SCJP 6 - Passei! Graças a Deus!

Olá amigos,

Graças a Deus depois de muito estudo e dedicação, consegui passar no exame da Sun.
Fiz o Exame ontem 06/08/2010 na Impacta.

Mas antes de comentar sobre a prova…

Quero agradecer muito A Deus que me deu muita força todos esses dias, pois dedico todo esse esforço a minha familia, minha mulher e minha filha, é por elas que me esforço sempre todos os dias.

O que me motivou:

Bem, o que me motivou muito a conseguir essa certificação foi o fato de que sempre gostei muito de programação, porem ainda não tinha conseguido uma oportunidade de atuar na área de programação, pois exigem sempre experiência para se obter um salário razoavel, mas como tenho mulher e filha, ficava dificil sair da area de suporte e entrar como aprendiz em uma empreza ganhando menos. Sempre trabalhei com Suporte + de 6 anos. E Depois de perder algumas vagas de emprego por não possuir tais requisitos, decidi entrar de vez e como não havia trabalhado com Desenvolvimento de software ainda. Pensei logo na certificação, pois apesar da falta de experiencia comprovada, a certificação ia me dar uma base melhor e tb ia compensar um pouco a falta de experiencia em carteira.

Decidi então que para eu efetivamente conseguir mudar de área era o melhor caminho que eu poderia seguir.

Como me preparei:

Segui as dicas de diversos membros desse forum, comecei comprando os livros e estudando muito em casa todos os dias. CHegava a estudar das 19:00 até 23:00 direto sem parar. Alguns dias é claro, não conseguia estudar por conta do trabalho com suporte e tb a atenção da familia que é muito importante. Por 3 Meses me dediquei ao máximo todo o tempo que pude.
Comprei o Livro da Katy e li inteiro com calma 2 vezes fazendo os exercicios ao final dos capitulos. Comprei tb o livro do Camilo Lopes "Guia para o Exame" que é muitobom quando vc já estiver perto de fazer a prova.
Alguns capítulos do livro da Kathy são massivos e por isso vc tem que fazer uma pausa, se não vc se perde. Sempre consultei paralelamente outros materiais como os resumos do Camilo Lopes (Parabéns Camilo, ótimo trabalho com o resumo e o Livro "Guia para o Exame", comprei e gostei TB.) e revistas como Mundo Java, Java Magazine que traziam conteudo sobre a prova, ou sobre o assunto cobrado no exame.

Fiz 2 resumos, um dos resumos coloquei como tópicos apenas os escopos dos Objetivos e escrevi o que eu sabia de cada escopo, depois eu só completei e reforcei depois os resumos. Isso me ajudou muito.

Código, muito código, principalmente de Collections e Generics, IO, Threads!! Fiz vários testes e implementações com base em suposições para fixar os métodos e a forma de implemetação de cada classe de coleção e Map.

E os simulados tb, Whizlabs, MasterExam, Examlab(muito bom e gratuito) , vou fazer um comentario sobre cada um destes:

Whizlabs: É legal, porem só serve pra desencorajar o candidato que o faz. Sinceramente é fora do normal, muito difícil e o que ele apresenta como questão não é a realidade da prova oficial. È exagerado demais nas questões, no nivel de dificuldade. Mas é bom implementar os códigos dos exercicios para gravar a sintaxe reduzida em espaço e treinar a visão para as pegadinhas da prova. Não levem o score desse simulado a sério,ou vc vai desanimar em fazer a prova real. Eu nunca consegui passar de 40% de acerto nesse simulado.

MasterExam: É bem legal e ajuda bastante com o quiz e os testes tb difíceis mas com o tempo vc acostuma. Muitobom pra praticas os conceitos de OO e Fundamentos. TB é mais dificil mas não é exagerado. TB permite que depois vc implemente os códigos. Meu Score nesse tb era baixo. 50%.

Examlab: Esse sim achei o melhor na minha opinião, é bem coerente cobra exatamente o que cai na prova e é bem parecido com a prova oficial. Achei esse simulado por acidente,é super atualizado para o SCJP 6 achei a versão de 2009!!
Questoes bem elaboradas tem um exame de diagnostico igual ao Whizlabs e 4 exames práticos + um exame final difícil.
Meu Score nesse era melhor 80%.

O que me matava nas questões dos simulados eram as pegadinhas, depois que me acostumei com as questoes que pude realmente mediro quanto eu sabia. No inicio eu marcava uma questão com firmeza mas no final putz!! era outra alternativa por conta da falta de atenção!!! Por isso treinem muito a visão!! implemetem códigos!!

E tem tb o TestKiller,que é igual a prova. Excelente. Pratiquem muito o TestKiller pois 8 questoes da minha prova foram identicas ao de testKiller.(com algumas mudanças nas pegadinhas é claro!! Cuidado!! A mesma questão com outra pegadinha!!).

A prova:

iniciei a prova 13:00 e logo respondi um questionário da sun, porém o que quebro as pernas é que esse questionário já comeu tempo da prova…diferente de outros relatos de candidatos que fizeram e disseram que esse questionário não comia o tempo. Perdi 10 minutos!!
Priova toda em inglês, por isso memorizem muito as palavras das questoues dos simulados. Se seu inglês for basico, cuidado com questões que envolvem um cenário como essa da minha prova que vou traduzir; "Um programador certificado SCJP irá criar uma classe "X" no pacote com.project.others que "tem uma"(has a) variavel de referencia do tipo Y. Essa classe Y é publica e está no pacote com.project.classdevs dentro de app.jar. o Classpath da aplicação está definido como . Qual a linha de comando o programador deverá usar para que a classe dele funcione corretamente de acordo com o relacionamento.(seguido das alternativas)

Muitas questões de task(Você monta o código como resposta) de Collections e Generics, sendo comparator, comparable,classificação e ordenação(Algumas com perguntas longas igual a que citei em cima) e threads muitas perguntas e códigos sobre threads.

IO tb caiu na minha prova do tipo task tb, criar o código para escrever em um arquivo e ler consertar o outro trecho pra ler o seu arquivo.

Acoplamento e coesão caiu em forma de task tb, para que dado o código na questão(Fortemente acoplado), eu modificasse o código para que ele atendesse o fundamento do baixo acoplamento e tb implementasse a alta coesão!!. Pratiquem isso tb.

E fundamentos como wrapers, String, primitivos e polimorfismo, operadores etc…isso tem que tá não é nem na vêia e sim na medula do candidato!!

controle de fluxo foi tranquilo variaveis locais sendo acessadas de fora do escopo como um for(int i=1;i<3;i++){
faz algo…
}// termina e imprime o i
System.out.// nao compila!

Meu score tb foi baixo mas o suficiente 67% acertei 40 das 60 questões, cai em pegadinhas mais uma vez!! Mas consegui alcançar essa meta.

Estou juntando todo omeu material de estudo kathy em PDF, outros livros em PDF, tudo que tenho para disponibilizar pra quem quiser depois por e-mail. Passei muito tempo na net procurando conteúdo que fosse atual para o SCJP. coisas de 2008 pracá e não é facil de se encontrar. a maioria é de SCJP 5 sem algumas apis da 6 mas de 2005/06.

Mas consegui com muito custo encontrar coisas atuais em inglês.(bompra praticar seu inglês).

Para mater o protocolo do grupo fasso questão de me colocar a disposição de todos os colegas que tb estão nessa luta e prometo ajudar sempre que puder.

Muito Obrigado a todos por publicarem as questões que muitas vezes eu tinha e não tinha tempo de entrar no forum pra perguntar…

parabéns ao camilo lopes pelo resumo e artigos sobre a certificação, fez um bom trabalho. recomendo o livro dele tb.

Obrigado mesmo a todos, não desistam de continuar estudando e de caminhar entre as certificações.

Ainda não sei qual será a próxima, nomomento vou descansar um pouco pois foi muito massivo pra mim esses dias todos com java!!

Parabésn aos que já conseguiram, pois agora sei que é dificil mesmo, e tem muito valor sim na carreira.

Agradeçoa Deus mais uma vez e sempre!!
Abraço a todos T+

Puxa cara parabéns mesmo!

Meu dia está chegando tmb e tenho muitas dúvidas ainda…

hehehe…

Por exemplo qual a diferença significante dentre == e equals()?

abração,
AS

Obrigado.

Bem depende.

== entre objetos de qualquer tipo compara as Referências(o endereço para o objeto). Caso vc esteja usando um Wraper ele vai compara seu valor apenas caso o seu valor seja menor que 127. Ex. Integer i=10; // == funciona se for maior que 127 não funciona.

mas == sempre serefere aos objetos no quesito (endereço na memória).

O método equals sempre vai comparar e retornar um boolean com base nos valores contidos em cada objeto.

Obrigado Abraço

[quote=andredecotia]Puxa cara parabéns mesmo!

Meu dia está chegando tmb e tenho muitas dúvidas ainda…

hehehe…

Por exemplo qual a diferença significante dentre == e equals()?

abração,
AS[/quote]
O “==” é um recurso do java para comparar posições de memoria e comparar valores de tipos primitivos.
O “equals” é um método da classe Object que serve para comparar o valor com outro objeto.

Espero ter ajudado 8)

E parabens para Paulo :lol:

Acho que nesse caso devemos ter atenção, porque o método equals() de object usa o operador ==,
de forma que esse método equals em questão não é diferente de usar o operador ==.

Já o método equals() dos wrappers e String, nos deixam comparar dois objetos DIFERENTES,
porém DO MESMO TIPO, e serão iguais se tiverem o mesmo conteudo.

equals() é relativo, sobrescreva-o quando quiser que objetos distintos de mesmo tipo sejam
considerados iguais não só quando referenciarem o mesmo objeto.

Parabéns pela conquista :smiley:

parabéns fera!

parabens, tbm marcarei a prov esses dias :lol:

Parabéns Paulo!!

O esforço é grande e ás vezes a gente desamina com resultado de algum simulado mas como vc comprovou o gostinho de passar é muito bom!!

[]´s

Luiz Renato

Parceiro!

Parabéns…

att.

Oi,

Parabéns!
Poderia dizer quais foram as suas dificuldades nessa prova? em qual assunto?

Tchauzin!

Parabéns. :slight_smile:

Mesmo com wrappers o == só compara referências. O que acontece é que, caso você use o método valueOf ou crie os wrappers por autoboxing, os valores de -127 até 126 irão retornar a mesma referência. Teste:

[code]
public class WrapperTest {
public static void main(String[] args) {
Integer x = 10;
Integer y = new Integer(10);
Integer z = Integer.valueOf(10);

System.out.println(x == z); //Imprime true. Valueof e outboxing retornam a mesma referência
  System.out.println(x == y); //Imprime false. y foi criado com new, é uma outra referência. Não há comparação de valor.

}
}[/quote]

Outro detalhe. Quando você compara um wrapper com um tipo primitivo, o wrapper é convertido para o tipo primitivo antes da comparação. Assim:

[code]int a = 10;
Integer b = 10;

System.out.println(a == b); //É igual true porque isso equivale à:
System.out.println(a == b.intValue());[/code]

Uma das coisas boas do Java é que existem poucas exceções às regras.

Meus parabéns!

Parabéns! Alguma outra certificação em mente?

Parabens fera, bonita historia muito sucesso.

Parabéns Cara!!

Logo Logo vou fazer a minha!!

xD~~

Ainda não sei bem, mas acredito que a SCWCD mesmo!!

falow

Olá jemaretti,

Consegui por acaso o Examlab…mas estou providenciando todo meu material pra mandar pro grupo…

Logo estarei postando o material aqui mesmo!!

Essas ultimas semanas foram massivas pra mim e meu trabalho ficou um pouco atrasado, mas logo vou postar todo meu material aqui…

Até Sexta ja postei o material aqui OK!

Obrigado
Falow

parabens???/

sobre os materiais pode me enviar

ajinfortec@gmail.com