Pessoal estou confuso com as versões do Selenium.
No site do Selenium exitem dois dawnloads, o Selenium Standalone Server
e o Selenium Client & WebDriver Language Bindings.
bem dentre essas duas versões, qual é o Selenium WebDriver ?
Pessoal estou confuso com as versões do Selenium.
No site do Selenium exitem dois dawnloads, o Selenium Standalone Server
e o Selenium Client & WebDriver Language Bindings.
bem dentre essas duas versões, qual é o Selenium WebDriver ?
WebDriver está aqui: http://www.seleniumhq.org/download/
Escolha o download conforme a linguagem que você for usar.
Então mas o Selenium Standalone Server versão 3.0.0-beta2 , é o uma versão server do Selenium WebDriver ?
Webdriver é a biblioteca que vai te ajudar a automatizar execuções no navegador. O Server é para executar remotamente o que você programa com o web driver.
Então se eu usar somente o Selenium Standalone Server, eu já estarei usando o webdriver, certo ?
Eles co-existem como expliquei.
Então pelo fato das bibliotecas do Selenium webdriver estar dentro do Selenium Standalone Server
eu posso baixar e usar somente o Standalone, certo ?
Você provavelmente não precisa do Selenium Standalone Server. Se tudo que você precisa é apenas executar testes do Selenium a partir de uma máquina que já possui a versão de browser que você quer usar nos testes, então você não precisa do Server.
Nesse caso, apenas adicione a dependência do Selenium ao POM do Maven.
<dependency>
<groupId>org.seleniumhq.selenium</groupId>
<artifactId>selenium-java</artifactId>
<version>3.0.0-beta3</version>
</dependency>
Então, o que me deixa confuso é
Tanto o Selenium Standalone Server quanto o Selenium Client & WebDriver Language Bindings
é chamado de selenium webdriver ?
Como já foi explicado, WebDriver é a biblioteca que você vai usar pra automatizar o que precisa no navegador, ou seja, onde você vai programar. E o Server é pra execução remota do que você produzir com web driver. O Server pode ou não ser necessário dependendo do caso. Quais são seus objetivos na prática?
Eu criei uma automação para executar um cadastro e exclusão de usuário.
nesses testes é necessário usar o internet explorer…
eu executei essa automação usando apenas a versão Selenium Standalone Server 3.0.0-beta2.
depois peguei o mesmo código exclui o Selenium Standalone Server e adicionei o Selenium Client & WebDriver Language Bindings
funcionou igual,
eu queria entender quais as diferenças entre os dois…
e qual dos dois posso chamar de selenium webdriver ou selenium 2 ?
Como você está criando a automação? Programando em alguma linguagem ou somente usando a ferramenta do Selenium?
Estou criando a automação, e estou usando a linguagem Java.
E você não está usando a biblioteca Selenium Web Driver no seu programa em Java?
Primeiro eu adicionei o selenium-server-standalone-3.0.0-beta2.jar
executou sem nenhum problema.
então eu removi e exclui selenium-server-standalone-3.0.0-beta2.jar
e adicionei a biblioteca Selenium Client & WebDriver Language Bindings a verão para Java
e também deu certo.
não precisei alterar meu código.
Não sei te informar isso até porque não faz sentido usar o server na programação local, mas pelo que você testou e falou que funcionou, provavelmente o WebDriver vem junto. Na prática você só precisa do WebDriver no seu programa Java. O Server é para caso montar um servidor remoto para execução de forma autônoma.
O jar standalone contem o Webdriver e os bindings pra Java. Por isso funcionou. O server só é usado para executar o browser remotamente (em outra máquina) através do RemoteWebDriver.
Bacana, é isso galera, Obrigado a todos
agora estou entendendo melhor como funciona o Selenium.
Valeu.