se o google fosse ‘inventado’ hj, ele seria implementado em java?
vale lembrar que ele foi lançado em 1998, mas muito provavelmente demorou um tempinho para ser desenvolvido… java já existia, mas tinha pouco tempo de ‘estrada’… acho que por isso eles implementaram em c++ …
Acho que o google é um emaranhado de sistemas. Existem papers falando das escolhas tecnologicas do google e imagino que, se fosse hoje, eles lançariam alguma versão do java mais pancada pra aguentar o tranco (possivelmente para dar mais performance a linguagens como Scala, Groovy, etc) em alguma parte.
Alem de buscador, existe a questão de pesquisa por Spam, por link farms, etc. Talvez esse tipo de coisa fosse em java.
será? a impressão que tenho é que (ao menos) o buscador é todo c++ …
sem querer abusar, tem link para estes papers? a única coisa que sei é que eles adoram python, empregam o guido (criador da linguagem) e abusam do ajax… mas continuo achando que o buscador é todo c++ …
que versão seria essa? c tá falando do ‘java em si’, ou da ‘jvm’?
e o que te leva a acreditar nisso?
que bom que perguntou, tem varios papers aqui
quando ao java@google, imagino que seria de tudo um pouco. Eles não lançaram a linguagem go?
O que me faz acreditar que calculo de probabilidade de spam seria feito em java foi uma apresentação da galera do Twitter sobre como o Pig é utilizado sobre a base de dados e uma classe java (ou scala, não lembro) fazia esse calculo.
neura à parte, divulgar como sistemas são feitos não deixa eles ‘vulneráveis’?
não tenho nada contra quererem fazer ‘de tudo um pouco’… mas, é necessário? seria mesmo impossível criar tudo ‘em uma linguagem/plataforma só’?
o que é esse ‘pig’?
1 - se responder como um sistema foi feito de deixa vulneravel vc fez o seu sistema de uma forma muito ruim. Todo mundo conhece o codigo do Firefox e nem por isso ele é o browser mais inseguro do mundo.
2- fazer sistemas em varias linguagens depende do que vc precisa. provavelmente reflete diferenças culturais e diferenças nos tipos de aplicação, afinal para fazer a mesma coisa vou demorar X pra fazer em java, Y em php e Z em rails…
3 - Pig
http://hadoop.apache.org/pig/
não tenho nada contra essa diversidade de sistemas/plataformas; só acho que é difícil de gerenciar isso, não?
Vc tem 100 sistemas.
100 em java usando os mais diversos frameworks, bibliotecas e componentes.
100 em { java, C++, python, javascript, ???} usando os mais diversos frameworks, bibliotecas e componentes.
Não tem muita diferença…
Impossível sim, para a grande massa de sistemas que o google utiliza. Se você parar para analisar, temos cada linguagem com um forte e um propósito.
Algumas voltadas para p.OO outras para p.Funcional, algumas voltadas para performance outras para paralelismo. Por exemplo o GO que ganha em performance e deploy do C mas não é tão bom em paralelismo quanto um Erlang por exemplo.
Nenhuma linguagem passa nem perto de ser melhor em tudo hoje.
Ao fim quando nos voltamos para sistemas gigantes que possuem suas diversas camadas, cada uma delas bem trabalhadas em seu propósito nós então precisamos também de diversas linguagens. Cada uma cumprindo o que tem de melhor para solucionar cada buraco deixado por aquilo que já tinha sido usado até então.
Pensando assim cada grupo de arquitetos projeta uma solução para o grande sistema com o que há de melhor por aí e quando não é o suficiente inventam um melhor. E é essa uma realidade do Google nos dias de hoje. O GO e o GWT são os MAIORES exemplos disso !
Agora sobre sua pergunta se seria em java, bom, Java em Solaris é tão bom e rápido quanto C++ em uma ambiente Linux. Eu ACHO que sim pelo menos.
E nem só por isso, o Google investe muito no java, pois reconhece todo seu poder e capacidade principalmente da JVM, que pra mim é uma das grandes invenções da computação . Como disse Bruno Souza o melhor da plataforma Java nem é sua linguagem mas sim a JVM.
Portanto enquanto houver sistemas robustos e super complexos como o buscador do Google, haverá uso de várias linguagens como C++, GO, Java, Python, Erlang…
Só lembrando que essa é minha humilde opnião.
Abraços