Salvando alterações de um programa!

Ola, esse é meu primeiro post aqui! XD

Estou criando um “jogo” e gostaria de saber como faço para salvar os atributos ou itens que vou ganhando no jogo, ou melhor, como faço para salvar as alterações ocorridas em um programa, de forma que eu possa voltar e esteja do mesmo jeito que salvei ao sair da ultima vez.
Ex: No jogo eu ganhei uma arma, quero sair do jogo agora, como faço para salvar essa arma de forma que quando eu voltar a jogar ela esteja no bau onde coloquei?

Eu deveria fazer isso com Banco de Dados? se a resposta for sim, como faria para implementá-lo no arquivo do programa de forma que eu possa mandar para outras pessoas testarem sem se preocuparem com configuração de banco de dados ou algo do tipo?
Eu já joguei alguns jogos que funcionavam assim em Java!

Desde já muito obrigado!

Isso parece uma boa oportunidade pra se usar o “Memento Pattern”.
Dá uma olhada nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0eOMPadRNmI&feature=relmfu

O dono deste canal tem uma lista muito boa de vídeos que explicam design patterns. Vale a pena dar uma olhada em todos: http://www.youtube.com/playlist?list=PL8B19C3040F6381A2&feature=plcp

Se você tiver apenas umas poucas coisas a salvar (por exemplo, até 10 strings), pode tentar usar a API de Preferences (java.util.prefs.Preferences).

Ela guarda as coisas no Registry e você pode optar por guardar as configurações por usuário.

grava em txt serializando seus objetos ou em xml com jaxb (marshall e unmarshall).

eu estou fazendo algo parecido criando um scrum board pra uso pessoal e uso serialização.
qdo terminar disponibilizo aqui no guj o fonte.

Um arquivo de propriedades também seria uma possibilidade.

Como sendo um exemplo basico use um arquivo de propriedade ou xml.

OI tudo bem? Dê uma olhada em serialização. Uma dica: leia o livro use a cabeça java segunda edição. Não vai se arrepender…