SCJP 5.0 cai muito REGEX?

Ai galera cai muitas questões de regex na prova? As questões exploram muito a interpretação da “linguagem” regex? Ou é só o básico? Tem pegadinhas disso?

Ainda não vi ninguém que fez a prova falando sobre dificuldade com isso, então não deve ser um bicho de 7 cabeças, ou é?

Não cai expressões regulares na prova, mas cai formatação de Strings.

Valeu Mauricio mas creio que no SCJP 5.0 cai sim.
É o Objetivo 3.5 do exame.

Ops, falha nossa então, vi agora no livro que tem isso mesmo :stuck_out_tongue:

Pelo tamanho da parte (2 páginas) acho que não cai muito não.

Daqui a pouco eu vou fazer o teste do cap 6 para ter uma noção, mas usando REGEX pode ter muita pegadinha de interpretação. Eu nunca trabalhei muito com regex ai se ficar complicado eu não entendo direito.

Mas como usar regex em Java é bem fácil. No cap. ele fala muito dos caracteres do scape, para prestar atenção. Acho que só deve cair o básico.

que livro vcs se refere?.. o que seria REGEX nunca ouvi falar!!

opa tenho ele, mas ainda n começei a ler!!

Sobre este assunto como no capítulo do livro, sobre “Parsing, Tokenizing, and Formatting” tive dificuldade no começo em responder logo a 1ª pergunta do mesmo livro mencionado no capítulo 6, dá página 493. Segue abaixo:

[code]
import java.util.regex.*;

class Regex2 {

public static void main(String[] args) {

    Pattern p = Pattern.compile(args[0]);
    Matcher m = p.matcher(args[1]);

    boolean b = false;

    while(b = m.find()) {
        System.out.print(m.start() + m.group());
    }
}

}
[/code][quote]
And the command line:

java Regex2 "\d*" ab34ef

What is the result?

A. 234
B. 334
C. 2334
D. 0123456
E. 01234456
F. 12334567
G. Compilation fails.[/quote]

Errei duas vezes seguidas, e só consegui entender então quando botei para rodar, mesmo tendo lido o capítulo todo. Acho que eu não estava em um dia de sorte.

Acho que quanto a este assunto é quase certo cair uma questão deste tipo, ainda ressaltando os quantificadores: [?, *, e +] em junção das classes Matcher e Pattern, ou talvez abordando o uso do Scanner, assim como o uso dos métodos printf/format.

Achei interessante também a questão 9:

[quote]Which will compile and run without exception? (Choose all that apply.)

A. System.out.format("%b", 123);
B. System.out.format("%c", “x”);
C. System.out.printf("%d", 123);
D. System.out.printf("%f", 123);
E. System.out.printf("%d", 123.45);
F. System.out.printf("%f", 123.45);
G. System.out.format("%s", new Long(“123”));
[/quote]

Mais uma vez redobrar a atenção. Aparentemente parece complicado, mas só a prática, no código mesmo, o levará a ótimas conclusões. Mãos à obra!!!

:smiley:

Achei interessante uma pegadinha, de uma simulado que estava fazendo agora da MasterExam, em que é muito parecido com esta 1ª questão que mencionei, sendo que na linha de execução ao invés de ser:

seria

E adivinhem qual seria a resposta, … Erro em tempo de execução. Vejam o que apareceu no meu console:

Enfim, olhem bem o que cada quantificador faz. Agora quanto ao que o livro menciona que não cairá na prova quanto aos tipos como abaixo:

[quote]? is greedy, ?? is reluctant, for zero or once

  • is greedy, *? is reluctant, for zero or more
  • is greedy, +? is reluctant, for one or more[/quote]

Eles mencionam que precisamos apenas saber sobre o tipo greedy, que são os relatados acima, conforme citação retirada do livro na página 479, abaixo:

Acho que a resposta seria conforme outro tópico que agente debateu sobre as classes que seriam usadas ou não do pacote io. Vamos acreditar.

Na minha prova não caiu nenhuma questão de regex, mas pode ter sido aleatório. Mas nessa questão do simulado, não caiu operadores reluctant, foi um operador greedy… inválido.

REGEX = Regular Expressions = Expressòes Regulares. Este é um conceito que existe em diversas linguagens de programação, tratando de casamento (ou não) de padrões pré-definidos em textos, arquivos, etc.

Abraço!

Valeu Douglas o bom era mais opiniões de quem fez a prova, para saber se realmente cai pouco no exame.

Valeu

Na minha prova caiu uma questão, mas era bem simples.

REGEX = Regular Expressions = Expressòes Regulares. Este é um conceito que existe em diversas linguagens de programação, tratando de casamento (ou não) de padrões pré-definidos em textos, arquivos, etc.

Abraço![/quote]

O livro é o que o Maurício Linhares mencionou neste mesmo tópico mais acima, possui uma imagem. Quanto ao regex, é isso mesmo que você mencionou, inclusive outras linguagens como Perl também possui este recurso.

Segue alguns links interessantes sobre expressões regulares em java.

:wink: Fallow!

tambem estou me preparando pra scjp 5 mais ainda não estou no tópico não, acabei a parte de serialização…

vamos pra frente…

previsão passar setembro so nos simulados e revisão e fazer a prova em outubro…

boa sorte a todos

:smiley: