Scala. Alguém usa em produção?

[quote=jcranky]Dizer que não é usado acho que não faz muito sentido, existem milhares de aplicações web java por aí. Inclusive é por isso que as linguagens e frameworks mais “rápidos” ganham atenção: tem muita gente usado java, e alguns falam mal. Normal, mas é apenas minha opinião :slight_smile:

Tenho que concordar que Java geralmente não é muito rápido para colocar aplicações web no ar, embora o Play Framework venha mudando isso. De qualquer forma, eu mesmo não faço mais aplicações web em Java, faço em Scala :D[/quote]

Legal jcranky. Vou pegar o Play! pra brincar um pouco. Me diz uma coisa. Eu vi que o Play! já gera um projeto base pra você começar. Ele gera em Maven? Tem como trabalhar com Play! e Maven?

[quote=jcranky]Dizer que não é usado acho que não faz muito sentido, existem milhares de aplicações web java por aí. Inclusive é por isso que as linguagens e frameworks mais “rápidos” ganham atenção: tem muita gente usado java, e alguns falam mal. Normal, mas é apenas minha opinião :slight_smile:

Tenho que concordar que Java geralmente não é muito rápido para colocar aplicações web no ar, embora o Play Framework venha mudando isso. De qualquer forma, eu mesmo não faço mais aplicações web em Java, faço em Scala :D[/quote]

show brother! :slight_smile:

se importa dizer pra gente onde hospeda seus apps web?

Ele não usa o maven não, ele usa o sbt. Teoricamente deveria funcionar com o maven também, mas nunca vi ninguém fazer isso.

[quote=carlos alexandre moscoso]show brother! :slight_smile:

se importa dizer pra gente onde hospeda seus apps web?[/quote]

Muita gente usa o Heroku. Eu prefiro o Amazon EC2. É tranquilo implantar em quase qualquer lugar, a única grande exceção é o Google App Engine, que não vai funcionar por causa das suas limitações no controle da instância.

jcranky Estou querendo fazer um projeto usando SACALA + Neo4J, sua loja é a base para meu projeto…

Obrigado !

Att…

666

Usou o play e qual IDE ?

Se preocupar quando não é muito usado faz sentido quando a empresa quer facilidade na hora de contratar novas pessoas qualificadas no mercado. Ainda mais quando o responsável é um desenvolvedor individual, onde o cara que quis “inovar” não vai estar disponível pra sempre. Por outro lado, quando é uma gerência inteira com vários times usando uma determinada tecnologia ai já fica menos arriscado.

juniorsatanas, legal saber que o projeto está ajudando :slight_smile:

Eu uso o NetBeans, funciona bem. O único detalhe é que a parte dos templates não tem autocompletar. Parece que o IntelliJ IDEA faz isso, e parece que tem um plugin de play para Eclipse também, mas ainda não testei.

Especificamente no NetBeans, você precisa instalar os plugins para scala e para o sbt, nbscala e nbsbt. Eu tenho um video aqui monstrando como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=aDKBF9H9rSY

Concordo. Embora de vez em quando aceitar riscos traga benefícios. De qualquer forma, o meu comentário tinha sido a respeito de java, não Scala. Alguém tinha mencionado que java não é muito usado na web ou algo do tipo, o que não é verdade. Já Scala ainda não é tão usado mesmo, mas está crescendo muito :slight_smile:

Concordo. Embora de vez em quando aceitar riscos traga benefícios. De qualquer forma, o meu comentário tinha sido a respeito de java, não Scala. Alguém tinha mencionado que java não é muito usado na web ou algo do tipo, o que não é verdade. Já Scala ainda não é tão usado mesmo, mas está crescendo muito :)[/quote]
Ah ta entendi agora que estava falando de Java. Sobre riscos quando é empresa de TI é válido arriscar, mas diretamente num cliente tem que ter cuidado. Sobre outras pessoas falarem que Java nao é muito usado na web, é porque esquecem que web não é só internet, em intranet é super usado. E na internet nao em grande quantidade mas grandes sites usam.

Já usei Scala em uma app real. Era desktop. Scala com Hibernate, Spring e ScalaFX. IDE Intellij IDEA. É uma excelente linguagem com recursos bem interessantes.
Uma coisa legal é que ela é estaticamente tipada com cara de dinâmica. =)