[Serialização ] O que acontece quando uso ObjectOutputStream.defaultWriteObject()?[Respondido]

O que acontece quando uso ObjectOutputStream.defaultWriteObject()?
Quando usar ObjectOutputStream.defaultWriteObject()?

Estou estudando para certificação e vi esse método mais não sei explica para que ele serve, o que ele faz e quando usar.

Um exemplo do uso de defaultWriteObject e defaultReadObject. Como você vê, o uso desses métodos é muito restrito e você não precisa saber desses métodos para a prova; entretanto, é bom estudar a interface Externalizable também.

import java.io.*;

class Aspidistra implements Serializable {
    public Aspidistra (String value) {this.value = value;}
    public String toString() { return value; }
    private String value;

private void writeObject(java.io.ObjectOutputStream out) throws IOException {
        System.out.println ("Now serializing object " + this);
        out.defaultWriteObject();
    }
    private void readObject(java.io.ObjectInputStream in) throws IOException, ClassNotFoundException {
        in.defaultReadObject();
        System.out.println ("Deserializing object " + this);
    }
}

class TesteImplementsSerializable {
    public static void main(String[] args) throws Exception {
        ByteArrayOutputStream baos = new ByteArrayOutputStream ();
        ObjectOutputStream oos = new ObjectOutputStream (baos);
        oos.writeObject (new Aspidistra ("elatior"));
        oos.close();
        byte[] bytes = baos.toByteArray();
        ByteArrayInputStream bais = new ByteArrayInputStream (bytes);
        ObjectInputStream ois = new ObjectInputStream (bais);
        Aspidistra asp = (Aspidistra) ois.readObject ();
        System.out.println (asp);
    }    
}

Isso me lembra de uma dúvida cruel que tive enquanto estudava para a certificação: