Como eu falei, não é necessário fechar os olhos para outras linguagens. O que sou contra é você assumir que a troca de uma linguagem para outra é uma operação sem custo. Obviamente, quando se troca de empresa, você terá que se adaptar ao mercado mas, como gerente de projetos dentro de uma mesma empresa, acho imprudente negligenciar os custos de treinamento/aprendizado.
Aliás, muitas tecnologias novas sequer irão se fixar no mercado. Por isso, ser um pouco conservador também pode poupar custos.
[quote=mochuara]
b e c não precisam nem ser respondidas. Pelo visto vc nunca usou uma linguagem diferente de Java na JVM, senão saberia que o que já existe em Java não precisa ser necessariamente substituido.[/quote]
Obviamente que já usei outras tecnologias na JVM, aliás, sou um dos que posta sobre Groovy no fórum, pois já o usei muito a fundo. Inclusive, já abri até bug reports para o groovy, e apresentei correções para alguns erros da linguagem:
http://jira.codehaus.org/browse/GROOVY-2392
Mas nesse caso, você está mantendo a plataforma, que é a VM. Estou falando num contexto mais amplo e, pode ver no meu post anterior, eu falei em linguagem/plataforma, não só em linguagem.
Aliás, não entendo pq no GUJ agora o padrão está se tornando responder como o thiagosc responde. Você mesmo se inflamou no tópico dele onde ele pressupos que você nunca tinha usado uma linguagem de funcional. Então, por favor, vamos prossupor aqui que nós sabemos do que estamos falando.
Talvez o Scala não precise, até porque o Hibernate faz mapeamento objeto relacional, e scala nem sequer é OO, e sim funcional.
Mas eu estava falando do serviço de persistência, e isso uma aplicação scala irá exigir. O que eu quis dizer, simplesmente, é que haverá necessidade de APIs para resolver muitas vezes os mesmos problemas, e você não terá que descobrir que APIs são essas. Existe o custo de se atrelar a um fornecedor, e esse fornecedor precisa ser confiável, ou você ficará na mão em longo prazo. Novamente, é um problema não só técnico, mas também administrativo. Numa troca de paradigma, você ainda pode ser surpeendido pelo contrário: problemas que você não tinha no paradigma anterior, e que terá no novo, e aí você descobre que aquela linguagem não era realmente a panacéia.
Não precisa ir muito longe. Recentemente troquei do Java para o C#, duas tecnologias praticamente iguais. Entretanto, no C#, tive que descobrir que APIs usar para persistência, ou para inversão de controle. Sabia que existia o Spring e o Hibernate para C#, mas eles teriam a mesma confiabilidade? Usariam os recursos do C# com eficiência? Muitas versões para outras linguagens não são tão boas fora de seu ambiente original. E o que usar para gerar relatórios? Não adianta, trocou a tecnologia, novas curvas de aprendizado, novas descobertas de fornecedores, etc. E tudo isso é custo.