estou estudando e o livro fala que se eu nao sobreescrever o metodo equals, eu não posso usar um objeto como chave em uma tabela hashing (Livro da Kathy Sierra, pagina 303), porem eu nao entendi o porque. Alguem pode me explicar ? Se eu não sobreescrever esse metodo, caso eu tenha dois objetos e coloque os dois em uma tabala hashing (HashMap ???), um sobreescreve o outro ?
Para tentar entender eu criei os seguintes codigos:
class Teste {
private String nome;
Teste(String nome) {
this.nome = nome;
}
@Override
public boolean equals(Object obj) {
if (obj instanceof Teste) {
Teste testeAux = (Teste) obj;
if (testeAux.nome.equals(this.nome)) {
return true;
} else {
return false;
}
}
return false;
}
}
O HashMap é formado por Map.Entry’s, que seguram uma chave e um valor. Quando chamamos o método put, passamos uma chave e um valor. Se a chave ainda não estiver no mapa, é criado um novo Entry com a chave e o valor passado. Caso a chave já esteja no mapa, o valor antigo que estava associado a chave é reposto pelo novo valor que está sendo passado no parâmetro. E para verificar se a chave já existe, é considerado seu hashCode e o método equals (não tenho certeza absoluta se o método equals é considerado, mas acho que é).
Quando se implementa o método equals, é importante que se implemente o método hashCode também. Tem um tópico que o ViniGodoy dá uma excelente explicação sobre o hash code e como gerá-lo corretamente, se eu achar eu posto o link aqui.
Não sei se você já leu o trecho que ela fala sobre hashCode mas você vai notar que em algum momento ela fala que se você não sobrescrever equals e hashCode você vai ter elementos duplicados em tabelas hash. Eu duvidei dela quando li e testei XD, ela disse a verdade, como não conheço como o método hashCode é implementado em Object então não sei dizer porque é preciso sobrescrever tal método além de equals …“deve ser porque ele não procura no bucket correto”