SCJD - Não é valorizada

[quote=luistiagos]
eu sei… mas o tempo que vc leva desde o inicio ate o final para ambas é semelhante… a burocracia pra conseguir tmb… é bem mais proveitoso vc usar este tempo em uma de arquiteto do que nesta… pois pra ter a de arquiteto vc tenque manjar muito de desenvolvimento e de muita coisa a mais que a SCJD… por isto compensa estudar um pouquinho mais e tirar a de arquiteto…[/quote]

Em partes…

Um projeto de Arquiteto você realmente deve ter um conhecimento muito mais amplo, e não somente de Java SE, mas também de Java ME e Java EE. Em termos de conteúdo é incomparável quanto ao SCJD.

No entanto o único quesito de desenvolvimento que é requerido pela SCEA é a modelagem UML. Note que em um projeto para arquiteto não há nenhuma linha de código java escrita.

Em resumo, a certificação de Arquiteto não te avalia em questões de desenvolvimento de código fonte (organização, documentação, simplicidade, fácil leitura, lógica de implementação) que a Developer te avalia.

Para mim, uma completa outra.

Há algum tempo atrás eu escrevi em meu blog sobre este assunto, e ali consigo expor melhor a minha idéia. Se tiver interesse, você poderá ler o texto neste link: http://blog.eltonk.com.br/certificacoes/2009/01/o-caminho-das-melhores-pedras-para-profissionais-java.java

Abraços

Pois é. Baixei o assignment desta certificação a 18 meses atrás e até agora está parado com menos de 10% desenvolvido. :frowning:

Eu prometi para mim mesmo no reveillon de 2008 para 2009 que tiraria esta certificação ainda este ano. Já estamos na segunda metade de agosto e nada. :frowning:

Acho que este é o grande problema desta certificação. Demanda um tempo e um esforço bem grande, o que faz com que muitos candidatos fiquem pelo caminho (eu corro sério risco de ficar nessa). Com isso, poucos candidatos a concluem e ela não se torna muito conhecida. O fato de exigir que a aplicação use swing faz muitos desinformados pensarem que é uma certificação de swing. O fato de poucas pessoas usarem swing afasta ainda mais possíveis candidatos que preferem estudar coisas mais voltadas ao mercado web.

Outro complicador é o RMI xor sockets. Do pessoal que faz essa certificação, dá para afirmar que pelo menos 90% preferem o RMI por bons motivos. E RMI não é uma das tecnologias mais difundidas e utilizadas por aí e há uma boa parte do mercado com aversão a ela. Desenvolver uma solução boa com sockets é de fato algo ainda mais difícil e trabalhoso.

E também tem aquele negócio que já citaram acima: praticamente ninguém em pleno 2009 considera de implementar os detalhes de baixo nível de escrever um mini-SGBD multi-threaded usando arquivos binários. Aqui decididamente está se reinventando a roda e 90%* do pessoal por aí a fora prefere utilizar alguma coisa já pronta, 9,9%* faz isto porque são iniciantes que não tem ideia do que estão fazendo e apenas 0,1%* faz isso sabendo o que está fazendo e com um bom motivo.

Todos estes fatores tendem a deixar esta certificação pouco popular (e na minha visão pessoal, muito valorizada). No entanto, devido ao fato dela não ser popular, poucas a conhecem e acabam tendo a ideia errônea de “certificação swing”, o que a deixa injustamente desvalorizada no mercado.

O fato de ela não ser atualizada a muito tempo faz alguns acharem que é obsoleta. Pode parecer que pouca gente pensaria isso, mas pelo que andei observando por aí, é mais gente do que normalmente se imaginaria ser. Estas pessoas ignoram o fato de que os requisitos desta certificação exigem que uma versão não mais que 18 meses ultrapassada seja usada (atualmente apenas o java 6 uma vez que o java 5 já está ultrapassado em 37 meses), e que portanto esta certificação se mantém atualizada sozinha, sem precisar de update.

Há mais um fator complicador: Já vi gente falando besteira acerca desta certificação em palestras sobre certificação (onde o foco normalmente é SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA), reforçando a ideia errônea e absurda de que esta é uma certificação ultrapassada de swing.

• Estatística medida com o Istatistical Chutator Tabajara

Realmente o povo pensa que é uma “certificação swing”! :shock: A 4 anos atrás, também pensava a mesma coisa. No meu assignment, percebe-se claramente o esforço da especificação para NÃO citar a palavra Swing, citando-a, apenas, uma ÚNICA vez e com cuidado:

Definitivamente, essa certificação não tem nada a haver com Swing. Eles exigem Swing por motivos simples:

1. trata de uma aplicação real e,
  2. toda aplicação, normalmente, deve mostrar algo para o usuário e,
  3. todo desenvolvedor que se preze, deve saber pensar na interface (GUI) do usuário, independentemente do framework utilizado para isso e,
  4. Swing são Java Foundation Classes!
    Mas, como já foi citado muito bem pelo eltonk e outros que conhece o assunto, o objetivo NÃO é avaliar o domínio sobre os componentes Swings, mas sim o domínio no desenvolvimento de aplicações no geral como citado pela kathy Sierra, (primeiro post).

Quanto a questão citada de que muitos deixa de lado porque tem que usar Sockets, RMI, escrever um mini-SGBD (mini mesmo, literalmente), usar wait(), notifyAll(), RandomAccessFile, etc, fala sério! As pessoas esquecem que, usar essas coisas fazem parte do “Foundation Java developer” verdadeiro. O povo só sabe pensar em Tomcat, JBoss e seus “satélites” e esquecem que, muitas vezes uma simples RMI, pode ser muito mais útil, simples e eficaz do que colocar um JBoss no ar com uma montanha de frameworks.

[quote= eltonk]…
Para mim, uma completa outra.
… [/quote]
Exatamente!!! :thumbup:

Passa o tempo e tem sempre alguem jogando pedra nas certificações, gozado que é sempre quem não as tem =/ … Acho que o cara falar que " a certificação leva muito tempo pra ser feita ", acho que essa é uma opinião válida desde que exista " experiencia comprovada " ( termo usado nessa thread mesmo ) … se uma pessoa NUNCA FEZ ou TENTOU fazer, como raios vai saber o tempo que demora ou a dificuldade embutida !!!

Assim como o victor destacou, realmente da uma trabalhão, você precisa ter foco, disciplina, dedicação e o mais importante tempo livre. Eu levei 3 meses pra finalizar meu projeto e 1 mes e meio esperando o resultado, valeu muito a pena. Te da outra visão sobre desenvolvimento, talvez se você já está no mercado de desenvolvimento a 10 anos, com toda experiencia… realmente não vale o ESFORÇO, pois assume-se que todo o conhecimento que a prova visa agregar, voce ja tenha obtido no mercado… portanto manda ver direto na de Arquiteto.

E a velha historia sobre valorizar ou nao a certificação no curriculo, depende da empresa… =/
Já vi empresas onde a certificação foi colocada na “ficha” do funcionario como " curso de java avançado " :S

[]s

Por que essa certificação não é popular:

1 - Porque essa certificação exige maturidade no desenvolvimento. Quem faz uma boa prova pra SCJD é um desenvolvedor experiente e com ampla visão do mundo java;

2 - Porque não tem Mock Exams. Convenhamos: é muito fácil comprar um livro da Katty Sierra, fazer 500 mil questões simuladas e depois fazer a prova real com questões quase iguais. É praticamente um decoreba. Tanto que tem muita gente aí certificada que não sabe programar, o que é decepcionante;

3 - Porque tem que lidar com questões complexas de infra-estrutura. O pessoal quer usar jsf, hibernate e afins que já dão tudo de mão beijada. Novamente aqui fica claro que o problema é falta de maturidade. Um programador experiente vai fazer chover com RMI e Sockets;

4 - Porque nas vagas de emprego não se vê SCJD. É o típico efeito manada: o cara vê SCWCD na vaga de emprego, tira a certificação, daí o amigo acha legal e faz também e assim sucessivamente;

5 - Porque você deve escrever em inglês. Muitos conseguiriam até fazer uma prova de marcar em inglês, mas escrever exige um conhecimento maior da língua.

Enfim, a SCJD e SCEA são para aqueles que dominam Java e Java EE respectivamente.

fabiocsilva, tira da sua assinatura scjp, pois qualquer um compra o livro e faz os exercícios… para que colocar ae na assinatura?

Talvez eu tenha me expressado mal. A questão não é fazer os exercícios do livro, mas sim pegar um pacote de mock exames com trocentas questões idênticas as da prova. Tem gente que nem estuda, só vai decorando as respostas dos mocks e passa. Considero essa prática quase fraudulenta. Por esse aspecto eu valorizo meu certificado porque eu me preparei para dominar os assuntos e não somente para fazer a prova.

Desculpe, é que eu acabei de fazer a prova, ralei para caramba para passar, e me acresentou muito…, vejo que na Pós graduação os alunos não entendem a sintaxe dos Listeners… pois não sabem como funciona uma classe anônima como local de método… e outras coisas que tem me beneficiado muito, então quando alguém diz que qualquer um tira, acho sacanagem, pois até para “burlar” o teste, você tem que decorar as questões e entender o conceito…
Eu fiz o testKiller, e cairam umas tres questões… tive que fazer 57…

Bem me desculpe se falei m…

Att.