Pois é. Baixei o assignment desta certificação a 18 meses atrás e até agora está parado com menos de 10% desenvolvido. 
Eu prometi para mim mesmo no reveillon de 2008 para 2009 que tiraria esta certificação ainda este ano. Já estamos na segunda metade de agosto e nada. 
Acho que este é o grande problema desta certificação. Demanda um tempo e um esforço bem grande, o que faz com que muitos candidatos fiquem pelo caminho (eu corro sério risco de ficar nessa). Com isso, poucos candidatos a concluem e ela não se torna muito conhecida. O fato de exigir que a aplicação use swing faz muitos desinformados pensarem que é uma certificação de swing. O fato de poucas pessoas usarem swing afasta ainda mais possíveis candidatos que preferem estudar coisas mais voltadas ao mercado web.
Outro complicador é o RMI xor sockets. Do pessoal que faz essa certificação, dá para afirmar que pelo menos 90% preferem o RMI por bons motivos. E RMI não é uma das tecnologias mais difundidas e utilizadas por aí e há uma boa parte do mercado com aversão a ela. Desenvolver uma solução boa com sockets é de fato algo ainda mais difícil e trabalhoso.
E também tem aquele negócio que já citaram acima: praticamente ninguém em pleno 2009 considera de implementar os detalhes de baixo nível de escrever um mini-SGBD multi-threaded usando arquivos binários. Aqui decididamente está se reinventando a roda e 90%* do pessoal por aí a fora prefere utilizar alguma coisa já pronta, 9,9%* faz isto porque são iniciantes que não tem ideia do que estão fazendo e apenas 0,1%* faz isso sabendo o que está fazendo e com um bom motivo.
Todos estes fatores tendem a deixar esta certificação pouco popular (e na minha visão pessoal, muito valorizada). No entanto, devido ao fato dela não ser popular, poucas a conhecem e acabam tendo a ideia errônea de “certificação swing”, o que a deixa injustamente desvalorizada no mercado.
O fato de ela não ser atualizada a muito tempo faz alguns acharem que é obsoleta. Pode parecer que pouca gente pensaria isso, mas pelo que andei observando por aí, é mais gente do que normalmente se imaginaria ser. Estas pessoas ignoram o fato de que os requisitos desta certificação exigem que uma versão não mais que 18 meses ultrapassada seja usada (atualmente apenas o java 6 uma vez que o java 5 já está ultrapassado em 37 meses), e que portanto esta certificação se mantém atualizada sozinha, sem precisar de update.
Há mais um fator complicador: Já vi gente falando besteira acerca desta certificação em palestras sobre certificação (onde o foco normalmente é SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA), reforçando a ideia errônea e absurda de que esta é uma certificação ultrapassada de swing.
-
- Estatística medida com o Istatistical Chutator Tabajara