Vocês conseguem trabalhar em casa depois do trabalho “oficial”?
Eu sempre tive uma enorme vontade de empreender, estudo muito sobre o assunto e tenho alguns projetos pessoais em andamento, mas últimamente está muito difícil para não dizer impossível de trabalhar 8/10h no meu trabalho que paga minhas contas de 8:30~18:30 e depois chegar em casa e dar atenção para esposa e ainda programar por mais umas 3/4h.
O que acontece é que meu trabalho me consome muito, são vários projetos que conversam entre si, a complexidade do negócio é alta e chego em casa me sentindo mentalmente esgotado.
Gostaria de saber dos meu caros amigos se vocês passam também por este problema, e aqueles que passaram, podem me dar algumas dicas do que fizeram para contornar isso? Qualquer tipo de ajuda é muito bem vinda !
Não sei porque vou comentar pois nem tenho dicas de como contornar, eu sou um pouco extremista e assim como você acabo ficando mais de 4 horas pós 8 horas de trabalho diário, tenho 2 filhas e também sou casado, procuro compensar de outras formas essa minha imersão no computador e nos códigos, como venho de uma pobreza muito grande ela entende que é tudo para um futuro melhor, mas as vezes me sinto como descreveu(completamente esgotado) então procuro dormir um final de semana quase que todo e depois volto a ativa na próxima semana, sei que não é nada saudável e também sei que não sou parâmetro para ninguém, eu não fiz nada para contornar o problema, apenas me joguei mais aos livros e começei a estudar outras coisas do que só programar, acho que vai de cada um, mas tenho muita fome pelo conhecimento, acho que só ele trará a evolução do ser. Mas quando comecei a realizar outras atividades isso me trousse um certo alívio, tenho interesse por robótica, estudo astro-física, conheço música(conheço bem as escalas), estudo outras línguas, estudo outras religiões, eu penso que a vida passa muito rápido, sou extremista assim porque percebi que não vai dar tempo de aprender tudo que desejo, hoje tenho 40 anos e sinto como se eu tivesse deixado para muito tarde esse despertar pelo conhecimento, as vezes penso que posso ter alguma disretimia devido a esse monte de pensamentos( diversos), as vezes até penso que posso ser louco tenho uns 3 amigos ao todo, não saio mas já sai bastante mas não tenho vida social, não tenho face-book apenas linkedin, as vezes penso que é perda de tempo, mas quem de nós é totalmente certo? sema mais fico por aqui, abração.
A dica é fazer o que gosta, ou tenha algo que te motive muito. Alem das 8 horas de trabalho, eu faço freelas a noite, em torno de 3 a 4 horas por dia, todo dia. Porém tem os dias que estou cansado, como ontem, e fiz somente 1 hora.
Tenho duas motivações para trabalhar a noite. Primeiro é o dinheiro a mais que entra e está fazendo uma baita diferença, e segundo é poder trabalhar com outras tecnologias que tinha vontade aprender. No trabalho normal sou backend developer, com Java, e a noite faço freelas como fullstack developer, Java + AngularJS.
Também sou casado e tenho uma filha. Minha filha é pequena ainda, não entende muito e também não sente tanta minha falta. Minha esposa entende da necessidade do dinheiro e dá apoio total.
Ou seja, a dica é fazer algo que te motive (estudar algo legal, criar um projeto maneiro, fazer uns freelas) e outra é saber contornar o que é difícil.
O mais importante é estar em paz, viver com quem se ama, estar de bem com Deus e sua própria consciência. Siga o conselho de Paulo: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2 Coríntios 4:18). Priorize aquilo que realmente é importante pro seu presente e pro seu futuro, sem deixar de fazer aquilo que gosta (nesse caso, estudar), mas dando o real valor àquilo que realmente merece. Acessa o site http://www.biblia.com.br (tem uns estudos bem interessantes, já que você disse que gosta de estudar inclusive sobre religião).