Seria a preguiça a maior qualidade de um bom programador?

Um tópico pra descontrair um pouco…
Conversando com um colega de trabalho, que por sinal é uma das pessoas mais competentes que conheço, ele disse que o problema dele é ser muito preguiçoso.
Assim sendo, ele sempre procura maneiras fáceis pra resolver os problemas.
Nunca tinha parado para pensar a respeito, mas olhando pelo mesmo ângulo, acho que ele tem razão.

Quando se é preguiçoso, vamos atrás de coisas que facilitam nossa vida. Em vez de um programador querer fazer tudo na raça, ele irá atrás de novas tecnologias e novas soluções. Em vez de deixar um sistema cheio de gambiarras que irão tirar noites de sono dele, ele vai lá e faz um sisteminha simples que automatize atividades rotineiras

Vocês concordam com essa “teoria”?

Olá,

Programador preguiçoso é aquele que não pensa!

Abraços

Luciene,

Tenho minhas dúvidas. Em geral, eu possuo aqui uma regra de evitar escrever código-fonte que os outros já escreveram. E isto faz bastante sentido, pois escrever código:

- Requer Análise;
 - Requer Implementação;
 - Requer Testes;

Porém, adotar um código-fonte dos outros, especialmente no meio de uma necessidade surgida no meio de um projeto, pode ser arriscado. Em geral, eu procuro identificar os pontos existentes que podem se beneficiar com o uso dele, e procuro fazer um pequeno experimento antes de implementá-lo. 

Logo, não é tão preguiçoso assim. E, em especial, o processo de selecionar uma caixinha preta pra por o meu código demanda um tempo sim (nem que seja pra ser gasto no Google e/ou lendo os fontes).

[quote=luciene.silva]Um tópico pra descontrair um pouco…
Conversando com um colega de trabalho, que por sinal é uma das pessoas mais competentes que conheço, ele disse que o problema dele é ser muito preguiçoso.
Nunca tinha parado para pensar a respeito, mas olhando pelo mesmo ângulo, acho que ele tem razão.

Quando se é preguiçoso, vamos atrás de coisas que facilitam nossa vida. Em vez de um programador querer fazer tudo na raça, ele irá atrás de novas tecnologias e novas soluções. Em vez de deixar um sistema cheio de gambiarras que irão tirar noites de sono dele, ele vai lá e faz um sisteminha simples que automatize atividades rotineiras

Vocês concordam com essa “teoria”?[/quote]

se esse seu amigo não é o Urubatan, ele andou lendo o blog do Urubatan…hehehehe…tinha uma opinião bem parecida no blog dele…

eu escrevi a algum tempo, com a ajuda de uma pesquisa feita no blog um post sobre isto :smiley:
http://www.urubatan.com.br/2007/03/27/que-qualidades-fazem-um-bom-programador-eu-acredito-que-estas/
Tem a minha opinião, junto com a opinião de uma galera :smiley:

Na verdade se ele pesquisa e procura novas Tecnologias, ele é muito e inteligente, não preguiçozo, quem se prende a uma única ferramenta esse sim é preguiçozo !

imagina só, demora-se no mínimo 1 ano para aprender java, depois larga-se ele para estudar Ruby, por que é mais prático, e depois se larga Ruby para aprender Jruby, depois depois depois, isso e Vontade !

É o que, homem? Assim vão dizer que programador é inimigo da gramática…rs!!

Assim você faz o Frederico revirar no túmulo!!!hauhauhauahuah

[quote=Paulo Roberto Schiavon]Olá,

Abraços[/quote]

O criador do ruby fala que ele trabalha muito para poder ser preguiçoso. Sim, fazer com que o computador faça as coisas por você é um princípio mais que correto. Não sei se preguiça é o nome certo, mas o princípio da menor surpresa é uma coisa que eu sou favorável.

T+

Isso também tem no livro refactoring do Fowler, quando fala de testes ele diz “eu sou muito preguiçoso, estou disposto a trabalhar duro pra evitar trabalho”.
:slight_smile:

[quote=Duende Macabro]Isso também tem no livro refactoring do Fowler, quando fala de testes ele diz “eu sou muito preguiçoso, estou disposto a trabalhar duro pra evitar trabalho”.
:slight_smile: [/quote]

Acho que tudo é questão de especificar melhor o tipo de preguiça:

• Se tem preguiça de trabalho físico (digitação), é bom programador.
  • Se tem preguiça de pensar, é ruim.

Não só a preguiça

[quote=gomesrod][quote=Duende Macabro]Isso também tem no livro refactoring do Fowler, quando fala de testes ele diz “eu sou muito preguiçoso, estou disposto a trabalhar duro pra evitar trabalho”.
:slight_smile: [/quote]

Acho que tudo é questão de especificar melhor o tipo de preguiça:

• Se tem preguiça de trabalho físico (digitação), é bom programador.
  • Se tem preguiça de pensar, é ruim.[/quote]

Acho que a “preguiça” não é o melhor termo para esse contexto. Porque quando penso em um programador preguiçoso, penso naquele cara que não quer nada com nada, que fica matando tempo na frente do PC, e não produz quase nada (Já tive alguns estagiários assim).

Agora o cara que não quer precisar escrever 1000 linhas de código se pode escrever 10 para resolver, não acho que isso seja preguiça.
Preguiçoso pra mim é aquele programador que eu dou um tarefa pra ele, e ele pega e faz, nem para pra pensar se aquele jeito é o melhor, porque tem preguiça de pensar. Programador bom, é aquele que quando eu passo a tarefa pra ele, quando necessário ele me questiona, e contribui para a melhoria da aplicação/projeto/desenvolvimento.

Então na minha opinião preguiça não seria uma qualidade de um programador, quanto mais a melhor.

Preguiça? Prefiro chamar de pragmatismo…

Esse tipo de “preguiça saudável” é sim uma qualidade de um programador (sob meu ponto de vista).

Acho que, como o próprio texto descreve e, o artigo do Urubatan complementa, isso torna as coisas mais faceís, de forma que as soluções são sempre encontradas de forma mais rápida.

Claro que, apenas com preguiça não se chega a lugar nenhum, então, não esqueça de conter os outros atríbutos, pois, eles são tão excenciais (ou talvez mais) quanto a preguiça.

• 0ver12’s

Caramba para mim sempre é muito DIFÍCIL econtrar maneiras FÁCEIS pra resolver os problemas! (Será que só eu tenho essa dificuldade?)

Encontrar bons códigos, frameworks etc que resolva bem seus problemas de maneira fácil e simples, sempre requer muita pesquisa! Que dá maior trabalhão de fazer…

Logo eu acho que bons programadores não são preguiçosos!

[quote=brunohansen][quote=luciene.silva]
[/quote]

Caramba para mim sempre é muito DIFÍCIL econtrar maneiras FÁCEIS pra resolver os problemas! (Será que só eu tenho essa dificuldade?)

Encontrar bons códigos, frameworks etc que resolva bem seus problemas de maneira fácil e simples, sempre requer muita pesquisa! Que dá maior trabalhão de fazer…

Logo eu acho que bons programadores não são preguiçosos! [/quote]

Isso me lembra um certo paradoxo: É tão complicado simplificar… É tão simples complicar…

Olá,

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=Paulo Roberto Schiavon]Olá,

Abraços[/quote]

O criador do ruby fala que ele trabalha muito para poder ser preguiçoso. Sim, fazer com que o computador faça as coisas por você é um princípio mais que correto. Não sei se preguiça é o nome certo, mas o princípio da menor surpresa é uma coisa que eu sou favorável.

T+[/quote]

Comecei a ser favorável também!
Valeu!

nem sempre a maneira mais facil de fazer algo e a melhor… ou a mais performatica… isto depende muito… mas quanto mais vc tiver a preguiça de fazer a maquina trabalhar mais pra vc melhor e…

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1790208-EI4805,00.html

Pra quem acha que preguiça é qualidade ta aí a prova…rsrs

Zueira galera o problema ocorreu usando C, C++, bom final de semana para todos…

Não vou responder,
Estou com preguiça.