O quanto vocês acha que isso pode nos afetar? De imediato percebo que o numero de vagas vem caindo gradativamente… contratos com o setor publico não estão sendo renovados, é salários estão ficando menores, pelo menos tenho percebido isso na minha região.
Tenho ficado bem preocupado com essa insegurança e tenho bastante medo do que estar por vir… Como vcs estão vendo essa situação…
O quanto vocês acha que isso pode nos afetar? De imediato percebo que o numero de vagas vem caindo gradativamente… contratos com o setor publico não estão sendo renovados, é salários estão ficando menores, pelo menos tenho percebido isso na minha região.
Tenho ficado bem preocupado com essa insegurança e tenho bastante medo do que estar por vir… Como vcs estão vendo essa situação…
[/quote]
Aqui no RJ o trem tá ficando feio. Como a petrobrás movimentava muita grana em DEV, agora lascou tudo.
Ontem me ofereceram uma vaga para eu ganhar menos da metade do que ganho hoje. O.o
Pra quem trabalha em multinacional prestando serviço pra clientes externos o mercado tá ótimo. Nosso dinheiro tá super desvalorizado, o que aumenta a corrida pelo offshoring.
Empresa onde trabalho tá investindo direto, tanto em pessoal como em estrutura e serviços…
Aqui um dos maiores empregadores de Dev nao abriu a licitação, e os projetos em andamento estão sendo parados ou reduzindo o pessoal para quase não andar. Uma outra empresa que é gigante por aqui , tirou a PL(Participação dos lucros), diminuirão o plano de saudê, reduziram VT ,VA e VR. Não sendo pessimista, mas a tendencia é piorar mesmo.A minha duvida era só se isso já estava acontecendo no pais todo.
[quote=Ruttmann]Pra quem trabalha em multinacional prestando serviço pra clientes externos o mercado tá ótimo. Nosso dinheiro tá super desvalorizado, o que aumenta a corrida pelo offshoring.
Empresa onde trabalho tá investindo direto, tanto em pessoal como em estrutura e serviços…[/quote]
Talvez essa seja a melhor opção mesmo… o mercado interno já já entra em colapso.
Aqui um dos maiores empregadores de Dev nao abriu a licitação, e os projetos em andamento estão sendo parados ou reduzindo o pessoal para quase não andar. Uma outra empresa que é gigante por aqui , tirou a PL(Participação dos lucros), diminuirão o plano de saudê, reduziram VT ,VA e VR. Não sendo pessimista, mas a tendencia é piorar mesmo.A minha duvida era só se isso já estava acontecendo no pais todo.[/quote]
Aqui um dos maiores empregadores de Dev nao abriu a licitação, e os projetos em andamento estão sendo parados ou reduzindo o pessoal para quase não andar. Uma outra empresa que é gigante por aqui , tirou a PL(Participação dos lucros), diminuirão o plano de saudê, reduziram VT ,VA e VR. Não sendo pessimista, mas a tendencia é piorar mesmo.A minha duvida era só se isso já estava acontecendo no pais todo.[/quote]
Complicado hein…
Mas realmente, quem depende de clientes do país deve estar passando por maus bocados mesmo. Minha empresa também atende alguns clientes daqui, e muitos contratos foram rompidos ou não foram renovados, e fizeram uma limpa no quadro de colaboradores desligando aqueles que não estavam mais produzindo a contento, ou aqueles caras com 20 anos de empresa que não se atualizam e acabam não servindo pra mais nada. Sorte que o site onde eu trabalho só depende dos clientes externos.
Percebam que as empresas mais afetadas até o momento são os fornecedores do governo e estatais, com o tal do ajuste fiscal é natural que cortes fossem realizados. Pelo lado das empresas privadas, com a taxa de juros nas alturas o investimento vai lá embaixo e é natural que estas comecem a cortar custos também.
É fato que teremos que apertar o cinto nestes 2 ou 3 anos que virão (ou até a próxima eleição presidencial), mas decretar o fim do mundo ou o colapso econômico é um pouco de exagero (haja visto que até há uns 20 anos atrás tinhamos inflação na casa dos 1000% a.a).
Acho que o setor de TI pode aprender muito com essa crise. Não é de hoje que as empresas e setores que contratam TI reclamam de descumprimento de prazos, baixo ROI, etc. (seja de terceirizações ou setores internos), e impressionantemente, a postura de uma boa parcela dos profissionais e fornecedores (incluamos aí técnicos, gestores e empresários do setor) é botar a culpa nos clientes/empresários que não “querem investir”/“valorizar” TI. Pensando no setor corporativo, quem já obteve retorno com TI, seja automatizando processos para reduzir custos, extraindo conhecimento de dados para aperfeiçoar a tomada de decisões, etc. vai continuar investindo. Talvez num ritmo menor, mas vai.
Agora, para quem se mostrou que é apenas gordura, acho que vai ficar complicado mesmo …
[quote=Júlio Murta]Aqui em São Paulo comecei a sentir um pouco disso também. Percebo que menos vagas estão abrindo, e a maioria das que abrem são horríveis.
Quanto tempo será que durará?[/quote]
Cara eu acredito que um bom tempo … é só analise a crise que o mundo passou em 2009(acho que foi esse ano) , somente ano passado que eles começaram a reagir. Sei que na empresa onde eu trabalho até agora eles só mexeram no setor de serviços gerais((Demitiram todo mundo e terceirizarão)) e no plano de saúde… mas ta todo mundo preocupado.
Em curitiba o HSBC promete levar uma galera pra rua quando for vendido. O grande problema disso é levar os salários mais pra baixo ainda por ter muita gente no mercado.
Eu acho que podem dar uma enxugada, mas mesmo assim, tem trampo pra caramba!!!
E mais, quem é desenvolvedor, por mais difícil que esteja, sempre dá pra criar alguma coisa e tentar vender…
Eu mesmo, penso nisso sempre, se por “acaso” fosse dispensado do meu trabalho, com o $ que tenho guardado, daria pra viver uns 2 anos apertando os cintos.
Sobraria muito mais tempo para desenvolver meus projetos pessoais…
Pelo menos por enquanto, e ouso dizer que dentro de uns 5 anos, quem tem um mínimo de competência, não fica sem trampo em TI.
E empregado que eu digo, é escolher o melhor salário e não se sujeitar a ganhar pouco produzindo muito.
É, o mercado não está bom, e faz um bom tempo já. Porém, acredito que quem já tem experiência e está no mercado ainda tem bastante vagas por aí e até pagando bem. Pra quem está começando é bem mais difícil.
Para os experientes é bom, pois com todo aquele marketing que nossa area está sobrando vagas e pagando bem, veio bastante gente para cá (TI), com interesse nos salários, mas agora estão batendo de frente com a parede e já caindo fora por perceber que não era tudo aquilo que a mídia falava.
Vejo que as vagas que estão abrindo é para área de mobile e isso pode ser bom pra quem ta começando ou ja é um expert no assunto, mas o geral tem algumas pessoas que estão até indo para outras áreas e saindo de TI, no caso abrindo próprio negócio, ou indo presta concurso publico pra banco, etc…
Mas não se pode desistir e fica parado, se surgir oportunidade…deve encarar…
[quote=rmendes08]Percebam que as empresas mais afetadas até o momento são os fornecedores do governo e estatais, com o tal do ajuste fiscal é natural que cortes fossem realizados. Pelo lado das empresas privadas, com a taxa de juros nas alturas o investimento vai lá embaixo e é natural que estas comecem a cortar custos também.
É fato que teremos que apertar o cinto nestes 2 ou 3 anos que virão (ou até a próxima eleição presidencial), mas decretar o fim do mundo ou o colapso econômico é um pouco de exagero (haja visto que até há uns 20 anos atrás tinhamos inflação na casa dos 1000% a.a).
Acho que o setor de TI pode aprender muito com essa crise. Não é de hoje que as empresas e setores que contratam TI reclamam de descumprimento de prazos, baixo ROI, etc. (seja de terceirizações ou setores internos), e impressionantemente, a postura de uma boa parcela dos profissionais e fornecedores (incluamos aí técnicos, gestores e empresários do setor) é botar a culpa nos clientes/empresários que não “querem investir”/“valorizar” TI. Pensando no setor corporativo, quem já obteve retorno com TI, seja automatizando processos para reduzir custos, extraindo conhecimento de dados para aperfeiçoar a tomada de decisões, etc. vai continuar investindo. Talvez num ritmo menor, mas vai.
Agora, para quem se mostrou que é apenas gordura, acho que vai ficar complicado mesmo …[/quote]
Concordo que o fim do mundo ou colapso econômico é difícil acontecer. Existem soluções políticas que podem ser tomadas antes de chegar nesse ponto, como hiperinflação e até confisco da grana da população depositada nos bancos, no pior das hipóteses.
Está tendo muito exagero sobre o momento economico, em parte por causa da disputa política e alimentado por outros interesses.
Todo país passa por ciclos de expansão por algumas décadas e de recessão conforme a conjuntura internacional e local. Fazia muitos anos que o pessoal ficou mal acostumado com sobra de emprego e evolução gradual, agora está inseguro. Canso de ver postagens nas redes sociais como se o país fosse quebrar porque o PIB vai cair 1 a 2% esse ano e não cresceu no anterior. A Rússia o PIB caía 8%, 6% por trÊs anos seguidos e não quebrou. A Grécia quebrou porque ficou 8 anos com queda no PIB que perdeu mais de 25% do valor. A dívida líguida deles estava em 160% do PIB. A nossa que já foi de 65% em 2003 e vinha caindo ano a ano, agora subiu de 36 pra 38 e já acham que vamos dar calote.
Nossa democracia é muito recente, enquanto lá fora tem democracias milenares o Brasil não tem 40 anos. Nesses países democráticos mais antigos alterna-se entre partidos esquerda/direita, liberais/conservadores,partido A/partido B da seguinte forma: um fica no poder, faz uma série de ações mas com a cada mandato vai fazer menos e aumentando os problemas de corrupção. Chega uma hora a população troca pra oposição que no começo é ótima, depois vai piorando até chegar o momento do anterior retornar.
O Brasil está caminhando pra esse caminho, o que está acontecendo é que está na hora de entrar um novo partido, ninguém pode ficar tempo demais no poder. E é um movimento natural, a cada eleição a vantagem do partido atual está diminuindo. Gostaria muito que aparecesse uma terceira via, mas se não aparecer, qualquer outro melhora. O PT alega que aparece mais escândalos porque o partido anterior sabe onde tem coisa podre há décadas. Quando voltar à oposição vai acontecer o mesmo, o próximo governante vai ser muito mais vigiado.
Falta é a população passar de pensar nos extremos e saber ser crítica aos dois lados, sem pensar que quando houver alternância os problemas estiverem resolvidos e não ficar de olho.
[quote=marcosalex]Está tendo muito exagero sobre o momento economico, em parte por causa da disputa política e alimentado por outros interesses.
Todo país passa por ciclos de expansão por algumas décadas e de recessão conforme a conjuntura internacional e local. Fazia muitos anos que o pessoal ficou mal acostumado com sobra de emprego e evolução gradual, agora está inseguro. Canso de ver postagens nas redes sociais como se o país fosse quebrar porque o PIB vai cair 1 a 2% esse ano e não cresceu no anterior. A Rússia o PIB caía 8%, 6% por trÊs anos seguidos e não quebrou. A Grécia quebrou porque ficou 8 anos com queda no PIB que perdeu mais de 25% do valor. A dívida líguida deles estava em 160% do PIB. A nossa que já foi de 65% em 2003 e vinha caindo ano a ano, agora subiu de 36 pra 38 e já acham que vamos dar calote.
Nossa democracia é muito recente, enquanto lá fora tem democracias milenares o Brasil não tem 40 anos. Nesses países democráticos mais antigos alterna-se entre partidos esquerda/direita, liberais/conservadores,partido A/partido B da seguinte forma: um fica no poder, faz uma série de ações mas com a cada mandato vai fazer menos e aumentando os problemas de corrupção. Chega uma hora a população troca pra oposição que no começo é ótima, depois vai piorando até chegar o momento do anterior retornar.
O Brasil está caminhando pra esse caminho, o que está acontecendo é que está na hora de entrar um novo partido, ninguém pode ficar tempo demais no poder. E é um movimento natural, a cada eleição a vantagem do partido atual está diminuindo. Gostaria muito que aparecesse uma terceira via, mas se não aparecer, qualquer outro melhora. O PT alega que aparece mais escândalos porque o partido anterior sabe onde tem coisa podre há décadas. Quando voltar à oposição vai acontecer o mesmo, o próximo governante vai ser muito mais vigiado.
Falta é a população passar de pensar nos extremos e saber ser crítica aos dois lados, sem pensar que quando houver alternância os problemas estiverem resolvidos e não ficar de olho.[/quote]
Não acho que muita gente se preocupa com crescimento do PIB. Geralmente as pessoas reclamam dos preços altos (inflação).