Eu já cheguei a ver uma das ferramentas do Websphere, o WID (Websphere Integration Developer).
Vc acredita que este é um padrão de desenvolvimento de componentes que será padrão de mercado?
É difícil prever este tipo de coisa, não? O que eu sei é que existem algumas partes do BPEL gerado pelo WebSphere que não se encaixam 100% no padrão. Mas este tipo de coisa sempre existe né? Criam-se padrões e as ferramentas quase sempre implementam alguma coisa um pouco diferente ou adendos ao padrão, não é? Se não me engano a suite da BEA tem o mesmo problema.
O que eu posso te dizer é que a família do WebSphere para criação de aplicações SOA está muito interessante, acredito que se trate da mais completa do mercado nesse momento. Porém, na prática as coisas ainda são um pouco mais burocráticas do que a gente espera. Do ponto de vista de marketing, as ferramentas são excepcionais, porém ainda existe um caminho relativamente grande a ser seguido. Mas acho que a IBM saiu na frente e tem um produto que funciona.
Nessa suíte de desenvolvimento, existem basicamente 3 ferramentas:
WebSphere Business Process Modeller (BPM): responsável pelo desenho em alto nível dos processos, gera o BPEL inicial para ser “recheado” pelo WID e flags de monitoração para o Monitor (abaixo). O interessante desta ferramenta é que o cliente (mais especificamente o analista de negócios) pode, com um mínimo de treinamento e suporte, desenhar os processos e sub-processos que serão (ou não) automatizados. Uma vez tendo este cenário, consegue-se atribuir custos (tanto monetário como homens/hora) a cada parte dos processos e simular os mesmos. Assim você identifica bottlenecks e consegue partir para uma implementação modular, migrando (ou implementando) primeiramente os processos mais críticos.
WebSphere Integration Developer: é onde você realmente codifica os seus processos. Nele você faz o que aqui na IBM chamam de “wiring”. Você importa o BPEL de alto nível, define os SCAs (assim como SDOs e etc.) e implementa as interfaces entre eles. Este aplicativo é um superset do RAD.
WebSphere Process Monitor: esta ferramenta recebe dados e gera estatísticas online na execução dos processos servindo como fonte para realimentar o processo com o intuito de avaliar e aprimorar.
Para nós programadores, 99% do trabalho é feito no WID, seja amarrando os componentes ou apenas os implementando.
Se quiser discutir mais o assunto ou se aprofundar em algum dos tópicos que apresentei nesse post me avisa.