Muito boa essa discusão, é ótimo saber como vcs pensam! 
na minha visão de estudante buscando estágio, acho que bons programadores não podem ser testados em algumas horas, o máximo que pode acontecer é excluir os “maus programadores”, e mesmo assim tendo muito cuidado.
Oq deve analizar um teste desses é apenas se o cara realmente conhece Java no nível desejado. Se o cara tem um bom nível de Java, conhece as tecnologias com qual a empresa trabalha e esta acostumado com as abordagens de programação usadas pela equipe, não dá para definir com um critério confiavel quem é o melhor programador, cada um é um e tem suas qualidades e defeitos que são impossíveis de serem percebidas em uma conversa de alguns minutos.
Eu acho que a principal parte de uma entrevista é antes da entrevista, quando o responsável define o perfil do profissional que está procurando, se o entrevistador souber quem ele esta procurando vai saber quando encontrar!
Ai a entrevista se torna fácil, ou o cara está no seu perfil ou não. Se ele não esta cai fora, se está pronto, acabou a seleção. E se tem mais de um no perfil, ai não importa qual seja o escolhido, todos servem, pode ate mandar eles jogarem WAR para decidir, “…quem conquistar a Europa primeiro fica” 
Uma coisa que odeio nas entrevistas é quando o entrevistador da área tecnológica decide traçar o perfil psicológico do entrevistado. É lógico que ele vai errar completamente, o cara nunca estudou psicologia. E o pior é q isso acontece bastante.
Eu acho importante saber o perfil psicologico do entrevistado para saber se ele se enquadra no perfil da empresa, mas esse perfil TEM que ser traçado por um psicologo treinado para isso, senão só atrapalha!
E a propósito, já que temos tantos entrevistadores aki, se alguem estiver procurando um estagiário de Java, estudante da PD na FATEC-SP, com conclusão em 06/2004, estou disponível