Saíram resultados da SCEA 5 Beta!

26 respostas
sergiolopes

A Sun acabou de divulgar os resultados finais da SCEA 5 Beta. O pessoal deve estar recebendo e-mails agora dizendo quem passou (embora algumas pessoas não tenham recebido). Ou você pode logar no I7 e ver seu resultado: http://www.certmanager.net/sun

Pro pessoal que fez: o que acharam da prova? (as 3 fases) O que acham de ter de fazer UML de codigo pra provar que é arquiteto? O que acharam da dificuldade? A prova é uma boa avaliadora para arquitetos Java?

26 Respostas

C

Paaaasssseeeeeiiii!!!

O projeto com certeza é a parte mais dificil, pois as coisas não são tão claras e vc tem que tomar decisões no escuro.

Mais dificil que o projeto foi esperar quase dois meses para saber o resultado.

[]'s

leonardom

Aeeee!!! Parabéns Chico Bento!!!

Eu passei também! :smiley:

Realmente a parte de projeto é mais difícil pois a informações contidas no assigment nem sempre são claras.

Parabéns a todos que passaram e também tentaram!

reinaldob

Parabéns à ambos !! :smiley:

Passei tb ! :slight_smile:

Mas para falar a verdade, não achei que ela avalie bem não… pois muito do projeto, tendencia vc à usar EJB, e coisas da especificação, que na vida real muitas vezes não escolheríamos !

Mas naquelas, se é pra ser um SCEA que manja de soluções realmente voltadas só para a SUN, aí acho que vale…

ORB_de_Souza

Parabéns a todos vocês…
será que poderiam dar mais detalhes das provas? O que mereceria destaque para estudar ? Tem muita diferença em relação a versão anterior?

reinaldob

Cai SOA pra burro !! Todas as APIs de manipulação de XML(JAXB,JAXP,JAX-WS,etc…), protocolos, segurança, tudo de SOA com WebServices…
Outro item que cai bastante é sobre certificação digital, a API java.security.*, as novas APIs que surgiram com JEE 5.0

Isso na minha prova pelo menos…

G

parabens ai galera… na proxima eu tento tbem…

vlws

Guilherme_Silveira

Como nao estudei muito para fazer a prova foi bom para perceber que areas tenho mais dificuldade se adotar certos padroes do Java EE que nao estou acostumado. Acho que nesse sentido a prova vale bastante.

Ja na questao do projeto, por ser algo muito subjetivo, acredito que fica aberto tambem a correcoes que possam visar um mundo mais java ee e produtos proprietarios sun e cia, ou algo mais open source, mais DDD etc
Pessoalmente, usei a segunda alternativa, comentando de como seriam implementados os repositorios e qual o impacto disso na equipe, por exemplo… acho que valeu para ver que eles responderam positivamente a esta abordagem

Abraco

rodrigoy

AAAAAAAAIIIIIIIIIIIII! Essa afirmação me dá um frio na espinha!

fabianorosa

Passei também :slight_smile: Parabéns a todos que participaram do processo de certificação.

lgi2020

Parabéns a todos que participaram e, principalmente, aos que passaram!!!

Abraços a todos.

JUZAM

Parabéns a todos que se dedicaram e tiveram sucesso na prova.

Passei também :slight_smile:

quebrado

Queria saber dos nobres colegas com que é esta prova?
quanto termpo demora, preciso ter muita experiencia em web server ou soa?
valeu e parabens a todos que passaram.

Fabio_Kung

Achei a Parte I (múltipla escolha) bastante pesada e cansativa (provavelmente por ter feito a beta com todas as questões), mas com questões bem interessantes! No geral, não achei que fosse uma prova de decoreba.

Achei o projeto bastante válido. Abriu possibilidade de várias soluções diferentes e exercitou bem um ponto que eu adoro:

A

A Idéia de propor uma nova versão desse exame foi muito legal, até porque a outra já estava desatualizada.

Devido o exame ser Beta, tendo a SUN como objetivo avaliar o conteúdo para aplicar na versão oficial, o trabalho para quem se submete ao exame é bem maior.

Na primeira parte, respondi um simulado com 154 questões, dentre essas questões cairam itens variados, tipo:

• Escolha dentre JSF, JSP e Taglibs, Somente JSP, para uma solução na camada de apresentação
  • Design patterns
  • Escolha entre EJB, JPA, outro ORM, ou JDBC.
  • Sobre o JSF lifecycle
  • Algumas coisas sobre a especificação WS, como o velho JAX-RPC, o JAX-WS, WSDL, UDDI e SAAJ.
  • Perguntas básicas sobre SOA, nada muito pesado.
  • Segurança (cross-scripting, DoS, applet sandbox)
  • E outras coisas que não me lembro agora.

Infelizmente eu não estudei para essa prova, devido a questão de tempo, fiz com que eu sabia mesmo, mas indicaria:

Core J2EE Design Patterns
Core JSF
Um pouco de especificação JSP & Servlet
Ler alguns papers sobre SOA ajuda também.

Na segunda parte, o projeto não foi tão simples, mas não é nada do outro mundo.

Dica:

• Leia, releia, releia, leia e releia o assignment.
  • Tente abstrair e identificar o máximo de componentes.
  • Para quem já trabalha com arquitetura o trabalho é mais simples.

No meu assignment (embora não possa dizer o título), tive que elaborar uma solução para um projeto web, onde foram solicitados os seguintes itens:

• 1 Diagrama de classes, onde eu utilizei somente associações, extensões do modelo e cardinalidades com um total de 26 classes (incluindo as do assignment);

• 1 Diagrama de Componentes (para mim a parte que deu mais trabalho), apresentei os elementos da minha arquitetura usando bastante Design Patterns:

Presentation Tier

• JSP (que embora não seja um design pattern, justifiquei na parte 3 como a view de entrada de dados)
    • Application Controller
    • Object Context
    • Front Controller
    • View Helper

Business Tier

• Business Delegate
    • Application Service
    • Business Object
    • Transfer Object

Integration Tier

• Web Service Broker
    • Não utilizei DAO (não achei necessário)

Coloquei um componente estereotipado como << External Tool >>, para atender a um requisito do meu projeto.

No total, identifiquei em torno de 40-45 componentes e interfaces nesse diagrama.

• 4 Diagramas de Sequencia
    Depois que você identifica todos os elementos de sua arquitetura, basta somente juntá-los seguindo o fluxo dos casos de uso descritos no assignment (a parte fácil).

No meu assignment vieram 2 casos de uso, com o mesmo fluxo, eu só fiz replicar o diagrama e enviei um e-mail para a SUN informando o erro. Quando eles me responderam já era tarde, eu já havia enviado o projeto.

• 1 Diagrama de Implantação (Deployment Diagram)
    Descrevi os elementos do ambiente com os seguintes nós: Web Client, Web Server, Application Server e o Database Server, tive o cuidado de informar o que estaria instalado em cada um desses, e quais os protocolos de comunicação entre eles.

• e finalmente, 1 Lista de Riscos
    Quando disse acima: “leia, releia…”, foi porque você deve identificar quais as falhas e riscos desse projeto, informando quais as soluções adequadas para cada situação.

Se depois disso tudo você ainda estiver disposto a elaborar um relatório sobre o seu projeto para enviar aos caras, sinta-se à vontade (eu não o fiz), isso pode te ajudar na parte 3, que é simplesmente justificar as decisões que você tomou em seu projeto.

A parte 3, são perguntas genéricas, não é relacionado exclusivamente ao seu projeto, onde você deve justificar, por que? onde? e quando você tomou uma determinada decisão na sua solução.

Meu tempo total para o assignment foi de 36 horas, isso varia de acordo com a experiência individual.

Espero ter sido claro, assim que receber os scores coloco nessa thread.

Abraços e boa sorte.

Anderson Fonseca
SCJA, SCJP, SCBCD, SCWCD, SCDJWS, SCEA (I), SCEA5 (I,II,III)

A

Conforme prometido no post anterior, estou postando o resultado.

Verifiquei o meu score no CertManager, o resultado: 132/160 o que equivale a 82,5%

Estou aguardando (e não sei se a SUN enviará) algum tipo de relatório contendo a pontuação por seção.

Abraços e boa sorte.

Anderson Fonseca

sergiolopes

Oi Anderson!

Onde vc conseguiu ver seu score la no certmanager??

A

Sergio, dah uma checada no link abaixo:

https://www.certmanager.net/sun_assignment/assignment.html

entra com o teu prometric id ex: SR123456 e a senha.

Caso nao possua vc deve fazer um cadastro.

Fabio_Kung

Anderson, onde vc viu que o total é 160?

E valeu pelo link! Saiu mesmo o resultado!

A

No seu assignment tem o máximo de pontos que você pode ter em cada seção.

Component Diagram 40
Class Diagram 40
Deployment Diagram 24
Interaction Diagram 16
Risk & Mitigation List 16
Part 3 Short Answer 24

Total 160

Anderson Fonseca

Guilherme_Silveira

Parece que alguem la esta usando odbc:

[State=22008][Error=242][Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]The conversion of a char data type to a datetime data type resulted in an out-of-range datetime value.

reinaldob

“Em casa de ferreiro, espeto é de pau”

Ditados que as vezes fazem jus à sua existência :wink:

sergiolopes

Meu certificado chegou hoje! Com direito a carteirinha e ao bom e velho broche :slight_smile:

fabiofalci

Eu passei também, retardatário pois a minha confirmação saiu apenas hoje!

Fabio_Kung

o certificado chegou aqui ontem também!

Guilherme_Silveira

Voces repararam que no texto que veio junto eles comentam que fomos certificados Na prova para arquiteto java ee 2!!!
Isso, 2!!!
No certificado vem certo…

A

Recebi o kit na terça e notei que o broche de arquiteto tá igual àqueles primeiros formatos que de tão pequeno, não conseguimoes ler o que está escrito. Acho que como a demanda é pequena, eles resolveram desencalhar os broches agora.

Criado 19 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 12 de mar. de 2008
Respostas 26
Participantes 15