Serialização e persistência de objetos

3 respostas
wellington7

Achei interessante os recursos de serialização para salvar o estado atual do programa, o único inconveniente é que, aparentemente, ao modificar qualquer detalhe na classe, como adicionar ou remover um atributo qualquer, o programa salvo anteriormente não consegue ser aberto. Ou seja, ao usar serialização eu perco a possibilidade de poder modificar a classe e manter compatível com a versão anterior do software…?
Tem como resolver isso?
Ou tenho que fazer “na unha” mesmo? Salvando atributo por atributo, se usar serialização, para conseguir manter compatibilidade entre as versões alteradas…?

3 Respostas

sergiotaborda

Com serialização não tem forma de evitar o problema do carregamento da classe.Aliás isso
não é um problema, é uma feature.
Se vc precisa guardar os dados de forma idependente da classe vc precisa de persistência.
Existem várias formas, a mais comum é persistir em banco de dados, mas pode persistir em qq coisa
que quiser. Tlv XML seja mais util para futuras queries, mas se a informação é muito simples tlv um .properties resolva.

wellington7

A informação que tenho que salvar é bem simples sim.
Em uma JTable tenho uma figura com propriedades e duas strings, preciso salvar no arquivo as duas strings e qual a classe da figura.
O modo que me pareceu mais simples é o writeObject/readObject.
Poderia me dar alguma referência sobre esse “.properties”?
Obrigado!

esb

wellington7:
A informação que tenho que salvar é bem simples sim.
Em uma JTable tenho uma figura com propriedades e duas strings, preciso salvar no arquivo as duas strings e qual a classe da figura.
O modo que me pareceu mais simples é o writeObject/readObject.
Poderia me dar alguma referência sobre esse “.properties”?
Obrigado!

Artigo interessante sobre Properties:

Boa sorte!

Criado 27 de agosto de 2007
Ultima resposta 28 de ago. de 2007
Respostas 3
Participantes 3