Pessoal,
Primeiramente quero comentar sobre a certificação SCJA.
Discordo de quem diz que é uma prova para gerentes de projeto e afins. Quem gerencia projetos não tem nenhuma responsabilidade por entender código ou UML. A função do gerente de projetos é cuidar do ciclo de vida do mesmo e assuntos relacionados a Escopo, Recursos, Tempo, Aquisição, Riscos, Qualidade, Custos e Integração, sendo assim, se ele tiver que saber algo sobre código ele é lider técnico ou algo similar.
Discordo também de quem diz que a prova não vale nada ou que não agrega nenhum conhecimento. Infelizmente essa prova só apareceu agora, pois na minha concepção, deveria ser um requisito para fazer a prova de programmer. Desta forma a prova de programmer poderia abordar diagramas UML nas questões, bem como se focar em assuntos ainda mais avançados da linguagem, deixando as coisas mais básicas e introdutorias para a prova de associate.
Eu fiz a prova de associate após a programmer e web component developer e eu diria que foi uma experiencia muito interessante estudar tópicos de UML, RMI, JNDI, Swing, AWT e afins, obviamente, mesmo que de forma superficial.
Se eu pudesse dar um conselho a todos, seria: Faça a prova de Associate antes da prova de programmer, pois de que adianta querer ir a fundo nos conceitos de Threads, Collections, java.lang, etc, sem ter uma noção (overview) do que é a linguaguem e do que ela é capaz.
A respeito do livro citado, eu comprei o mesmo e o considero bom (como guia de estudos, não como fonte exclusiva de conhecimento), e o autor é muito sincero ao descreve-lo exatamente como um guia para saber do que se trata a prova, abordando de forma superficial cada tema.
O unico problema que considero são os erros, principalmente na parte de UML (conceitos e diagramas de agregação e composição confusos), mas entendo que é uma versão ainda inicial e pode ser atualizada pelo autor.
Recomendo utilizar o Whizlabs e também os simulados da Sun Learning Connection, são excelentes e refletem as questões cobradas na prova.
Abraços,
Rodrigo