Bom saber que o JavaFX continua andando.
Valeu pela notícia Jesuíno Master!
Bom saber que o JavaFX continua andando.
Valeu pela notícia Jesuíno Master!
Jesuino
Obrigado pela informacao
Aproveitando, vou tentar saber mais um pouco para adaptar o que eu ja’ fiz a JavaFx, ja’ que nao conheco nada e nao sei o quanto ela e’ “fechada”, se comparada ao Swing.
Eu estava pretendendo usar o pattern Presentation Model , e assim ter a Classe que monta a GUI bem separada. Na minha classe Presentation Model faco o binding com uma classe DTO, que seria um item de um ArrayList de DTO’s. A Validacao dos dados editados e’ feita numa classe de negocio (BO) especifica que e’ recebida no construtor da Presentation Model. Essa BO observa mudancas na DTO, valida os dados editados e poe o resultado num ValidationResultModel, que e’ observado pela GUI para exibir os erros. E’ assim, resumidamente, que funcionaria a API JGoodies com Swing.
Bom, sei que a JavaFx tem binding, mas nao sei se funciona diferente da JGoodies, mas acredito que seja bem semelhante. Quanto a validacao, isso me preocupa. Caso a JavaFx nao possua uma API para isso, seria possivel usar a API do JGoodies ? Respondendo, um painel de exibicao de erros, invisivel e sobreposto, e que examina os componentes Swing, como faz a JGoodies, acho inviavel porque ele e’ totalmente dependente do Swing. O que eu preciso seria , no minimo, que fosse possivel a GUI JavaFx observar mudancas num ValidationResultModel presente na classe BO, para poder exibir erros, na forma de um label ou abrir uma janela para exibir o erro.
Qual a sua opiniao ?
[quote=Luiz Seadorf]Eu tb gosto de Swing e programo quase na unha, com o TextPad, e’ trabalhoso mas muito flexivel e pelo que vi nos exemplos de como sera’ a codificacao em JavaFx 2.0, nao e’ muito mais facil.
O Swing demanda um tempo para dominar a API e depois aprender a personalizar, mas ai’ vc comeca a gostar e ver a beleza do MVC.
Infelizmente e’ uma interface um pouco lenta e trabalhosa e a codificacao da resposta a eventos parece um pouco “gambiarra”.[/quote]
Bom, na sua defesa, indiretamente você resumiu exatamente o que o pessoal não gosta no Swing.
O JavaFX script pra mim era uma ótima linguagem, projetada pra ser RAD. A versão nova eu ainda não sei como vai ser, mas mudaram de acordo com as reclamações dos desenvolvedores.
Para mim pouco importa o modelo da linguagem. O que eu quero ver é uma ferramenta robusta de alto desempenho.
Se for mais uma api para gerar desenhos bonitinhos com péssimo desempenho é preferível que fique na cova de vez.
O JavaFX também tem outras coisas interessantes:
Sobre a dúvida do Luiz:
Exatamente, o binding dele é igual ao do JGoodies, vi o pessoal falando no Twitter isso (eu não conheço JGoodies por isso não afirmei isso antes… De qualquer forma vou me informar mais sobre essa semelhança)
[quote=Jesuino Master]É muito importante ressaltar que:
1º Prism? Do que você está falando?
2º O Trident foi descontinuado? Os últimos posts no blog do fornecedor desta biblioteca falam apenas sobre o lançamento de novas versões. Vide http://www.pushing-pixels.org/category/trident. Não há nada que diga que o Trident foi descontinuado. Ou será que eu estou enganado?
[quote=jclauber][quote=Jesuino Master]É muito importante ressaltar que:
1º Prism? Do que você está falando?
2º O Trident foi descontinuado? Os últimos posts no blog do fornecedor desta biblioteca falam apenas sobre o lançamento de novas versões. Vide http://www.pushing-pixels.org/category/trident. Não há nada que diga que o Trident foi descontinuado. Ou será que eu estou enganado?[/quote]
1º Você pode falar que o Prism é o Java2D do JavaFX (comparação brusca). Olhe esse post da Amy Fowler (uma das criadoras do Swing e agora no time de layout do JavaFX):
Uma citação:
Daí perguntaram sobre o prisma nos comentários e ela esclareceu:
(essa plataforma portátil de gráficos que é a esperança de fazer o JavaFX Mobile, JavaFX TV, mas que não estão sendo trabalhados hoje)
2 º Acho que o Kirill voltou atrás, ele apagou a mensagem dele:
http://old.nabble.com/Continuing-development-of-substance,-flamingo-and-others-td29568644.html
Ainda bem que ele não tinha anunciado oficialmente. Isso era meio oculto pelo que estou vendo :twisted:
–
Espero que ele tenha voltado mesmo. Embora me achem Swing Hater por ae, eu sou muito fã dessa API e já até implementei pequenos sistemas com ela…
[quote=juliocbq]Para mim pouco importa o modelo da linguagem. O que eu quero ver é uma ferramenta robusta de alto desempenho.
Se for mais uma api para gerar desenhos bonitinhos com péssimo desempenho é preferível que fique na cova de vez.[/quote]
Não testei ainda, mas eles estão preocupados com desempenho, mesmo na época da Sun era a principal demanda.
Sobre ferramenta de desempenho, o JavaFX era projetado pensando em pensamentas automáticas e em RAD, não sei se com essa mudança pro JavaFX 2.0 esse foco continuou, espero que sim.
Vai ver que ele estava sem tempo para se dedicar aos seus projetos open source, já que ele trabalha na equipe de desenvolvimento do Android. Espero que ele continue desenvolvendo os seus projetos, especialmente o Substance e o Flamingo, que, de certa forma, “corrigem”, por assim dizer, algumas deficiencias do Swing, tais como quantidade limitada de componentes e look-and-feels feios e atrasados. Ainda não sei usar o Trident, mas já vi alguns demos e achei muito interessante. Espero poder usá-lo algum dia.
O trident ele estava portando para JavaScript, olha:
A versão JS estava massa!
Jesuino
Achei uma comparacao nesse blog do Carl Dea, citando similaridades da api binding e validation do JGoodies com as da JavaFX.
Acho que a transiçao Swing/JGoodies para JavaFx pode ser bem tranquila.
[quote=chun][quote=victorcosta][code]
package com.abien.hello;
import javafx.application.Application;
import javafx.application.Launcher;
import javafx.collections.Sequence;
import javafx.scene.Group;
import javafx.scene.Node;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.stage.Stage;
public class Main extends Application{
@Override public void start() {
Stage stage = new Stage();
stage.setTitle("Hello Java FX");
stage.setResizable(false);
Group root = new Group();
Scene scene = new Scene(root,80,20);
stage.setScene(scene);
Sequence children = root.getChildren();
children.add(new Label("Hello Java FX 2"));
stage.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
Launcher.launch(Main.class, args);
}
}
[/code]
Isso aqui tá muito parecido com Swing ainda na minha opinião
Tinha que ter uma DSL com as novas features do Java como Maps literais e Closures, algo parecido com o JavaFX Script, mas em Java[/quote]
Closures ? Vai sonhando… [/quote]
Ai gente sou novo no javafx e ate agora nao consegui executar nada como o swing sem usar o swing tipo quero uma aplicaçao totalmente java fx com forms mdi e modal alguem tem ideia de como faz isso penssei que esse codigo ai fizesse isso mas no netbeans 6.9 com o javafx 2.0 nem compila