Segundo a "INFO" voce deve tirar certificação

Sempre tem vario tópicos de gente perguntando sobre certificações, se ajudam realmente na hora de arrumar emprego e aumentar o salario, segundo a nossa “respeitavel” revista “desINFO”, sim as certificações são muito importante, sei la, vcs acham que estão exagerando??

E como nao podia ser diferente, em cada pagina da reportagem, varios anuncios de certificações.

Cada dia mais tentam rebaixar a categoria dos programadores, e certificação hj já não faz tanta diferença.

Segundo a INFO o salário médio de programadores Júnior no Brasil é de quase 4000 reais :smiley:

A única coisa que eu gosto da INFO são as análise técnicas do infolab, e só!

Por quê a certificação hj já não faz tanta diferença?

Quem compra a INFO deveria investir o seu dinheiro em literaturas mais educativas. Turma da Mônica tem um nível superior.

[]'s
JL

Quem compra a INFO deveria investir o seu dinheiro em literaturas mais educativas. Turma da Mônica tem um nível superior.

[]'s
JL[/quote]

É eu to ligado, mas sempre passa um “cara da computação” aqui e deixa a revista na sala pra gente ler.

Mas fica a questão, sempre vejo o pessoal postando falando que não é TÃOO diferencial assim uma certificação, ai vai a revista e faz uma materia desta.

Ou seja, se sou programador java e ganho 2k, vou correr fazer uma SCJP pra ganhar 4k :lol:

A reportagem inesquecível da Exame para mim foi quando foi lançado o Windows 3.11 NT. A grosso modo, ela dizia que empresa sensacional e inovadora era a Novell, e que ela iria acabar com a Microsoft em breve, e fazia todos os elogios mais exagerados o possível…

Eu era novato na área de informática, mas já era evidente o papel ao qual se prestava a Exame.

Bem, se você tem dúvidas, faça um teste: experimente mandar seu currículo antes e depois da certificação.
Se você trabalha em alguma empresa, muitas delas te reembolsam o valor do voucher (caso você passe), então o único “dispêndio” que teria seria seu tempo gasto no estudo.

concordo plenamente com a materia da info

concerteza certificação faz diferença na hora de procurar emprego e salario, os programadores sabem que certificação nao significa tanto assim . mais os gerentes e o pessoal de rh etc… não sabe

eu tb acho que junior/pleno ganha pelo menos 4k …

vale a pena ler a info … é a visão de como o mundo coorporativo pensa ou acha que eles vao ler javaMagazine ?

quem quiser perder tempo com turma da monica que perca mais esta com a mente fechada achando que só porque nao traz tantas informações tecnicas a revista nao é boa.

[quote=fredferrao]

É eu to ligado, mas sempre passa um “cara da computação” aqui e deixa a revista na sala pra gente ler.

Mas fica a questão, sempre vejo o pessoal postando falando que não é TÃOO diferencial assim uma certificação, ai vai a revista e faz uma materia desta.

Ou seja, se sou programador java e ganho 2k, vou correr fazer uma SCJP pra ganhar 4k :lol: [/quote]

Vejo da seguinte forma.
Quando comecei com Java há uns 5 anos atrás, certificação era um diferencial muito grande. Hoje, não vejo mais como um diferencial, mas como fator de exclusão por causa do número de desenvolvedores que tem certificação. Não é desmerecendo quem é certificado, de modo algum, mas certificação não sinal de competência. Pode ser sim, o sinal de que o profissional é estudioso.
Nas entrevistas que vejo hoje, sempre se fala da certificação como um item desejável. Mas entre alguém que tem experiência profissional e alguém certificado, sempre vi o experiente ser contratado.
Obvio que entre dois profissionais experientes, um certificado e outro não, a certificação é levada em conta.
Por isso vejo como fator de exclusão.

[]'s
JL

Falar que certificação aumenta o salário é igual falar que:

-Faculdade aumenta o salário
-Doutorado aumenta o salário
-Inglês aumenta o salário
-Experiência no exterior aumenta o salário
-Quanto mais estudar aumenta o salário

Coisas óbvias… mas sempre tem exceções de mercado… mas minoria não conta…

Olá rananfu.
Gostaria de comentar alguns pontos importantes, se me permite.

Acredito que uma boa parte dos integrandes do fórum não concordam.

Apesar do Português confuso, acho quem entendi seu ponto de vista. Por motivos como esse acredito que a certificação é fator de exclusão, não um diferencial.

Rapaz… Vou mandar meu curriculum para a empresa onde você trabalha… rs!

Bem, sobre como o mundo coorporativo pensa, aconselho a você ler literaturas serias (livros) de pessoas como Jack Welch, Donald John Trump. Se o inglês não ajudar muito, pode começar com os livros do Roberto Justos mesmo. A INFO traz informações que muitas vezes não condizem com a realidade do mercado/tecnológico/outros, pelo menos não de todo o Brasil (falo por Goiás). Temos então revistas que falam mais à nível técnico, como a JavaMagazine e a Mundo Java. Para níveis técnicos, são ótimas. Se quiser uma visão do mercado, comece a andar mais com os seus gerentes administrativos e como o dono da sua empresa. Certamente você vai aprender mais que lendo a INFO.

[]'s
JL

Concordo contigo. Passei por vários processos seletivos nas últimas semanas e vi o quanto as certificações fazem diferença sim. Muitas pessoas, principalmente as do RH valorizam muito. E várias das pessoas da parte técnica que passei também admiravam o fato de ver as siglas em meu CV. Principalmente se a pessoa estiver em início de carreira, como é o meu caso.

Sim, é mais ou menos essa base aí se o contrato for como PJ.

:thumbup:

Aqui na empresa
geralmente se paga mais ou menos 800 - 1000,00 por certificação tirada a mais no salario…
é meio “obrigado” todo funcionario tirar uma certificação a cada 6 meses, se nao é demitido dependendo…
e sim… pelo menos aqui em Brasilia é muito importante e visado ter certificação

Concordo que para início de carreira a certificação é interessante.

Mas se basear no que o RH ou gerente de empresa X, Y ou Z acha é fechar os olhos para realidade, pois imagino que a maioria aqui no fórum está cansado de saber que certificação e o nome da faculdade cursada só fazem diferença no papel.

[quote=Mero_Aprendiz]Olá rananfu.
Gostaria de comentar alguns pontos importantes, se me permite.

Acredito que uma boa parte dos integrandes do fórum não concordam.

Apesar do Português confuso, acho quem entendi seu ponto de vista. Por motivos como esse acredito que a certificação é fator de exclusão, não um diferencial.

Rapaz… Vou mandar meu curriculum para a empresa onde você trabalha… rs!

Bem, sobre como o mundo coorporativo pensa, aconselho a você ler literaturas serias (livros) de pessoas como Jack Welch, Donald John Trump. Se o inglês não ajudar muito, pode começar com os livros do Roberto Justos mesmo. A INFO traz informações que muitas vezes não condizem com a realidade do mercado/tecnológico/outros, pelo menos não de todo o Brasil (falo por Goiás). Temos então revistas que falam mais à nível técnico, como a JavaMagazine e a Mundo Java. Para níveis técnicos, são ótimas. Se quiser uma visão do mercado, comece a andar mais com os seus gerentes administrativos e como o dono da sua empresa. Certamente você vai aprender mais que lendo a INFO.

[]'s
JL
[/quote]

Manda seu cv quando estiverem contratando eu te falo … !

Concordo com o rananfu,

a certificação ajuda e abre portas.

Eu mesmo vejo a certificação como uma forma de aprender mais, como uma forma de estudo :smiley:

É bom e até aconselho tirar certificação, mas…

Porque quem faz a diferença é você e não o certificado.

[quote=Deluxe]Aqui na empresa
geralmente se paga mais ou menos 800 - 1000,00 por certificação tirada a mais no salario…
é meio “obrigado” todo funcionario tirar uma certificação a cada 6 meses, se nao é demitido dependendo
e sim… pelo menos aqui em Brasilia é muito importante e visado ter certificação[/quote]

Só um gerente maluco (para não dizer outra coisa) para demitir um funcionário graduado que resolve os problemas da empresa utilizando como justificativa um certificado da SUN.

Certificação na mão = não sou “zerado”.

flws

[quote=Mero_Aprendiz]

Vejo da seguinte forma.
Quando comecei com Java há uns 5 anos atrás, certificação era um diferencial muito grande. Hoje, não vejo mais como um diferencial, mas como fator de exclusão por causa do número de desenvolvedores que tem certificação. Não é desmerecendo quem é certificado, de modo algum, mas certificação não sinal de competência. Pode ser sim, o sinal de que o profissional é estudioso.
Nas entrevistas que vejo hoje, sempre se fala da certificação como um item desejável. Mas entre alguém que tem experiência profissional e alguém certificado, sempre vi o experiente ser contratado.
Obvio que entre dois profissionais experientes, um certificado e outro não, a certificação é levada em conta.
Por isso vejo como fator de exclusão.

[]'s
JL[/quote]

Se fosse um fator de EXCLUSÃO, o profissional que tem mais experiência não seria contratado porque foi EXCLUÍDO por não ter certificação.
Se dois profissionais com experiência estão disputando uma vaga, e um ganha porque tem certificação e o outro não, então a certificação fez DIFERENÇA, ou seja, foi um DIFERENCIAL. :slight_smile: