Seria a preguiça a maior qualidade de um bom programador?
24 respostas
L
luciene.silva
Um tópico pra descontrair um pouco…
Conversando com um colega de trabalho, que por sinal é uma das pessoas mais competentes que conheço, ele disse que o problema dele é ser muito preguiçoso.
Assim sendo, ele sempre procura maneiras fáceis pra resolver os problemas.
Nunca tinha parado para pensar a respeito, mas olhando pelo mesmo ângulo, acho que ele tem razão.
Quando se é preguiçoso, vamos atrás de coisas que facilitam nossa vida. Em vez de um programador querer fazer tudo na raça, ele irá atrás de novas tecnologias e novas soluções. Em vez de deixar um sistema cheio de gambiarras que irão tirar noites de sono dele, ele vai lá e faz um sisteminha simples que automatize atividades rotineiras
Conversando com um colega de trabalho, que por sinal é uma das pessoas mais competentes que conheço, ele disse que o problema dele é ser muito preguiçoso.
Nunca tinha parado para pensar a respeito, mas olhando pelo mesmo ângulo, acho que ele tem razão.
Quando se é preguiçoso, vamos atrás de coisas que facilitam nossa vida. Em vez de um programador querer fazer tudo na raça, ele irá atrás de novas tecnologias e novas soluções. Em vez de deixar um sistema cheio de gambiarras que irão tirar noites de sono dele, ele vai lá e faz um sisteminha simples que automatize atividades rotineiras
Vocês concordam com essa “teoria”?
se esse seu amigo não é o Urubatan, ele andou lendo o blog do Urubatan…hehehehe…tinha uma opinião bem parecida no blog dele…
Na verdade se ele pesquisa e procura novas Tecnologias, ele é muito e inteligente, não preguiçozo, quem se prende a uma única ferramenta esse sim é preguiçozo !
imagina só, demora-se no mínimo 1 ano para aprender java, depois larga-se ele para estudar Ruby, por que é mais prático, e depois se larga Ruby para aprender Jruby, depois depois depois, isso e Vontade !
felipeguerra
É o que, homem? Assim vão dizer que programador é inimigo da gramática…rs!!
Assim você faz o Frederico revirar no túmulo!!!hauhauhauahuah
Proteu_Alcebidiano
Paulo Roberto Schiavon:
Olá,
Programador preguiçoso é aquele que não pensa!
Abraços
O criador do ruby fala que ele trabalha muito para poder ser preguiçoso. Sim, fazer com que o computador faça as coisas por você é um princípio mais que correto. Não sei se preguiça é o nome certo, mas o princípio da menor surpresa é uma coisa que eu sou favorável.
T+
Duende_Macabro
Isso também tem no livro refactoring do Fowler, quando fala de testes ele diz “eu sou muito preguiçoso, estou disposto a trabalhar duro pra evitar trabalho”.
gomesrod
Duende Macabro:
Isso também tem no livro refactoring do Fowler, quando fala de testes ele diz “eu sou muito preguiçoso, estou disposto a trabalhar duro pra evitar trabalho”.
Acho que tudo é questão de especificar melhor o tipo de preguiça:
Se tem preguiça de trabalho físico (digitação), é bom programador.
Acho que tudo é questão de especificar melhor o tipo de preguiça:
Se tem preguiça de trabalho físico (digitação), é bom programador.
Se tem preguiça de pensar, é ruim.
Acho que a “preguiça” não é o melhor termo para esse contexto. Porque quando penso em um programador preguiçoso, penso naquele cara que não quer nada com nada, que fica matando tempo na frente do PC, e não produz quase nada (Já tive alguns estagiários assim).
Agora o cara que não quer precisar escrever 1000 linhas de código se pode escrever 10 para resolver, não acho que isso seja preguiça.
Preguiçoso pra mim é aquele programador que eu dou um tarefa pra ele, e ele pega e faz, nem para pra pensar se aquele jeito é o melhor, porque tem preguiça de pensar. Programador bom, é aquele que quando eu passo a tarefa pra ele, quando necessário ele me questiona, e contribui para a melhoria da aplicação/projeto/desenvolvimento.
Então na minha opinião preguiça não seria uma qualidade de um programador, quanto mais a melhor.
josenaldo
Preguiça? Prefiro chamar de pragmatismo…
0
0ver12
Esse tipo de “preguiça saudável” é sim uma qualidade de um programador (sob meu ponto de vista).
Acho que, como o próprio texto descreve e, o artigo do Urubatan complementa, isso torna as coisas mais faceís, de forma que as soluções são sempre encontradas de forma mais rápida.
Claro que, apenas com preguiça não se chega a lugar nenhum, então, não esqueça de conter os outros atríbutos, pois, eles são tão excenciais (ou talvez mais) quanto a preguiça.
0ver12’s
brunohansen
Caramba para mim sempre é muito DIFÍCIL econtrar maneiras FÁCEIS pra resolver os problemas! (Será que só eu tenho essa dificuldade?)
Encontrar bons códigos, frameworks etc que resolva bem seus problemas de maneira fácil e simples, sempre requer muita pesquisa! Que dá maior trabalhão de fazer…
Logo eu acho que bons programadores não são preguiçosos!
josenaldo
brunohansen:
luciene.silva:
Caramba para mim sempre é muito DIFÍCIL econtrar maneiras FÁCEIS pra resolver os problemas! (Será que só eu tenho essa dificuldade?)
Encontrar bons códigos, frameworks etc que resolva bem seus problemas de maneira fácil e simples, sempre requer muita pesquisa! Que dá maior trabalhão de fazer…
Logo eu acho que bons programadores não são preguiçosos!
Isso me lembra um certo paradoxo: É tão complicado simplificar… É tão simples complicar…
Calvin
Olá,
Proteu Alcebidiano:
Paulo Roberto Schiavon:
Olá,
Programador preguiçoso é aquele que não pensa!
Abraços
O criador do ruby fala que ele trabalha muito para poder ser preguiçoso. Sim, fazer com que o computador faça as coisas por você é um princípio mais que correto. Não sei se preguiça é o nome certo, mas o princípio da menor surpresa é uma coisa que eu sou favorável.
T+
Comecei a ser favorável também!
Valeu!
luistiagos
nem sempre a maneira mais facil de fazer algo e a melhor… ou a mais performatica… isto depende muito… mas quanto mais vc tiver a preguiça de fazer a maquina trabalhar mais pra vc melhor e…
Pra quem acha que preguiça é qualidade ta aí a prova…rsrs
Zueira galera o problema ocorreu usando C, C++, bom final de semana para todos…
L
luidhi
Não vou responder,
Estou com preguiça.
Eduardo_Bregaida
Para mim pode ser preguiça mesmo ou tempo, qdo te fecham em algumas horas para fazer um monte de coisas, vc nem faz com toda qualidade, o fator tempo é o pior, mas tem cara q é vagal msm, igual um monte de programador C q socava goto(a,x); nos códigos
Mas tem programador q nao tem tempo msm de ficar analisando vendo melhores práticas e etc.
Java_Vinicius_Machin
Se preguiça é qualidade eu não sei, mas que trata-se de um pecado capital eu afirmo plenamente. Entretanto, quem nunca foi tomado por uma “onda” de preguiça?
O problema é quando o sujeito se rende.
Geralmente quando sou tomado por uma onda de preguiça, que pode durar semanas, eu já começo recorrer ao meu amigo/companheiro/comandante/capitão/tio/brother/camarada Ant.
Abraços.
CarlosEduardoDantas
definitivamente NÃO é qualidade, porque muitas vezes a preguiça leva a pessoa a fazer algo menos trabalhoso e cheio de gambis, ao inves de fazer algo mais bem feito e com melhores resultados futuros.
JMan
Acho que seria algo como:
“Todo programador bom é “vagabundo”, mas nem todo vagabundo é um bom programador”.
ahIAUHuiahUIAHuiahUIAHuihaUIAHIuh
Realmente, não creio que seja preguiça, mas adotar boas soluções e não ficar reinventando a roda deve ser um dos princípios de todo bom programador.
luciene.silva:
Em vez de deixar um sistema cheio de gambiarras que irão tirar noites de sono dele, ele vai lá e faz um sisteminha simples que automatize atividades rotineiras
Hoje mesmo passei por um exemplo prático por assim dizer; onde tive que “corrigir” merd* alheia (o que faço constantemente e que deus abençoe e me de forças para aguentar a quantidade enorme de pseudoprogramadores) onde davam-se voltas e voltas, com uma dezena de arquivos onde apenas usando a cuca (e não só usando “novas tecnologias”), chegou-se a uma solução simples e elegante; ridiculamente melhor que a solução anterior.
[ ] 's
everson_z
luciene.silva:
Vocês concordam com essa “teoria”?
Essa teoria é valida…
Algumas pessoas passam hs e hs pensando em como ter o resultado sem fazer ou fazendo da maneira + simples possivel.