Sempre acreditei no J2ME

Pessoal:

A muito tempo ja ahvia falado de um forum J2Me…fico feliz do Paulo e dos demais amigos ter considerado algo que deverá ser no futuro muito comentado e tecnologicamente falando usado…os aplicativos java para pequenos perifericos…acredito na tecnologia J2ME…ou melhor, acredito no java…“Java is EveryWhere”

ate mais…

concordo plenamente :slight_smile:

estou até iniciando um projeto utilizando J2ME :slight_smile:
vamos ver no que da :wink:

Sinceramente, eu acho J2ME muito legal, dá aquela sensacao de estar de volta a 92, quando memoria era algo que se tinha que economizar byte a byte… mas… e se os dispositivos moveis evoluirem suficientemente pra rodar uma VM J2SE comum? A J2ME vai se tornar so uma outra API para interacao com o usuario? Fica chato pensar no futuro da J2ME, às vezes :slight_smile:

q isso cv q pessimismo…
acho ateh q sera possivel no futuro mas acho q nuns 4 anos o J2ME vai ter suas limitacoes de memoria sim…

Abracos

Temos q lembrar q J2ME foi feit para pequenos projetos, não para vc criar uma super aplicação e a limitação esta somente em celular, pq em palms memória não é o problema.

Sim, diacho, o que eu tou falando eh exatamente isso! Que a J2ME tem um futuro limitado, já que a limitacao de memoria e processador dos pequenos dispositivos tende a sumir logo! :smiley:

[quote=“IvoD”]Temos q lembrar q J2ME foi feit para pequenos projetos, não para vc criar uma super aplicação e a limitação esta somente em celular, pq em palms memória não é o problema.

8)[/quote]

não acho que seja para pequenos projetos, acho que a ideia inicial era fazer parte de grandes projetos.
Tipo um front end alternativo para uma grande aplicação J2EE :slight_smile:

Concordo com a posição do Carlos. Se pensarmos que hardware tem evoluído nos últimos 10 anos a uma taxa média de 160%/ano, podemos pensar que, daqui uns 3 anos os dispositivos como celulares e PDAs poderão rodar uma aplicação Swing sem muitos problemas. A questão vai depender de um gargalo que não existe em PCs, que é o fator energia. Se a tecnologia de baterias/celulas de energia não evoluírem na mesma velocidade dos processadores, talvez tenhamos que ficar nos preocupando com bits, tendo problemas com pontos flutuantes, etc…

[]s

Concordo que celulares e palms vão ficar cada vez mais poderosos, mas nesse “futuro distante” o que será que estará rodando Java?
PCs, Palms e celulares talvez comecem a usar J2SE, mas e a geladeira, microondas, cafeteira, etc? Será que compensa ter o poder de processamento de um PC só para ter uma interfacezinha gráfica básica e fazer a comunicação com os demais utensílios domésticos, PC da casa ou um web service com o supermercado?

Não sei, Bani… Talvez até valha a pena. Talvez, com alguns processadores mais fortes embutidos em tais eletrodomésticos, você consiga uma plataforma de computação ubíqua (Jini?) mais interessante e útil. Hoje nós rimos de geladeiras com terminal de internet embutido (“bahhh!! que absurdo!! para quê isso?”), mas daqui a uns <chute>10 anos</chute> talvez este seja um padrão para se fazer compras (já que isso traz benefícios para ambos: lojistas, que podem fechar lojas e manter apenas galpões para estoques; consumidores, que não vão mais precisar ir a mercados, enfrentar filas e talvez nem precisar saber o que comprar). Além disso, tais utensílios não precisam de bateria, podem muito bem ser ligados diretamente na tomada :wink:

Eu acho que vocês deveriam estudar eletrônica… (digital).
Quando eu vejo coisa do tipo “Geladeira com internet, desodorante com celular, bip na cafeteira… etc…” acho que enfrentaremos alguns “limites eticos” pelo simples fato de que eu NÃO QUERO que a minha torradeira dê Bom dia, Boa noite ou Boa tarde para mim de acordo com o ‘getHour()’

Entao devemos antes de fazer qualquer coisa em J2ME pensar mais na arquitetura de tais dispositivos antes de sair desenvolvendo feito um louko coisas que não se transformam em utilidades. Mas tem gente que gosta de pagar R$ 5.999,99 em um celular com musiquinhas diferentes, fazer o que né…

mas com certeza, tu ia gostar que o teu mesmo despertador ligasse a cafeteira e 10 minutos antes e a torradeira 5 minutos antes de despertar
e se possivel ainda ajustasse o ar condicionado para não ter aquele choque termico quando você levantasse da cama, poder ter o café prontinho.

e tudo foi controlado do mesmo lugar, que legal :slight_smile:

melhor ainda se tudo tivesse sido programado pelo teu desktop, e os dispositivos avisados por Jini :slight_smile:

isto sim, seria um exemplo de integração perfeita :slight_smile:

Pô!
Aí vamos todos viver em cápsulas! Hehehehe

[quote=“Guilherme”]Pô!
Aí vamos todos viver em cápsulas! Hehehehe[/quote]

Matrix?
:wink: