Será que é só aqui?

Hoje estava eu a navegar em um site de um framework novo e percebi que eles tinham um local para contratação de cursos e uma área com um calendário sobre os próximos cursos nos próximos meses. Olhei e vi que não havia nenhum marcado para ser realizado aqui no Brasil. Pois bem, entrei em outros sites de outros produtos/tecnologias e na área de cursos/calendários ocorria a mesma coisa, ou seja, cursos marcados para vários locais do mundo e nenhum para o Brasil.
O que eu achei mais estranho é que alguns destes produtos são utilizados com frequência por aqui. Eu até cheguei a entrar em contato com um dos representantes de um destes sites para saber se eles tinham algum curso marcado para ocorrer aqui no Brasil e a pessoa me respondeu que não e que nunca tiveram. Na mesma mensagem perguntei se normalmente quem participa dos cursos deles pelo mundo são pessoas que pagam por conta prórpria o treinamento. Ele me disse que em alguns casos sim mas que a grande maioria é treinada pelas empresas que contratam eles para realização dos cursos, até porque o valor dos cursos é alto para uma pessoa pagar do seu salário, o que eu concordo.
Então fiquei pensando, será que é só aqui que isso acontece sempre? Não sou contra ser auto didata, pelo contrário, quase tudo que aprendi até hoje foi comprando livros e estudando sozinho e estou certo de que muitas pessoas fazem isso pelo mundo afora, mas pelo menos existem lugares pelo mundo que as empresas treinam os seus funcionários, e será que é assim no mundo todo menos aqui?
Por que será que isso ocorre aqui? Pelo fato de a grande maioria das empresas serem consultorias que não estão muito preocupadas com o desenvolvimento das pessoas? Já ouvi pessoas falarem “mas aí eu pago o curso e depois a pessoa vai embora”, o que eu acho uma desculpa riicula.
Sei lá, já passei por muito projeto onde “fui jogado” por alguma consultoria em algo que nunca tinha utilizado e tive que “me virar nos trinta” pra aprender tudo sozinho e ainda conseguir cumprir os prazos e tal, mas conforme estou ficando “velho” começo a me cansar disso, até porque não tenho mais disposição para ficar estudando igual um doido fora do horário de trabalho, fora tudo o que perdi fazendo isso pensando pelo lado pessoal.
Então queria saber de vocês como é isso onde vocês já passaram ou onde estão hoje e se em algum lugar vocês já receberam ajuda para treinamentos (não falo somente de ajuda financeira, mas por exemplo reservar um espaço do dia pra estudar, mas dentro do expediente, isso seria o ideal a meu ver).
Existe algum lugar assim ou é tudo no “se vira nos trinta” aqui no Brasil?

[quote=rogeriopaguilar]Não sou contra ser auto didata, pelo contrário, quase tudo que aprendi até hoje foi comprando livros e estudando sozinho e estou certo de que muitas pessoas fazem isso pelo mundo afora, mas pelo menos existem lugares pelo mundo que as empresas treinam os seus funcionários, e será que é assim no mundo todo menos aqui?
[/quote]

Já trabalhei uma empresa que pagava não apenas treinamentos,como também curso de inglês e ainda financiava as certificações dos funcionários.

Vou dizer o que eu acho, portanto é opinião pessoal e vivenciada por mim:

Já trabalhei em uma software house, que tinha um determinado produto, neste contexto tinha um time que utilizava uma tecnologia bem velha, depois de um plano estratégico, resolveram investir no pessoal para que suportassem uma nova tecnologia para o produto deles , ou seja, teria que estar alinhado com o planejamento desdenhado pela empresa, que acho super válido, portanto pagaram os cursos de acordo com o novo produto a ser desenvolvido.

Depois desta empresa, trabalhei em uma outra, na qual havia um planejamento mais estratégico, a equipe de desenvolvimento tinha uma cota para gastar em treinamento , quando sai de lá eram 6k em 2012 … por cada pessoa … mas esta empresa se preocupava com o desenvolvimento pessoal e intelectual dos colaboradores, aliando a estratégia desenhada , todos ganhavam, a empresa pois a equipe estava sempre antenado as novas tecnologia e o pessoal que estava sempre atualizado , enfim , era bem legal …mas nem tudo é flores …rs…hoje não estou mais lá …rs…

Acho que isto depende da gestão das empresas e claro das pessoas que fazem esta gestão , porque as vezes a empresa tem uma gestão moderna, mais seu chefe tem uma baita medo de perder o emprego, para ele quanto menos desenvolvimento intelectual você tiver , melhor para ele …enfim …entraríamos em outro contexto …que não faz parte do tópico …

Creio que a questão seja mais o todo que parte dele.
A visão de gestores brasileiros é bem diferente da visão de gestores de outros países.
Questão de cultura.
Enquanto o treinamento é tido como custo, no Brasil, fora daqui é tido como investimento (sim, existe diferença entre custo e investimento. Para a maioria dos brasileiros, carro é custo, poupança é investimento, por exemplo).

Em Curitiba, há cerca de 3, 4 anos, ocorreu uma coisa bem interessante no mercado. Não havia mão de obra para trabalhar com cobol. Qual foi a solução? Treinar pessoas para desenvolver em cobol. Porém, isto ainda é parte do pouco, do mínimo.
A realidade está muito mais para as lógicas de Faustão “Quem sabe faz ao vivo” e “se vira nos 30” do que para qualquer outra.

Em suma, qualquer área profissional brasileira tem estas nuances perigosas. E em um país onde quem não tem experiência é refutado e quem tem muita idade é chutado, poderia existir centros de ensino especializado, onde os “muito velhos” ensinam para os “muito novos” e “inexperientes”.

Aliás, isso de passar de geração para geração os truques da profissão, no Brasil, só existe em um ramo, a política.

Tomara que isso se espalhe, assim vamos parar de ver besteiras nas TVs e jornais sobre falta de profissionais.
Atualmente é difícil encontrar o profissional que se encaixe perfeitamente à vaga porque existem milhares de opções para a produção de software. O empregado tem tempo e dinheiro para fazer todos os cursos que aparecem pela frente? As empresas devem moldar seus funcionários e deixar os coringas só para os jogos de baralho e filmes do batman.

Vejo muitas empresas mudando a postura nesse aspecto, ainda mais hoje em dia que muitas empresas brasileiras de software estão prestando serviço pra outros países.

Contando da minha experiência, nunca vi uma empresa cobrar uma nova tecnologia da noite para o dia de um funcionário.
(E já vi consultorias bem ruins).

O que vejo de mais comum é:

• Abrir vagas para uma stack bem específica (ex: Hibernate 2.0, JSF 1.2, Java 1.5, SVN e Spring 2.5)
    Muito desenvolvedor (aqui mesmo no fórum tem sempre) reclama desse tipo de vaga justamente reclamando que o importante é conceito, não os frameworks

• Continuar usando uma tecnologia popular (e até defasada) porque tem mais gente no mercado que conhece.
    O que muitas vezes também gera revolta nos devs porque não tem chances de trabalhar com coisas novas. Se quiserem, trocam de emprego.

A única que trabalhei até hoje que resolveu mudar a tecnologia de um projeto, deu treinamento para toda equipe.

Empresas particulares brasileiras é o seguinte lema: “NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL!!” Logo cada um que se vire!!
Por isso graças a Deus tó fora desse mundinho escroto!!

Ninguém é insubtituível, mas o seu trabalho e seu desempenho depende só de você…
Agora se você faz seu trabalho e o superior não reconhece, problema é dele e da empresa, aí a sua escolha de continuar nessa empresa ou não
Empresa que reconhece funcionários tem de monte, e vejo que mais ainda na nossa area…

KKKkkkk…

Eu já ouvi isso em uma empresa onde trabalhei.

No dia que essa empresa colocar um cara desonesto ou alguem um pouco mais “espertalhão” no lugar essas empresas aprendem.