Selecionando os melhores programadores?

73 respostas
cv1

Conversando com um amigo no ICQ há pouco tempo atrás tive uma discussão bem interessante sobre qual a melhor maneira de contratar um profissional.

Já tive de fazer algumas entrevistas em candidatos, todos muito bons, para uma vaga, e sei como essa é uma tarefa complicadíssima. Quais as “melhores práticas” pra isso?

73 Respostas

smota

Hummmm … eu ainda não precisei selecionar ninguem, mas ja fiz muitas entrevistas :lol:

O estilo que eu mais gosto é:

1. Perfil psicológico (inclui emocional): verifica se o candidato se encaixa psicologicamente na vaga (tipo, alguns trabalhos sao macantes, um puta programador pode ou nao gostar de fazer coisas repetidas … no meu caso prefiro ter um projeto diferente do outro, se só fizesse trabalhinhos com banco de dados eu morria, outros não)
  2. Habilidade técnica: primeiro com uma conversa com um tecnico pq isso pode mostrar muito mais do que uma prova … e depois se necessario (depende da vaga) uma provinha.
marciolx

testar o candidado na prática, passando um pequeno problema (mas que faça ele pensar bastante) pra ele resolver na frente do micro (sem pizza, nem coca-cola)

Paulo_Silveira

pede pra ele te levar o melhor e pior codigo que ele ja escreveu.

ve se ele documenta, faz tudo bonitnho, usa interfaces.

ai voce pede pra ele fazer algo bem idiota
um sistema web de cadastro de usuarios e depois lista os usuarios. ele pode escolher o banco de dados, se vai saur ejb/jdo/jdbc etc e como vai ser a camada de apresentacao, que pode ser tosca.

vc da 4 horas pro cara. matou. vai ter nenguinho fazendo em 30 min com as ferramentas certas. vai ter nenguinho que vai estar no javadoc do jdbc. ai voce ve o perfil que voce quer.

marciolx

isso é [muito] ruim?

smota

Naaaaaaaaaaaaaaaaaao pergunta isso … o Paulo vai ficar escrevendo sobre o Hibernate horas a fio eheheheh

Não concordo com essa tática do Paulo.

Nem sempre as pessoas podem aplicar no seu dia a dia tudo quanto é ferramenta e técnicas.

O importante pra mim é o cara saber MUITO lógica de programação, saber se virar pra aprender a usar ferramentas, conhecer as técnicas existentes e ter idéia de como usar (pra nao demorar muito pra aplicar em um projeto) e por ai vai.

claro que depende do perfil … se vc tem um projeto usando determinada tecnica e quer um cara experiente essa prova vale muito, mas se precisa de um programador pra acrescentar a sua equipe acho que vale mais o perfil do cara pra aprender e desenvolver-se do que exatamente o que ele já fez.

marciolx

“smota”:
Naaaaaaaaaaaaaaaaaao pergunta isso … o Paulo vai ficar escrevendo sobre o Hibernate horas a fio eheheheh

hehehe, eu perguntei porque acho que olhar a API (seja qual for ela) é um “hábito sadio”, sempre.
Tanto que um bom teste seria apresentar uma API estranha para o candidato e pedir à ele que faça algo útil com ela.

E

Tb nunca selecionei ninguem, mas fiz muitas entrevistas.

e acho q colocar o cara para programar é uma péssima ideia, ainda mais se o cara estiver desempregado. Pois, pode acontecer do cara ser um ótimo profissional, mas devido a sua situaçao atual e a entrevista em sí, pode fazer alguma besteira, ou simplesmente não programar da “melhor” maneira.

acho q é melhor ter uma conversa amigavel, com colaboração de ambas as partes, com o entrevistador querendo realmente achar um profissional qualificado e não querendo deixar o entrevistado em má situacao.

Obs: tb acho q consultar o doc é um “hábito sadio”. E não a diferença entre o bom e o mal profissional. Ao contrario do q o nosso amigo disse, deve contar pontos a favor.

cv1

Taí, gostei :smiley:

Melhorando um pouquinho a idéia, se a vaga pretende que o cara mexa com uma API especifica (Servlets, JDBC, etc), pedir pra ele enumerar alguns defeitos que ele vê na API também faz o cara pensar bastante. E se ele afirmar categoricamente que a API não tem defeitos, é bom que ele (e vc, lógico :D) tenha argumentos pra provar isso.

cv1

Lógica de programação, por si só, não faz nada. Dá pra pegar a primeira pessoa que aparecer na frente na rua e ensinar lógica de programação em algumas semanas. O que geralmente se quer, mascarado na forma de ‘lógica de programação’, é habilidade em resolver problemas.

E, infelizmente, não dá pra ensinar qqer um na rua a resolver problemas rápido. Mas, se é assim, então como saber se o candidato sabe resolver problemas? Botar um cubo mágico na frente dele ou fazer pegadinhas de programação não adianta. E é por isso que eu gostei da idéia do Paulo - o cara tem que resolver o problema, não escrever uma tese sobre o modelo MVC.

O Joel Spolsky (http://www.joelonsoftware.com) uma vez postou um artigo muito interessante sobre isso. Não é sobre contratar os melhores programadores que já existiram na face da Terra, é contratar os melhores resolvedores de problemas, que por acaso sabem programar. Eis a URL:

ozielneto

Existe um livro interessante que trata do assunto…

IT Problem Management…

http://www.oziel.com.br/ebooks.html

R

O teste do Paulo é legal, mais depende do contexto.

Se minha empresa ja trabalha com tecnologias XYZ e tem um projeto para iniciar em uma semana, e quero alguem experiênte nelas para iniciar rapidamente os trabalhos, o teste será com elas(não acho legal contratar no desespero mais ja vi isso acontecer).

Caso o desejo seja conseguir alguem para somar a equipe de desenvolvedores, uma pessoa que seja dinâmica e que aprenda rápido.
Eu faria o teste do Paulo porém, acrescentava o seguinte:

Ele teria um caso de uso para resolver e teria liberdade para escolher quais tecnologias usar para isso(assim como o Paulo recomendou), ao final além do programa estar rodando, o candidato deveria justificar cada tecnologia empregada na solução, o porque disso etc. Também seria levado em conta o tempo para resolver o problema, ou seja, ele tb poderia justificar que outra solução seria melhor mais como seria necessário mais tempo ele optou por uma outra solução.

Outro tipo de teste é mostrar um sistema para ele e pedir para que ele aponte os defeitos e indique que soluções devem ser usadas e porque.

Bem nunca fiz teste com ninguem, mais acho que esse levaria em conta a criatividade e conhecimento técnico do candidato.

L

A teoria toda é muito legal.

Na verdade acredito que o ideal mesmo é o feeling, nada como conversar com a pessoa e sentir até onde ela é capaz de ir.

Aplicar provas, em certas ocasiões é interessante, porém, como já dito anteriormente, o profissional pode estar passando por algum problema no dia e não apresentar o melhor que pode.

Conversando com a pessoa e olhando o nível de evolução dela (o quanto agregou de conhecimento em determinado período), o que já fez anteriormente (se for possível ver o projeto), deve ser uma boa saída pois assim você sabe do que ela foi capaz e tem como estimar o que será capaz de fazer.

Concordam?

Eu nunca avaliei ninguém, porém, creio que esta seja uma idéia pelo menos boa… (desde que quem entrevista tenha os conhecimentos necessários para tanto, o que muitas vezes não acontece).

[]'s

Paulo_Silveira

isso é [muito] ruim?

opa
soh para deixar claro
consultar o javadoc eh MUITO bom. mas apos quatro horas de programacao, se ele ainda estiver procurando coisas no javadoc da conexao para fazer o insert, ai eh sinal de que: o cara tinha nenhuma ou pouca experiencia com jdbc, ou o cara eh ruim.

ter muita logica de programacao nao adianta muito nao. eu considero que eu tenho bastante, mas se um cara quer um programdor de C++ pra hoje, eu nao vou ser de muita ajuda a ele.

dreamspeaker

Eu acho que a prova prática deve ser critério de “desempate”. Se o cara passou ileso pela análise de curriculo e pelo bate-papo (onde se pode avaliar um monte de coisa, jogando assuntos para vc sentir até onde vai o conhecimento do cara, em design, arquitetura, onde ele busca atualização, etc e tal), uma prova prática cai bem, se vc tem mais opções do que vagas.

Nesse caso, acho que colocar o candidato numa situação adversa é um bom teste. Uma aplicação mal-desenhada, para o candidato “resolver” o problema, e vc avaliar como ele se comporta. Talvez até num micro lento, só pra sentir a paciência do cara! :stuck_out_tongue: Acho que colocar o candidato pra fazer uma aplicação “do zero” é fria, todo mundo com um minimo de material na mão não começa nada do zero. Isso pode atrapalhar a avaliação.

Rafael_Steil

Isso me faz lembrar lembrar o episodio onde, somente para verificar se o cara tinha um minimo de logica e conhecimento, pedi para ele que escrevesse um algoritmo ( da maneira que achasse melhor ) para escrever uma palavra ao contrario. Simplemente ridiculo nao? … bom, soh para deixar um pouco mais emocionamente troquei as letras “A” por “K” e coloquei no problme “Dica: comece substituindo as letras K por A”…

Teve nego que implementou bubble-sort … 8)

Rafael

marciolx

“Paulo Silveira”:
opa
soh para deixar claro
consultar o javadoc eh MUITO bom.

Ok, acho que nisso estamos todos de acordo :slight_smile:

D

Muito boa essa discusão, é ótimo saber como vcs pensam! :smiley:

na minha visão de estudante buscando estágio, acho que bons programadores não podem ser testados em algumas horas, o máximo que pode acontecer é excluir os “maus programadores”, e mesmo assim tendo muito cuidado.
Oq deve analizar um teste desses é apenas se o cara realmente conhece Java no nível desejado. Se o cara tem um bom nível de Java, conhece as tecnologias com qual a empresa trabalha e esta acostumado com as abordagens de programação usadas pela equipe, não dá para definir com um critério confiavel quem é o melhor programador, cada um é um e tem suas qualidades e defeitos que são impossíveis de serem percebidas em uma conversa de alguns minutos.

Eu acho que a principal parte de uma entrevista é antes da entrevista, quando o responsável define o perfil do profissional que está procurando, se o entrevistador souber quem ele esta procurando vai saber quando encontrar!
Ai a entrevista se torna fácil, ou o cara está no seu perfil ou não. Se ele não esta cai fora, se está pronto, acabou a seleção. E se tem mais de um no perfil, ai não importa qual seja o escolhido, todos servem, pode ate mandar eles jogarem WAR para decidir, “…quem conquistar a Europa primeiro fica” :smiley:

Uma coisa que odeio nas entrevistas é quando o entrevistador da área tecnológica decide traçar o perfil psicológico do entrevistado. É lógico que ele vai errar completamente, o cara nunca estudou psicologia. E o pior é q isso acontece bastante.
Eu acho importante saber o perfil psicologico do entrevistado para saber se ele se enquadra no perfil da empresa, mas esse perfil TEM que ser traçado por um psicologo treinado para isso, senão só atrapalha!

E a propósito, já que temos tantos entrevistadores aki, se alguem estiver procurando um estagiário de Java, estudante da PD na FATEC-SP, com conclusão em 06/2004, estou disponível :smiley:

E

Concordo plenamente com nosso amigo danieltaranta quando ele diz:
“…a principal parte de uma entrevista é antes da entrevista…”, pois acontece, muitas das vezes, q nem os próprios responsaveis pela entrvista sabem o q querem.

Procuram um Profissional Java q sejam DBA’s, ou q saibam PhotoShop, e seja um ótimo programador em VB ou Delphi, por exemplo.

E muitas das vezes, ao final da entrevista nos pergundamos: O que ele quer afinal? Programador Java, Prog. VB, Delphi, DBA ou Designer???

dreamspeaker

Êpa… vou requerir direitos autorais dessa sugestão… :lol:

dukejeffrie

To espantado de ver que não foi muito valorizada a capacidade de aprender do entrevistado.

Já mudei de emprego diversas vezes (ó eu mudando de novo!), e na minha visão existem dois tipos de vaga (por isso é bom que o entrevistador saiba o que ele está procurando):

1- Programador para evoluir um problema em solução - é o cara que vai entrar na empresa para participar do desenvolvimento de um produto que já existe, ou um projeto de longa duração. O candidato precisa conhecer as tecnologias envolvidas e terá que mostrar performance no desenvolvimento.

2 - Programador para resolver problemas desconhecidos - é o cara que vai entrar na empresa para perticipar de projetos não iniciados ou de vários projetos com diferentes domínios, possivelmete utilizando diferentes tecnologias.

Normalmente, a empresa tem uma vaga só, mas precisa preenchê-la com os dois tipos de profissional. Lógico, pq depois que acabar o projeto, ela vai querer manter o cara lá, certo? E daí ele provavelmente vai ter que aprender outra coisa completamente diferente.

Por isso eu acho a capacidade de aprender importantíssima. Lógica de programação, daquela que vc aprende em poucas semans (feijão com arroz, né cv?), vai bem. Mas e a capacidade, o interesse, a iniciativa de aprender novas lógicas??

O Paulo não vai ajudar ninguém a desenvolver em C++ por um simples motivo: ele não quer aprender C++. Se o candidato quer aprender as coisas que ele precisa saber para trabalhar na empresa, ele deveria passar à frente na corrida pela vaga.

[]s!!

Armitage

Eu já tive que selecionar algumas pessoas para trabalhar comigo no passado, sempre procurei ver o que a pessoa conhece, pelo que se interessa e qual a criatividade dela… até porque eu não me considero uma boa programadora(assim não tenho tecnicas mirabolantes de programação), não lembro de metade dos comandos que preciso usar no dia-a-dia porem nunca deixo um problema sem solução, seja qual for, por isso mesmo sobra para mim os projetos mais sinistros da minha area(depto) ;o) e eu acho otimo.

Os projetos que mais gosto de trabalhar são aqueles que os outros analistas olham torto porque sabem que vai dar MUITO trabalho… não adianta o cara saber TODA a API do Java decor se não tiver criatividade para criar as soluções.

A

Galera,

To achando essa discussão muito produtiva.
Uma coisa que vale citar é se o perfil do candidato é aderente ao perfil da empresa. Tipo, em várias multinacionais, antes do gerente de TI entrevistar alguem, tem uma serie de entrevistas no RH. E a galera de RH nao tem nada a ver com agente, eles pensam de outra de forma, eu me apavorei quando comecei a participar de varias entrevistas de candidatos para vagas na Oracle. Os caras do RH buscam skills que nao tem muito a ver com informatica, é negócio de louco. E ainda uma vez eu presenciei uma entrevista onde o cara tinha que fazer uma redação. Me espantei quando soube que o RH nao estava interessado no que o candidato escreveu, e sim estava interessado na caligrafia, para achar umas coisas de maluco no perfil da pessoa… comedia neh?
Entao, tem muito nego bom que eu indico para trabalhar na Oracle, mas eles nao passam na entrevista do RH. Tipo, no exemplo da Oracle, o nego tem que ser muito dinamico e proativo, ai o RH atraves de suas tecnicas busca esse skill.
Só para se ter uma idéia, nos ultimos 6 meses eu tive 3 chefes diferentes, depois virei chefe de mim mesmo e me reportava direto para um VP, e agora voltei a ter um gerente… muito doido neh. Entao os nego do RH procuram isso, porque tem gente que nao curte mudança, e nesse dinamismo doido, os nego pira e cai a produtividade…

2 Frases tipica dos gerentes da Oracle quando um novo funcionario entra:
“Voce vai ter um Laptop de ultima gercao,e vai poder levar para onde quiser”. OBA! diz o infeliz, mal sabe que é para ele trabalhar de casa e nos fins de semana.
Outra dahora:
“A unica constante aqui é que haverá mudanças…”
meus dois cents…

PS: Na Microsoft é a mesma coisa doida… (como eu sei disso?!)

cv1

Curiosamente, Adriano, isso eh verdade na maioria das grandes empresas: ou voce se vira e corre atras do que vc precisa pra se manter ali dentro, ou vc acaba sendo esquecido num canto ate que ninguem lembre mais de vc e te demita (ou vc nao aguente ficar ali parado e vá procurar outra coisa).

Vi isso acontecer na HP tambem… parece mais uma meritocracia, bem comum em projetos OpenSource, do que uma hierarquia aristoteliana que a gente ve em empresas “familiares”…

black_fire

Como ja disse em um outro post, o maior diferencial de um profissional é a capacidade de aprender coisas novas. Logicamente haverá situações que você precisará de um kra bom “naquilo” e mais nada.

:arrow: Tive um cenário muito interessante na empresa onde trabalho.
Contratamos um kra para dar manutenção e andamento no projetos em delphi. O Kra até que era bom, mas no primeiro sistema pedi que ele fizesse a implementação de uma Thread, ele nunca tinha visto Thread, e teve uma puta dificuldade de se adaptar. Tivemos que chamar outro kra, que em dois dias resolveu o que o outro não conseguiu em uma semana, e este outro também nunca tinha programado com Threads.

:idea: Acho que a melhor forma de analizar um profissional é solicitar exemplos de projeto que ele ja fez (profissionalmente ou não), selecionar o que melhor se encaixar e jogar uma “bucha” no “colo” dele. Se em uma semana ele não deslanchar busca outro.

:arrow: Geralmente em testes são solicitados conhecimentos que o kra nunca vai precisar…

Guilherme_Silveira

Humm…

Como testar o cara?
Como escolher o cara?
Que tipo de cara voce precisa?

Cada um respondeu uma pergunta de um jeito…
Entao minha opiniao…

Testes existem milhares de tipos.

• Aquele de questao aberta e bem filosofica, onde voce pode falar o que voce quiser e se o cara gostar da tua ideia ele te pega. Acho que esse eh ruim pq ele pega alguem que eh parecido com ele no jeito de pensar… (talvez um cara oposto seja melhor pra alavancar as tecnologias usadas na empresa)
  • Questoes especificas de API… meu Deus, voce nao consulta o javadoc em “real time”? Nao usa CTRL+espaco pra completar aquele metodo que voce esqueceu o nome? Entao olha o q vc pede do seu candidato!
  • Questoes de outra vaga… voce quer alguem que programe, desenvolva, arquiteture ou administre? foque as suas perguntas no trabalho do cara necessitado. Escolha aqueles especializados naquilo… nao pergunte de banco de dados pra quem trabalha criando sistemas de suporte com jms…

por fim, adoro conversar com chefes de projeto… eles ficam com uma ideia MUITO boa daquilo que eu sei e de como eu usei… e a carta de recomendacao da ultima empresa detalha cada coisa que fiz com qual tecnologia… alem de dar uma ideia de como voce eh como pessoa (aprende rapido ou nao? gosta de trabalhar ou nao? eh motivado ou nao?)

eu acho que boas referencias sao importantes…

black_fire

:arrow: Realmente, na maioria dos casos não é o melhor que ganha a vaga e sim quem tem a melhor indicação. Traçar um caminho limpo durante sua carreira as vezes vale muito mais que “quilos de certificados”.

No fundo você é um produto e como todo produto quem tem o melhor marketing vende mais (Você pode até ser dispensado na semana seguinte… Mas até ai…).

Se qualidade e competencia fosse um item predominante, não haveriam tantas consultorias fechando e tantas outras horriveis faturando mais a cada dia… Eu particularmente conheço excelentes profissionais, que sempre foram o #1 onde trabalharam e quando se aventuraram em ter sua própria consultoria, “deram com os burros n`agua”…

rodrigousp

Tenho alguma experiência com isso:

1. Amigos que procuram emprego no ramo de IT
  2. Amigos que conseguiram emprego
  3. Troquei altas idéias com uma head-hunter
  4. Eu mesmo já procurei trampo nas situações 1 e 2

Primeiro: o mercado é cruel. É meio parecido com a idéia do Pans. Faz isso e o cronômetro está rodando. Nem Einstein teria capacidade de aprender jdbc em 30 minutos. Um abraço para quem não está qualificado… Não adianta cara… vc tem que ter um currículo bonitinho (com um monte de certificados e o título de uma faculdade boa, inglês é um bom diferencial…)

Segundo: qualificado … você está empregado. Onde ? Vai depender da viagem do pessoal de RH. Só estes seres conseguem prever com suas bolas de cristal, quem se enquadra no perfil desejado pela empresa.
Saber interagir com pessoas abre um leque de possibilidades ainda maior.

Terceiro: ninguém está procurando cientistas da computação no mercado. O mercado quer gente que resolva o seguinte problema estúpido: Persistir informações … foco em pessoas práticas

é isso.

B

Tenho algumas perguntinhas… (pode ajudar vocês como entrevistadores, e tirar um peso da minha consciencia, pois por enquanto assumo só o papel de entrevistado)

Um curso superior, ou ao menos estar cursando um, é SEMPRE necessário? Até que ponto pode influenciar?

O cara tem de ser uma máquina que consegue soluções em 20 segundos? (Tipo, eu fico assustado, tenho amigos que conseguem resolver as coisas em php em 1 hora, duas, enquanto eu, muitas vezes, levo duas, três, pra fazer a solução ficar completa.

São avaliados ítens como conhecimentos gerais - especialmente “do negócio da empresa” - , comunicação?

Gustavo Guilherme BacK

F

Acho q entramos num ponto muito interessante… o que eh avaliado no curriculo?
Muitas empresas ao contratar alguem devem analisar somente a formacao do canditato.Eu acho isso um tremendo desrespeito.

ja trablho com php/mysql ha 2 anos e meio mas veja os cursos que tenho:
Montagem e manutencao de micro e java(que fiz ha alguns anos pra ver se conseguia alguma coisa nessa area). antes fazia uma univesidade que tinha o nome parecido com o da USP. Mandei alguns curriculos e em especial 2 que me chamaram e fiquei muito triste. Teve um que os caras falaram: “Voce esta no 2º ano da USP nao eh”. Qdo eu falei que nao e parecia que a entrevista tinha terminado ali mesmo.
Acredito que as pessoas nao veem coisas no curriculo que sao mais importantes do que simples nomes de faculdades.
Por exemplo voce mesmo lendo isso chegou a se perguntar onde que aprendi o PHP ou Mysql.Acredito que apesar de ser uma linguagem “facil” precisa de vontade para se aprender.
Qdo entrei neste estagio no qual estou ate hoje ja tinha 2 programadores php com curso e tal.Hoje eu e outro estagiario que cuidamos de praticamente todos os projetos que entram na empresa(desde a entrada ate a implantacao).
Agora vc deve estar se perguntando. Pq esse ***** ta falando isso: eu acredito que as empresas nao veem essas pequenas coisas que estao escondidas no curriculo de alguem e qdo veem que a faculdade do cara eh XYZ a nao ser as 10 melhores da info ja descartam o candidato sem mesmo passar por uma entrevista.
Desculpem, mas precisava desabafar isso com alguem e saber opinioes sobre isso…té mais

r_linux

Acho legal termos este tipo de discussão aqui… pelo menos o que estão por aqui parecem que tem uma mente mais aberta para entrevistas… :smiley:
Bom… não sei se as pessoas aqui fazem este diferencial tb… mas por exemplo no meu caso… muitas vagas se foram pq tenho cabelo grande.
E ai o que vcs acham ???
Este tipo de comportamento na entrevista pode poupar a empresa de uma dor de cabeça ???
Ou é puro pré-conceito do entrevistador ???
:roll:

Ironlynx

fbx,infelizmente muitos dos entrevistadores acham q nome de facul eh tudo,e esquecem o óbvio;q existem excelentes e medíocres seja em facul do governo,seja em particular… :roll:

r_linux,
acho essa parada de olhar para aparência do candidato bullshit!Tem um amigo meu q tem aparência á la Iggy Pop,e faz estágio na globo.com.Aliás,ele falou q lá todo mundo eh assim…ele tah fazendo o novo site do Big Brother,e todos vão trabalhar desgrenhados,ás vezes de bermuda…o chefe dele diz:“Tô andando para como se veste e tal,eu quero eh o serviço pronto!” Taí,concordo com esse cara… :wink:

r_linux

Ironlynx,
As empresas que trabalhei eram assim… teve uma que eu trabalhei… que o dono… quando vinha os caras da Intel… ou uma outra… todos engravatados e tal… ele apontava para mim e dizia… “Não quero pessoas certificadas ou arrumadinhas, quero pessoas que resolvam os problemas.”, hehehe, isso eu acava legal :slight_smile:
Mas muitas das empresas que fui, vc sentia que havia o preconceito… na empresa que estou hj, o gerente de TI vai de AllStar :slight_smile:
:lol:

Ironlynx

r_linux,
pena q empresas assim são poucas…vamos juntar uma galera fera do forum(Bani,Cv,Daniel,Louds,Paulo…) e fazer a nossa q tal? :smiley:
Cada um trabalha em casa,nos reunimos diariamente para discutir os progressos…huaahauah q viagem…Mas garanto q seria uma empresa com excelente material humano e competência,isso seria!

set delirio mode=“off”

r_linux

Hahaha… não é uma má idéia… que ai do grupo tem melhor noção de Administração ??? Quem no Financeiro ??? Quem em vendas, negocios ???

Bani

“r_linux”:
Hahaha… não é uma má idéia… que ai do grupo tem melhor noção de Administração ??? Quem no Financeiro ??? Quem em vendas, negocios ???

Bom, entre os citados pelo Ironlynx, quem perdeu 4 anos da vida estudando para ganhar um diploma em administração de empresas fui eu… :?
Mas atualmente prefiro focar na área técnica. No máximo uso os conhecimentos para impressionar o entrevistador dizendo que entendo do negócio da empresa e posso traduzí-lo no sistema… hehehehe

louds

Acho que essa parte da empresa podemos resolver com outsourcing…

r_linux

Então… vamos ou não ??? :lol:

louds

Claro!
Vamos primeiro criar um bom plano de negocios e dar o golpe em alguma agencia estatal de formento e/ou achar algum investidor privado que gosta de fortes emoções.

Feito isso, e meu salario milhonario garantido, vamos lá!

Ironlynx

Já pensou?Uma empresa veramente digital?! Nos reunimos on-line,discutimos a parte q cada um implementa on-line,e entregamos via web tb! :smiley:
Só nos reunimos fisicamente para fechar contrato,e pegar a grana! :lol:

louds

Uma empresa sem reuniões relâmpagos na copa ou em volta da máquina de café não possui o menor futuro, principalmente se for de TI

Ironlynx

louds,IMHO acho q uma empresa digital não pode prescindir são de torneios de CS,Quake e Fifa ou quais quer outros meios lúdicos-digamos assim-q possam promover uma maior integração entre seus membros; bem como reuniões regadas a cerveja,coca-cola e pizzas! :wink:

rigolin

Opa!

eu gerencio os negócios aqui em Cuiabá e redondezas…

cv1

Tá, gente, vamos parar com o delírio, por favor :wink:

Uma empresa veramente digital, como disse o Ironlynx, não funcionaria de jeito nenhum, ainda mais uma feita com o pessoal do GUJ, onde todo mundo manda bem tecnicamente, mas passa o dia inteiro de nhaca visitando o fórum :smiley:

_fs

Desculpem por me intrometer num tópico tão fora do meu range de conhecimento mas … a melhor entrevista de emprego que eu já fiz o cara, entre outras coisas perguntou:

1. Qual o último livro que eu já li
  2. O que eu fazia nos finais-de-semana
  3. Hobbies
  4. Se tocava algum instrumento musical

Com esse tipo de pergunta dá para sacar se alguém algum dia vai levar uma arma para o escritório e descarregar o pente na mocinha do café, se a pessoa tem capacidade de resolver problemas (seja qual for a natureza dele), resistir ao stress … etc

IMHO aprender a programar bem muita gente consegue … muita mesmo. Mas ter um funcionário capaz de aprender (e gostar de fazer isso) é impagável.

Daniel_Quirino_Olive

Sei não… :twisted:

louds

Cara, entrevista boa foi uma que eu fiz a uns anos atras que ela acabou num bar. Você só conhece realmente uma pessoa fora do escritorio, por que as pessoais ainda insistem em tentar fazer assim?

Luca

Olá

LIPE

Precisava enviar uma mensagem para reavivar este importante tópico e incluir um link esquecido por todos: http://www.artima.com/wbc/interprog.html

Então encontrei sua mensagem:

Será que foi comigo a entrevista com estas perguntas? Estas são coisas que sempre perguntei.

Avaliar e escolher pessoas para contratação é muito difícil. Primeiro que nem sempre a gente tem tempo para preparar testes razoáveis e decentes. Segundo porque as vezes a diretoria pressiona para contratar logo para se livrar do problema. Todas as pessoas tem qualidades. Algumas mostram tudo no primeiro contato (“quem sabe tudo e diz logo fica sem nada a dizer”), outras vão mostrando devagarzinho e nem chegam a ter tempo de se mostrar todo. Quem escolhe sempre precisa contar com a sorte e esta quase sempre esteve do meu lado quando precisei contratar alguém.

Vamos discutir mais este tema que parece ser sempre bem atual.

[]s
Luca

bush

Em relação à empresa digital seria viável sim ! :smiley:

[]´s

Ironlynx

Com esse tipo de pergunta dá para sacar se alguém algum dia vai levar uma arma para o escritório e descarregar o pente na mocinha do café, se a pessoa tem capacidade de resolver problemas (seja qual for a natureza dele), resistir ao stress … etc

Huhauahuahu…não tinha reparado nisso!Qquer um poderia fazer isso sob muita pressão…viu um dia de fúria?

Eh?Mas quem seria o carcamano da história?(BOSS) Eh complicado delegar as funções de cada um e o q cada um deve fazer…tem q ser um Zidane para distribuir as tarefas e cobrar de geral…

bush

Se o Zidane precisa de tanto $$$…

[]´s

cv1

Foi mal pela ignorancia, mas eu nao sei quem eh o Zidane. O Google me diz que ele joga futebol. Bleh. :smiley:

Sobre o post do Luca, faltou mencionar o caso do cara que pega todos os feitos da equipe e joga pra ele. Fica facil descobrir que vc esta falando com um cara desses quando vc pede pra ele te dizer qual o melhor e qual o pior cara com quem ele ja trabalhou, e esperar pelas contradições.

Mas nao sejamos tao negativos… a sugestao do topico aqui é selecionar os melhores, e nao descartar os piores. :wink:

Uma ideia que me ficou tilintando pela minha cabeca esses dias, depois de ter lido em zilhoes de artigos por ai, foi a de que um programador ótimo é pelo menos 10 vezes mais produtivo do que um programador razoável, e eu não consigo imaginar que isso não possa servir também para outras profissões - inclusive a de entrevistador/recrutador. Alguém aí já foi entrevistado por alguem, e a entrevista foi algo absolutamente sensacional, as melhores e mais inteligentes perguntas ja feitas, e por ai vai?

N

Ae,

Vou contar um pouco de um teste que eu fiz.

Primeiro foi o teste de currículo. Ae blz, passei.

Depois foi o teste escrito. Era para resolver umas questões de JAVA. Questões de marcar, abertas, de lógica, qual é a melhor saída para tal situação, bubble sort, blah blah blah. Ae blz, passei.
Ps.: Pessoas de dentro da empresa me disseram que eu tirei uma das melhores notas.

Depois foi o teste psicológico. Chego lah, com + 12 pessoas para fazer esse teste. A mulher marcou o teste para 8h e chegou as 8h40min. Nos levou para uma sala quente, abafada e com cadeiras desconfortáveis. Chego lah ela pede para todo mundo se apresentar, dizer o nome, o que faz, … Depois ela pede para a gente fazer uma máquina. Uma máquina qualquer. Decidimos que iria ser um carro. Depois ela diz que a gente tem que fingir que é essa peça de carro. (Sentar no chão, colocar a peça direitinho, …)(moh palhaçada).
PS.: Era engraçado a galera fingindo que era um pneu. hHAhUAdhiaud muito engraçado

No outro dia eu ligo: “Oi, gostaria de saber se eu passei no teste.”
“Não, me desculpe, vc não passou!”

O que vcs acham desse teste?
Será que eu sou louco!?!? :?
Existe uma pessoa 100% normal em TI? Vc acha que existe cv?

Ironlynx

Porra Cv,não sabe quem eh Zinedine Zidane?(Não,Não e remédio contra câncer…)
Espero q vc não seja daqueles campeões mundiais de Peteca… :lol:

Concordo em partes…ah os criativos(pensam em algo q ninguém pensou ainda),construtivos(codam e produzem feito loucos-geralmente ganham bem-e são escravizados pela empresa)e os q criam e constroem na mesma forma(raros-linus torvalds?) e claro,os parasitários,tem pinta de q sabem,mas enrolam mais do q produzem…

louds

“New__Radical”:

O que vcs acham desse teste?
Será que eu sou louco!?!? :?
Existe uma pessoa 100% normal em TI? Vc acha que existe cv?

Pera ae! Seu problema foi com o RH! Pesquisas indicam que a maioria dos funcionarios de RH são psicólogos frustrados e/ou incompetentes que usam das entrevistas como forma de testar todas teorias cretinas deles sobre comportamento humano.

cv1

Putz, louds / New Radical… a unica conclusao a que eu consigo chegar aqui eh que, antes de tudo, quem tem que testar o RH eh voce: pq se o RH nao funciona pra vc, pode ter certeza que a empresa inteira PASSOU naqueles testes. Eh um bom aviso de que a empresa vai estar lotada daqueles que vc considera idiotas. :wink:

dukejeffrie

“cv”:
Mas nao sejamos tao negativos… a sugestao do topico aqui é selecionar os melhores, e nao descartar os piores.

Boa, cv, já pode se candidatar a vereador… nota 10 em política, 0 em álgebra booleana…

Bela!! A gente vive nessa paranóia de ser rejeitado, de achar que não é bom o suficiente praquilo, e na verdade a gente nem pensa que muitas das coisas que “dão errado” só iam fazer a gente infeliz.

[]s!!

rdbj

Existem programadores e desenvolvedores esse é o foco principal para contratação, o entrevistador sabendo diferenciar esse dois tipos de profissionais a chance de acerto aumenta muito.
O programador é mais rápido que o desenvolvedor, mas sua criatividade para resolução de problemas deixa a desejar.

kuchma

“rdbj”:
Existem programadores e desenvolvedores esse é o foco principal para contratação, o entrevistador sabendo diferenciar esse dois tipos de profissionais a chance de acerto aumenta muito.
O programador é mais rápido que o desenvolvedor, mas sua criatividade para resolução de problemas deixa a desejar.

hmm, desconhecia essa divisao…

Marcio Kuchma

Rafael_Steil

“rdbj”:

Qual a diferenca? programador eh o cara porco que faz as cosias nas coxa e desenvolvedor eh o que usa patterns corretamente?

Rafael

Ironlynx

Rafael,acho q ele está mais comparando a criatividade…embora tb não entendi essa divisão…

Rafael_Steil

Meio estranho se for o lance de “criatividade”…pq assim estariamos considerando que um “programador” eh alguem com pouca ou nenhuma criatividade… o que seria julgar um ser humano pela aparencia.

Nao sei a distincao entre cada, mas “programador eh o cara com menos experiencia que o desenvolvedor” ou “o desenvolvedor agrega mais conhecimenos/tarefas que o programador” me parece algo um pouco mais justo… ( nao que seja a correta ou ideal, claro )

Rafael

Luca

Olá

Estou vendo aqui a turma discutir a frase do outro sem que o autor realmente explique o que pensou. Mas vou dar meu depoimento sobre como entendo o termo desenvolvedor:

Antigamente havia uma clara divisão entre analista de sistemas e programador. Os programadores (aqui no Brasil) eram somente mão de obra e mais nada. Todo o sistema era criado por analistas a partir de entrevistas com futuros usuários e para o programador era passado o que precisava ser codificado. De código o analista no máximo escrevia para o programador o pseudo-código do que precisava ser feito na codificação. Ai do programador que criasse alguma coisa.

Depois as funções foram se misturando e começaram a aparecer os analistas-programadores, isto, gente que bolava o sistema e também codificava.

Atualmente um sistema exige muitas funções que são acumuladas por vários integrantes da equipe. Precisa de analistas de vários tipos, conhecedores de base de dados, de programadores, de quem faça testes, gente que faça deployment, etc. Então para mim o melhor termo para englobar todas estas funções é desenvolvedor que engloba funções do analista, programador, QA, deployer, etc. É assim que me apresento há algum tempo.

[]s
Luca

rdbj

“Luca”:

Depois as funções foram se misturando e começaram a aparecer os analistas-programadores, isto, gente que bolava o sistema e também codificava.

Atualmente um sistema exige muitas funções que são acumuladas por vários integrantes da equipe. Precisa de analistas de vários tipos, conhecedores de base de dados, de programadores, de quem faça testes, gente que faça deployment, etc. Então para mim o melhor termo para englobar todas estas funções é desenvolvedor que engloba funções do analista, programador, QA, deployer, etc. É assim que me apresento há algum tempo.

Exatamente Luca…

Antigamente vinha tudo mastigado pelo analista, o programador sentava e codificava, codificava e codificava…sem parar para analisa se existia soluções melhores para o desenvolvimento (isso acontecia muito com clipper) esse é o programador, hj as empresas ñ querem mais este tipo de profissional, o q elas querem mesmo é um desenvolvedor, é o cara q tem um senso critico e participa ativamente e positivamente do desenvolvimento do projeto, está sempre em uma melhora continua e por dentro das melhores praticas de programação.

cv1

Sera que so eu trabalho num lugar onde isso eh o que se diz, mas nao o que se faz? :smiley:

louds

“cv”:

Sera que so eu trabalho num lugar onde isso eh o que se diz, mas nao o que se faz? :D

E onde boas práticas de desenvolvimento são utopia?

cv1

Eu ia dizer isso, mas ia soar tao redundante que eu achei melhor ateh deixar de fora da frase. Eu ainda tou pra trabalhar numa empresa onde codigo de qualidade vale mais do que meramente cumprir o prazo. Alias, eu ainda tou pra ver uma empresa aqui no Brasil que desenvolva software de qualidade mesmo. :?

Luca

Olá

CV, a noção de qualidade está ligada a noção de conformidade com especificações e adequação às finalidades. Em outras palavras, diz-se que algo passou nos testes de qualidade quando funciona conforme as especificações e é adequado ao cliente.

O que tenho visto de M… (com M maiúsculo mesmo) sendo feita porque está exatamente conforme o pouco que o cliente pagou e completamente adequado ao muito que o cliente encheu o saco.

Bem alto: Vivam os clientes e usuários, que seríamos sem eles.

Psss, bem baixinho…eles são todos uns FDPs.

[]s
Luca

_fs

Eu ia dizer isso, mas ia soar tao redundante que eu achei melhor ateh deixar de fora da frase. Eu ainda tou pra trabalhar numa empresa onde codigo de qualidade vale mais do que meramente cumprir o prazo. Alias, eu ainda tou pra ver uma empresa aqui no Brasil que desenvolva software de qualidade mesmo. :?

www.getlink.com.br

=]

louds

“cv”:

Ontem mesmo um pessoal dando manutenção em um projeto “ue, mas nós tinhamos implementado isso isso e isso, arrumado isso, isso e isso”. Ok, cade os testes de regreção? cade o SCM para acharmos quando ocorreu a regreção? cade os testes unitarios que deveriam ter tocado o alarme quando os bugs voltaram? A documentação/modelagem foi feita para ser usada ou mostrar serviço?

Nielsen_Teixeira

Valeu pelas dicas pessoal!
Amanha vou pra entrevista preparado!
:smiley:

R

Nielsen Teixeira:
Valeu pelas dicas pessoal!
Amanha vou pra entrevista preparado!
:smiley:

Vê se não sujou o teclado de poeira aí meu filho, a última mensagem desse post foi em 2004 :stuck_out_tongue:

Nielsen_Teixeira

Ai eu te pergunto colega:
O conteudo escrito acima mudou, foi sobrescrito, ou o tópico foi apagado???

Grinvon

Nossa, o povo resurgiu tópico das cinzas.

Verificar se o profissional se adaptar a exigência da vaga (ex: se a vaga exige conhecimentos sólidos e bons de swing e se o candidato apresenta esses conhecimentos, via projetos passados ou via um teste). Deve-se então o candidato apresenta todos requirimentos ou quase todos.

Algumas perguntas sobre sua vida pessoal pode revelar um pouco de sua personalidade.

Esboçe uma situação onde fique claro para o candidato que ele não tenha o conhecimento para resolvé-la e pergunte a essa pessoa que medidas ela irá tomar para conseguir resolver essa situação.

Apresente um pouco das políticas da empresa (ou do ambiente de trabalho) e pergunte o que ela acha e o que deve ser feito para melhorar essas políticas e o ambiente de trabalho (isso poderá revelar alguns traços de personalidade).

É importante entender o perfil da pessoa, se ele é daqueles que aceita tudo mastigado sem questionar e irá fazer tudo sem pensar, sem análise crítica ou senso crítico ou se é uma pessoa com vontade de projeção, querendo aprender, inovar e procurar melhorar e questionar processos.

Criado 2 de junho de 2003
Ultima resposta 1 de dez. de 2007
Respostas 73
Participantes 34