Sejamos menos Puristas

Estou começando a usar a tecnologia Java e posso afirmar que o purismo, se é que existe, só tem contribuído para meu aperfeiçoamento edesenvolvimento na linguagem e mais, na verdade penso que JAVA é algo empolgante e contagiante, pois ao resolver um problema cotidiano sinto mais vontade de aprender sobre e crescer ainda mais!!!
Acho isto ótimo e neste ponto de vista quero então, me tornar mais purista!!! :smiley:

Concordo completamente com o thiago. Nao existi linguagem melhor em tudo… existi sim algumas que sao melhores para certas areas. Como eu vi alguns ae falando que java nao eh apenas linguem, mas uma tecnologia tbm… mas msm assim Java nao eh a melhor linguagem e nem a melhor tecnologia pra todas as areas da informatica…
Vc nao precisa ser um expert para saber disso… e outra coisa… fanatismo serve apenas para fechar seu campo de visao…
como em outras areas que tbm acontece isso eu lhes digo heheh:
Nao odeie o windows e nao ame o linux… apenas utilize a feramenta certa no momento certo :twisted:

Bom, não sei se posso me considerar um purista, mas gosto bastante
de defender coisas que funcionam.
Acho dificil acreditar que uma solução para uma pequena
empresa usando um pacote microsoft (IIS+NT+SQLServer+ASP)
seja mais eficiente que um pacote GNU (Apache+Linux+PostgreSQL+PHP),
sem falar no custo/benefício.
Acho difícil acreditar em ferramentas de uma empresa que só copia
tecnologia dos outros, não abre o seu código e capaz de dizer alguns
absurdos, como que a Internet era coisa de moda e passageira.
Gosto de usar uma tecnologia aberta, bem documentada e produtiva.
É aí que o JAVA se encaixa.

[quote=“Hempx”]fanatismo serve apenas para fechar seu campo de visao…
Nao odeie o windows e nao ame o linux… apenas utilize a feramenta certa no momento certo :twisted:[/quote]
Você tocou no ponto certo do assunto!!!
Ao invés de fazermos críticas destrutivas (o que é comum) vamos utilizar o que existe de bom em todas as tecnologias. A mágica da nossa área é a possibilidade de mesclar todas as boas soluções para resolvermos problemas comuns. Se o java é bom no sentido de independencia de plataforma, OO, independência de SGDBs, utilizaremos quando a necessidade impor. Mas se o Delphi ou DotNet ou… for melhor para geração de relatórios e desempenho para front-ends, utilizaremos também para completar a solução. O windows é muito bom para usuários finais e o linux é muito bom para servidores…e assim vai.

Como somos seres humanos… logo temos uma vida finita… então devemos focalizar nossas energias na materialização dos nossos nobres sonhos… como vivemos em uma sociedade capitalista, temos que trabalhar para gerar recursos… todos aqui escolheram o desenvolvimento de soluções computacionais utilizando a tecnologia JAVA… nada mais natural que defendermos a tecnologia JAVA como nosso “sangue”… senão entraremos em equilíbrio termico e não teremos realizado nada na nossa breve passagem por esse planeta…

Viva o JAVA!!
Obs: não ousem destruir meus sonhos… :twisted:

[quote=“thiagob”][quote=“Hempx”]fanatismo serve apenas para fechar seu campo de visao…
Nao odeie o windows e nao ame o linux… apenas utilize a feramenta certa no momento certo :twisted:[/quote]
Você tocou no ponto certo do assunto!!!
Ao invés de fazermos críticas destrutivas (o que é comum) vamos utilizar o que existe de bom em todas as tecnologias. A mágica da nossa área é a possibilidade de mesclar todas as boas soluções para resolvermos problemas comuns. Se o java é bom no sentido de independencia de plataforma, OO, independência de SGDBs, utilizaremos quando a necessidade impor. Mas se o Delphi ou DotNet ou… for melhor para geração de relatórios e desempenho para front-ends, utilizaremos também para completar a solução. O windows é muito bom para usuários finais e o linux é muito bom para servidores…e assim vai.[/quote]

Realmente acho que este é o ponto da questão. Entendo o seu ponto de vista e compartilho da mesma idéia. Acho sim que existem muitos fanáticos por Java no GUJ, como não poderia ser diferente, assim como existem fanáticos pelos Palmeiras e pelo Linux e acredito que o importante é saber utilizar o melhor de cada tecnologia ao invés de ficar bitolado em alguma delas.

[quote=“rigolin”]Como somos seres humanos… logo temos uma vida finita… então devemos focalizar nossas energias na materialização dos nossos nobres sonhos… como vivemos em uma sociedade capitalista, temos que trabalhar para gerar recursos… todos aqui escolheram o desenvolvimento de soluções computacionais utilizando a tecnologia JAVA… nada mais natural que defendermos a tecnologia JAVA como nosso “sangue”… senão entraremos em equilíbrio termico e não teremos realizado nada na nossa breve passagem por esse planeta…

Viva o JAVA!!
Obs: não ousem destruir meus sonhos… :twisted:[/quote]

nao to falando que nao devemos defender o Java…
acho q logico que devemos… eu adoro o java… eh uma linguagem otima… padronizada… e com grupo de programadores bem organizados…
e isso eh otimo…!!! Mas tem gente que se empolga… passa do limite…
começa a ver Java como o melhor em tudo… e isso nao eh verdade…!!! Gostar de java eh uma coisa… mas fanatismo ja eh outra… sou novato em java ainda… ae nao tenho muita historia… mas so para vc ter uma ideia… eu mexo com linux a mais tempo… e tem nego que fala q linux e muito mais facil de instalar que o windows… neguim desse tipo começa a se apegar tanto numa tecnologia q fica doido…
e isso nao eh so na area da tecnologia nao…
ja que o esta parte eh off-topic vou aproveitar pra da um conselho pra negada ae…
parem de fanatismo…!!!

“do que q me adianta saber quem que eh o irmao do wolverine que casou com nao sei quem lah…”

“do que que me adianta saber o que que linus torvald vai almoçar hoje”

“do que que adianta saber se minha namorada ja foi no banheiro hoje”

heheh… acho q vcs devem ter entendido…
Sejamos apaixonados sim por java… mas que isso nao nos tire da realidade…!!!

[quote]“do que q me adianta saber quem que eh o irmao do wolverine que casou com nao sei quem lah…”

“do que que me adianta saber o que que linus torvald vai almoçar hoje”

“do que que adianta saber se minha namorada ja foi no banheiro hoje”

heheh… acho q vcs devem ter entendido…
Sejamos apaixonados sim por java… mas que isso nao nos tire da realidade…!!![/quote]

Dr. Hempx,

o que é realidade??? vc cria a sua realidade, eu a minha e os demais “companheiros” as deles… essa intersecção de realidades geram n conflitos como guerras, revoltas, discussões, etc… mas podem gerar coisas boas também só não consigo listar nenhuma…

não gaste suas energias tentando convencer seres humanos… mostre algo concreto…

Nossa realidade é a Matrix!!! :smiley:

Fala Galera, la vou eu entrar na treta :slight_smile:

Se eu fosse desenvolver um sistema e estivesse em duvida sobre qual tecnologia usar, sem duvida aqui no guj a resposta seria obvia

:lol:

agora vamos dar uma olhada nos fatos:

acredito que o cenario eh que vai responder essa pergunta uma vez que se levarmos em conta:

1. Preco
  2. Tempo de Entrega Pequeno
  3. Qualidade

Normalmente o cliente vai poder escolher apenas duas dessas 3 opcoes. Hoje o desenvolvimento java/j2ee eh muito mais caro que o desenvolvimento asp/com. Uma solucao simples se escrita em ASP pode ser desenvolvida rapidamente com qualidade e preco. Sem contar que instalar e configurar e trabalhar em um servidor Windows com IIS eh muito mais simples do que setar variaveis de ambiente para o tomcat funcionar.

Do ponto de vista tecnico Java eh muuuuuuuuiiiitttttooo melhor que ASP, eu poderia ficar horas falando dos pros, mas do ponto de vista comercial nao eh bem assim: se vc desenvolve por exemplo sites pequenos com baixa complexidade por que nao desenvolve-los em ASP, os profissionais sao mais baratos (10 a 25 R$/h) e faceis de encontrar, a tecnologia eh muito mais simples (eu poderia dizer ateh pobre :slight_smile: ) e os recursos mais faceis de administrar, isso diminui os custos e riscos e aumenta os lucros, e vc nao vai estar utilizando um canhao (j2ee) para matar formiginhas apenas porque vc gosta do canhao!

Agora, caso vc va desenvolver um site/sistema que tenha grandes possibilidades de crescimento, ou que vai interligar sistemas legados, ou que exija alta performance e alta disponibilidade Java eh sua escolha certa. No mundo de gente grande como bancos e grandes empresas de comercio eletronico a palavra microsoft nao eh citada como possibilidade. O que acontece as vezes eh ter alguns sistemas mais simples feitos em ASP, por exemplo em um banco onde prestei servicos, os sistemas simples como noticias e SAC eram escritos em ASP pelas facilidades ja citadas, agora a parte Core como saldo e extrato era escrita em
j2ee.

Eu sou um “technofreak” nao posso ver uma tecnologia nova, um framework que ja quero usar, mas a coisa nao eh assim, nao podemos esquecer que escrevemos solucoes, que devem ter qualidade, mas tb devem ser lucraticas.

Quanto a esse fanatismo pelos Nerd Masters do java, eu acho uma tremenda babaquisse! Eu admiro o John Gage, James Golsing o Joshua Bloch e etc, mas quem pensa em genealidade abra o codigo fonte da classe String!

Como podem ver infelizmente a resposta acredito que não seja tão simples, eu trabalhei com asp, com+, dcom por alguns anos e hoje eh Java que paga as minhas contas. Eu fui para o JavaOne, eu palestrei um BOF mas nao eh por isso que eu fazer uma tatuagem no meu ombro de uma canequinha com fumacinha saindo :slight_smile:

Mas se alguem me perguntar por que Java eu direi:

profissionais java nao sao mais caros por acaso(22 a 50 R$/h), uma solucao escrita em java lhe proporciona uma certeza de qualidade, sem contar a independencia de plataforma, escalabilidade e seguranca, voce pode escolher o melhor application server para a sua solucao ou escolher um free sem abrir mao da qualidade. A documentacao da linguagem (APIs) eh clara, nao eh preciso vasculhar dezenas de cds ou o
labirinto.msdev.microsoft.com para encontrar alguma solucao. A utilizacao de patterns assegura o sucesso e ainda mais a qualidade do software.

Ou seja, nao vou responder apenas porque eh melhor, ou me aborrecer com isso, ou ter um pensamento tipico de evangelista Java: “Onde ja se viu pensar em outra tecnologia, isso eh uma heresia, queimem ele na fogueira”

:lol:

Agora pessoalmente falando, não quero trabalhar com ASP nunca mais!

Abraco,

Ah e soh um comentario a mais,

eu nao acho que java seja soh para gente grande, eu acho que para gente pequena talvez existam outras alternativas mais interessantes de um ponto de vista mais global, nao apenas tecnologico!

Abraco,

Claudio

Concordo com o q foi dito. Eu defendo totalmente tudo aquilo qui eu faço por gosto. Programar em Java é uma aventura sem limites, e para mim isso eh o q importa. Não acho que isso seja pu.ris.mo. acho que simplesmente eh o melhor. Acredito sim que um dia o Java possa ser substituido sim mas por uma derivação Aprimorada , seguindo as mesmas diretrizes que segue o java hj. Não comparo java com a tecnologia alternativa( ou simplesmente uma solução desesperada ) e inferior e isso tbm naum eh pu.ris.mo simplesmente gosto do que eu faço. Bom…danem-se os que não gostam de java ou os que nos chamam de pu.ris.tas. Eu quero trabalhar com o q ah de melhor…portanto…uso e defendo o JAVA mesmo…hehe
Idiotisse a nossa??? acho que não…seilá…
dotNet???blah
Abraços
Tiaguera

isso aí!! dotNet?? blah!!!

espero que nosso amigo thiagob tenha se convencido que é impossivel não se apaixonar por JAVA, e por inercia defender a tecnologia com unhas e dentes…

pro que resta… blah!!! plec!! Argh!!

“Seja inteligente, seja livre!!”

acho que vir em um site sobre Java e falar pra galera não gostar de Java… é a mesma coisa que ir no site da playboy e falar pro pessoal lá não gostar de mulher… 8)