Salvar aplicativo em APK

Bom pessoa agora vou colocar a pergunta no lugar correto, no forum avançado de java m parceiro indicou um artigo falando sobre APK Format.
Eu li procurei mais artigos a respeito e infelismente não achei muita coisa na rede.

Vou explicar a minha condição atual, desenvolvi um software que salva animações em arquivos .Jar.

E agora que ampliar essa funcionalidade permitindo a possibilidade de salvar a animação para android APK, mas tenho as seguintes duvidas:

1- Qual seria a classe para eclise a ser usada para salvar a animação em APK(Lembrando qe nãosera o eclipse que ira exportar o arquivo e sim o programa que eu desenvolvi)

2- As animações serão feitas usando os codigos para animação que temos no Swing(um array de imagens estaticas que se movem deacordo com um contador) nesse caso a animação é exportada sem problemas para android ou é necessario algum encremento?

Desculpem as varias perguntas mas como estou pesquisando isso como parte de um trabalho de TCC estou meio pilhado kkkkkk.

Abraço a todos

Oi,

Sugiro começar a ver as diferenças das bibliotecas entre o JDK e o Android-SDK. Como por exemplo, não rola usar Swing e nem AWT no Android.

Tcahzuin!

Oi lina obrigado pela resposta.

É realmente no livro google android (o nome é mior que isso aqui tá kkkk) a forma de programar é diferente pelo menos ate onde li desse livro.

Eu estou meio sem direção pois vi que a unity3d mesmo usando c#,javascript e bool converte suas midias e acredito que codigo tbm para rodar no android.

Então gostaria de saber do pessoal aqui da comunidade oque seria possivel fazer para chegar em algo semelhante ao que a unity3d fez, converter o game p/ android ou pc ou web sem alterar em nada no codigo feito pelo programador.

Eu pensei em desenvolver o programa diretamente em android mas fazendo isso não sei se esse programa vai rodar em pc.

wiliam_jar, pelo oque eu entendi vc quer “converter” um programa em swing para Android?

Cara se for isso, pelo oque eu sei não da…

São forma diferentes de trabalhar…

Cara, da uma pesquisada sobre programação Android e vc vai ver como é diferente.

abrss

Obrigado ArthurTurtle

Bom então pra fechar esse tópico só me respondam.

É possivel criar um programa em java que rode no pc, porem que salva arquivos em android?

Exemplo: o eclipse roda em pc e salva em android.

wiliam_jar, deixa eu ver se entendi…
Por exemplo, criar um arquivo TXT no desktop e enviar esse arquivo para o Android?
Isso da pra fazer:
1º Criar um app Android que busque via FTP arquivos no seu PC, ai o seu PC precisa de um FTPServer instalado.
2º Fazer um app Android que recebe esses arquivos via socket.

Era isso?

Oi ArthurTurtle

Primeiramente obrigado pelo tempo que vc esta dedicando a minhas perguntas(e obrigado a todos os outros que tbm deram sua contribuição).

Olha só vou te explicar direitinho oque eu pretendo fazer.

Olha só eu criei um programa que cria animações (é um tipo de gibi animado manja?)

E fiz um esquema para salvar essa animação em um .jar coisa que não ficou muito legal pois no arquivo salva aparece os botões usados para controlar a animação tenebroso, mas depois vou ver como melhorar kkkkk.

Mas a minha intenção éra salvar essa animação feita no meu programa em um formato que rodasse no android.

Que é oque acontece com a Unite3d na unity vc cria games em 3d usando codigos nativos da unity e eles rodam em android sem problema.

Já um txt não sei se teria o efeito desejado.

wiliam_jar, o txt foi so um exemplo :smiley:

Você quer pegar um pacote(.jar) com as imagens do gibi animado e fazer com que rode no android e no desktop?

Isso da pra fazer, vc passa o pacote para o android e descompacta ele e depois vai exibindo as imagens.

A respeito do Unite3d eu nunca trabalhei por isso não posso orienta lo.

No Android vc pode pegar essa lista de imagens e jogar na tela pro usuario ai depois o usuario vai apertando para a proxima imagem, como um gibi virtual

abrss

ArthurTurtle

Ai sim chegou onde eu quero kkkkk

Mas só uma coisa… ou melhor duas, primeiro o modo de exibição no android seria apenas de maneira estatic né sem o efeito da animação?

E segundo oque faria isso seria o uso de sockets?

São GIFs?

Cara nunca trabalhei com GIFs em Android, mais não acredito que seja dificil não…

Primeiro, essa app é pra distribuição?
Pq se for, eh melhor usar via FTP… socket vai ser mais dificil fazer…

No caso, utilizando FTP, vc colocaria o pacote de imagens no server depois o Android iria nesses server baixaria esse pacote descompactaria essa imagens e depois exibiria.

Se vc quiser eu te passo alguns codigo de exibição de imagem, download via ftp com android e descompactação de arquivos em android

abrss

Deixa ver se entendi uma coisa: cada animação é gerada como um programa completo, que tem os dados da animação e também as executa?

E se você separasse os dois, a aplicação dos dados ?

Assim: teria um programa que seria como um “player” . Cada usuário possui uma cópia desse programa em sua máquina.

Esse programa abre um arquivo que é a animação (esse arquivo vc define o formato… poderia ser por exemplo um zip com as imagens e sons) e “executa” o arquivo.
O usuário teria vários arquivos de animação, um para cada história/episódio/etc … tocando no mesmo player, como funcionaria um arquivo de mídia qualquer.

A meu ver, as vantagens de fazer dessa forma seriam:

• Você programa o player UMA vez para cada plataforma. É um trabalho bem menor do que ter que recria-lo toda vez que houver uma nova animação, e assim não precisa apelar para elementos complexos como acredito que seja o Unity.
  • As animações são independentes de plataforma, pode tocar a mesma no PC e depois copiar para o celular.
  • Existe mais uma possibilidade interessante, que é o player conectar-se à Internet para baixar novas animações.

Então ArthurTurtle na verdade isso é um trabalho de tcc não penso em distribuir no momento.

Em relação as imagens eu ia usar um array de imagens estaticas porem com uma pequena mudança em cada uma(tipo desenho animado) e faria essas imgens irem passando de acordo com um contador dentro do loop for.

E se vc puder passar material de estudo agradeço mesmo não usando agora estudo para ir acumulando conhecimento.

Valew

Boa noite gomesrod

Ótima observação!

Deixe me ver se entendi todo seu raciocínio, vc sugere criar algo no estilo flash onde existe o programa que cria a animação e o player que apenas a executa?

wiliam_jar, como não é pra distribuir vc pode colocar o arquivo “na raça”, plugar o aparelho no USB e transferir o arquivo.

Ai na app vc indica a pasta que o arquivo esta.

Eu vou montar mais ou menos aqui ai te passo, pq eu tenho esses codigos mais estão espalhados em aplicações diferentes, amanha eu posto eles aqui ok.

Quando vc fala usar um for, vc diz em multi thread certo? Pq vc vai pegar essa imagens colocar no loop e ir mostrando elas na tela certo, por tanto eh mais de uma thread…

abrss

É isso ai ArthurTurtle

Obrigado pela ajuda ai irmão.

Abraço

É, mais ou menos assim…

• Programa que cria a animação:
    Ficaria muito maneiro se tivesse! Mas é opcional… se o formato do arquivo de animação for simples, ele pode ser criado manualmente.

• Arquivo de animação:
    Seria como o “.swf” do Flash, só que não tão sofisticado. A idéia mais simples seria: zipar as imagens que compõem a animação, áudio da trilha sonora, etc . Depois nomeia esse zip com alguma extensão diferente para não dar muito na cara que é só um zipadão de imagens :slight_smile:

• Player:
    Esse é o programa que vai na máquina dos usuários. Basicamente ele abre o arquivo de animação e vai exibindo a sequencia, com todos os efeitos que deve ter.
    O importante aqui é que os arquivos de animação tenham um padrão de forma que o player possa abrir qualquer um.
    Esse player pode ser desenvolvido para diversas plataformas: PC, Android, iPhone…

gomesrod

Achei sua ideia fantástica, mas me diz uma coisa esse player como seria pq deduzo aqui por alto que a programação dele deve receber um arquivo .jar ou .android e ler de maneira igual certo?

É, as versões do player para diferentes plataformas (pc, android, etc) deveriam tratar o mesmo arquivo, executando seu conteúdo da mesma forma. (talvez com alguns recursos diferenciados aproveitando as funcionalidades de cada sistema, mas isso ja é outro passo…)

Crie uma extensão de arquivo original para deixar claro que pertence ao seu programa, como fazem as aplicações comuns de PC
Por exemplo, episodiox.ani ou historiayyy.hq … é só padronizar e usar sempre a mesma extensão

O jeito de usar seria aquele que é o padrão nos aplicativos que usamos no dia-a-dia… o usuário abre o player, vai ter um botão/menu “OPEN”, seleciona o arquivo e ele é executado