Serialização e persistência de objetos

Achei interessante os recursos de serialização para salvar o estado atual do programa, o único inconveniente é que, aparentemente, ao modificar qualquer detalhe na classe, como adicionar ou remover um atributo qualquer, o programa salvo anteriormente não consegue ser aberto. Ou seja, ao usar serialização eu perco a possibilidade de poder modificar a classe e manter compatível com a versão anterior do software…?
Tem como resolver isso?
Ou tenho que fazer “na unha” mesmo? Salvando atributo por atributo, se usar serialização, para conseguir manter compatibilidade entre as versões alteradas…?

Com serialização não tem forma de evitar o problema do carregamento da classe.Aliás isso
não é um problema, é uma feature.
Se vc precisa guardar os dados de forma idependente da classe vc precisa de persistência.
Existem várias formas, a mais comum é persistir em banco de dados, mas pode persistir em qq coisa
que quiser. Tlv XML seja mais util para futuras queries, mas se a informação é muito simples tlv um .properties resolva.

A informação que tenho que salvar é bem simples sim.
Em uma JTable tenho uma figura com propriedades e duas strings, preciso salvar no arquivo as duas strings e qual a classe da figura.
O modo que me pareceu mais simples é o writeObject/readObject.
Poderia me dar alguma referência sobre esse “.properties”?
Obrigado!

[quote=wellington7]A informação que tenho que salvar é bem simples sim.
Em uma JTable tenho uma figura com propriedades e duas strings, preciso salvar no arquivo as duas strings e qual a classe da figura.
O modo que me pareceu mais simples é o writeObject/readObject.
Poderia me dar alguma referência sobre esse “.properties”?
Obrigado![/quote]

Artigo interessante sobre Properties:

Boa sorte!