Confesso que chorei de raiva, foi um sentimento de tristeza misturado com raiva da minha incompetência, só tenho certeza de uma coisa minha falta de preparo, estou estudando a ±2 meses direto praticamente 12 horas por dia mais devo confessar que não estava e não estou 100% apto, posso estar em um futuro próximo, mais agora não me encontro nem em 50% do que a linguagem pode oferecer, posso lançar a culpa em vários coisas como a insónia na madrugada da prova ou chegar correndo atrasado meia hora para o exame ou o inglês hard de algumas questões ou 14 questões de drag-drop, todas com mais de 9 opções, junto com 3 questões do 1.6 que eu nem dei uma olhada nem superficial mais se eu tivesse realmente preparado nada disso seria empecilho para minha aprovação.
Esse ainda não é o fim do caminho, ainda tenho outra chance com o retake, e certeza que essa eu vou esta muito bem preparado para o segundo Round. Acabei acertando as que eu mais estudei, conceitos de OO e API. Quero agradecer a todos do GUJ que mesmo eu não passando aprendi muito coisa com vocês principalmente a David e Gustavo que me ajudam muito também.
Passing Score: 65% Your Score: 52%
Declarations, Initialization anda Scoping…58%
Flow Control…45%
API Contents…70%
Concurrency…50%
OO Concepts…70%
Collections/Generics…30%
Fundamentals…45%
Caíram muitas questões do Testkiller aproximadamente 20 fora isso questões muito longas, tinha uma questão que tinha 50 linhas. Alguém aqui uma vez falou que essa prova e igual a vestibular e no começo eu falei que era mentira, mais agora vejo que não muda em nada. quero pedir algumas opiniões de vocês, comecei a estudar Java direto do livro de certificação e por isso não tenho fundamento nenhum na linguagem, gostaria de opiniões sobre o livro “use a cabeça: Java” ou “Deitel” para rever meus conceitos e pegar a linguagem do começo creio que agora será mais fácil o aprendizado, e quantos dias depois de ter feito a prova eu posso marcar a prova do retake? posso usar o mesmo numero do vouch no site da prometric?
É cara, de volta aos estudos.
Você precisa estudar melhor tudo, mas vejo que Collections e generics é o seu ponto mais fraco.
Para marcar o retake, você usa o mesmo número do voucher.
Começar java direto na certificação não costuma ser muito uma boa idéia. Essa prova foi feita para quem já tem experiência. Invente alguns projetinhos legais e simples para treinar suas habilidades. Criar joguinhos simples é uma boa idéia.
Amigo, esse não é o caminho! Fora que, mesmo que você tivesse passado, não ia querer dizer nada a não ser que você decorou um livro e fez
uma prova baseado no que você decorou.
A razão da certificação era pra que um cara aprendesse Java, praticasse Java, participasse de projetos em Java, e depois comprovasse esse
conhecimento.
O que você tentou fazer e o que muitos fazem é: Comprova um conhecimento que não existe via certificação, e depois vai pro mercado pra aprender Java, participar Java
e participar de projetos em java.
Por isso a certificação SCJP não tá mais valendo muito, e tá até se queimando! Hoje veio um cara fazer entrevista aqui que tinha SCJP e não sabia definir classe e objeto.
Não to falando isso de modo algum pra te criticar, e sim pra te ajudar, espero que você entenda assim…
[quote=taaqui]Confesso que chorei de raiva, foi um sentimento de tristeza misturado com raiva da minha incompetência, só tenho certeza de uma coisa minha falta de preparo, estou estudando a ±2 meses direto praticamente 12 horas por dia mais devo confessar que não estava e não estou 100% apto, posso estar em um futuro próximo, mais agora não me encontro nem em 50% do que a linguagem pode oferecer, posso lançar a culpa em vários coisas como a insónia na madrugada da prova ou chegar correndo atrasado meia hora para o exame ou o inglês hard de algumas questões ou 14 questões de drag-drop, todas com mais de 9 opções, junto com 3 questões do 1.6 que eu nem dei uma olhada nem superficial mais se eu tivesse realmente preparado nada disso seria empecilho para minha aprovação.
Esse ainda não é o fim do caminho, ainda tenho outra chance com o retake, e certeza que essa eu vou esta muito bem preparado para o segundo Round. Acabei acertando as que eu mais estudei, conceitos de OO e API. Quero agradecer a todos do GUJ que mesmo eu não passando aprendi muito coisa com vocês principalmente a David e Gustavo que me ajudam muito também.
Passing Score: 65% Your Score: 52%
Declarations, Initialization anda Scoping…58%
Flow Control…45%
API Contents…70%
Concurrency…50%
OO Concepts…70%
Collections/Generics…30%
Fundamentals…45%
Caíram muitas questões do Testkiller aproximadamente 20 fora isso questões muito longas, tinha uma questão que tinha 50 linhas. Alguém aqui uma vez falou que essa prova e igual a vestibular e no começo eu falei que era mentira, mais agora vejo que não muda em nada. quero pedir algumas opiniões de vocês, comecei a estudar Java direto do livro de certificação e por isso não tenho fundamento nenhum na linguagem, gostaria de opiniões sobre o livro “use a cabeça: Java” ou “Deitel” para rever meus conceitos e pegar a linguagem do começo creio que agora será mais fácil o aprendizado, e quantos dias depois de ter feito a prova eu posso marcar a prova do retake? posso usar o mesmo numero do vouch no site da prometric?[/quote]
Na boa se preocupa com coisa que seja relevante, ou faça um curso para se especializar e trabalhar na área logo…
Bola pra frente, agora é se preparar mais ainda pra próxima…eu discordo quando falam que existe um caminho certo etc…isso é muito relativo, já vi posts de kras aqui que eram programadores e não passaram, assim como de pessoas que nunca programaram e tbem passaram inclusive teve um recentemente que passou e depois tava procurando estágio…enfim…uma opinião pessoal mesmo, eu acho que não tem “um caminho” cada um trilha de um jeito e uns se dão melhores e outros não…mas existem sim diversas formas de se alcançar um objetivo.
[quote]
Por isso a certificação SCJP não tá mais valendo muito, e tá até se queimando! Hoje veio um cara fazer entrevista aqui que tinha SCJP e não sabia definir classe e objeto. [/quote]
Isso tbem é muito relativo, hoje perguntei para um programador na empresa onde trabalho que já está lá há 4 anos se ele sabia sobre serialização que é o que estou vendo agora, ele me indagou sobre o que era e pra que servia…acabei eu explicando pra ele o pouco que sei sobre esse assunto, eu realmente concordo que só a certificação não é tudo…mas dizer que está queimando o profissional nao concordo, eu acho que optamos por uma área onde o estudo é constante e todo dia devemos nos renovar…provavelmente esse kra até já viu um dia o que é classe e objeto mas por algum motivo esqueceu…tem até um post recente ai que o kra errou uma questão com operadores pós e pré fixado, onde nós estávamos quebrando a kbeça…se não me engano ele é certificado…e pra quem é certificado é uma questão relativamente simples mas td mundo erra…
O Lance é erguer a cabeça e continuar na luta, cada dia que passa minha vez se aproxima…
Felipe estamos juntos nessa kra…e vamos voltar aqui e postar diferente da próxima vez…
Putz Felipe mano… nao acredito velho… fiquei mt triste cara… crente que iria ouvir uma boa noticia sua. mas enfim, voce ainda tem uma segunda chance… e voce tirou 52% nao ta tao mal assim velho. faltou pouco, mas pelo menos agora voce vai estudar o suficiente para tirar uma porcentagem bem alta porque vai estar com mais garra e determinacao para nao passar pela mesma situacao novamente. Voce vai conseguir velho nao liga nao… mt gente fala que certificacao nao eh la essas coisas mas pra mim acho que vale bastante sim, o conhecimento que foi adiquirido para passar na prova, e com certeza agora voce vai adquirir muito mais conhecimento e isso eh o que importa alem da certificacao que voce ira conseguir com certeza na proxima tentativa. Agora voce nao pode desanimar e somente ter mais forca para estudar mais,eu confio em voce velho.
Programar é prática, muito mais do que conceitos de OO, metaprogramação e etc na ponta da língua. Pode-se saber tudo isso de cór, que quando vc sentar em uma cadeira e precisar fazer uma aplicação, possívelmente nada vai sair.
A certificação tem muito mais valor quando vem pra enriquecer um currículo, ao invés de SER o próprio currículo. Começar pela certificação muitas vezes pode te ajudar a entrar no mercado, mas nunca vai lhe fazer ser um verdadeiro programador antes de vivenciar projetos e problemas do dia-a-dia de um setor de TI ou de uma empresa do ramo. Isso acontece pq o exame de certificação muitas vezes vem sendo encarado como um VESTIBULAR, o que é muito errado. Sempre se ouve por aí que “muitas vezes o melhor aluno, não é necessáriamente o melhor profissional” e é exatamente isso que pode estar desvalorizando a SCJP e várias outras certificações por aí. Esse enxame de livros como o da Kathy (não o desmerecendo , até pq eu faço uso do mesmo, e estou achando ótimo, visando apenas o exame) que visam simplismente abranger todos os tópicos abordados pelo exame, sem se preocupar em realmente fazer a pessoa aprender o porque de se fazer o uso disso e daquilo e/ou torná-las aptas ao mercado através da preparação para o exame.
Muita gente esforçada e com facilidade para o aprendizado tem conseguido a certificação mesmo não sendo um profissional da área. Na MINHA opinião, isso é como pular etapas. Será muito mais fácil e agradável estudar para o exame caso vc consiga fazer uma analogia entre os assuntos dos seus estudos e os acontecimentos do seu dia a dia na empresa em q trabalha ou faz estágio. Naturalmente vc vai notar sua evolução profissional proporcionada pelos estudos.
Se for pelo outro caminho, muitas vezes vc só vai entender porque leu aquilo no livro “X”, depois q já estiver há alguns meses trabalhando com Java.
Não que seja errado começar pela certificação, mas ao meu modo de pensar, deve-se fazer as coisas sem pressa, ao tempo certo. Experiência mtas vezes vale mais do que um certificado.
Que pena cara, mas talvez tenha seu lado bom. Voce mesmo reconhece que não formou uma base sólida de Java.
Acho que o correto realmente seria se certificar depois de ter alguma experiencia. Mas há casos e casos, no meu, por exemplo, dificilmente eu conseguiria uma chance pois estudo eng. civil, apesar de sempre ter uma queda pro programação e uma tara por computadores, nunca tinha me aprofundado.
Resolvi cursar o pacote da caelum e me apaixonei e não quero masi trabalhar com engenharia civil… me certifiquei como forma de demonstrar que sou novo na área, mas tenho dedicação de sobra pra correr atras no tempo e aprender. Assim que terminar a eng. (pois esta no final) irei cursar Sistemas.
Programar é prática, muito mais do que conceitos de OO, metaprogramação e etc na ponta da língua. Pode-se saber tudo isso de cór, que quando vc sentar em uma cadeira e precisar fazer uma aplicação, possívelmente nada vai sair.
A certificação tem muito mais valor quando vem pra enriquecer um currículo, ao invés de SER o próprio currículo. Começar pela certificação muitas vezes pode te ajudar a entrar no mercado, mas nunca vai lhe fazer ser um verdadeiro programador antes de vivenciar projetos e problemas do dia-a-dia de um setor de TI ou de uma empresa do ramo. Isso acontece pq o exame de certificação muitas vezes vem sendo encarado como um VESTIBULAR, o que é muito errado. Sempre se ouve por aí que “muitas vezes o melhor aluno, não é necessáriamente o melhor profissional” e é exatamente isso que pode estar desvalorizando a SCJP e várias outras certificações por aí. Esse enxame de livros como o da Kathy (não o desmerecendo , até pq eu faço uso do mesmo, e estou achando ótimo, visando apenas o exame) que visam simplismente abranger todos os tópicos abordados pelo exame, sem se preocupar em realmente fazer a pessoa aprender o porque de se fazer o uso disso e daquilo e/ou torná-las aptas ao mercado através da preparação para o exame.
Muita gente esforçada e com facilidade para o aprendizado tem conseguido a certificação mesmo não sendo um profissional da área. Na MINHA opinião, isso é como pular etapas. Será muito mais fácil e agradável estudar para o exame caso vc consiga fazer uma analogia entre os assuntos dos seus estudos e os acontecimentos do seu dia a dia na empresa em q trabalha ou faz estágio. Naturalmente vc vai notar sua evolução profissional proporcionada pelos estudos.
Se for pelo outro caminho, muitas vezes vc só vai entender porque leu aquilo no livro “X”, depois q já estiver há alguns meses trabalhando com Java.
Não que seja errado começar pela certificação, mas ao meu modo de pensar, deve-se fazer as coisas sem pressa, ao tempo certo. Experiência mtas vezes vale mais do que um certificado.[/quote]
Eu acho que as pessoas desvirtua muito as informações para o consultor que quer se engajar no mercado e a certificação é um verdadeira farsa e uma fábrica de ganhar dinheiro, as pessoas deveriam fazer uso da UML e entender mecanismos de FrameWorks para projetar sistemas através de processos e metodologias mas dão preferencia para o desenvolvedor artesanal aquele cara que trás conceitos do Clipper, Cobol, C++ à fazer as implementações particulares sem promover a transferência de conhecimento que o próximo que vai continuar o desenvolvimento a sobreviver o sistema. O pensamento de programação hoje é orientado mais ao negócio do cliente para a rápida necessidade de mudanças de requisitados e adaptações de componentes modernos usando RIA ao contexto de uma WEB Moderna, sua colocação sobre programar é correta mas o conceito de desenvolvimento atingi vários departamento e como saber se comunicar com todos para atingir o melhor design de projeto.Estudar a literatura da linguagem eu acho correto mas existem outras informações para agregar ao profissional que deve ficar atento.Ruby vem a mostrar que pode-se desenvolver sem se preocupar com um emaranhado ambiente de configuração e builders, deployments e etc…atinge-se um ambiente de negócio muito mais inteligente, mas o legado de Java vai durar ainda muito anos, pois interesses profissionais e de clientes não vão querer transferir mudanças para essas novas adoções tão cedo para evitar competitividade.
No inicio de 2008, tentei a SCJP com base em um curso de Java que fiz e assim como você também não passei no exame. Então decidi buscar experiência como desenvolvedor e rever todos os tópicos e conceitos abosdados no exame.
Não se preocupe se você não passou no exame, tente novamente, prepare-se melhor, reveja tópicos e conceitos e escreva códigos, muitos códigos.
Um abraço, bons estudos.
[quote=Marcio Duran]
Eu acho que as pessoas desvirtua muito as informações para o consultor que quer se engajar no mercado e a certificação é um verdadeira farsa e uma fábrica de ganhar dinheiro, as pessoas deveriam fazer uso da UML e entender mecanismos de FrameWorks para projetar sistemas através de processos e metodologias mas dão preferencia para o desenvolvedor artesanal aquele cara que trás conceitos do Clipper, Cobol, C++ à fazer as implementações particulares sem promover a transferência de conhecimento que o próximo que vai continuar o desenvolvimento a sobreviver o sistema. O pensamento de programação hoje é orientado mais ao negócio do cliente para a rápida necessidade de mudanças de requisitados e adaptações de componentes modernos usando RIA ao contexto de uma WEB Moderna, sua colocação sobre programar é correta mas o conceito de desenvolvimento atingi vários departamento e como saber se comunicar com todos para atingir o melhor design de projeto.Estudar a literatura da linguagem eu acho correto mas existem outras informações para agregar ao profissional que deve ficar atento.Ruby vem a mostrar que pode-se desenvolver sem se preocupar com um emaranhado ambiente de configuração e builders, deployments e etc…atinge-se um ambiente de negócio muito mais inteligente, mas o legado de Java vai durar ainda muito anos, pois interesses profissionais e de clientes não vão querer transferir mudanças para essas novas adoções tão cedo para evitar competitividade.[/quote]
Vc tocou em um ponto chave. Eu estive atualmente em dúvida entre estudar pra certificações da Sun, ou partir para um aprendizado mais aprofundado em frameworks Java e/ou “novas” linguagens como Ruby (Rails…JRuby) para me manter atualizado com as novas tendências do mercado. A resposta que encontrei foi que investindo meu tempo em estudos de frameworks específicos ou linguagens de “tendência” vc fecha um pouco suas portas para o mercado atual. O tempo empregado para se familiarizar com um framework como Struts ou JSF/Spring, que possuem muitas particularidades entre si, tem muita chance de ser um tempo “jogado fora”, visto que o mercado na maioria das vezes está interessado em POJO Programming ou coisas da geração passada.
O que eu quero dizer é que se vc programa em um framework sem dominar realmente a linguagem, vc restringe seu conhecimento a uma única ferramenta, muitas vezes sem saber o que há ali por trás, e de quebra ainda reduz em muito a sua chance no mercado atual.
Meu desejo era poder dedicar todo meu tempo ao aprendizado do JRuby(que achei sensacional) ou na pior das hipóteses pelo menos aplicar Java Server Facelets no meu ambiente de trabalho. (Acho q a segunda é mais fácil, visto que a empresa onde estou hj não faz uso de nenhum framework, portanto a tendência é essa).
…Mas só por garantia, dedici por adicionar as certificações ao meu currículo para me manter no mercado e não ser visto apenas como o conhecedor de uma única ferramenta (framework).
Mano nao desanima nao, o retake acho q eh pra isso mesmo, voce nao se sentia 100% preparado, foi la e fez para ver no que ia dar…
agora vc sabe quais sao seus pontos fracos e é só estudar mais eles e partir pra segunda chance agora mais preparado e mais confiante.
nao desanima nao, a final que graça teria se fosse tão facil? haha
e quanto ao que falaram da certificação, as vezes muita gente quer tirar a certificação para ter uma “vantagem” a mais para conseguir o primeiro emprego na area.
Porque entre alguem q nao tem experiencia e nao tem certificação e alguem q nao tem experiencia e tem certificação…eu ficaria com o que tem.
Conhecimento nunca é de mais, e uma certificação a mais também nao vai fazer mal a ninguem.
Re-provação: Nova chance de PROVAR que vc sabe.
Encare como uma nova oportunidade e nao um fracasso.
Fracasso será se vc desistir e nao obter a certificação.
Mas nós 2 sabemos que isso nao ira acontecer. Vc ira estudar mais e conseguir =)
Obrigado a todos pelas otimas dicas e alguns puxões de orelha também hehe, mais ta valendo e com certeza irei assimilar tudo para minha próxima etapa de estudo, novamente obrigado.
Para ele, o relevante é exatamente a certificação.
Gostaria que alguém pedisse a ti que se preocupasse com aprender português, pois o demais é irrelevante se não souber falar/escrever?
“Confesso que chorei de raiva” e tu vem jogar uma “pá de cal” no rapaz? Faça-me o favor.[/quote]
if (post.getAuthor().getName().equals("Marcio Duran")) {
post.setRelevance(-1);
post.setIgnorable(true);
post.markAsJunk();
post.skip();
}
EDIT: BTW, eu também acho que o Marcio Duran andou matando algumas aulas de língua portuguesa na escola, mas não só as de gramática e pontuação. Acho que ele matou principalmente aquelas referentes a coesão e coerência de textos, além das aulas de redação. :twisted: :twisted: :twisted: