[quote=Ruttmann][quote=igor_ks]5k a 7k liquido pra Junior com 2 anos de experiência, mesmo em SP?
Pleno 10k entao e senior 13k? =O
[/quote]
Isso faz e não faz sentido ao mesmo, na minha opinião…
Faz sentido pois Ciência da Computação, na realidade da região onde vivo, lidera os indicadores de desistência e mudança de curso, juntamente com as Engenharias. Então faz sentido sermos bem pagos.
Coloca no papel o quanto essas grandes empresas de TI faturam mensalmente. Agora coloca no papel quanto disso é repassado aos funcionários. Não estou falando de injustiça e nem de “coitadismo”, obviamente o objetivo principal de uma empresa é o lucro. Mas não se pode negar que, entre as áreas que mais faturam, TI figura entre as com pior “distribuição de renda”…
Vejo isso diariamente, na prática. Minha namorada estuda Engenharia Florestal e eu Ciência da Computação. Enquanto ela se afunda em cálculo, eu me afundo em álgebra e lógica. São cursos de igual dificuldade e complexidade na minha opinião. Agora pergunta quem tem mais chance de começar ganhando um salário de 7k por exemplo, após estar formado?
Na área de TI, além de ficar 4 anos e meio aprendendo o básico, as empresas ainda te pedem conhecimento adicional que facilmente beira uns 2 anos de estudo pra ser dominado. Aí sim, talvez, se consiga um salário próximo dos 7k.
E por fim, não faz sentido de acordo com a realidade atual. Em uma empresa daqui da cidade tem uma vaga pra Júnior, cujo o salário não foi informado, vi esta vaga ontem. Tem que ter vivência com 3 frameworks diferentes, manjar de banco de dados e mais algumas tecnologias. Agora eu te pergunto: Pro cara ter conhecimento nisso tudo acima, no mínimo tem que ser Júnior há uns 2 anos. Vocês acham que um Júnior há 2 anos com esse conhecimento já, vai querer mudar de empresa pra continuar sendo Júnior?
Não quero começar uma “flamewar” aqui, muito menos começar com os “coitadismos” da área como já falei. Mas essa é uma inevitável realidade…
[/quote]
adorei seu ponto de vista. Também evito cair no “coitadismo”, mas como um outro colega comentou em um outro tópico (nessa semana), se você não ganhar ao menos, 10 mil bruto, não consegue um CUBÍCULO de 65 metros quadrados na cidade de São Paulo. Lembrando que não são todos que tem esposa para unir rendas (meu caso).