SCMAD - Passei!

Bom pessoas,

Como de costume, vou comentar um pouco sobre a certificação SCMAD

Na segunda tentativa em 15 dias, passei com 64% ( na primeira fiz 54% de 55% necessários).
Achei a prova muito complicada e detalhista, focando muito em pormenores da especificação de CLDC 1.1, MIDP 2.0, MMAPI 1.1 e WMA 1.1.
A prova não tem pegadinhas porém ela se torna mais difícil por não ter um livro específico para tal, tendo que recorrer à internet e diretamente às especificações dos conteúdos.
Meu método de estudo foi o seguinte: Baixei na internet o resumo feito por Sathya Srinivasan(http://www.cssathya.com/confluence/display/SOFT/SCMAD+Notes) e fiz a tradução, a mão de todo o material, para fixar o conteúdo. Após essa etapa, recomecei a ler o material, fazendo por tópicos teste do Whizlabs… Alem disso, fazia no final de cada conteúdo o desenvolvimento de alguma aplicação referente ao que foi estudado, no netbeans. O que não entendia muito bem, recorria à especificação. Após a primeita tentativa, nos 14 dias que me restavam para fazer a segunda tentativa, li as quase 900 páginas de especificação. Li de uma forma meio corrida, porém me foquei mais nos tópicos que tinha ido pior (MIDP UI).

Bom…era isso. Qualquer dúvida, só perguntar, e se puder ajudar, estou a disposição.

Fernando

Parabens cara! primeira pessoa que eu vejo que conseguiu esta certificacao, muito bom! mere meu respeito.

Abracos!

Parabéns !!! :lol:

legal cara , parabéns pela sua certificação !!!

Realmente é uma pena não ter um material exclusivo para certificação SCMAD !!!

Ricardo

Parabéns, Fernando.

tirei essa ai semana passada!
:smiley:

Parabéns veio e boa sorte.

Parabéns e vlw pelas dicas do material.

Cara, parabéns. Pouco se sabre sobre essa prova, e em um futuro um pouco distante pretendo tirar ela também.

Qual que é o formato das questões? Você fez algum simulado?

Victorwss,

O formato das questões é o mesmo das outras provas, porém sem pegadinhas (com exceção de uma em que tinha um
for( ; ; )). A prova tem bastante código para completar e analizar. Cai muito sobre PushRegistry, tanto registro estático ou dinâmico. Questões mais diretas quando se trata de ciclo de vida, instalação, CLDC 1.1 e MIDP 2.0. Uma parte bem complicada é a parte do ciclo de vida de um Player, onde cobra qual método pode ou não ser chamado em cada fase… Parte de segurança cai bastante, configuração de arquivo jad, manifest. Comparativo entre apis que tem apenas no J2SE, Apenas no CLDC ou em ambos. Cai bastante sobre Errors ( tem apenas 4) e Exceptions. Que tipo de exceptions e lançada, pode ser lançada, etc…Questões complicadas também são de MIDP Game UI, sobre Sprite, TiledLayer, GameCanvas…

O simulado que utilizei para fazer a prova foi do Whizlabs.

Fernando

Parabéns Fernando, realmente é raro encontrar profissionais com esta certificação. Por isso gostaria de aproveitar e te perguntar sobre o conhecimento que vc agregou estudando para certificação e se realmente vale a pena tirá-la, um certificado SCMAD tem que nível de conhecimento?Consegue apenas criar aplicações básicas ou algo mais complexo usando bluetooth, internet, etc.?
Estou te perguntando pq futuramente pretendo começar a estudar J2ME e não sei se valeria a pena obter esta certificação.
Valeu pela atenção e mais uma vez parabéns!

Parabéns! Acho essa certificação uma das mais interessantes.

[quote=OliveirakunJava]Parabéns Fernando, realmente é raro encontrar profissionais com esta certificação. Por isso gostaria de aproveitar e te perguntar sobre o conhecimento que vc agregou estudando para certificação e se realmente vale a pena tirá-la, um certificado SCMAD tem que nível de conhecimento?Consegue apenas criar aplicações básicas ou algo mais complexo usando bluetooth, internet, etc.?
Estou te perguntando pq futuramente pretendo começar a estudar J2ME e não sei se valeria a pena obter esta certificação.
Valeu pela atenção e mais uma vez parabéns![/quote]

Opa, blz?

Então, Conexão com internet certamente você terá que saber (GCF - Generic Connecrtion Framework) porém conexão com Bluetooth não(Não cai a jsr 82), apesar que provavelmente a conexão via bluetooth extende alguma interface do GCF tornando sua tarefa muito mais simples se você tiver o conhecimento do uso dessas interfaces. Eu fiz a prova porque apesar de não trabalhar mais com j2me, no emprego anterior trabalhei durante 4 anos com essa tecnologia. Portanto, eu já tinha um conhecimento, não tão aprofundado como o estudo para a certificação te dá, mas conhecia um pouco da tecnologia, principalmente CLDC 1.0 e MIDP 1.0. O conhecimento que se agrega tirando uma certificação dessa é uma visão diferenciada da programação, onde tu tem que desenvolver um sistema pensando o tempo todo em performance e tamanho da aplicação já que o ambiente onde irá rodar a aplicação é um ambiente muito restrito em memória e processamento. Se realmente vale a pena tirar essa certificação depende de voce. tu pode querer agregar todo esse conhecimento mas não necessariamente terá que tirar a certificação para isso. Acho sinceramente uma das certificações mais difícies de se tirar, apesar claro de nao ter tirado algumas ainda, simplesmente pelo fato de não ter um guia específico para estudos de SCMAD. O material se restringe a resumos, e principalmente leitura de toda a especidficação.

Fernando

parabéns cara! tem mais algum material pra disponibilizar pra nós? resumos, anotações etc…

Cara, infelizmente não tenho…material mesmo é a especificação… hehehehe :lol: :lol: . Mas qualquer dúvida, posta aí…Se eu puder ajudar será o maior prazer!!

abraço…

Fernando

Parabéns pela aprovação!!!

[quote=Fernando Generoso da Rosa]

Opa, blz?

Então, Conexão com internet certamente você terá que saber (GCF - Generic Connecrtion Framework) porém conexão com Bluetooth não(Não cai a jsr 82), apesar que provavelmente a conexão via bluetooth extende alguma interface do GCF tornando sua tarefa muito mais simples se você tiver o conhecimento do uso dessas interfaces. Eu fiz a prova porque apesar de não trabalhar mais com j2me, no emprego anterior trabalhei durante 4 anos com essa tecnologia. Portanto, eu já tinha um conhecimento, não tão aprofundado como o estudo para a certificação te dá, mas conhecia um pouco da tecnologia, principalmente CLDC 1.0 e MIDP 1.0. O conhecimento que se agrega tirando uma certificação dessa é uma visão diferenciada da programação, onde tu tem que desenvolver um sistema pensando o tempo todo em performance e tamanho da aplicação já que o ambiente onde irá rodar a aplicação é um ambiente muito restrito em memória e processamento. Se realmente vale a pena tirar essa certificação depende de voce. tu pode querer agregar todo esse conhecimento mas não necessariamente terá que tirar a certificação para isso. Acho sinceramente uma das certificações mais difícies de se tirar, apesar claro de nao ter tirado algumas ainda, simplesmente pelo fato de não ter um guia específico para estudos de SCMAD. O material se restringe a resumos, e principalmente leitura de toda a especidficação.

Fernando[/quote]

Valeu Fernando por esclarecer minhas dúvidas, muito obrigado!

Fala Fernando,

To pensando em tirar essa certificação também.

Você estudou por quanto tempo??

E parabéns!

=)

[quote=Kabaldf]Fala Fernando,

To pensando em tirar essa certificação também.

Você estudou por quanto tempo??

E parabéns!

=)[/quote]

Opa, blz?? Obrigado!!

Então, estudei durante uns 5 meses.

Fernando