Salário minimo de Desenvolvedor Java Jr

Bom tarde caros colegas.

Recentemente terminei minha faculdade em Ciência da Computação, sou de Barra do Bugres/MT (cidade pequena, e não tem empregos), logo, vim e estou aqui em Cuiabá (capital de MT) enviei Curriculum a todas as empresas de TI, acredito que passou de 30, o forte aqui é o Delphi e o .net, poucas (mas existem) empresas que trabalham com Java. Meu interesse e conhecimento é de Java, então quero trabalhar em uma empresa que utiliza tal tecnologia. Recebi algumas propostas de Desenvolver Java Jr e os salários são bem desanimadores!!!
Aqui estipularam um piso onde o valor é de 1470 reais, independente de que Desenvolvedor seja, se eu analisar contra esta: http://info.abril.com.br/carreira/salarios/ acredito que seja uma realidade distante de quem é Desenvolver Jr. Estando por aqui, percebi com clareza a prostituição e desvalorização total de quem trabalha com TI, não se estou errado em pensar assim, mas fico triste. De qualquer forma queria sair de MT e buscar algo pra fora do estado, porque desse jeito não da pra viver por aqui não, ainda mais na capital.

Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a esta simples e desfavorável realidade.

Não. Cara, você é um desenvolvedor jr., aceite isso.
Se você mostrar capacidade, força de vontade, esse salário pode aumentar muito em 1, 2, 3 anos.
Entenda que é preciso ter experiência para ganhar mais, é preciso adquirir bagagem, conhecimento.

1 curtida

[quote=drsmachado]Não. Cara, você é um desenvolvedor jr., aceite isso.
Se você mostrar capacidade, força de vontade, esse salário pode aumentar muito em 1, 2, 3 anos.
Entenda que é preciso ter experiência para ganhar mais, é preciso adquirir bagagem, conhecimento.[/quote]

Entendo perfeitamente seu ponto de vista.

Nunca pegue o emprego pelo salário (apenas)… analise todos os ganhos que terá com ele, principalmente a aprendizagem… Não sabia nada de Java e foi um estágio que fiz com uma galera muito maneira que aprendi muito…

Então conselho, não se preocupe com salário agora… a galera em SP ganha na faixa de 7, 8, até uns 10 mil se tiver de uns 5 a 10 anos de experiência, porém tem que ter experiência… cuide para que as susas sejam as melhores possíveis, isso que deve se preocupar nesse início…

Espero ter ajudado…
Vlw…

[quote=Henrique.tenorio][quote=drsmachado]Não. Cara, você é um desenvolvedor jr., aceite isso.
Entenda que é preciso ter experiência para ganhar mais, é preciso adquirir bagagem, conhecimento.[/quote]

Entendo perfeitamente seu ponto de vista.[/quote]

Não é apenas uma ponto de vista, é uma comprovação.
A nossa área não tem um órgão regulamentador, como o CREA ou o CRM que define valores mínimos. O que nós ganhamos é baseado em negociação e considera conhecimento e experiência. Lógico que com um bom networking e uma boa retórica você até consegue ser contratado por salários 50% até 100% maiores que este, mas você precisa ser muito bom (ou ter um QI muito forte). A alternativa é prestar atenção e estudar para os concursos públicos.

[quote=diogogama]Nunca pegue o emprego pelo salário (apenas)… analise todos os ganhos que terá com ele, principalmente a aprendizagem… Não sabia nada de Java e foi um estágio que fiz com uma galera muito maneira que aprendi muito…

Então conselho, não se preocupe com salário agora… a galera em SP ganha na faixa de 7, 8, até uns 10 mil se tiver de uns 5 a 10 anos de experiência, porém tem que ter experiência… cuide para que as susas sejam as melhores possíveis, isso que deve se preocupar nesse início…

Espero ter ajudado…
Vlw…[/quote]
Ótima colocação. Eu comecei ganharo R$ 1100, pagando carro, pensão e umas contas, me sobrava um saldo negativo no banco. Mas fui determinado a aprender. Em seis meses eu já estava capacitado a mudar de faixa salarial. Sai da empresa onde estava para ganhar 150% a mais e daí para cá as coisas ficaram muito boas.
Enfim, há uma certa “fábula” que contam sobre salários na área de TI (culpa de coisas como a revista citada pelo autor do tópico). É raro alguém ganhar muito como iniciante. Mas não é raro alguém ganhar muito depois de alguns anos de experiência.

Meu primeiro salário não estava longe do que você recebeu como proposta, e olha que eu sou de São Paulo, a terra lendária dos salários altos, como alguns a veem :slight_smile:

O que eu percebi é que 2 anos de experiência dividem o mercado, você sem nem perceber muda de “procurador” para “procurado”, é bem interessante até.

Agora com quase 4 anos na área, a realidade pra mim já é bem diferente, eu percebo que se você é dedicado e não tem medo de enfrentar coisas novas, o seu crescimento é muito rápido.

Digo isso porque sei que tem muita gente com mais tempo de experiência do que eu, mas que tem medo de sair do emprego porque não sabe se vai conseguir fazer o que deve fazer e produzir no emprego novo.

Essas pesquisas da info são todas furadas… oq define o salario é experiencia, região e tecnologias.

Reafirmando o que os colegas acima disseram, 1470 reais pra primeiro emprego na área de TI tá ótimo já. O crescimento vai depender do seu esforço e dedicação. Talvez seja necessário algum sacrifício como se mudar pra uma metrópole com mais oportunidades, mas é valido. Só ganha quem corre atrás!

Tenho conhecidos com mais experiência que entraram de estagiários ganhando 600 mensais, foram efetivados com 3 meses, trabalharam 6 meses como CLT e já mudaram de empresa, por ter recebido propostas melhores.

O começo é difícil mesmo, mas depois que você já está inserido no mercado as oportunidades começam a aparecer! :wink:

Bom gente, obrigado pelos esclarecimentos, também pensei um pouco melhor sobre o assunto…
Já estava quase indo embora, recebi uma proposta mais justa, 2K + vale alimentação de 7,50 diários.
Cuiabá é uma cidade grande e o custo de vida alto, eu sou do interior e nunca andei em cidade grande, agora vou ter
que arrumar um lugar para morar huahuah.

Obrigado a todos, e se um dia vierem para MT posso indicar uns rios bons parar pescar!!!

[quote=Henrique.tenorio] Bom gente, obrigado pelos esclarecimentos, também pensei um pouco melhor sobre o assunto…
Já estava quase indo embora, recebi uma proposta mais justa, 2K + vale alimentação de 7,50 diários.
Cuiabá é uma cidade grande e o custo de vida alto, eu sou do interior e nunca andei em cidade grande, agora vou ter
que arrumar um lugar para morar huahuah.

Obrigado a todos, e se um dia vierem para MT posso indicar uns rios bons parar pescar!!![/quote]

Poxa, que sorte colega! 2K pra começar é muito bom!

:smiley:

[quote=diogogama]Nunca pegue o emprego pelo salário (apenas)… analise todos os ganhos que terá com ele, principalmente a aprendizagem… Não sabia nada de Java e foi um estágio que fiz com uma galera muito maneira que aprendi muito…

Então conselho, não se preocupe com salário agora… a galera em SP ganha na faixa de 7, 8, [color=red]até uns 10 mil se tiver de uns 5 a 10 anos de experiência, porém tem que ter experiência[/color]… cuide para que as susas sejam as melhores possíveis, isso que deve se preocupar nesse início…

[/quote]

para uma pessoa que more em São Paulo/ABC vc não faz praticamente nada com 7 mil (7 mil = 5 e pouco líquido). A não ser que seja solteiro, more com os pais, e não se importe em andar em carros velhos.

essa semana fui fazer uma entrevista e ri na cara da entrevistadora quando ela me ofereceu (ridículos e vergonhosos) 6 mil para Java Pleno, sendo que eu tinha que ter pelo menos 5 anos de experiência…(tenho apenas 2)

Vamos encarar os fatos: a faixa de 7 mil é uma faixa salarial baixa até para quem já é sênior!
10 anos de experiência o cara deveria tranquilamente pedir (e aceitarem ele!) por uns 13 mil, que dá 10 mil líquido…o que sinceramente, não é nenhuma fortuna para os dias de hoje!!

já que TI não paga bem, poderia, pelo menos, pagar razoável.

[quote=brunobra][quote=diogogama]Nunca pegue o emprego pelo salário (apenas)… analise todos os ganhos que terá com ele, principalmente a aprendizagem… Não sabia nada de Java e foi um estágio que fiz com uma galera muito maneira que aprendi muito…

Então conselho, não se preocupe com salário agora… a galera em SP ganha na faixa de 7, 8, [color=red]até uns 10 mil se tiver de uns 5 a 10 anos de experiência, porém tem que ter experiência[/color]… cuide para que as susas sejam as melhores possíveis, isso que deve se preocupar nesse início…

[/quote]

para uma pessoa que more em São Paulo/ABC vc não faz praticamente nada com 7 mil (7 mil = 5 e pouco líquido). A não ser que seja solteiro, more com os pais, e não se importe em andar em carros velhos.

essa semana fui fazer uma entrevista e ri na cara da entrevistadora quando ela me ofereceu (ridículos e vergonhosos) 6 mil para Java Pleno, sendo que eu tinha que ter pelo menos 5 anos de experiência…(tenho apenas 2)

Vamos encarar os fatos: a faixa de 7 mil é uma faixa salarial baixa até para quem já é sênior!
10 anos de experiência o cara deveria tranquilamente pedir (e aceitarem ele!) por uns 13 mil, que dá 10 mil líquido…o que sinceramente, não é nenhuma fortuna para os dias de hoje!!

já que TI não paga bem, poderia, pelo menos, pagar razoável.[/quote]

Tá, preciso perguntar. E qual seria um salário aceitável para os seus 2 anos de experiência?

[quote=Rodrigo Sasaki][quote=brunobra][quote=diogogama]Nunca pegue o emprego pelo salário (apenas)… analise todos os ganhos que terá com ele, principalmente a aprendizagem… Não sabia nada de Java e foi um estágio que fiz com uma galera muito maneira que aprendi muito…

[/quote]

Tá, preciso perguntar. E qual seria um salário aceitável para os seus 2 anos de experiência?[/quote]

Compre as pessoas pelo que elas valem e as venda pelo que pensam que valem… Isso sim dá dinheiro!

Pra não ficar no depende , acredito que um profissional em início de carreira deva receber pelo menos 2K .

2k CLT em campinas é o mínimo, mas o custo de vida é alto

como você é do Mato Grosso talves o valor esteja parecido

o que tenho visto é que o salário em TI tem esta variancia:

(Candidato)

• Experiência Global (Anos de Experiência na função) (Fácil)
  • Conhecimento Global (Curso Superior, Certificação, Java, Asp.net, Arquitetura (Fácil de conquistar, a maioria possúi) )
  • Experiência Restritiva (Conhecimento nas Regras de Negócio da empresa (Difícil de Conquistar, Não depende exclusivamente do profissional, ele precisa ter tido oportunidade)
  • Conhecimento Restritivo (Ferramenta muito especifica, tanto faceis quanto difíceis (SAP, ABAP) (Difícil pois os cursos são uma fortuna) ).
  • Idiomas - Inglês(Fácil para quem tem dinheiro, médio para quem tem facilidade de aprender, e dificil para quem não tem dinheiro muito menos facilidade)
  • Perfil de Liderança (Dificil, as vezes é Dom, as vezes é Treinamento, as vezes Experiência, as vezes simplesmente a pessoa não possuí e nunca possuirá, nem por isso é menos importante do que outra com perfil de liderança, porém é um fator salárial)
  • Boa comunicação (Dificil, programadores escrevem mais do que conversam)
  • Boa NEGOCIAÇÃO (Dificil, programadores as vezes não se valorizam, você tem que se mostrar sem ser arrogante)
  • Networking (Dificil pois geralmente seu network são as pessoas que estão na mesma posição que você)

agora empresas que vão pagar bem (GENERICAMENTE FALANDO):

• 1° Bancos
  • 2° Multinacionais non-Ti
  • 3° Multinacionais Ti
  • 4° Empresas Grandes non-Ti
  • 5° Empresas Grandes Ti

Obs: como consultor, empresário ou Free-lancer o valor pode variar desde o 1° até a N° posição
Obs2: Concursos também variam muito.

empresas que vão pagar mal do pior para o melhor (GENERICAMENTE FALANDO):

• 1° Agência publicidade
  • 2° Terceirizado (Profissional Alocado)
  • 3° Pequenas empresas Ti e Non-Ti
  • 4° Startups

[quote=Rodrigo Sasaki][quote=brunobra][quote=diogogama]Nunca pegue o emprego pelo salário (apenas)… analise todos os ganhos que terá com ele, principalmente a aprendizagem… Não sabia nada de Java e foi um estágio que fiz com uma galera muito maneira que aprendi muito…

[/quote]

Tá, preciso perguntar. E qual seria um salário aceitável para os seus 2 anos de experiência?[/quote]

de 5 à 7 líquido…
mas infelizmente não somos valorizados, então resta eu aguardar uns 10 anos me esforcando ao extremo para quem sabe um dia ganhar isso…

o que eu quis dizer Rodrigo, é que acho ridículo oferecerem essa ninharia para quem tem 5 anos de exp. quem tem conhecimento e exp > 5 anos deveria ganhar cerca de 15 paus, estamos falando da área de TI, onde quem não é da área acha um saco…já que tem poucos realmente bons que sabem fazer (e tem paciencia para tal) porque nao cobrar valores altos? garanto que por mais que as empresas “piem”, no final acabariam pagando, ninguém quer ficar sem mão de obra

5k a 7k liquido pra Junior com 2 anos de experiência, mesmo em SP?

Pleno 10k entao e senior 13k? =O

tem muito gerente bom de empresa grande em SP ganhando 10 - 12k.
acha que desenvolvedor vai ganhar isso?
experimente abrir empresa e pagar isso pra desenvolvedor .

[quote=igor_ks]5k a 7k liquido pra Junior com 2 anos de experiência, mesmo em SP?

Pleno 10k entao e senior 13k? =O

[/quote]

Isso faz e não faz sentido ao mesmo, na minha opinião…

Faz sentido pois Ciência da Computação, na realidade da região onde vivo, lidera os indicadores de desistência e mudança de curso, juntamente com as Engenharias. Então faz sentido sermos bem pagos.

Coloca no papel o quanto essas grandes empresas de TI faturam mensalmente. Agora coloca no papel quanto disso é repassado aos funcionários. Não estou falando de injustiça e nem de “coitadismo”, obviamente o objetivo principal de uma empresa é o lucro. Mas não se pode negar que, entre as áreas que mais faturam, TI figura entre as com pior “distribuição de renda”…

Vejo isso diariamente, na prática. Minha namorada estuda Engenharia Florestal e eu Ciência da Computação. Enquanto ela se afunda em cálculo, eu me afundo em álgebra e lógica. São cursos de igual dificuldade e complexidade na minha opinião. Agora pergunta quem tem mais chance de começar ganhando um salário de 7k por exemplo, após estar formado?

Na área de TI, além de ficar 4 anos e meio aprendendo o básico, as empresas ainda te pedem conhecimento adicional que facilmente beira uns 2 anos de estudo pra ser dominado. Aí sim, talvez, se consiga um salário próximo dos 7k.

E por fim, não faz sentido de acordo com a realidade atual. Em uma empresa daqui da cidade tem uma vaga pra Júnior, cujo o salário não foi informado, vi esta vaga ontem. Tem que ter vivência com 3 frameworks diferentes, manjar de banco de dados e mais algumas tecnologias. Agora eu te pergunto: Pro cara ter conhecimento nisso tudo acima, no mínimo tem que ser Júnior há uns 2 anos. Vocês acham que um Júnior há 2 anos com esse conhecimento já, vai querer mudar de empresa pra continuar sendo Júnior?

Não quero começar uma “flamewar” aqui, muito menos começar com os “coitadismos” da área como já falei. Mas essa é uma inevitável realidade…