Fala Galera, la vou eu entrar na treta 
Se eu fosse desenvolver um sistema e estivesse em duvida sobre qual tecnologia usar, sem duvida aqui no guj a resposta seria obvia
:lol:
agora vamos dar uma olhada nos fatos:
acredito que o cenario eh que vai responder essa pergunta uma vez que se levarmos em conta:
- Preco
- Tempo de Entrega Pequeno
- Qualidade
Normalmente o cliente vai poder escolher apenas duas dessas 3 opcoes. Hoje o desenvolvimento java/j2ee eh muito mais caro que o desenvolvimento asp/com. Uma solucao simples se escrita em ASP pode ser desenvolvida rapidamente com qualidade e preco. Sem contar que instalar e configurar e trabalhar em um servidor Windows com IIS eh muito mais simples do que setar variaveis de ambiente para o tomcat funcionar.
Do ponto de vista tecnico Java eh muuuuuuuuiiiitttttooo melhor que ASP, eu poderia ficar horas falando dos pros, mas do ponto de vista comercial nao eh bem assim: se vc desenvolve por exemplo sites pequenos com baixa complexidade por que nao desenvolve-los em ASP, os profissionais sao mais baratos (10 a 25 R$/h) e faceis de encontrar, a tecnologia eh muito mais simples (eu poderia dizer ateh pobre
) e os recursos mais faceis de administrar, isso diminui os custos e riscos e aumenta os lucros, e vc nao vai estar utilizando um canhao (j2ee) para matar formiginhas apenas porque vc gosta do canhao!
Agora, caso vc va desenvolver um site/sistema que tenha grandes possibilidades de crescimento, ou que vai interligar sistemas legados, ou que exija alta performance e alta disponibilidade Java eh sua escolha certa. No mundo de gente grande como bancos e grandes empresas de comercio eletronico a palavra microsoft nao eh citada como possibilidade. O que acontece as vezes eh ter alguns sistemas mais simples feitos em ASP, por exemplo em um banco onde prestei servicos, os sistemas simples como noticias e SAC eram escritos em ASP pelas facilidades ja citadas, agora a parte Core como saldo e extrato era escrita em
j2ee.
Eu sou um “technofreak” nao posso ver uma tecnologia nova, um framework que ja quero usar, mas a coisa nao eh assim, nao podemos esquecer que escrevemos solucoes, que devem ter qualidade, mas tb devem ser lucraticas.
Quanto a esse fanatismo pelos Nerd Masters do java, eu acho uma tremenda babaquisse! Eu admiro o John Gage, James Golsing o Joshua Bloch e etc, mas quem pensa em genealidade abra o codigo fonte da classe String!
Como podem ver infelizmente a resposta acredito que não seja tão simples, eu trabalhei com asp, com+, dcom por alguns anos e hoje eh Java que paga as minhas contas. Eu fui para o JavaOne, eu palestrei um BOF mas nao eh por isso que eu fazer uma tatuagem no meu ombro de uma canequinha com fumacinha saindo 
Mas se alguem me perguntar por que Java eu direi:
profissionais java nao sao mais caros por acaso(22 a 50 R$/h), uma solucao escrita em java lhe proporciona uma certeza de qualidade, sem contar a independencia de plataforma, escalabilidade e seguranca, voce pode escolher o melhor application server para a sua solucao ou escolher um free sem abrir mao da qualidade. A documentacao da linguagem (APIs) eh clara, nao eh preciso vasculhar dezenas de cds ou o
labirinto.msdev.microsoft.com para encontrar alguma solucao. A utilizacao de patterns assegura o sucesso e ainda mais a qualidade do software.
Ou seja, nao vou responder apenas porque eh melhor, ou me aborrecer com isso, ou ter um pensamento tipico de evangelista Java: “Onde ja se viu pensar em outra tecnologia, isso eh uma heresia, queimem ele na fogueira”
:lol:
Agora pessoalmente falando, não quero trabalhar com ASP nunca mais!
Abraco,