Bola pra frente… Pratique bastante, preste atenção nas pegadinhas, isso na prova faz bastante diferença.
Não estressa não.
Vai lá… no retake você consegue…
Bola pra frente… Pratique bastante, preste atenção nas pegadinhas, isso na prova faz bastante diferença.
Não estressa não.
Vai lá… no retake você consegue…
É isso aí, não se deixe abater cara… Com certeza no retake a coisa vai ser diferente…
Brothers de Java,
Não sei o quanto a experiência me ajudou. Trabalho alguns anos em Java mas o que realmente deu um Up para não passar vergonha na prova foram o Livro da Kathy, TestKiller, TestNow e Exam Lab. Tipo pegadinhas, coisas que você não lembra, pois não é usado no seu dia a dia, somente esses itens mesmo para te ajudar. E digas de passagem que se você não projeta um sistema inteiro, dificilmente vc vai usar metade do que a linguagem te oferece. Pelo menos infelizmente tem sido assim nas minhas experiênicias nesses anos.
"A Prova", infelizmente não estudei como deveria, confesso que por várias vezes eu começava a estudar, parava daí era recomeçar tudo outra vez. Pessoal, não sei quanto à vcs mas eu tenho uma memória péssima, por isso eu tinha que recomeçar tudo toda vez em que eu parava por um tempinho. A preparação infelizmente foi "sem vergonha", eu estava fazendo um curso e ainda chegando tarde em casa por causa do trabalho. Então estudar era luxo, mas eram em média 2 horas por dia e um pouco mais aos finais de semana. Tempo? Duas semanas (2). Como fui na prova? FAIL! =( Confesso, não deu tempo de atacar Collections e Generics então já imaginava que eu iria mal pra caramba nesse objetivo. Agora chorar de raiva deu quanto a minha porcentagem em Fundamentos. Isso sim dá raiva! =(
Passing Score: 65% Your Score: 51%
Declarations, Initialization anda Scoping…58%
Flow Control…81%
API Contents…50%
Concurrency…50%
OO Concepts…70%
Collections/Generics…30%
Fundamentals…18%
"O que posso dizer dessa experiência?" Bem, fazer muuuito TestKiller, não para decorar! Mas sim para ajudar a entender e memorizar conceitos. Nessas duas semanas antes de fazer a prova, apenas alguns dias antes eu fiz TestKiller e ajudou pra caramba. Pois eu fiquei no Exam Lab e aquilo é um inferno pessoal, pois tem o tempo e "a cara" da prova. Acho que isso faz um pouco de pressão. Então pegando o TestKiller, lendo e reelendo questões e algumas vezes escrevendo código me ajudou pra caramba! Outras coisas que de repente sejam muito importantes, na hora da prova não fiquei nervoso e nem tenso, porém, quando eu estudava e ia mal na questão e ou no simulado tipo eu já ficava mal pra kcete e vi que isso me fez criar uns bloqueios na hora de entender de verdade e memorizar alguns conceitos. Insegurança é f...., então acho que assim, o que você conseguiu aprender "bem", o que faltou "f.....-se". Isso faz vc ir bem pra caramba pelo menos nas que você aprendeu e não faz você criar confusões desnecessárias que nos comete a responder coisas nada a ver na prova.
Ah e parabéns para os que arriscam a fazer a certificação, tendo ou não experiência com a linguagem. Acho que alguns aqui tem sua porcentagem de razão quanto a ter ou não experiência e fazer ou não a certificação baseando se nisso. Mas digo uma coisa, conheço dois arquitetos Java com certificações pra caramba e nada agregaram aonde estavam, tanto que dispensaram os dois das empresas que eles estavam. Por isso ao meu ver, certificação sempre é bom, porém que ela seja a confirmação do seu conhecimento ou o primeiro grande passo para uma experiência com uma ótima base da linguagem. Daí pra frente é não se "achar" por que tem, continuar estudando alguns frameworks, de repente em paralelo estudar para certificação Web e por último mas o mais importante correr atrás do prejuízo diariamente. Tudo isso que você fizer se você não for e continuar sendo esforçado vai por água abaixo no seu emprego e ou vida. Pois além dos certificados que já vi rodar nessa vida por causa de vagabundagem mesmo sendo muito bons, já vi muito nego de "trocentos" anos de empresa com muitos projetos de sucesso rodarem na empresa por causa da arrogância.
Ah houve alguém que falou sobre esquecimento e não usar conhecimentos no dia a dia. Concordo plenamente, pois normalmente ficamos fazendo manutenções nos sistemas que cuidamos e infelizmente isso além de não ajudar ainda atrapalha. Por isso não façam como eu faço, não andei usando minhas horas vagas como um pouco mais de estudo para pelo menos manter o que já aprendi nessa vida. Então vai uma frase que li alguns dias atrás que adorei "reaprender e revisar faz parte do precesso de aprendizagem". Acho que essa frase se nós usassemos um pouquinho mais já evitaria de deteriorarmos nossos conhecimentos. Confesso que pelo menos pra mim essa frase encaixa-se perfeitamente. Então considero o cara que é certificado que comentaram que nem sabia acho que a palavra era definir ou diferenciar uma classe e um objeto, infelizmente se ele não tinha muita experiência imagina pra onde vai o que ele aprendeu com a certificação? Se nós com um pouco de experiência já é complicado.
Parabéns a todos que participaram até agora do tópico, porque além de compartilhar quando se passa na certificação, é importante compartilhar os erros e caminhos que fizeram quando não passou. Acho que todas as opniões expressadas aqui foram fantásticas para que outras pessoas leiam e reflitam antes de deixar a "peteca" cair no meio do caminho ou focar em algum caminho talvez equivocado.
Agora alguém poderia me dizer o que realmente compoem Fundamentos na prova? Pois ainda to pasmo de ter ido tão mal nesse objetivo! =(
Abraços,
Peixe
Concordo com tudo que foi dito no seu post, é so continuar estudando e boa para frente, se precisar de ajuda estamos aqui e no msn também, não deixa a peteca cair não na próxima tenho certeza que vamos passar, abraços
Relaxa, um monte de gente reprova a primeira vez, eu tambem reprovei a primeira vez. Agora a solução é: METE A CARA NOS ESTUDOS NOVAMENTE. Com certeza vc vai passar.
=)
Fundamentals é a parte da prova que testa os seus conhecimentos nos modificadores de acesso de uma classe (default, private, protected, public), declaração de pacotes, herança, garbage collection, classpath e por aí vai…
Não desanima cara… Foca nos teus pontos fracos que tu consegue conquistar o teu certificado.
Uma dica que sempre dou é utilizar os exames personalizados do Whizlabs ou do Enthuware. Neles tu consegue criar mocks só com o conteúdo que você escolher… Crie um personalizado com os conteúdos que tu não conseguiu mentalizar que isso vai te ajudar muito!
Abraços!
“eltonk” valeu pela resposta, ontem recomecei a fazer o TestKiller e dei uma revisada em algumas coisas que tenho certeza que não fui bem. E agora já sei o que baixou tanto minha nota, foram classpath e garbage collection. Tipo quando tem três instancias em um método, uma apontando para outra e chega em um momento que alguma não está apontando para mais ninguém(null) e estou devolvendo na varíavel com uma das instancias que ainda está apontando para uma outra. Então em tese tenho apenas uma instancia(um objeto-terceira variável) elegível para o Garbage collection. Respondi só bobagens na prova. Mas to mais tranquilo, me programei para estudar algumas horas todos os dias e acho que o que ficou falho em mim para essa prova, na outra vou estar muito bem.
Abraços,
Peixe
Muito bacana taaqui você compartilhar esse momento com a moçada até conforta e diminnui um pouco a ansiedade já que a gente percebe que a coisa acontece nas melhores famílias UAHuHAUhAHuUAaUh Cara bola pra frente, pelo que tenho visto aqui no GUJ você está de cabeça nisso e de certeza você passa no retake… Boa Sorte!!
Eu quero saber quanto você estava fazendo nos mocks antes de ir fazer a prova… você lembra??
[quote=jbjares]Muito bacana taaqui você compartilhar esse momento com a moçada até conforta e diminnui um pouco a ansiedade já que a gente percebe que a coisa acontece nas melhores famílias UAHuHAUhAHuUAaUh Cara bola pra frente, pelo que tenho visto aqui no GUJ você está de cabeça nisso e de certeza você passa no retake… Boa Sorte!!
Eu quero saber quanto você estava fazendo nos mocks antes de ir fazer a prova… você lembra??
[/quote]
Nunca medi meu score ou pontuação mais creio que deveria ter feito, se eu estivesse tirando uma nota muita baixa com certeza não teria marcado a prova, mais serviu de aprendizado.
Qual prova foi
1.6 ?
isso
Verdad… deveria mesmo eu fiz 60% no Inquisition 75% no TestKiller e uns 40% no Examlab… To me sentido inseguro ainda… Mas já vi o pessoal dizendo que tava fazendo numa média dessas e passou… bora ver qual é! Espero que dê certo
Brother jbjares,
Assim, uma coisa que eu notei é que conforme eu ficava cansado, tipo depois de uma hora e meia fazendo simulado, a média ia só baixando. Era percepitível que quanto mais cansado eu ficava mais falta de atenção rolava. Mas no geral, no TestKiller das que eu fiz, eu fiquei numa média de 60%, TestNow 30% e ExamLab 45%. Sinceramente você não precisa estar tirando médias tão altas nos Mocks não. Na real mesmo eu estudei pouco para a prova, eu acho que as que eu errei na prova por falta de atenção, mais as de pacotes, eu já teria conseguido o score da prova. Mas agora to indo pra cima para ficar bala em tudo e tirar médias altas para garantir que seja qual questão cair na prova, não se tornar um empecilho arriscando minha certificação novamente. A prova que eu fiz foi para 1.6.
Abraços,
Peixe
Quem for fazer prova deve ir bem descansado - a recomendação é igualzinha à que se dá para um vestibulando: a véspera é dia de tirar as últimas dúvidas, mas é bom dormir cedo e levantar bem disposto, e não é bom comer aquela feijoada ou buchada de bode ou maniçoba ou um rodízio de churrasco antes de fazer a prova, nem tomar um monte de cervejas. Você não pode fazer a prova com sono ou cansado.
É verdade tem que ir tranquilights.
Gostei da Maniçoba thingol AHuAHUAHuahUAhuAhA