[quote]Vaga para Analista de Sistemas, em 04/06/2008
Requisitos obrigatórios: Comprometimento com prazos; Excelente relacionamento com o usuário final; Capacidade de liderar equipes de desenvolvimento; SCJP; Experiência / conhecimento avançado em STRUTS; Experiência em análise de requisitos OO; Experiência em modelagem de dados.
Requisito fortemente desejavel: SCWCD.
Requisitos desejáveis: Experiência em coordenação de projetos; Conhecimento do mpsBR; Administração de Ferramenta GC; Experiência com reuso. Oportunidades de desenvolvimento profissional: Certificações Oracle e Java subsidiadas; Participação em equipes de melhoria de processo - mpsBR; Instrutoria;Coordenação / gerência de projetos; Oportunidades em Business Intelligence.
Pretensão salarial: a combinar.
[/quote]
Ae pessoal! resolvir postar essa vaga (nao divulgando a mesma), pois achei interrante ja que discutimos aqui no forum, se a SCJP é pre-requisito ou nao? Bom observe que nessa vaga ela é pre-requisito e ja faz um diferencial, acredito que o fator de desempate é uma boa experiencia(e nao qualquer experiencia)
o link da vaga no nesse site
Não é a primeira vez que eu vejo, na grande maioria das vagas as certificações ainda são diferencial.
Eu tive uma experiência boa com as certificações:
Quando alcançei uma posição boa numa empresa fiquei acomodado e nessa empresa tinhamos frameworks próprios. Quando sai e fui pro mercado, eu não conseguia uma posição boa, busquei certificações e elas me forçaram a estudar um bom tanto e me ajudaram muito na auto-estima(que estava baixa).
Agora, eu sei bem que uma certificação não é parametro para se medir conhecimento sobre java de uma pessoa, até porque quando eu fui fazer a SCJP eu nem estudei e tirei a certificação. (Sendo que naquela epóca eu tava com várias deficiencias no meu conhecimento).
na minha opinião, depende muito da vaga. Se eu fosse um empregador, só veria SCJP talvez como pré-requisito ou como um grande diferencial para vagas de “meu primeiro emprego com Java”, já que muito provavelmente nenhum dos candidatos apresentará alguma experiencia importante utilizando esta plataforma.
Outras Certificações como a de arquiteto da Sun, ou a de developer, talvez seriam um bom diferencial, claro, se a vaga almejada necessita de alguém com esse perfil.
Veja bem, tirei a SCJP no dia 01/11/2007. De lá pra cá, claro que o aprendizado adquirido para a prova ajudou em algo no desenvolvimento de novos projetos e manutenção de legados (argh!) Porém, olhando a um nivel de resultados, digamos que a certificação não mudou praticamente em nada.
Por isso que o pessoal mais antigo que frequenta o GUJ criticam a maioria das certificações, porque os anos de experiencia adquiridos pelos mesmos já mostraram mais que claramente que certificação não acrescenta muita coisa no resultado que o mercado necessita para se manter vivo. Na PRÁTICA não é muito mais do que um bonito cartão de visita.
Não estou aqui tentando difamar ou desvalorizar a certificação. De forma alguma… só estou abrindo os olhos de quem pensa que isso aumenta salário ou vai te fazer ser o diferencial contra um cara que tem muito mais vivÊncia em projetos importantes.
Na descrição desta vaga já vemos algumas contradições, porque um cara que tenha
Capacidade de liderar equipes de desenvolvimento;
Experiência em análise de requisitos OO;
Experiência em modelagem de dados.
talvez não teria tanto interesse em tirar certificação de programmer. Então essa empresa, que coloca SCJP como pré-requisito para a vaga, certamente perderá muitos bons candidatos unicamente por este pré-requisito, que ao meu modo de ver, não acrescenta o suficiente para o preenchimento da vaga.
A SCJP deveria valer pelo menos como “diferencial” em todas as entrevistas, mesmo que a pessoa não tenha experiência tirar uma certificação exige dedicação.
concordo que exige dedicação sim, mas te garanto que 90% dessa dedicação na prática não dá resultados relevantes … tem muitos profissionais que constroem aplicações distribuídas espetaculares, que conhecem, especificam e modelam regras praticamente sem furos, e não sabem que um arquivo .java não precisa de classe pública para compilar.
concordo que exige dedicação sim, mas te garanto que 90% dessa dedicação na prática não dá resultados relevantes … tem muitos profissionais que fazem aplicações distribuídas espetaculares, que conhecem, especificam e modelam regras praticamente sem furos, e não sabem que um arquivo .java não precisa de classe pública para compilar.[/quote]
Concordo com vc…
Nesse mundo da programação exige gente não certificada que manja muito e gente não certificada que acha que é bom e fica acomodado com aquilo que sabe. Assim como existem pessoas que acabaram de tirar a certificação e não tem nem idéia do que vão encontrar pela frente.
-> De qualquer forma, acho que a certificação deve ser levada em consideração pelas empresas.
[quote=marcosalex]É a velha polêmica. Nada impede de alguém ter o conhecimento sem precisar de um diploma ou certificação. Mas em muitos casos como não dá pra empresa avaliar um por um o profissional, ela utiliza ou o curso superior ou a certificação como parâmetro.
Concordando ou não, justo ou não, certificação muitas vezes abre portas.
Tive uma experiência com isso quando fiz seleção nos EUA e na Inglaterra. Como lá eles nunca ouviram falar da empresa que os brasileiros trabalham, eles usavam a certificação como parâmetro e nessa eu rodei. [/quote]
bom!! processo! esse! e dai percebemos o valor! O importante eh nao colocar a certificacao como a cura dos males para formação de profissionais qualificiados, porem há diferença e em alguns casos sao visiveis! acho que a scjp por exemplo é para diferenciar entre um programador java considerada pela sun e para um programador java pelo “eco” de cada um…
Apesar que um estudo para certificacao o profissional adquire outros conhecimentos alem do tecnico… basta fazer uma analise… do que vc era e é apos… a maratona de estudos. E há empresas que estudam isso!!
concordo que exige dedicação sim, mas te garanto que 90% dessa dedicação na prática não dá resultados relevantes … tem muitos profissionais que fazem aplicações distribuídas espetaculares, que conhecem, especificam e modelam regras praticamente sem furos, e não sabem que um arquivo .java não precisa de classe pública para compilar.[/quote]
Concordo com vc…
Nesse mundo da programação exige gente não certificada que manja muito e gente não certificada que acha que é bom e fica acomodado com aquilo que sabe. Assim como existem pessoas que acabaram de tirar a certificação e não tem nem idéia do que vão encontrar pela frente.
-> De qualquer forma, acho que a certificação deve ser levada em consideração pelas empresas.[/quote]
não foi nesse exato ponto que eu quis mencionar… quis dizer, por exemplo, que para a vaga descrita no início do tópico, ter ou não SCJP ao meu modo de ver não é muito relevante, se o empregador viu assim, beleza, é um critério dele. Porém não concordo, acho que tem sim algum valor, porém pequeno perto de vários outros parâmetros que a vaga exige.
mas claro que é normal cada um defender seu cunhão, afinal quem passou em um vestibular de 50 por vaga vai achar seu curso o melhor do planeta, sua faculdade a melhor do planeta, mas o tempo passa e todos descobrimos o real valor de cada coisa que considerávamos de extrema relevância no passado.
[quote=LPJava][quote=marcosalex]É a velha polêmica. Nada impede de alguém ter o conhecimento sem precisar de um diploma ou certificação. Mas em muitos casos como não dá pra empresa avaliar um por um o profissional, ela utiliza ou o curso superior ou a certificação como parâmetro.
Concordando ou não, justo ou não, certificação muitas vezes abre portas.
Tive uma experiência com isso quando fiz seleção nos EUA e na Inglaterra. Como lá eles nunca ouviram falar da empresa que os brasileiros trabalham, eles usavam a certificação como parâmetro e nessa eu rodei. [/quote]
acho que a scjp por exemplo é para diferenciar entre um programador java considerada pela sun e para um programador java pelo “eco” de cada um…
[/quote]
da maneira tecnica sim… mas na pratica não entendi o que vc considera de importante nisso. Caso tenha interesse em explicar, fique à vontade, afinal ninguém aqui é dono da verdade. :roll:
[quote=marcosalex]
Se não for formado na UFPE, Unicamp, USP, UFU e outras consagradas, não dá pra avaliar se a pessoa fez uma boa faculdade ou só tem o diploma. [/quote]
entao qualquer aluno formado em uma universidade ‘consagrada’ pode ser considerado um aluno excelente, que fez uma grande faculdade e que não precisa de qualquer espécie de avaliação para entrar no mercado?
Pois é, triste realidade.
Acho que certificação ou uma faculdade são (ou deveriam ser) diferenciais quando você está tentando o seu primeiro emprego. Entrar no mercado sem isso é bem complicado.
Pra mim ate hoje, as unicas coisas que contaram, foram a minha experiencia de trabalho e a conversa que tenho na entrevista.