Estava planejando meu semestre e a sequência do meu curso. Então estava refletindo e queria a opinião de vocês.
Ser um estudante “full time” e acabar o curso no “tempo certo”, porém sem experiência ou postegar a conclusão do curso para ter tempo para estágios ou outras atividades complementares ? Será que se eu for aplicar para um mestrado no futuro eles consideram acabar o curso no “tempo certo” ou não ?
Meu ponto é que se eu só estudar consigo acabar o curso “normalmente”, porém fico de fora do mercado(um semestre fora já é o suficiente para ser esquecido e ficar para trás). Se for trabalhar, postergo a formatura. Então não sei como um programa de mestrado vê isso e/ou como o mercado enxerga isso, se faz diferença ou não, se se formar no “tempo certo” do curso é importante ou não nas duas perspectivas…
O mestrado não conta em quanto tempo você está no curso, a pontuação é feita através do seu desempenho nas disciplinas, publicações, iniciação cientifica.
É uma dúvida que muita gente tem entre terminar logo o curso ou estagiar.
Eu estou estagiando, vou demorar um pouco mais para terminar, mas, também almejo um mestrado futuramente.
Acabei postergando meu curso de graduação justamente por dedicação ao trabalho.
Uma dificuldade que eu enxergo em não conseguir trabalhar no tempo de graduação, é o risco de você se formar “cru”, ou, com formação exclusivamente acadêmica e nenhum do mercado de trabalho.
Se tu pretende seguir uma carreira de cientista, focar em carreira de professor ou até mesmo em concurso público, eu acho válido você se dedicar integralmente aos estudos, visto que eles serão essenciais nestes casos. Não estou dizendo que a opção de mercado de trabalho não exija isso, só acredito que seja algo mais focado. Você não vai trabalhar com desenvolvimento de software para hotel e estudar engenharia de software para inteligência artificial, não é? Até poderia, mas ai eu entendo que a primeira opção seria um “quebra galho”.
Enfim, cabe a você analisar o que tu julga melhor, sua necessidade financeira, seu desejo ou não de atuar no mercado de trabalho e/ou de seguir uma carreira acadêmica.
Aqui no GUJ mesmo tem exemplos de quem atua fortemente no mercado de trabalho e como professor, então, tem essa opção também.
Não é legal postergar a conclusão do seu curso, a não ser que esteja em situação crítica, continue estudando integralmente e faça concursos, atue na carreira acadêmica, e até mesmo no mercado de trabalho, se seu conhecimento for profundo, conseguirá entrar mesmo cru.
De cinco colegas que foram trabalhar e tentar se formar depois, apenas uma conseguiu fazer isso - e isso porque o marido ajudava e ficava insistindo muito para que ela terminasse o curso - eu digo que você acaba é perdendo o ritmo, principalmente se o curso é difícil.
Tente não atrasar a conclusão de seu curso de mais de um ano.
Mais que um ano e você acaba é desistindo de se formar, o que pode ser muito ruim mais tarde.
[quote=entanglement]De cinco colegas que foram trabalhar e tentar se formar depois, apenas uma conseguiu fazer isso - e isso porque o marido ajudava e ficava insistindo muito para que ela terminasse o curso - eu digo que você acaba é perdendo o ritmo, principalmente se o curso é difícil.
Tente não atrasar a conclusão de seu curso de mais de um ano.
Mais que um ano e você acaba é desistindo de se formar, o que pode ser muito ruim mais tarde. [/quote]
Este é justamente um problema que enfrento atualmente. Você se “estabiliza” no emprego e pode acabar achando que está tudo ótimo, mesmo sem ter uma graduação.
Esse sentimento é ruim, pois pode afetar um crescimento dentro da corporação ou um futuro a médio/longo prazo. Tenho mais três semestres pela frente e irei com certeza me formar. Então, caso decida postergar a faculdade, seja o mínimo de tempo possível e não deixa de terminá-la.
Como já dito antes, mestrado não leva isso em conta. Se for em pública, o que conta são projetos de iniciação científica e/ou TCC, carta de recomendação de professores e desempenho no poscomp.
E, dependendo do lugar que você mora e do restante do seu currículo, não faltará emprego depois de formado, mesmo ficando fora do mercado um tempo.
Graduar estagiando ; fazer mestrado trabalhando ; doutorado no futuro, aí quem sabe trabalhando (só falta achar a universidade que aceite aluno que trabalhe :lol: ) ou com bolsa do governo fora também.
Ou seja, equilibrar uma carreira no acadêmico e outra na industria.