Estilo de pseudocódigo de Paul Deitel e Harvey Deitel

Olá!

Eu decidi postar este tópico para estar informado sobre o estilo de pseudocódigo que é ensinado pelo Paul Deitel e Harvey Deitel porque eu estou curioso sobre o estilo de pseudocódigo dos Deitel porque segundo esse livro dos Deitel, o estilo de pseudocódigo que eles ensinam consiste puramente em caracteres, para que você possa digitar o pseudocódigo de modo conveniente, utilizando um programa editor de textos qualquer e não tem, por exemplo, declaração de variáveis.

Está escrito no capítulo 4 do livro Java Como Programar 10 edição:

"4.3 Pseudocódigo

Pseudocódigo é uma linguagem informal que ajuda a desenvolver algoritmos sem se preocupar com os estritos detalhes da sintaxe da linguagem Java. O pseudocódigo que apresentamos é particularmente útil para desenvolver algoritmos que serão convertidos em partes estruturadas de programas Java. O pseudocódigo que usamos neste livro é simples — ele é conveniente e fácil de usar, mas não é uma linguagem de programação de computador real. Você verá um algoritmo escrito em pseudocódigo na Figura 4.7. É claro que você pode usar seu próprio idioma nativo para desenvolver seu pseudocódigo.

O pseudocódigo não é executado nos computadores. Mais exatamente, ele ajuda a “estudar” um programa antes de tentar escrevê-lo em uma linguagem de programação como Java. Este capítulo fornece vários exemplos do uso de pseudocódigo para desenvolver programas Java.

O estilo de pseudocódigo que apresentamos consiste puramente em caracteres, para que você possa digitar o pseudocódigo de modo conveniente, utilizando um programa editor de textos qualquer. Um programa de pseudocódigo cuidadosamente preparado pode ser facilmente convertido em um programa Java correspondente.

Em geral, o pseudocódigo só descreve as instruções que representam as ações que ocorrem depois que você converte um programa do pseudocódigo em Java e depois de o programa ser executado em um computador. Essas ações poderiam incluir entrada, saída ou cálculos. No nosso pseudocódigo, normalmente não incluímos declarações de variáveis, mas alguns programadores optam por listar variáveis e mencionar seus propósitos.

4.16 Conclusão

Este capítulo apresentou a solução de problema básico para construir classes e desenvolver métodos para essas classes. Demonstramos como construir um algoritmo (isto é, uma abordagem para resolver um problema) e como refinar o algoritmo por meio de várias fases de desenvolvimento do pseudocódigo, resultando em código Java que pode ser executado como parte de um método. O capítulo mostrou como utilizar o refinamento passo a passo de cima para baixo a fim de planejar as ações específicas de método e a ordem em que o método deve realizar essas ações.

Somente três tipos de estruturas de controle — sequência, seleção e repetição — são necessários para desenvolver quaisquer algoritmos de solução de problemas. Especificamente, este capítulo demonstrou a instrução de seleção única if, a instrução de seleção dupla if…else e a instrução de repetição while. Estas são alguns dos blocos de construção utilizados para construir soluções para muitos problemas. Utilizamos o empilhamento de instruções de controle para totalizar e calcular a média de um conjunto de notas de alunos com a repetição controlada por contador e por sentinela e usamos o aninhamento de instruções de controle para analisar e tomar decisões com base em um conjunto de resultados de um exame. Apresentamos os operadores de atribuição compostos do Java e seus operadores de incremento e decremento. Por fim, discutimos os tipos primitivos do Java. No Capítulo 5, continuaremos nossa discussão sobre as instruções de controle, introduzindo as instruções for, do…while e switch."

Por favor, me corrijam se eu estiver errado:

Se vocês lerem o capítulo 4 desse livro, vocês verão que o estilo de pseudocódigo dos Deitel não tem declaração de variáveis, comando leia, comando escreva, operadores aritméticos, relacionais.

Existe outros assuntos que o estilo de pseudocódigo dos Deitel não ensina?

O estilo do pseudocódigo dos Deitel é ensinado no Brasil?

Não sei nada sobre o pseudocódigo dos Deitel.

No Brasil, chamamos de Portugol e eu já vi sendo ensinado em 3 variações diferentes.

Pseudocódigos são apenas ferramentas para ensinar programação, por isso o livro diz que são informais.

Sendo assim, não se preocupe com outros possiveis estilos. Foque no que o livro que vc está seguindo ensina.

2 curtidas