*** Postei originalmente no fórum de certificações, mas algumas pessoas viram, mas nenhuma opinou. Então trouxe para o forum do pessoal que está no meu objetivo final pois talvez tenham mais tato sobre o assunto.
Pessoal, estou planejando obter a SCEA nos próximos 12-18 meses. Alguém aqui possui ela? Poderia esclarecer o processo para obte-la?
Sobre leituras recomendadas, o que vocês conhecem, simulados, etc
Estava vendo esse livro SCEA - GUIA DE ESTUDO EXAME 30 - 051 (que é de 2008 ) mas no site da SUN a prova atual é 052 . Mudou muita coisa?
Além desse livro, planejo ler Use a Cabeça Design Patterns e o livro de arquitetura empresarial do Martin Fowler.
É o suficiente? Ultimo caso, pensei em fazer curso mesmo devido a ser uma prova de conteúdo e avaliação mais extensa. A Caellum possui um mas apesar da ementa parecer excelente o tempo de curso (40hs) me deixou com um pé atrás. ** Uma atualização aqui, pretendo ir na escola para ver pessoalmente o método, hoje um professor de lá entrou em contato… mesmo assim, pensei no curso após ler um dos livros, quero estar familiarizado com certas siglas… meu ambiente de trabalho não usa tantas quanto as vistas nos materiais didáticos ***
Bom por enquanto foram essas linhas de raciocínio que tomei, espero obter mais informações do pessoal aqui.
A SCEA cobra muita experiêcia sua como arquiteto. Há muitos livros que devem ser lidos (GoF, Core J2EE Patterns, SCEA Study Guide) mas tem muita coisa que só se aprende no dia-a-dia mesmo. E o material específico para essa prova é bem escasso mesmo (nem se compara com o que se acha para a SCJP por exemplo).
Na Caelum, o curso FJ-91 não é um preparatório para a certificação apenas. Abordamos os assuntos cobrados na prova mas vamos além, mostrando aquilo que consideramos relevante a um arquiteto Java independente da opinião oficial da Sun. (Exemplo: na prova, JSF e EJB é resposta pra quase tudo, no curso avaliamos Spring, Struts1/2 e outros) É um curso para arquitetos Java para o mercado, não só para o canudo da certificação.
E se passar aqui na Caelum esses dias, me procura pra gente conversar pessoalmente…
Realmente, estava procurando uma orientação sobre essa certificação… queria entender melhor o processo (são várias etapas) e queria ouvir um feedback de alguém que já obteve.
No meu trabalho já existe um modelo definido e que funciona bem, com pouca ou nenhum ajuste para as necessidades do dia a dia. O interesse no livro do Martin Fowler (com um auxilio do Head first Design patterns, se necessário), justamente era me atualizar com outros conceitos existentes no mercado, o curso da Caelum serviria para obter conhecimento mais prático e poder ter pessoas para discutir idéias e finalmente o study guide seria para passar na prova que é a primeira etapa.
Foi uma linha de estudo que preparei para a prova… no dia a dia, o que eu preciso é abrir a mente para novas formas de solucionar problemas, pois normalmente no ambiente de trabalho, tende a se fechar no modelo da empresa.
Nessa semana devo passar na Caelum para conversar. Valeu pela resposta. Pelo visto são poucos no forum que possuem a SCEA ou estão com pretensão de obte-la.
Para tirar a SCEA 5, você tem que passar por três provas:
A primeira é uma prova de múltipla escolha, com 64 questões. Para ser aprovado, é necessário acertar 57%. Na segunda prova você tem que elaborar um projeto e enviar para a Sun. Nesta fase é preciso ter 71% de acerto para aprovação. Na última prova, são feitas 8 questões referentes ao projeto que você fez, e nessa é preciso acertar 90%.
Essa certificação é uma das mais difíceis de tirar. Recomenda-se que o candidato tenha um bom tempo de experiência com as tecnologias envolvidas (Design Patterns, EJB3, Web Services, Arquitetura em geral).
Há alguns mocks para auxiliar na preparação, como o do Whizlabs:
Pra não falar que eu não estudei pra prova, eu li o J2EE Design Patterns, de 2003(acho)
Ele tem os patterns do J2EE mais antigo, mas muitas das soluções daquela época ainda são utilizáveis, mesmo que modificadas.
Já tinha lido metade do livro do GoF.
E só.
O resto, realmente, é experiência. Apesar de nunca ter feito o papel de arquiteto numa aplicação, sempre trabalhei lado-a-lado com arquitetos de software muito bons, e isso permitiu que eu crescesse muito.
Mesmo com os meus parcos 5 anos de experiência como programador, posso te dizer que a prova não é nenhum monstro, vc só tem que ter uma análise crítica muito boa de cada situação colocada pra vc.
Claro, isso é da primeira parte.
A segunda eu ainda estou planejando quando começar. Quero dar uma lida na Mundo Java desse mês, que tem uma aplicação do mesmo nível da certificação(é oq a revista diz. Se alguém já leu, dê o seu feedback).
E, alias, alguém sabe quanto tempo depois da primeira prova eu tenho pra fazer a segunda? E a terceira?
Eu tenho medo é da terceira. Mesmo sabendo que eu não teria problemas em responder nada, o que me assusta é o meu inglês. A minha escrita é bem fraquinha. Leio tranquilo, mas escrever me complico =/