Ainda não se chegou a isso, mas gostei da sua obervação.
Ainda não se chegou a isso, mas gostei da sua obervação.[/quote]
Bom, eu já estou fazendo aqui o facepalm. =)
Legal o link.
[quote=fredferrao][quote=juliocbq]
…[/quote]
Blz.
Agora só não estou entendendo quando voce diz: “não tem controle sobre atributos protegidos, privados ou públicos, e não pode ter parâmetros nos construtores.” Como assim, tem como explicar melhor?
Sobre os contrutores OK.
Calma, eu não sou o Duran, e nem estou discutindo isto, estamos apenas discutindo sobre a herança multipla [/quote]
Posso escolher herdar somente atributos privados, ou somente os protegidos, ou somente os públicos, em c++:
Ex:
class Teste2: protected Teste{
//......
}
Essa classe Teste2 faz herança de atributos protegidos.
Os traits em Scala não podem ter construtores com parâmetros. Se você criar um trait, ele não poderá passar parâmetros em construtores.
Ex:
[code]
trait Worker extends Person {
private var workSchedule:Schedule = …
override def schedule = workSchedule
def work() = {…}
}[/code]
diferente das classes
class CollegeStudent(school:School, company:Company) extends Student with Worker {
// ...
}
[quote=Mathemathic][quote=juliocbq]
É um recurso muito bom da linguagem. Tudo isso é possível de se conseguir com java ou c++ ou pascal. Para falar a verdade, as linguagens antigas podem muito bem implementar essa funcionalidade. Não vejo porque uma linguagem tem que substituir outra.
[/quote]
As tecnicas de desenvolvimento hoje utilizam linguagens modernas que são projetadas para o desenvolvimento Ágil, frente aos desafios e concepções atuais, isso não se sustenta pelas linguagens antigas, essa sua afirmação é um verdadeiro absurdo.
[color=red]“Leia com atenção, pra não cair ao vento”[/color]
Fonte:
Introduction
There are so many languages that you could use to program the JVM.
In this book I hope to convince you to take the time to learn Scala.
The Scala language has been designed for concurrency, expressiveness, and scalability. The language and its libraries let you focus on your
problem domain without being bogged down by low-level infrastructure details like threads and synchronization.
We live in a world where hardware is getting cheaper and more powerful.
Users now have devices with multiple processors, each with multiple cores. Although Java has served us well so far, it was not designed
to take advantage of the power we have on hand today. Scala lets you put all that power to use to create highly responsive, scalable, performing
applications.
In this introduction, we?ll take a quick tour of the benefits of functional programming and Scala to show you what makes Scala attractive. In
the rest of this book, you?ll learn how to use Scala to realize those benefits.
Why Scala ?
Is Scala the right language for you ?
Scala is a hybrid functional and object-oriented language. When creating a multithreaded application in Scala, you?ll lean toward a functional
style of programming where you write lock-free code with immutable
WHY SCALA ?
Scala provides an actor-based message-passing model that removes
the pain associated with concurrency. Using this model, you can write concise multithreaded code without the worries of data contention
between threads and the resulting nightmare of dealing with locks and releases. You can retire the synchronized keyword from your vocabularies
and enjoy the productivity gains of Scala.
The benefits of Scala, however, are not limited to multithreaded applications. You can also use it to build powerful, concise, single-threaded
applications and single-threaded modules of multithreaded applications.
You can quickly put to use the powerful capabilities of Scala, including sensible static typing, closures, immutable collections, and
elegant pattern matching.
Scala’s support for functional programming helps you to write concise and expressive code. Thanks to the higher level of abstraction, you can
get more things done with fewer lines of code. The functional style will benefit both your single-threaded applications and your multithreaded
applications.
A number of functional programming languages exist. Erlang, for one, is a nice functional programming language. In fact, Scala’s concurrency
model is very similar to that of Erlang. However, Scala has two significant advantages over Erlang. First, Scala is strongly typed, while Erlang
is not. Second, unlike Erlang, Scala runs on the JVM and interoperates very well with Java.
These two features of Scala make it a prime candidate for use in different layers of enterprise applications. You can certainly use Scala to
build an entire enterprise application if you desire. Alternately, you can use it in different layers along with other languages. You can take
advantage of the strong typing, superb concurrency model, and powerful pattern matching capabilities in layers where they would matter
the most in your applications. The following figure, inspired by Ola Bini’s Language Pyramid (see ‘Fractal Programming’ in Appendix A, on
page 211), shows where Scala may fit in with other languages in an
enterprise application.
An object is said to be immutable if you can?t change its contents once you create it.This eliminates the concerns of managing contention when multiple threads access the object. Java?s String is a great example of an immutable object.
[size=18][color=red]What about other languages on the JVM…Groovy, JRuby, Clojure ?[/color]
[/size]
Scala is by far the only prominent strongly typed language that provides functional style and great concurrency support. JRuby and Groovy are
dynamic languages. They are not functional and do not provide any more solutions for concurrency than Java does. Clojure, on the other
hand, is a hybrid functional language. It is dynamic in nature and so is not statically typed. Furthermore, its syntax is similar to Lisp, which is
not the easiest syntax to work with unless you are familiar with it.
If you are an experienced Java programmer and are battling with Java to implement multithreaded applications, you will find Scala to be very
useful. You can quite easily wrap your Java code into Scala?s actors to provide thread isolation. To communicate between the threads, you can
use Scala?s lightweight API to easily pass messages. Instead of launching threads and immediately limiting concurrency by synchronization,
you can use lock-free message passing to enjoy true concurrency.
If you value static typing and like to benefit from the support offered by the compiler, you will find that the static typing provided in Scala works
for you without standing in your way. You will enjoy typing without having to type as much code.If you are looking for a higher level of abstraction and highly expressive code, you’ll be attracted to Scala?s conciseness. You can get a lot more done with less code in Scala. You will also find the flexibility of Scala when it comes to operators and notations useful for creating domain specific languages.[/quote]
Ficar no Empírico não vai iluminar ninguém aqui neste tópico. Precisamos de provas científicas. O que se pode fazer com scala, que não se pode fazer com java ou c++ ou pascal?
[quote=Mathemathic][quote=serathiuk]
Conhecer a linguagem tudo bem, até fiquei curioso em testar o ‘poder do Scala’. Mas falar que é a linguagem é excelente no ponto de matar outra é sacanagem.[/quote]
Em nenhum momento disse matar, disse que você pode atuar em paralelo com as tecnologias reprojetando suas aplicações.
[quote=Mathemathic]
Se eu sou o médico, eu nunca irei testar um novo procedimento cirurgico sem ter 100% conhecimento sobre, sem tem uma boa experiência, vários casos de sucesso comprovados a longo prazo e sabendo que o procedimento atual ainda me atende com segurança e com qualidade.[/quote]
Agora você mudou de papel para sair da adminstração do hospital e ir pra o laboratório testar, já não entende muito suas responsabilidades outra coisa os mentores de Scala construiram a tecnologia Java, isso já dá boa credibilidade de quem vem divulgando.
Duvido que alguém mexeria em num software bem feito em java, para utilizar scala. Java é fácil de manter.
Pode me passar fontes de projetos importantes que usam scala?
[quote=juliocbq]
Pode me passar fontes de projetos importantes que usam scala?[/quote]
Essa eu respondo pelo Duran: Twitter
http://www.artima.com/scalazine/articles/twitter_on_scala.html
edit: outras ‘empresinhas’ que usam Scala
http://www.scala-lang.org/node/1658
[quote=clone_zealot][quote=juliocbq]
http://www.scala-lang.org/node/1658[/quote]
Outro fake?
Falar que twitter é projeto importante, no mínimo é brincadeira, não!?
Aqui, tudo que você utiliza no dia a dia…
http://qt.nokia.com/qt-in-use
http://worldwind.arc.nasa.gov/java/
O clone não é fake não. A gente fica meio paranóico com o duran com tantos usuários, mas enfim…
Acho que pela quantidade de usuários que o twitter tem, ele é importante sim. Mas eu notei que a maior parte das empresas citadas usa o scala em menor escala (hehehe, perdoem o trocadilho besta). Ou seja, a maioria como integração ou script para cálculo.
Nunca ouvi falar de uma aplicação de grande porte onde a linguagem principal fosse o scala.
O clone não é fake não. A gente fica meio paranóico com o duran com tantos usuários, mas enfim…
Acho que pela quantidade de usuários que o twitter tem, ele é importante sim. Mas eu notei que a maior parte das empresas citadas usa o scala em menor escala (hehehe, perdoem o trocadilho besta). Ou seja, a maioria como integração ou script para cálculo.
Nunca ouvi falar de uma aplicação de grande porte onde a linguagem principal fosse o scala.[/quote]
Pensei que o clone fosse um fake…me desculpem. rsrsr.
O twitter não adiciona em nada para a sociedade na minha opinião.
É impressionante a sua visão de grandeza, quem projetou o twitter também projetou o Blogger serviço esse que o Google acabou comprando !!!
É lamentavel sua observação e pior o ViniGodoy, ficar sobre o muro de não saber onde ter suas reais convicções.
[quote=ViniGodoy]
Nunca ouvi falar de uma aplicação de grande porte onde a linguagem principal fosse o scala.[/quote]
O Clone fez as observações corretas e diretas as perguntas do juliocbq, o problema agora é tratar o assunto com mais profissionalismo e menos amadorismos por parte de quem não quer explorar o assunto.
[quote=juliocbq][quote=clone_zealot][quote=juliocbq]
Outro fake?
[/quote]
Bom, vc provavelmente NUNCA vai fazer na vida um projeto do tamanho do Twitter, então falar que o Twitter não é importante só pode ser uma brincadeira SUA, e de muito mau gosto por sinal.
Você pode não achar o Twitter útil pra vc, aí é outros 500, mas mesmo assim se eu fosse vc revisava seus conceitos, pois tem gente muito importante, inclusive da nossa área, que faz muito bom uso dele, exemplo, Martin Fowler.
[quote=lavh]Bom, vc provavelmente NUNCA vai fazer na vida um projeto do tamanho do Twitter, então falar que o Twitter não é importante só pode ser uma brincadeira SUA, e de muito mau gosto por sinal.
Você pode não achar o Twitter útil pra vc, aí é outros 500, mas mesmo assim se eu fosse vc revisava seus conceitos, pois tem gente muito importante, inclusive da nossa área, que faz muito bom uso dele, exemplo, Martin Fowler.[/quote]
Mesmo que ele fosse completamente inútil (como o Orkut ultimamente tem sido), não é demérito as dimensões dele. Afinal, ele suporta postagens de milhões de pessoas, muitas delas simultâneas, muitas com disparo de SMS, e o serviço funciona muitíssimo bem.
Mas enfim, ignorando o ruído branco do Duran, ainda não vi um projeto que a linguagem principal seja o Scala. Alguém já viu? Eu gostaria muito de conhecer.
Talvez, claro, é porque linguagens como escala e LISP tem chamado a atenção recentemente. E projetos de grande porte não se façam da noite para o dia. Ou, talvez, é porque essas linguagens nem sequer se proponham a serem linguagens de base para uma aplicação inteirinha. Alguém saberia responder?
[quote=ViniGodoy]
Mesmo que ele fosse completamente inútil (como o Orkut ultimamente tem sido), não é demérito as dimensões dele. Afinal, ele suporta postagens de milhões de pessoas, muitas delas simultâneas, muitas com disparo de SMS, e o serviço funciona muitíssimo bem. [/quote]
Nessa resposta temos coerencia e o reconhecimento onde Scala é a linguagem padrão, onde fora observado pelo o Clone, onde Ruby no projeto não foi uma linguagem considerada para back-end como Scala demonstrou com a VM, nem JRuby.
[quote]
Mas enfim, ignorando o ruído branco do Duran, ainda não vi um projeto que a linguagem principal seja o Scala. Alguém já viu? Eu gostaria muito de conhecer.
Talvez, claro, é porque linguagens como escala e LISP tem chamado a atenção recentemente. E projetos de grande porte não se façam da noite para o dia. Ou, talvez, é porque essas linguagens nem sequer se proponham a serem linguagens de base para uma aplicação inteirinha. Alguém saberia responder?[/quote]
Agora é uma questão de boa vontade ao reconhecimento de uma tecnologia que já se mostra superior nos seus feitos e meritos, mas vou buscar maiores informações sim, na certa os projetos atuais Scala é a bola da vez.
[quote=clone_zealot][quote=juliocbq]
[quote]
http://www.scala-lang.org/node/1658
Site off-line
Our website is currently offline for scheduled maintenance, but will be back around 13:45 UTC. Thank you for your patience!
[/quote] :shock: :shock: :shock: :shock: Scala tambem precisa de manutenção. Fato :twisted:
[quote=lavh][quote=juliocbq][quote=clone_zealot][quote=juliocbq]
Outro fake?
[/quote]
Bom, vc provavelmente NUNCA vai fazer na vida um projeto do tamanho do Twitter, então falar que o Twitter não é importante só pode ser uma brincadeira SUA, e de muito mau gosto por sinal.
Você pode não achar o Twitter útil pra vc, aí é outros 500, mas mesmo assim se eu fosse vc revisava seus conceitos, pois tem gente muito importante, inclusive da nossa área, que faz muito bom uso dele, exemplo, Martin Fowler.[/quote]
Exitem projetos de suma importância do que mero lazer. O twitter na minha opinião, por se dizer mais uma vez é inútil.
E pode t5er certeza que o twitter não é um projeto complicado. Não há nada de computação nele.
Não vamos fazer guerra como o Duran…é somente minha opinião.
[quote=fredferrao]
Our website is currently offline for scheduled maintenance, but will be back around 13:45 UTC. Thank you for your patience!
:shock: :shock: :shock: :shock: Scala tambem precisa de manutenção. Fato :twisted: [/quote]
Scala vai alcançar uma maturidade muito mais rápido, isso é fato só no olhar de closure não atindo pelo Java 7, isso é FATO !!!
[quote=ViniGodoy]
Mesmo que ele fosse completamente inútil (como o Orkut ultimamente tem sido), não é demérito as dimensões dele. Afinal, ele suporta postagens de milhões de pessoas, muitas delas simultâneas, muitas com disparo de SMS, e o serviço funciona muitíssimo bem.
Talvez, claro, é porque linguagens como escala e LISP tem chamado a atenção recentemente. E projetos de grande porte não se façam da noite para o dia. Ou, talvez, é porque essas linguagens nem sequer se proponham a serem linguagens de base para uma aplicação inteirinha. Alguém saberia responder?[/quote]
Então pra vc a linguagem base do twitter é aquela do site que manda 140 caracteres pela web?
Faça me o favor…
[quote=Mathemathic][quote=ViniGodoy]
Mesmo que ele fosse completamente inútil (como o Orkut ultimamente tem sido), não é demérito as dimensões dele. Afinal, ele suporta postagens de milhões de pessoas, muitas delas simultâneas, muitas com disparo de SMS, e o serviço funciona muitíssimo bem. [/quote]
Nessa resposta temos coerencia e o reconhecimento onde Scala é a linguagem padrão, onde fora observado pelo o Clone, onde Ruby no projeto não foi uma linguagem considerada para back-end como Scala demonstrou com a VM, nem JRuby.
[quote]
Agora é uma questão de boa vontade ao reconhecimento de uma tecnologia que já se mostra superior nos seus feitos e meritos, mas vou buscar maiores informações sim, na certa os projetos atuais Scala é a bola da vez.[/quote]
O Duran, numa boa, se você quer usar Scala em seus projetos, não hà problema nenhum, é apenas mais uma linguagem. Só não tenta impor suas idéias nas outras pessoas.