Segundo a "INFO" voce deve tirar certificação

[quote=fantomas]É bom e até aconselho tirar certificação, mas…

Porque quem faz a diferença é você e não o certificado.
[/quote]

Com certeza existem pessoas sem certificação que são melhores que outras que têm. Todavia, vejo a certificação como um diferencial na hora de concorrer a uma vaga. A menos que o cara tenha uma indicação dentro da empresa que está tentando entrar…

Porém, já vi vários casos de pessoas que ficaram perdidas no tempo por não se atualizarem. Assim, vejo a certificação como uma prova de que o cara estuda e está sempre se atualizando.

Sinto que isso muda muito de região para região. Sinto que na minha região ter certificação é importante.

Recentemente postei sobre isso. Siga o link:

http://www.tiagorolim.com/

[quote=tiago.rol]Recentemente postei sobre isso. Siga o link:

http://www.tiagorolim.com/[/quote]

Concordo.

Isso pode fazer diferença na burocracia, ou quem te vê a primeira vista. Ex: ow, formado em unicamp, usp, inatel, etc…
Uma vez um amigo e eu fomos participar de um simpósio internacional de engenharia e exatas, e o projeto desse meu amigo sobre ada boost deixou alemão e japonês de queixo caído.

Penso a mesma coisa de certificação.

O importante é o conhecimento que a pessoa adquire.

A cada dia que passa a minha muda sobre esses assuntos, mas é fato que pra area comercial as certificações pesam bastante, já no caso da contratação de um profissional parece que o peso da certificação já não é o mesmo de alguns anos atrás.

Essas estatísticas publicadas na revista INFO estão em meia dúzia de páginas patrocinadas pelo tal curso de certificação e são focadas em PMP e afins… reparem no pequeno texto no canto superior direito da revista “Informe Comercial”

A empresa fez uma propaganda em forma de artigo de revista… inteligente da parte deles mas não muito original

As matérias publicadas pela INFO são tendenciosas e não podem ser levadas a sério. :wink:

[quote=juniorbnu]Essas estatísticas publicadas na revista INFO estão em meia dúzia de páginas patrocinadas pelo tal curso de certificação e são focadas em PMP e afins… reparem no pequeno texto no canto superior direito da revista “Informe Comercial”

A empresa fez uma propaganda em forma de artigo de revista… inteligente da parte deles mas não muito original[/quote]

Com relação a isto nao há duvida, nesta mesmo edição tem uma materia sobre o SPED fiscal e NFe, acreditem mas há 9 anuncios de empresas que vendem soluções de nota fiscal eletronica e SPED, no meio das paginas da matéria.

Mas com relação a certificação, deu pra ver que temos varios opnioes aqui, uns acham que é uma boa outros nem tanto.

[quote=anurb.coimbra]Com certeza existem pessoas sem certificação que são melhores que outras que têm. Todavia, vejo a certificação como um diferencial na hora de concorrer a uma vaga. A menos que o cara tenha uma indicação dentro da empresa que está tentando entrar…

Porém, já vi vários casos de pessoas que ficaram perdidas no tempo por não se atualizarem. Assim, vejo a certificação como uma prova de que o cara estuda e está sempre se atualizando.

Sinto que isso muda muito de região para região. Sinto que na minha região ter certificação é importante.[/quote]

Na verdade certificações são importantes em todas regiões, a questão surge na hora de contratar o profissional para “desarmar a bomba”.

Normalmente (não são todos) os que mais sofrem são aqueles que tem certificações ou aqueles que optam por estes; porque por falta de conhecimento superestimam a capacidade do individuo.

Aliás, os dois tipos de profissionais (os que tem / e os que não tem certificado) vc detecta em 5 minutos de papo se o cara tem “conteúdo ou não”.

Resumindo, o mercado quer um bom profissional; com competencia, responsabilidade, comprometido, educado, bom senso, experiencia, criativo e etc… se tiver certificado ótimo, senão, sem problemas.

Uma coisa que observo nas certificações e em quem tira certificações é a enorme preocupação com o código; eu acho ótimo isto, mas o mercado está mais enteressado em profissionais que recebe o problema e consiga estruturar e executar a solução. E acho que isso a certificação não dá, ao menos uma boa parte.

P.S Tem cara que pede estagiário com experiencia, vai entender…

flws

[quote=fantomas][quote=anurb.coimbra]Com certeza existem pessoas sem certificação que são melhores que outras que têm. Todavia, vejo a certificação como um diferencial na hora de concorrer a uma vaga. A menos que o cara tenha uma indicação dentro da empresa que está tentando entrar…

Sinto que isso muda muito de região para região. Sinto que na minha região ter certificação é importante.[/quote]

Na verdade certificações são importantes em todas regiões, a questão surge na hora de contratar o profissional para “desarmar a bomba”.

Normalmente (não são todos) os que mais sofrem são aqueles que tem certificações ou aqueles que optam por estes; porque por falta de conhecimento superestimam a capacidade do individuo.

Aliás, os dois tipos de profissionais (os que tem / e os que não tem certificado) vc detecta em 5 minutos de papo se o cara tem “conteúdo ou não”.

Resumindo, o mercado quer um bom profissional; com competencia, responsabilidade, comprometido, educado, bom senso, experiencia, criativo e etc… se tiver certificado ótimo, senão, sem problemas.

Uma coisa que observo nas certificações e em quem tira certificações é a enorme preocupação com o código; eu acho ótimo isto, mas o mercado está mais enteressado em profissionais que recebe o problema e consiga estruturar e executar a solução. E acho que isso a certificação não dá, ao menos uma boa parte.

P.S Tem cara que pede estagiário com experiencia, vai entender…

flws
[/quote]

Simples assim…
:wink:

O que vale hoje no mercado, na minha opinião, quando vejo alguns anúncios de trampo para Programadores, é quanto mais experiência, conhecimento técnico, inglês e é raro vaga pedindo certificação, mas é importante tirar sim, mas o que conta é a experiência, pois a certificação em si não muda nada, pode-se até tirar ela so estudando… Mas na minha opinião, quanto mais experiência o cidadão tiver, melhor será seu salário… Garanto que na hora de a empresa contratar, dará mais importância a aqueles que ja atuaram mais na área… Pra finalizar, certificação é so um complemento no CV…
8)