos códigos “Java Like”. Como tu pode na definição de um objeto colocar código e disparos por evento, bem como o Bind de valores e CSS alterando o comportamento, saber onde mexer e documentar isto fica um pouco complexo.
[/quote]
“ferramenta que converte graficos vetorias para JavaFXScript” Qual seria está ferramenta?
[quote=verediane][quote=jeanlopes][quote=Tenkara Kiddo]obrigado Jean,
[/quote]
“ferramenta que converte graficos vetorias para JavaFXScript” Qual seria está ferramenta?[/quote]
Dá uma olhada que ele tem como objetivo deicar o layout e apresentação por conta dos “artistas” e o trabalho sujo e não reconhecido para os programadores :o).
Eu tb gosto de Swing e programo quase na unha, com o TextPad, e’ trabalhoso mas muito flexivel e pelo que vi nos exemplos de como sera’ a codificacao em JavaFx 2.0, nao e’ muito mais facil.
O Swing demanda um tempo para dominar a API e depois aprender a personalizar, mas ai’ vc comeca a gostar e ver a beleza do MVC.
Infelizmente e’ uma interface um pouco lenta e trabalhosa e a codificacao da resposta a eventos parece um pouco “gambiarra”.
não vejo o JavaFX com o código limpo como o do Flex/Air…
o JavaFX script era algo muito melhor de se programar do que estou vendo nessa versão 2.0. Com a noticia da morte da linguagem declarativa do JavaFX deixei de estudar a mesma e continuei programando em swing, esperando um retorno da nova versão. Sinceramente esperava algo menos poluido, ta parecendo um swing melhorado, nada que concorra diretamente com Adobe e Microsoft em RIA…
[quote=Two_]não vejo o JavaFX com o código limpo como o do Flex/Air…
o JavaFX script era algo muito melhor de se programar do que estou vendo nessa versão 2.0. Com a noticia da morte da linguagem declarativa do JavaFX deixei de estudar a mesma e continuei programando em swing, esperando um retorno da nova versão. Sinceramente esperava algo menos poluido, ta parecendo um swing melhorado, nada que concorra diretamente com Adobe e Microsoft em RIA…[/quote]
Já foi dito que é possível usar Groovy, Scala, clojure, JRuby e que vamos ter o Visage, ainda que não imediatamente, mas vamos ter…
E Java é verboso, infelizmente… Mas a API tem muitas melhorias no quesito código também, existem métodos adequados a programação GUI.
[quote=Luiz Seadorf]Estou numa situacao interessante
Estou fazendo um sistema para gerenciamento de joalherias e no meu cronograma acho que mais 2 meses ou pouco mais terminaria as classes de negocio e comecaria a interface grafica, que em principio seria em Swing + JGoodies. Agora sabendo que a JavaFx 2.0 esta’ saindo do forno e o fator “tempo” nao sendo problema , provavelmente vou ter que dar aquela “enrolada” para ver que rumo tomarei. Seria uma boa oportunidade para comecar com o JavaFx, so’ temo que venha com muitos bugs e documentacao fraca.
Sera’ gratuito para baixar, como o JDK do Java, ou $$$ ??[/quote]
A documentação está muito boa e você pode ver pelos links que o pessoal está postando que há muita vontade dos mesmos na realização de artigos e tals. Existe uma aplicação que vem com o javaFX chamada “Ensemble” e mostra todos os componentes do JavaFX e o código que foi usado para usar ele, também mostra a API de animação entre outros.
Acredito que vai ser gratuito, não faz sentido eles cobrarem. O que eu tenho certeza é que a API será código fechado, com exceção da parte de controles de interface, assim poderemos criar nosso controles.