E ai turma revisando a parte de serialização me deparei com as seguintes duvidas:
Quando é que serialização lança exceção?
Outra dúvida em relação a serialização é quando eu preciso subscrever o método:
private void writeObject(ObjectOutputStream os){
try{
os.defaultWriteObject();
}catch(Exception e)
}
Fico grato se alguêm poder me mostrar algum exêmplo e me explicase sobre o assunto.
você sobrescreve o metodo writeObject() quando você quiser fazer a serialização manualmente, ou quando você tem um Objeto que por algum motivo ele não seja Serializable, então você o marca como transient e serializa um valor dele para não perder !!!
[code]class Pai{}
class Filho extends Pai implements Serializable{
Pai p = new Pai();
public static void main(String[] args) {
Filho f = new Filho();
try {
FileOutputStream fs = new FileOutputStream("Filho.doc");
ObjectOutputStream os = new ObjectOutputStream(fs);
os.writeObject(f);
os.close();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
}
}[/code]
Para tentar serealizar um filho o pai deve ser serealizado o que não ocorre gerando uma exceção.
não cara… não é bem assim. A serialização faz com que o construtor da classe marcado com Serializable não “rode” este caso seu ai da erro por que a classe Filho tem - um (has - as) Pai, e o Pai não é serializable, sendo assim causa um Exception !!
import java.io.*;
public class Pai {
}
public class Filho extends Pai implements Serializable{
public static void main(String... rafa){
Filho fi = new Filho();
try{
ObjectOuputStream st = new ObjectOutputStream(new FileOutputStream("Filho.ser'));
st.writeObject(fi);//isso não vai dar erro não !!!!!!!
catch(IOException e){}
}
}
To vendo que vc não colocou o e.printStackTrace() na sua clausula catch(). Coloca ai vc confere.
E só confirmando. Caso vc nescessite serealizar um filho e o filho nescessite serealizar um pai e o pai não é serealizado isso causa exception. Para solucionar o problema a instância da classe Pai deve ser transient.
Procura lá no teu livro da kathy que fala. Se for em português e for a segunda edição revisada eu te mostro.
Não. A solução é que o Pai deve ser Serializable. Uma hierarquia onde os filhos são serializáveis e os pais não é um hierarquia errada. Repare: se o pai não é serializável como o filho pode ser ? (as propriedades do pai passam para o filho) .
Vc precisa escreve o método write (e o read) quando a serialização do objeto não é normal.
Por exemplo, vc pode incluir compressão zip ou vc pode usar objetos diferentes para a serialização.
Um exemplo é uma serialização de um objeto que contenha um Calendar. Vc pode querer apenas usar um Date ou até um long. A escrita dos métodos write e read permite ajustes finos sobre como o objeto é serializado. Isso é especialmente importante em objeto “grandes” jeitos para navegar na rede ( os Transfer Objects)
[quote=sergiotaborda]
Não. A solução é que o Pai deve ser Serializable. Uma hierarquia onde os filhos são serializáveis e os pais não é um hierarquia errada. Repare: se o pai não é serializável como o filho pode ser ? (as propriedades do pai passam para o filho) .
Vc precisa escreve o método write (e o read) quando a serialização do objeto não é normal.
Por exemplo, vc pode incluir compressão zip ou vc pode usar objetos diferentes para a serialização.
Um exemplo é uma serialização de um objeto que contenha um Calendar. Vc pode querer apenas usar um Date ou até um long. A escrita dos métodos write e read permite ajustes finos sobre como o objeto é serializado. Isso é especialmente importante em objeto “grandes” jeitos para navegar na rede ( os Transfer Objects)[/quote]
Desculpe mas discordo com sua primeira afirmação. Não é obrigado para o filho ser seralizado apenas se o pai for. Classes que são serializadas não rodam seus construtores. Classes que não são serealizadas, rodam seus construtores. Se vc não conhece uma classe Pai e não tem certeza que ela é serealizada é só marcar como transient assim ela não será. A kathy fala isso em seu livro.
:arrow: O código do Raff (depois de corrigir os erros de sintaxe) roda sem exceções. (Mas é verdade que ter um bloco catch vazio é feio )
:arrow: O motivo do código:
[code]class Pai{}
Pai p = new Pai();
Filho f = new Filho();
try {
os.writeObject(f);
os.close();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
}
}[/code]
lançar uma exceção deve-se ao classe em questão ter um campo onde está guardado um objeto não-serializavel (o objeto da classe Pai). O fato desse objeto ser da classe Pai que é a classe pai da outra classe não importa.
Você poderia trocar a linha
para
E daria a mesma exceção.
Em principio concordo com a lógica do Sergio, mas ao meu ver Java não força essa lógica. Veja o caso da classe Object que é o pai de todas as outras classe e que não é Serializavel.
[marketing]A nova versão do reJ terá um recurso para visualizar e modificar arquivos de objetos serializados. A funcionalidade está praticamente pronta, só falta eu conseguir um pouquinho folego do trabalho para finalizar as coisas.[/marketing]
:arrow: O código do Raff (depois de corrigir os erros de sintaxe) roda sem exceções. (Mas é verdade que ter um bloco catch vazio é feio )
:arrow: O motivo do código:
[code]class Pai{}
Pai p = new Pai();
Filho f = new Filho();
try {
os.writeObject(f);
os.close();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
}
}[/code]
lançar uma exceção deve-se ao classe em questão ter um campo onde está guardado um objeto não-serializavel (o objeto da classe Pai). O fato desse objeto ser da classe Pai que é a classe pai da outra classe não importa.
Você poderia trocar a linha
para
E daria a mesma exceção.
Em principio concordo com a lógica do Sergio, mas ao meu ver Java não força essa lógica. Veja o caso da classe Object que é o pai de todas as outras classe e que não é Serializavel.
[marketing]A nova versão do reJ terá um recurso para visualizar e modificar arquivos de objetos serializados. A funcionalidade está praticamente pronta, só falta eu conseguir um pouquinho folego do trabalho para finalizar as coisas.[/marketing][/quote]
Mas claro que trocando por Object vai dar exceção também. Isso se deve ao motivo de que a classe nesecissita serealizar Object e Object não é serealizavel. Esse é o ponto que quero colocar. Esse é o motivo para ser lançado a exceção. Vc pode trocar Pai por qualquer coisa que não seja serealizavel e a exceção vai ser lançada. Como já disse a kathy também trata desse assunto e isso também é um ponto importante para se saber. Vc quase sempre vai ver uma questão dessa em algum simulado como por exemplo no killer.
[quote=Deluxe]é so colocar a referencia pai
dentro do metodo static
pronto
=)
compila e roda sem problemas[/quote]
Legal. Mais ai a referência não vai mais pertencer a classe. E como o nosso amigo falou em cima o recurso não é valido para a prova o que torna importante saber isso também e a titulo de informação essa foi uma questão de prova.