Será que essa questão do POSCOMP está errada?

Eu acredito que a resposta correta é a letra “A”, eis a prova:
Usando o caminho 1-7-8-10-4-5-6-9-3-2-1 o vendedor consegue passar por todas as cidades saindo de um número ímpar e sem repetir.
Usando o caminho 2-8-10-4-5-1-7-6-9-3-2 o vendedor consegue passar por todas as cidades saindo de um número par e sem repetir.

Estou pensando em entrar com recurso, oq vcs acham?
link da prova http://www.cops.uel.br/concursos/112_poscomp_2011/11201.PDF

Não fiz o poscomp, mas se tivesse feito marcaria essa resposta também.

Eu também fiz o POSCOMP ontem e marquei a alternativa A, porque é possível passar por todas as cidades sem repetir saindo de cidades pares ou ímpares.

Outras questões tmabém estão causando discussão, como aquela que a resposta no gabarito era que Pascal era linguagem lógica e Prolog linguagem imperativa “WTF”.

Acredito que essas questões serão anuladas.

Tem outra com erro:
Esse código não compila, não existe “end while” em c++.

Cara, verdade.

Olha só, este caminho também leva a colocar a letra A como a correta.

Para Ímpar: 7, 6, 9, 3, 2, 8, 10, 4, 5, 1 e volta ao 7.
Para Par…: 10, 4, 5, 6, 9, 3, 2, 1, 7, 8 e volta ao 10.

I e II estariam corretas.

Letra A

Bah tinha respondido a letra C, pois não tinha achado nenhum caminho. Mas é verdade existe caminho sim, acho que vai ser anulada.
Tbém quanto a questão sobre a afirmação ‘Se um número inteiro é primo e quadrado perfeito, então ele é negativo.’
Pelo que eu sei isso não pode ser verdade pois existem números primos, e quadrados perfeitos positivos.
Ou estou totalmente errado?

1 não é um número primo, mas é o único número inteiro que é divisível apenas por 1 e por si mesmo e que é quadrado perfeito. Todos os outros quadrados perfeitos (por exemplo, 4) são divisíveis por pelo menos 3 números: 1, sua raiz quadrada, e ele mesmo, portanto não são primos.

-1 não é um número primo, apesar de ser um quadrado perfeito (é o quadrado de i e o quadrado de -i).
Ele até poderia ser um “Gauss prime” mas ele também não é um primo de Gauss.

O que essa questão quer lhe testar é um teste de lógica, não de aritmética. É por causa do seguinte:

Podemos deduzir qualquer coisa a partir de uma afirmativa falsa (ou seja, existem números primos que são quadrados perfeitos). Ou seja, se a afirmativa é falsa, então tanto vale dizer que o número é negativo como positivo, já que a premissa é falsa mesmo.

Entendi, porém você pode afirmar.
Mas não se pode dizer que ela é verdadeira?

Olhe a página 10 desta apostila: ftp://ftp.dca.fee.unicamp.br/pub/docs/vonzuben/ea072_2s06/notas_de_aula/log_prop.pdf

A questão é equivalente a:

F => algo que não se sabe se é F ou V

e o valor, nesse caso, é V.

[quote=ivo costa]Tem outra com erro:
Esse código não compila, não existe “end while” em c++.[/quote]

É por questões como essa que questiono as provas de certificação.
O que os caras querem medir?

Esse código não tem estrutura, boas práticas, nem nada disso. Nem o problema, e nem os nomes de variável fazem qualquer sentido.
E, se vc se deparasse com uma coisa horrível assim, provavelmente usaria o depurador para entender o problema e refatoraria na sequência.

Se querem medir se vc entende ponteiros ou não, poderiam fazer isso com um código menor, sem 4 iterações de um while. Fazer a pessoa de compilador hoje em dia por tanto tempo é perda de tempo.

Ivo, na questão do grafo, ele afirma que "O vendedor cumprirá seu propósito se sair de uma cidade par". Da forma que está, essa premissa é dada como uma certeza, e se torna uma implicação. Ou seja, o vendedor sempre cumprirá seu propósito se sair de qualquer cidade par:
saiu de cidade par --> vendedor cumpre seu propósito

Portanto, basta achar um único exemplo em que isso não seja verdade, para que essa alternativa se torne falsa.
Achar um exemplo que isso se verifique não prova nada.

Mas concordo com você que a questão é ambígua e passível de anulação.

[quote=ViniGodoy]Ivo, na questão do grafo, ele afirma que "O vendedor cumprirá seu propósito se sair de uma cidade par". Da forma que está, essa premissa é dada como uma certeza, e se torna uma implicação. Ou seja, o vendedor sempre cumprirá seu propósito se sair de qualquer cidade par:
saiu de cidade par --> vendedor cumpre seu propósito

Portanto, basta achar um único exemplo em que isso não seja verdade, para que essa alternativa se torne falsa.
Achar um exemplo que isso se verifique não prova nada.

Mas concordo com você que a questão é ambígua e passível de anulação.[/quote]

Um cara fez um programinha que testa todas as opções, aqui um caminho para cada número:

1 -> 2 -> 3 -> 4 -> 10 -> 8 -> 7 -> 9 -> 6 -> 5 -> 1
2 -> 1 -> 5 -> 4 -> 3 -> 9 -> 6 -> 7 -> 10 -> 8 -> 2
3 -> 2 -> 1 -> 5 -> 4 -> 10 -> 7 -> 8 -> 6 -> 9 -> 3
4 -> 3 -> 2 -> 1 -> 5 -> 6 -> 9 -> 7 -> 8 -> 10 -> 4
5 -> 1 -> 2 -> 3 -> 4 -> 10 -> 8 -> 7 -> 9 -> 6 -> 5
6 -> 5 -> 1 -> 2 -> 3 -> 4 -> 10 -> 8 -> 7 -> 9 -> 6
7 -> 1 -> 2 -> 3 -> 9 -> 6 -> 5 -> 4 -> 10 -> 8 -> 7
8 -> 2 -> 1 -> 5 -> 4 -> 3 -> 9 -> 6 -> 7 -> 10 -> 8
9 -> 3 -> 2 -> 1 -> 5 -> 4 -> 10 -> 7 -> 8 -> 6 -> 9
10 -> 4 -> 3 -> 2 -> 1 -> 5 -> 6 -> 9 -> 7 -> 8 -> 10

Nesse blog tem várias pessoas discutindo essa questão e outras que também estão erradas:
http://www.thborges.com.br/2011/10/poscomp-2001-erros-nas-questoes

De qualquer forma, eu novamente questiono o propósito de uma questão assim.
Pra que um grafo tão grande, e sempre com ligações?

Se queriam eliminar algo assim, podiam ter colocado no meio de um grafo grande uma cidade par e uma impar que só tivesse entradas. Não é de se surpreender que até mesmo quem elaborou a questão tenha se perdido na hora de montar o gabarito.