Será o fim?!Crise econômica e reflexo na área da T.I

Boa tarde pessoal…

O quanto vocês acha que isso pode nos afetar? De imediato percebo que o numero de vagas vem caindo gradativamente… contratos com o setor publico não estão sendo renovados, é salários estão ficando menores, pelo menos tenho percebido isso na minha região.

Tenho ficado bem preocupado com essa insegurança e tenho bastante medo do que estar por vir… Como vcs estão vendo essa situação…

[quote=pedroazin]Boa tarde pessoal…

O quanto vocês acha que isso pode nos afetar? De imediato percebo que o numero de vagas vem caindo gradativamente… contratos com o setor publico não estão sendo renovados, é salários estão ficando menores, pelo menos tenho percebido isso na minha região.

Tenho ficado bem preocupado com essa insegurança e tenho bastante medo do que estar por vir… Como vcs estão vendo essa situação…

[/quote]
Aqui no RJ o trem tá ficando feio. Como a petrobrás movimentava muita grana em DEV, agora lascou tudo.

Ontem me ofereceram uma vaga para eu ganhar menos da metade do que ganho hoje. O.o

Não sei onde o mercado vai parar…

Pra quem trabalha em multinacional prestando serviço pra clientes externos o mercado tá ótimo. Nosso dinheiro tá super desvalorizado, o que aumenta a corrida pelo offshoring.

Empresa onde trabalho tá investindo direto, tanto em pessoal como em estrutura e serviços…

Tenso cara…

Aqui um dos maiores empregadores de Dev nao abriu a licitação, e os projetos em andamento estão sendo parados ou reduzindo o pessoal para quase não andar. Uma outra empresa que é gigante por aqui , tirou a PL(Participação dos lucros), diminuirão o plano de saudê, reduziram VT ,VA e VR. Não sendo pessimista, mas a tendencia é piorar mesmo.A minha duvida era só se isso já estava acontecendo no pais todo.

[quote=Ruttmann]Pra quem trabalha em multinacional prestando serviço pra clientes externos o mercado tá ótimo. Nosso dinheiro tá super desvalorizado, o que aumenta a corrida pelo offshoring.

Empresa onde trabalho tá investindo direto, tanto em pessoal como em estrutura e serviços…[/quote]

Talvez essa seja a melhor opção mesmo… o mercado interno já já entra em colapso.

[quote=pedroazin]

Hebert Coelho ta feio mesmo o negocio…

Aqui um dos maiores empregadores de Dev nao abriu a licitação, e os projetos em andamento estão sendo parados ou reduzindo o pessoal para quase não andar. Uma outra empresa que é gigante por aqui , tirou a PL(Participação dos lucros), diminuirão o plano de saudê, reduziram VT ,VA e VR. Não sendo pessimista, mas a tendencia é piorar mesmo.A minha duvida era só se isso já estava acontecendo no pais todo.[/quote]

[quote=pedroazin]Tenso cara…

Aqui um dos maiores empregadores de Dev nao abriu a licitação, e os projetos em andamento estão sendo parados ou reduzindo o pessoal para quase não andar. Uma outra empresa que é gigante por aqui , tirou a PL(Participação dos lucros), diminuirão o plano de saudê, reduziram VT ,VA e VR. Não sendo pessimista, mas a tendencia é piorar mesmo.A minha duvida era só se isso já estava acontecendo no pais todo.[/quote]

Complicado hein…

Mas realmente, quem depende de clientes do país deve estar passando por maus bocados mesmo. Minha empresa também atende alguns clientes daqui, e muitos contratos foram rompidos ou não foram renovados, e fizeram uma limpa no quadro de colaboradores desligando aqueles que não estavam mais produzindo a contento, ou aqueles caras com 20 anos de empresa que não se atualizam e acabam não servindo pra mais nada. Sorte que o site onde eu trabalho só depende dos clientes externos.

Aqui em São Paulo comecei a sentir um pouco disso também. Percebo que menos vagas estão abrindo, e a maioria das que abrem são horríveis.

Quanto tempo será que durará?

Percebam que as empresas mais afetadas até o momento são os fornecedores do governo e estatais, com o tal do ajuste fiscal é natural que cortes fossem realizados. Pelo lado das empresas privadas, com a taxa de juros nas alturas o investimento vai lá embaixo e é natural que estas comecem a cortar custos também.

É fato que teremos que apertar o cinto nestes 2 ou 3 anos que virão (ou até a próxima eleição presidencial), mas decretar o fim do mundo ou o colapso econômico é um pouco de exagero (haja visto que até há uns 20 anos atrás tinhamos inflação na casa dos 1000% a.a).

Acho que o setor de TI pode aprender muito com essa crise. Não é de hoje que as empresas e setores que contratam TI reclamam de descumprimento de prazos, baixo ROI, etc. (seja de terceirizações ou setores internos), e impressionantemente, a postura de uma boa parcela dos profissionais e fornecedores (incluamos aí técnicos, gestores e empresários do setor) é botar a culpa nos clientes/empresários que não “querem investir”/“valorizar” TI. Pensando no setor corporativo, quem já obteve retorno com TI, seja automatizando processos para reduzir custos, extraindo conhecimento de dados para aperfeiçoar a tomada de decisões, etc. vai continuar investindo. Talvez num ritmo menor, mas vai.

Agora, para quem se mostrou que é apenas gordura, acho que vai ficar complicado mesmo …

[quote=Júlio Murta]Aqui em São Paulo comecei a sentir um pouco disso também. Percebo que menos vagas estão abrindo, e a maioria das que abrem são horríveis.

Quanto tempo será que durará?[/quote]

Cara eu acredito que um bom tempo … é só analise a crise que o mundo passou em 2009(acho que foi esse ano) , somente ano passado que eles começaram a reagir. Sei que na empresa onde eu trabalho até agora eles só mexeram no setor de serviços gerais((Demitiram todo mundo e terceirizarão)) e no plano de saúde… mas ta todo mundo preocupado.

Em curitiba o HSBC promete levar uma galera pra rua quando for vendido. O grande problema disso é levar os salários mais pra baixo ainda por ter muita gente no mercado.

Fato! Estava pensando justamente nisso… eu que vim para area da TI pensando que ia ficar rico ^^…

Eu acho que podem dar uma enxugada, mas mesmo assim, tem trampo pra caramba!!!
E mais, quem é desenvolvedor, por mais difícil que esteja, sempre dá pra criar alguma coisa e tentar vender…

Eu mesmo, penso nisso sempre, se por “acaso” fosse dispensado do meu trabalho, com o $ que tenho guardado, daria pra viver uns 2 anos apertando os cintos.
Sobraria muito mais tempo para desenvolver meus projetos pessoais…
Pelo menos por enquanto, e ouso dizer que dentro de uns 5 anos, quem tem um mínimo de competência, não fica sem trampo em TI.
E empregado que eu digo, é escolher o melhor salário e não se sujeitar a ganhar pouco produzindo muito.

É, o mercado não está bom, e faz um bom tempo já. Porém, acredito que quem já tem experiência e está no mercado ainda tem bastante vagas por aí e até pagando bem. Pra quem está começando é bem mais difícil.

Para os experientes é bom, pois com todo aquele marketing que nossa area está sobrando vagas e pagando bem, veio bastante gente para cá (TI), com interesse nos salários, mas agora estão batendo de frente com a parede e já caindo fora por perceber que não era tudo aquilo que a mídia falava.

Vejo que as vagas que estão abrindo é para área de mobile e isso pode ser bom pra quem ta começando ou ja é um expert no assunto, mas o geral tem algumas pessoas que estão até indo para outras áreas e saindo de TI, no caso abrindo próprio negócio, ou indo presta concurso publico pra banco, etc…
Mas não se pode desistir e fica parado, se surgir oportunidade…deve encarar…

[quote=rmendes08]Percebam que as empresas mais afetadas até o momento são os fornecedores do governo e estatais, com o tal do ajuste fiscal é natural que cortes fossem realizados. Pelo lado das empresas privadas, com a taxa de juros nas alturas o investimento vai lá embaixo e é natural que estas comecem a cortar custos também.

É fato que teremos que apertar o cinto nestes 2 ou 3 anos que virão (ou até a próxima eleição presidencial), mas decretar o fim do mundo ou o colapso econômico é um pouco de exagero (haja visto que até há uns 20 anos atrás tinhamos inflação na casa dos 1000% a.a).

Acho que o setor de TI pode aprender muito com essa crise. Não é de hoje que as empresas e setores que contratam TI reclamam de descumprimento de prazos, baixo ROI, etc. (seja de terceirizações ou setores internos), e impressionantemente, a postura de uma boa parcela dos profissionais e fornecedores (incluamos aí técnicos, gestores e empresários do setor) é botar a culpa nos clientes/empresários que não “querem investir”/“valorizar” TI. Pensando no setor corporativo, quem já obteve retorno com TI, seja automatizando processos para reduzir custos, extraindo conhecimento de dados para aperfeiçoar a tomada de decisões, etc. vai continuar investindo. Talvez num ritmo menor, mas vai.

Agora, para quem se mostrou que é apenas gordura, acho que vai ficar complicado mesmo …[/quote]

Concordo que o fim do mundo ou colapso econômico é difícil acontecer. Existem soluções políticas que podem ser tomadas antes de chegar nesse ponto, como hiperinflação e até confisco da grana da população depositada nos bancos, no pior das hipóteses.

Está tendo muito exagero sobre o momento economico, em parte por causa da disputa política e alimentado por outros interesses.

Todo país passa por ciclos de expansão por algumas décadas e de recessão conforme a conjuntura internacional e local. Fazia muitos anos que o pessoal ficou mal acostumado com sobra de emprego e evolução gradual, agora está inseguro. Canso de ver postagens nas redes sociais como se o país fosse quebrar porque o PIB vai cair 1 a 2% esse ano e não cresceu no anterior. A Rússia o PIB caía 8%, 6% por trÊs anos seguidos e não quebrou. A Grécia quebrou porque ficou 8 anos com queda no PIB que perdeu mais de 25% do valor. A dívida líguida deles estava em 160% do PIB. A nossa que já foi de 65% em 2003 e vinha caindo ano a ano, agora subiu de 36 pra 38 e já acham que vamos dar calote.

Nossa democracia é muito recente, enquanto lá fora tem democracias milenares o Brasil não tem 40 anos. Nesses países democráticos mais antigos alterna-se entre partidos esquerda/direita, liberais/conservadores,partido A/partido B da seguinte forma: um fica no poder, faz uma série de ações mas com a cada mandato vai fazer menos e aumentando os problemas de corrupção. Chega uma hora a população troca pra oposição que no começo é ótima, depois vai piorando até chegar o momento do anterior retornar.

O Brasil está caminhando pra esse caminho, o que está acontecendo é que está na hora de entrar um novo partido, ninguém pode ficar tempo demais no poder. E é um movimento natural, a cada eleição a vantagem do partido atual está diminuindo. Gostaria muito que aparecesse uma terceira via, mas se não aparecer, qualquer outro melhora. O PT alega que aparece mais escândalos porque o partido anterior sabe onde tem coisa podre há décadas. Quando voltar à oposição vai acontecer o mesmo, o próximo governante vai ser muito mais vigiado.

Falta é a população passar de pensar nos extremos e saber ser crítica aos dois lados, sem pensar que quando houver alternância os problemas estiverem resolvidos e não ficar de olho.

PEna que a grecia não pode criar inflação.

[quote=marcosalex]Está tendo muito exagero sobre o momento economico, em parte por causa da disputa política e alimentado por outros interesses.

Todo país passa por ciclos de expansão por algumas décadas e de recessão conforme a conjuntura internacional e local. Fazia muitos anos que o pessoal ficou mal acostumado com sobra de emprego e evolução gradual, agora está inseguro. Canso de ver postagens nas redes sociais como se o país fosse quebrar porque o PIB vai cair 1 a 2% esse ano e não cresceu no anterior. A Rússia o PIB caía 8%, 6% por trÊs anos seguidos e não quebrou. A Grécia quebrou porque ficou 8 anos com queda no PIB que perdeu mais de 25% do valor. A dívida líguida deles estava em 160% do PIB. A nossa que já foi de 65% em 2003 e vinha caindo ano a ano, agora subiu de 36 pra 38 e já acham que vamos dar calote.

Nossa democracia é muito recente, enquanto lá fora tem democracias milenares o Brasil não tem 40 anos. Nesses países democráticos mais antigos alterna-se entre partidos esquerda/direita, liberais/conservadores,partido A/partido B da seguinte forma: um fica no poder, faz uma série de ações mas com a cada mandato vai fazer menos e aumentando os problemas de corrupção. Chega uma hora a população troca pra oposição que no começo é ótima, depois vai piorando até chegar o momento do anterior retornar.

O Brasil está caminhando pra esse caminho, o que está acontecendo é que está na hora de entrar um novo partido, ninguém pode ficar tempo demais no poder. E é um movimento natural, a cada eleição a vantagem do partido atual está diminuindo. Gostaria muito que aparecesse uma terceira via, mas se não aparecer, qualquer outro melhora. O PT alega que aparece mais escândalos porque o partido anterior sabe onde tem coisa podre há décadas. Quando voltar à oposição vai acontecer o mesmo, o próximo governante vai ser muito mais vigiado.

Falta é a população passar de pensar nos extremos e saber ser crítica aos dois lados, sem pensar que quando houver alternância os problemas estiverem resolvidos e não ficar de olho.[/quote]

Não acho que muita gente se preocupa com crescimento do PIB. Geralmente as pessoas reclamam dos preços altos (inflação).