Sejamos menos Puristas

Galera, alguém já pensou que Java é só uma linguagem!!! Pois é! Não se apeguem a tecnologia, pois ela pode acabar. E outras virão. As vezes eu vejo as pessoas falando de John Gage e com James Golsing como se fossem Deuses e isso não é legal (“até por que eles ganham muito dinheiro com essa publicidade gratuíta”). É claro que Java é o Mimo do momento, mas não é mais que uma possível solução de algum problema específico ou mais genérico. Eu enfatizei neste assunto apenas para alertar sobre o purismo - e pode ser um problema para nós. Quem sabe um dia nos preocuparemos mais com uma melhor solução para nossos clientes do que com a tecnologia Java.

Um abraço.

cara, acho que vc devia ler mais sobre o assunto.

java é uma TECNOLOGIA, não é uma linguagem…
como tal, tem sua propria linguagem, q tambem é chamada de JAVA…

uma “linguagem” nao consegue desenvolver aplicativos desktop, web, webservices, applets, TV virtual, celulares, palm, eletrodomesticos inteligentes, e tudo mais que aparecer pela frente, e ainda por cima interligar tudo isso.

é a mesma coisa que a Microsoft esta tentado fazer com o dotNet, pois dotNet não é uma linguagem, é uma tecnologia.

Quanto ao foco do problema do cliente, nao vejo aonde Java nao pode ajudar.

Purismo?

A tecnologia java, como disse está cada vez mais presente em todos os seguimentos imagináveis.

Como tudo, evidentemente, pode acabar, porém não são esses indicativos que temos visto ultimamente.

Basta acessar os novos portais anunciados no JavaOne e constatar o forte apelo visual e as investidas de marketing que serão empregadas nos tempos que virão.

Claro que não devemos nos prender a uma tecnologia somente, porém, se esta consegue contemplar a maioria dos problemas dos nossos clientes hehe que seja JAVA então… *rs

Não entendi bem o contexto no qual vc colocou a questão, porém não vejo mal nenhum em adotar a tecnologia Java como predileta em detrimento de outras.

Saibamos dosar as coisas e tudo irá bem!

Devemos procurar estar sempre na crista da onda…
:wink:

O problema aqui nem e’ esse, max.

O problema aqui e’ que, ao definir a devocao pela linguagem/tecnologia como ‘purismo’, vc esta jogando fora um grande ponto do Java: quem programa em Java, programa pq gosta, e, se gosta, e’ pq pelo menos tem uma opiniao sobre o assunto.

Gosto, como todo mundo ja devia saber a essas horas, nao se discute - o importante e’ ser apaixonado pelo que se faz, e isso aparece de forma mais evidente quando se critica esse tipo de coisa. Entao, dizer para alguem que realmente gosta de Java que a tecnologia X e’ muito melhor quase sempre rende uma discussao calorosa.

Alias, tai’ um bom jeito de encontrar bons programadores: negue fortemente a tecnologia na qual ele e’ especialista, e analise a reacao. Quase sempre, o pessoal que programa so pq nao conseguiu encontrar um emprego melhor vai te dar uma resposta meio mixuruca. Mas, se o cara sabe o que tah fazendo e tem paixao por isso, com certeza ele vai comecar uma briga - e, geralmente, com resultados produtivos pra todo mundo.

Na minha opinião, nos apegamos à tecnologia Java deste modo porque é muito bom trabalhar com aquilo que você gosta, o tempo passa mais rápido e tudo fica mais fácil, é muito bom “destruir” os problemas que se apresentam no dia-a-dia.
Quanto à James Gosling e compania, acho que é sempre bom nos espelharmos em alguém com mais experiência, competência e porque não dizer, genialidade. Estas pessoas acabam sendo modelos para nossa vida profissional e às vezes até mesmo pessoal (aprendí no site do Gosling a fazer “Crêpes Suzette”). Acho que isso está mais para admiração do que idolatria.

Concordo com o leandro , se hj eu posso fazer tudo com Java e esta por enquanto é a melhor tecnologia e a que tem mais mercado, pq nao defender essa bandeira , pois afinal de contas estou defendendo o meu tb, pois nao é a só a Sun que lucra com o Java!!! E se algum dia isso mudar coisa que eu acho muito dificil , eu tb mudo e pronto !!!

mas java de longe nao é o mimo do momento :slight_smile:
e nao existe ate agora (e acredito, por muito tempo) tecnologia tam bem projetada e desenvolvida.

eu estou curioso, mas vcs tb devem estar…

thiagob, que linguagem, digo tecnologia vc utiliza comumente???

:twisted:

Aposto q a linguagem é aquela cópia escrota do Java com nome de Marca de Eletroeletrônico

Nada muito a acrescentar ao que já foi respondido… só uma coisa: esse é um site chamado Grupo de Usuários Java. É absurdamente natural que as pessoas aqui sejam devotas do Java, dependam totalmente ou em parte da tecnologia Java, pois é o trabalho das pessoas.

Desculpa, thiagob, posso até ser meio grosseiro, mas acho uma perda de tempo esse tipo de comentário, aqui. Creio que a maioria das pessoas aqui querem simplesmente discutir Java, puristas, não-puristas, estudantes ou curiosos.

Galera,
acho que eu não soube colocar o que realmente eu gostaria. Trabalho com a tecnologia Java (e também sou viciado nela) e sei que ela não é só uma linguagem. Mas a questão não é a tecnologia e sim o comportamento…

É quase isso!!!

não concordei em quase nada com que você citou, apenas lembro a todos que essa devoçao pelos caras citados, chega a ser escrota, em certos momentos a empolgação apresenta algumas armadilhas.

Só pra fazer mais um comentário…

–>Segundo o Michaellis:

:idea: pu.ris.mo sm Gram (puro+ ismo)
Exagerado escrúpulo em observar com todo o rigor a pureza da língua na escrita ou na fala.

–>Segundo o Aurélio:

:idea: purismo . [De puro + -ismo.] S. m. 1. E. Ling. Atitude em relação a uma língua que considera serem necessários a preservação dos padrões tradicionais de correção e o impedimento da existência de qualquer influência estrangeira. 2. Pronúncia afetada ou pretensiosa das palavras.

Portanto…

Como aqui não é fórum de português ou outra língua, não somos puristas…

[]'s

… E lá vem mais polêmica no GUJ!!!

bom, o povo aki gosta mesmo de java, eu me lembro de uma discussão sobre java x .net que começou aki e o daniel foi acabar ela lá no forum da microsoft… ehehehe… essa foi a melhor de todas…
sobre ese papo todo… todo mundo já tá careca de saber que agora a sun vai partir pra cima da microsoft, o maquina virtual java da SUN já vem em monte de computador (e não mais a da microsoft), e a propria Sun declarou que vai investir pesado nessa área…
então tá resolvido, pra quem já trabalha com java, ótimo… é só aperfeiçoar, conseguir umas cirtificações, bons projetos que vai se dar bem…
quem num trabalha com java, vai trabalhar um dia.l… então é bom começar a estudar… ehehehehe

O fato eh que java eh uma tecnologia que nos deixa muito ah vontade p/ aprende-la e desenvolve-la.
Antes de ir a reuniao do soujava e participar de outros jugs, eu sempre usei java nao soh como tecnologia de aplicabilidade profissional, mas tb como passa tempo.
Me interessei por java, ou melhor pelos applets… ali foi tudo… ateh chegar na bagagem de conhecimento que possuo hoje.
Mas o lance nao eh soh a tecnologia em si… mas a comunidade que eh muito forte, se posso dizer isto " FIEL " a mesma.
A galera que participa de reuniões, discuções… dos jugs pelo brasil, participa não soh como fonte de aprendizado…mas devido o reconhecimento do trabalho do pessoal que estah por traz da tecnologia.
Ah de reconhecer este espaço democratico… Devemos ver outros horizontes que nos permitem gostar cada dia mais da ferramenta.
Possuimos pros e alguns momentos contra em sentidos de recursos implementados… mas o legal… de tudo eh que de uma forma direta ou indireta… a comunidade eh forte e permite democratizar a tecnologia.
Nao criticando…pois estou analizando e aprendendo alguns recursos sobre .NET; mas desanimo pela falta de compartilhamento do mesmo… Um exemplo eh do forum da msdnbrasil… ah cada foco de discução inutil… ali eh um fator negativo p/ quem procura falar e tb ser ouvido.
Bem… temos de agradecer pelo espaço, e tb a tecnologia JAVA por ter este rumo.
Tomara que podemos sempre compartilhar estes momentos.

Concordo com o Carlos quando ele diz que somos puristas porque quem usa Java o faz porque ama a tecnologia.
Por outro lado, fanatismos nunca são legais (o pessoal do WTC que diga). Temos que manter sempre uma visão crítica da tecnologia e não aceitar tudo só porque vem com o nome Java embutido.

Hmmm, acho que isso é tudo por hoje.

[]s

p.s.: [quote]bom, o povo aki gosta mesmo de java, eu me lembro de uma discussão sobre java x .net que começou aki e o daniel foi acabar ela lá no forum da Micro$oft… ehehehe… essa foi a melhor de todas… (bandrade)[/quote]

:smiley: este povo lembra de cada coisa…

Pois eh, eu tb achei que vcs iam falar de purismo. E ia adorar, pq eu sou um baita purista incorrigível (por exemplo, eu não falo serializado, eu falo seriado). Mas nessa discussão sobre se Java é a palavra de Allah ou não eu nem vou entrar…

[]s!!

Concordando com o Daniel…

Realmente… tem que manter uma visão critica na tecnologia.

Não é vestir a camisa de Java, falar que ela resolve todos os meus problemas, que é isso, aquilo etc, e fechar os olhos pra tudo que não é Java (e tecnologias intimamente relacionadas).
Gostar eu gosto bastante de Java, mas saberia apontar algumas coisas que falta melhorar nela, e qual outra tecnologia conseguiu fazer de forma melhor em determinada parte.
Lembrando que graças a esse tipo de visão critica por parte da grande maioria dos desenvolvedores é que Java tem conseguido evoluir até hoje. Se Java fosse realmente perfeita, sua evolução seria desnecessária.

Gerson K.