Scja

Muito bom ter você aqui Marcelo, é sempre muito bacana ver que pessoas como você procuram pelas opiniões das pessoas que vos tem acesso para que possam sempre melhorar o trabalho e com isso nós também ganhamos bastante tendo um material de maior qualidade.
Realmente o seu livro é a única fonte em português direta para essa certificação e ajuda muito, mas como já foi salientado há algumas coisas que podem melhorar para deixar, ai sim, um guia definitivamente completo para a prova.
Como uma recomendação acredito que, como já foi dito, um pouco mais de conteúdo nas partes de tecnologia servidor e servidor seria excelente.
No que precisar para o livro estou disposto a ajudar.

Abraços.

Oi Higor, obrigado pelo retorno.

Não gostaria de fazer deste um fórum sobre meu livro nem nada, como disse antes por favor me mande um mail com críticas e sugestões, todas serão lidas, bem vindas e respondidas.

Sobre a parte servidor, não foquei muito por que, na pesquisa para realizar o livro (em fóruns em inglês), obtive um feedback de que essa é a parte menos cobrada na prova. E quando a fiz, antes da publicação do livro, realmente era verdade.

Tem um capítulo, por exemplo, sobre UML. É um capítulo bem enxuto, não tem quase nada. Quem conhece/usa UML pode olhar alí e dizer “que porco esse capítulo, deveriam crucificar esse autor, vamos acender nossas tochas e o queimar vivo”, mas é o que o exame cobre. Como disseram numa resposta anterior, não é um livro pra aprender Java, mas pra quem já conhece a linguagem e quer passar na prova.

Mas o lance de dizer que lenght é um método e não um atributo realmente é pisada na bola e passou :oops: . Com certeza acertarei numa próxima revisão.

[quote=marcelocastellani]Oi Higor, obrigado pelo retorno.

Não gostaria de fazer deste um fórum sobre meu livro nem nada, como disse antes por favor me mande um mail com críticas e sugestões, todas serão lidas, bem vindas e respondidas.

Sobre a parte servidor, não foquei muito por que, na pesquisa para realizar o livro (em fóruns em inglês), obtive um feedback de que essa é a parte menos cobrada na prova. E quando a fiz, antes da publicação do livro, realmente era verdade.

Tem um capítulo, por exemplo, sobre UML. É um capítulo bem enxuto, não tem quase nada. Quem conhece/usa UML pode olhar alí e dizer “que porco esse capítulo, deveriam crucificar esse autor, vamos acender nossas tochas e o queimar vivo”, mas é o que o exame cobre. Como disseram numa resposta anterior, não é um livro pra aprender Java, mas pra quem já conhece a linguagem e quer passar na prova.

Mas o lance de dizer que lenght é um método e não um atributo realmente é pisada na bola e passou :oops: . Com certeza acertarei numa próxima revisão.

[/quote]

Se não me engano também não é um atributo, e sim um synthatic sugar que se parece com um atributo.

Fiz a prova hoje…

Passei…

estudei pelo livro em português citado nesse tópico.

O livro tem alguns erros básicos, mas ele aborda todo conteúdo da prova.

Li o livro um dia antes da prova… rs… mas já tenho 1 ano de experiencia com desenvolvimento java web…

proximo passo SCJP…

Tb passei na prova,

Achei o livro bom, mas ele poderia ter dado uma introduçaozinha da parte d EJB tecnologia do servidor, como falar um pouco d EJB. Comprei o Whizlabs, depois arrependi… rs, nem deu tempo p fazer prova nele direito… mas é isso ai!

Parabéns aos certificados.

Synthatic Sugar é um assunto ótimo pra discussão hehehehe, mas não vamos começar aqui isso…

Dá mais posts do que o fim do Java, ou programadores poliglotas ou mesmo do que a velha e carcomida Java versus .NET…

Pessoal,

Primeiramente quero comentar sobre a certificação SCJA.

Discordo de quem diz que é uma prova para gerentes de projeto e afins. Quem gerencia projetos não tem nenhuma responsabilidade por entender código ou UML. A função do gerente de projetos é cuidar do ciclo de vida do mesmo e assuntos relacionados a Escopo, Recursos, Tempo, Aquisição, Riscos, Qualidade, Custos e Integração, sendo assim, se ele tiver que saber algo sobre código ele é lider técnico ou algo similar.

Discordo também de quem diz que a prova não vale nada ou que não agrega nenhum conhecimento. Infelizmente essa prova só apareceu agora, pois na minha concepção, deveria ser um requisito para fazer a prova de programmer. Desta forma a prova de programmer poderia abordar diagramas UML nas questões, bem como se focar em assuntos ainda mais avançados da linguagem, deixando as coisas mais básicas e introdutorias para a prova de associate.

Eu fiz a prova de associate após a programmer e web component developer e eu diria que foi uma experiencia muito interessante estudar tópicos de UML, RMI, JNDI, Swing, AWT e afins, obviamente, mesmo que de forma superficial.

Se eu pudesse dar um conselho a todos, seria: Faça a prova de Associate antes da prova de programmer, pois de que adianta querer ir a fundo nos conceitos de Threads, Collections, java.lang, etc, sem ter uma noção (overview) do que é a linguaguem e do que ela é capaz.

A respeito do livro citado, eu comprei o mesmo e o considero bom (como guia de estudos, não como fonte exclusiva de conhecimento), e o autor é muito sincero ao descreve-lo exatamente como um guia para saber do que se trata a prova, abordando de forma superficial cada tema.

O unico problema que considero são os erros, principalmente na parte de UML (conceitos e diagramas de agregação e composição confusos), mas entendo que é uma versão ainda inicial e pode ser atualizada pelo autor.

Recomendo utilizar o Whizlabs e também os simulados da Sun Learning Connection, são excelentes e refletem as questões cobradas na prova.

Abraços,

Rodrigo

Concordo com o colega acima…

Inclusive, eu fui motivo de chacotas qd contei a alguns colegas q fiz essa prova… mas achei a prova muito interessante, principalmente por abordar UML…

Um comentário sobre a prova, não sei se aconteceu com alguém aqui da lista… mas comigo, apareceu uma questão totalmente nada haver… sem sentido nenhum…

(analogia)

Era tipo:

Marque as duas verdadeiras:

• O carro subiu na calçada;
  • A borboleta andou na praia;
  • O boné é preto;
  • O pendrive caiu;
  • A maça escorregou…

rs

Mas, era como se o sistema não tivesse colocado uma afirmação introdutória… por exemplo: Sobre swing pode-se afirmar… etc…
juro por Deus… eram respostas totalmente sem sentido…

aí eu fui no chute mesmo…

e era de multipla escolha ainda…

No mais… gostei da prova…

Infelizmente todos os campos da existência humana são cercados de preconceito, e esse sempre é oriundo da falta de conhecimento. Quem fez a prova sabe que vale a pena, pelo conteúdo pedido. Desenvolver é mais do que escrever ifs e fors.

A SCJA deveria ser obrigatória para o SCJP com certeza. Agregaria muito a SCJP.

Sobre os erros no livro, como disse, serão corrigidos na próxima edição com certeza.

Caro Marcelo, estudei pelo seu livro.
Parabéns pelo livro. Ele realmente aborda todo o conteúdo da prova.
Só falta falar mais sobre EJB.

Se precisar de ajuda aí para a próxima edição… estou à disposição!!!

att

Oi galera, essa certificação está custando atualmente 330,00 reais. Assim como todas outras
certificações Java populares (ex: Arquiteto, Programador, Desenvolvedor etc). Detalhe: A
Sun está com uma promoção interessante… Veja no site dela na parte de certificação…

Sucesso, André AS.

[quote=diego2005]

Acho que ela não é tão importante como a de programador e outras,m mas nunca é de mais ter mais uma certificação no curriculo :wink: .

E pra animar, ela custa a metade do preço de uma SCJP…[/quote]

Galera
estou começando a aprender java agora de forma mais aprofundada, faço ciência da computação e estou pensando tirar uma certificação no próximo ano.
qual livros devo estudar