Serviço windows com java

Olá galera, sou iniciante na linguagem Java e durante meus estudos gostaria de já embarcar em um projeto, pois assim acredito que terei melhor aproveitamente durante a fase de aprendizado. Partindo deste ponto, decidi criar um “programa” que detalharei abaixo e gostaria de obter a opinião dos amigos do forum para saber se é realmente viável.

Na verdade, o programa terá que funcionar como um serviço no windows e não terá interface com o usuário. É possível criar um serviço no Windows na linguagem Java?

Função:

• Sempre que a máquina do cliente for conectada a internet, o programa java (utilizando a biblioteca HTMLUNIT) acessará um determinado site, recolherá algumas informações do mesmo e alimentará um BD interno com estes dados. Com BD interno, quero dizer que cada máquina onde este programa estiver possuirá seu próprio banco local, acredito que isso seja possível de ser feito.

• O sistema realizará a ação (como indicado acima) sempre que a máquina cliente se conecte à internet (ou renove o ip) ou caso o tempo entre a última ação supere 24 horas, mesmo que o IP permaneça o mesmo. O motivo para que isso aconteça é porque o site a ser acessado não pode receber frequentes acessos de um mesmo endereço IP.
    Existe alguma maneira de disparar a ação de um serviço no Windows conforme o modo aqui descrito?

• Esse serviço deverá estar presente em muitas máquinas, portanto preciso de um meio rápido para inseri-lo no Windows. Andei pesquisando e descobri que podemos criar um .bat para fazer esta tarefa, sendo necessário apenas executar o arquivo em cada máquina em que se deseja criar o serviço. É possível?

Bem, a princípio é somente isto. Abraços e obrigado desde já!