será?

galera a pergunta não vai parecer ser meio boba não ela vai ser meio boba se não completamente boba de fato mas é assim mesmo sou icniciante seguinte
a varioaveol de ambiente CXLASSPATH ser tanto pro compilador java quanto pra JRE java at runntiome??

[quote=henrico]galera a pergunta não vai parecer ser meio boba não ela vai ser meio boba se não completamente boba de fato mas é assim mesmo sou icniciante seguinte
a varioaveol de ambiente CXLASSPATH ser tanto pro compilador java quanto pra JRE java at runntiome??

[/quote]

Oi,

Poderia revisar seu texto? Não consegui compreender a pergunta.

ps. Revise também o assunto, não tá nada adequado para um forum de tecnologia, coloque algo como: “CLASSPATH é configurado como?” ou “o CLASSPATH é o mesmo para JDK e JRE”…

puxa verdade o texto estava horrivel desculpas meu teclado ta pessimo mas na verdade minha duvida é a seguinte se a variavel de ambiente CLASSPATH serve tanto pro compilador java quanto pra JRE se as informações contidas na variavel de ambiente CLASSPATH é acessivel pelo compilador e pela JRE tbm??

Essa dúvida é simples de testar, você poderia fazer assim:

1. Crie um programa e nele coloque alguma dependência, tipo: algum Driver JDBC para acessar algum BD. Verifique se você tirar o driver da pasta lib e colocar em alguma pasta configurada no seu classpath se vai compilar.
  2. Esse mesmo programa seu já compilado faça o teste com o mesmo arquivo.

Acho que você mesmo tem condições de descobrir essa resposta.

:wink:

cara sou bastante iniciante em java naum tem nem uma semana que começei por isso faço essas perguntas bobas…!

Já que é iniciante faça o seguinte: Leia esse tutorial aqui do GUJ.

Se depois disse você ainda não saber a resposta eu te conto, ok?

colega sim eu ja havia lido esse tutorial antes e ainda li outra vez dias apos…so que naum saquei bem naum naum percebi com claresa não tlavez deviduo ao fato de eu ser flaming pie ou seja saido do forno em java

Eu achei muito claro no texto, apesar dele não afirmar isso diretamente, mas a resposta é SIM. O CLASSPATH serve para as duas operações, para compilar um programa (localizando possíveis dependências) e serve também para “rodar” seus programas em Java, já que os mesmos também podem ter dependências que serão satisfeitas pelo mesmo CLASSPATH.

o foto de eu surgir com essa pergunta foi deviduo e esse topico dese forum aki…espero que vc entenda ingles

forum:

http://forums.sun.com/thread.jspa?threadID=5226000&tstart=105

resposta

"This is not a compiler message and the file is not a referenced library. I imagine the file needs to be somewhere on your CLASSPATH at runtime, but you’re the one with the documentation. "

[quote=henrico]o foto de eu surgir com essa pergunta foi deviduo e esse topico dese forum aki…espero que vc entenda ingles

forum:

http://forums.sun.com/thread.jspa?threadID=5226000&tstart=105

resposta

"This is not a compiler message and the file is not a referenced library. I imagine the file needs to be somewhere on your CLASSPATH at runtime, but you’re the one with the documentation. "[/quote]

O problema não se trata de não localizar algum pacote java (.jar, .war…), mas sim um arquivo properties que não foi localizado (esse tipo de erro não se pega na compilação, diferentemente de algum jar que esteja faltando), logo o erro não é na compilação do programa, o erro é na hora de rodar o programa…se você não indicar diretamente de onde vai ler o arquivo e o mesmo tiver no CLASSPATH o programa vai achar o mesmo e não teria problema algo…exemplo disso é o log4j.xml, basta coloca-lo no CLASSPAT que seu programa o acha no momento necessário.