Estou estudando a linguagem Scala e estou gostando bastante. Ainda mais pelo fato de poder usar qualquer coisa em Java dentro dela. Ainda é cedo pra afirmar que um dia eu vou usar ela em produção, mas vejo muitos benefícios nela. E ainda é uma linguagem gostosa de trabalhar.
Alguém está usando Scala em produção? Se sim, qual ferramenta para Web está utilizando? Compartilhe os detalhes =)
Estou estudando a linguagem Scala e estou gostando bastante. Ainda mais pelo fato de poder usar qualquer coisa em Java dentro dela. Ainda é cedo pra afirmar que um dia eu vou usar ela em produção, mas vejo muitos benefícios nela. E ainda é uma linguagem gostosa de trabalhar.
Alguém está usando Scala em produção? Se sim, qual ferramenta para Web está utilizando? Compartilhe os detalhes =)
Valeu.
Não utilizo Scala, mas sei que existe o Play Framework disponível para Scala http://www.playframework.com/.
Em breve também pretendo dar uma estudada em Scala e Groovy.
Até mais.
Pilantra
Recomendo o estudo. Scala é muito interessante e cheio de truques pra deixar o código super limpo.
Hum, parece que o Play é uma boa alternativa mesmo. Mas o pessoal está usando ele com Java. Gostaria de saber mais, na parte voltada ao Scala.
jcranky
Uso Scala em produção há um bom tempo, tem valido muito a pena. Tenho minha Lojinha, onde vendo tranqueiras (http://lojinha.jcranky.com), desenvolvido com o Play Framework 2, versão Scala. Cógido-fonte aberto: http://github.com/jcranky/lojinha.
Fora isso, tenho um projeto mais “sério”, que envolve APIs REST com JAX-RS, rodando no Tomcat, que é híbrido Scala / Java, sendo migrado para Scala aos poucos. Usamos o maven aqui. Funciona bem. A principal desvantagem é que o tempo de compilação aumentou um pouco, mas vale a pena.
C
carlos_alexandre_mos
Scala é uma linguagem interessante no backend de aplicações, infelizmente seu forte não é programação web.
Pilantra
jcranky:
Uso Scala em produção há um bom tempo, tem valido muito a pena. Tenho minha Lojinha, onde vendo tranqueiras (http://lojinha.jcranky.com), desenvolvido com o Play Framework 2, versão Scala. Cógido-fonte aberto: http://github.com/jcranky/lojinha.
Fora isso, tenho um projeto mais “sério”, que envolve APIs REST com JAX-RS, rodando no Tomcat, que é híbrido Scala / Java, sendo migrado para Scala aos poucos. Usamos o maven aqui. Funciona bem. A principal desvantagem é que o tempo de compilação aumentou um pouco, mas vale a pena.
Legal jcranky, vou dar uma olhada nesse projeto no Github. Já tentou fazer alguma integração com JSF?
Discordo totalmente. Vide aplicações como o Foursquare (https://foursquare.com/), e o barulho que o próprio Play Framework 2 vem fazendo. Scala funciona muito bem em praticamente qualquer caso onde você usaria Java.
Pilantra
Legal cara. Estou estudando ainda, mas provavelmente vou portar meus projetos pra Scala se tudo der certo. Se funciona com JSF, fica menos doloroso essa portabilidade =)
Pilantra
Discordo totalmente. Vide aplicações como o Foursquare (https://foursquare.com/), e o barulho que o próprio Play Framework 2 vem fazendo. Scala funciona muito bem em praticamente qualquer caso onde você usaria Java.
Também concordo com você jcranky. Se não me engano, o próprio nome do Scala foi inspirado nessa escalabilidade própria dele.
jcranky
Scala vem de “Scala Language”, mas não no sentido de escalabilidade dos sistemas, e sim da própria linguagem. Scala basicamente tem alguns recursos básicos importantes e a maioria dos recursos “extras” são adicionados como bibliotecas.
Pilantra
Humm entendi.
jcranky
São detalhes sórdidos do nome da linguagem heheheh
E foi a opção que acharam que soou melhor também. Seus “avós” (linguagens que influenciaram o design do Scala) tinham nomes menos comerciais: Pizza e Funnel …
Pilantra
kkk ia ser interessante programar em Pizza!!!
C
carlos_alexandre_mos
Acho que sim, ao meu ver Scala podia até substituir Java no futuro!
Mas lógico isso quer dizer que aplicações web em Scala não serão populares, igual Java.
jcranky
O que você quer dizer com populares? Que os desenvolvedores não gostam de usar? Ou que não é usado?
Ou melhor, o que você quer dizer com aplicação web exatamente? Acho que não entendi o seu ponto
C
carlos_alexandre_mos
jcranky:
O que você quer dizer com populares? Que os desenvolvedores não gostam de usar? Ou que não é usado?
Ou melhor, o que você quer dizer com aplicação web exatamente? Acho que não entendi o seu ponto :)
Que não é usado. Por web me refiro aquele tipo de aplicação que você consegue fazer num curtíssimo prazo usando PHP ou outra linguagem dinâmica.
jcranky
Dizer que não é usado acho que não faz muito sentido, existem milhares de aplicações web java por aí. Inclusive é por isso que as linguagens e frameworks mais “rápidos” ganham atenção: tem muita gente usado java, e alguns falam mal. Normal, mas é apenas minha opinião
Tenho que concordar que Java geralmente não é muito rápido para colocar aplicações web no ar, embora o Play Framework venha mudando isso. De qualquer forma, eu mesmo não faço mais aplicações web em Java, faço em Scala
Pilantra
jcranky:
Dizer que não é usado acho que não faz muito sentido, existem milhares de aplicações web java por aí. Inclusive é por isso que as linguagens e frameworks mais “rápidos” ganham atenção: tem muita gente usado java, e alguns falam mal. Normal, mas é apenas minha opinião
Tenho que concordar que Java geralmente não é muito rápido para colocar aplicações web no ar, embora o Play Framework venha mudando isso. De qualquer forma, eu mesmo não faço mais aplicações web em Java, faço em Scala :D
Legal jcranky. Vou pegar o Play! pra brincar um pouco. Me diz uma coisa. Eu vi que o Play! já gera um projeto base pra você começar. Ele gera em Maven? Tem como trabalhar com Play! e Maven?
C
carlos_alexandre_mos
jcranky:
Tenho que concordar que Java geralmente não é muito rápido para colocar aplicações web no ar, embora o Play Framework venha mudando isso. De qualquer forma, eu mesmo não faço mais aplicações web em Java, faço em Scala :D
show brother!
se importa dizer pra gente onde hospeda seus apps web?
jcranky
Ele não usa o maven não, ele usa o sbt. Teoricamente deveria funcionar com o maven também, mas nunca vi ninguém fazer isso.
jcranky
carlos alexandre moscoso:
show brother!
se importa dizer pra gente onde hospeda seus apps web?
Muita gente usa o Heroku. Eu prefiro o Amazon EC2. É tranquilo implantar em quase qualquer lugar, a única grande exceção é o Google App Engine, que não vai funcionar por causa das suas limitações no controle da instância.
juniorsatanas
jcranky Estou querendo fazer um projeto usando SACALA + Neo4J, sua loja é a base para meu projeto…
Obrigado !
Att…
666
juniorsatanas
Usou o play e qual IDE ?
javaflex
jcranky:
Se preocupar quando não é muito usado faz sentido quando a empresa quer facilidade na hora de contratar novas pessoas qualificadas no mercado. Ainda mais quando o responsável é um desenvolvedor individual, onde o cara que quis “inovar” não vai estar disponível pra sempre. Por outro lado, quando é uma gerência inteira com vários times usando uma determinada tecnologia ai já fica menos arriscado.
jcranky
juniorsatanas, legal saber que o projeto está ajudando
Eu uso o NetBeans, funciona bem. O único detalhe é que a parte dos templates não tem autocompletar. Parece que o IntelliJ IDEA faz isso, e parece que tem um plugin de play para Eclipse também, mas ainda não testei.
Especificamente no NetBeans, você precisa instalar os plugins para scala e para o sbt, nbscala e nbsbt. Eu tenho um video aqui monstrando como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=aDKBF9H9rSY
jcranky
Concordo. Embora de vez em quando aceitar riscos traga benefícios. De qualquer forma, o meu comentário tinha sido a respeito de java, não Scala. Alguém tinha mencionado que java não é muito usado na web ou algo do tipo, o que não é verdade. Já Scala ainda não é tão usado mesmo, mas está crescendo muito
javaflex
Concordo. Embora de vez em quando aceitar riscos traga benefícios. De qualquer forma, o meu comentário tinha sido a respeito de java, não Scala. Alguém tinha mencionado que java não é muito usado na web ou algo do tipo, o que não é verdade. Já Scala ainda não é tão usado mesmo, mas está crescendo muito :)
Ah ta entendi agora que estava falando de Java. Sobre riscos quando é empresa de TI é válido arriscar, mas diretamente num cliente tem que ter cuidado. Sobre outras pessoas falarem que Java nao é muito usado na web, é porque esquecem que web não é só internet, em intranet é super usado. E na internet nao em grande quantidade mas grandes sites usam.
fredericomaia10
Já usei Scala em uma app real. Era desktop. Scala com Hibernate, Spring e ScalaFX. IDE Intellij IDEA. É uma excelente linguagem com recursos bem interessantes.
Uma coisa legal é que ela é estaticamente tipada com cara de dinâmica. =)