Galera, eu tenho ouvido muito bem sobre o seam framework, e que ele pode ser um futuro substituto para o spring. Gastaria de nesse topico levantar um balança das vantagens e desvantagens de cada um desses frameworks…
não … eu penso que um não subistitue o outro.
Entao em que caso seria melhor usar o seam, e em que caso seria o spring a melhor solução?
O Framework Seam poderá lhe ajudar no desenvolvimento web, principalmente na construção de aplicação JSF e que também utilizem a especificação EJB3; ele cria a ponte (“managed bean”) pra você, isso é tão “bom” que até criaram uma especificação pra isso a WebBeans. Claro que o Seam vai bem a frente dessas propostas, ele também fornece ferramentas pra você gerar um GRUD apartir do banco, oferece mais componentes para aplicações web. Melhoria no tratamento de escopos, ajuda você a tirar os “sessions” da sua aplicação com a conversação…
Já o spring framework é um guarda-chuva de coisas… ou melhor um canivete suiço! Que fornece desde um simples framework de injenção de dependências à um framework para gerenciamento de “fluxo de navegação?” (WebFlow). Um esquema muito bom para segurança, controle transacional… enfim uma pá de coisas…
Falei, falei e não lhe dei a resposta que você gostaria de ouvir… (ou ler) acho que ela não existe. Ambos são ótimos e podem ser usados juntos…
Olha, eu acho que sim. O Seam teu seu proprio container de IoC, que é a menina dos olhos do Spring. O Seam tem seu próprio gerenciamento de escopos, que é o Spring MVC. O Seam usa a infra EJB, Spring <> JEE, Seam é JBoss Rules, Spring é WebFlow… etc.
… Seam é JBoss Rules, Spring é WebFlow… etc. [/quote]
O que você quiz dizer com … Seam é JBoss Rules, Spring é WebFlow…?
Então, se o Seam tem tudo o que o spring tem, isso quer dizer que ele veio realmente para ser um concorrente do Spring. Um colega de trabalho me disse que o Seam framework foi criado pelo mesmo cara que desenvolveu o hibernate, se isso for verdade então ele deve ter uma integração melhor com o Hibernate, sendo portanto, uma opção melhor que o Spring. Outra coisa interessante que eu vi na propria documentação do JBoss Seam é que ele ja tem uma integracao com JSF e EJB 3.0!!! Isso me faz pensar que ele trabalha de uma forma mais natural com a especificação JEE!
o seam não veio para tomar lugar do spring.
O seam, é para facilitar o desenvolvimento com jsf e ejbs.
Não eh só porque ele faz IOC que vai substituir o spring.
Prova disso, que não é possivel rodar uma aplicação desktop com o jboss seam. Já com o spring, eh.
O JBoss seam veio para competir com o ruby on rails, em produtividade.